[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por cansei »

A autonomia hoje é calculada assim:

Aut = (CapacidadeTanque * NivelTanqueAVG / 100) * ConsMedTotal;

A capacidade do tanque é um valor fixo. O "NivelTanqueAVG" é a média das 30 leituras que o Arduino fez da boia de combustível, esse valor só se altera a cada 30 segundos. O "ConsMedTotal" é o consumo médio total e ele se altera conforme vc anda com o carro, além disso esse valor é atualizado a cada segundo.

Levando em conta isso e o que vcs falaram, o que deve estar causando essa variação só pode ser o "ConsMedTotal". O consumo médio se altera bastante nos primeiros km rodados.

Resumo da história: sim, o que vcs relataram é normal, mas eu acho melhor mudar isso. Estou disponibilizando agora no google drive uma versão nova do programa em que o consumo médio só é atualizado a cada 30 segundos junto com o "NivelTanqueAVG", assim o valor da autonomia não vai mais ficar flutuando e só vai mudar a cada 30 segundos.


Alexandre Marcos
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Domingo 25 2016f Setembro 2016 10:52:02 AM
Localização: São Carlos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1999

Mensagem por Alexandre Marcos »

Bom dia a todos,
Cansei estou acompanhando o projeto do começo, e estou com dificuldade de mudar o programa
do sensor de temperatura, gostaria de instalar o sensor DHT22 qual seria os parametros que tenho
que alterar, este sensor mede temperatura e humidade do ar.


jorge paulo augusto
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 25 2016f Setembro 2016 02:37:53 PM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 1998

Mensagem por jorge paulo augusto »

a uma outra maneira de desbloquear o tid pesssoal?


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Alexandre Marcos escreveu:Bom dia a todos,
Cansei estou acompanhando o projeto do começo, e estou com dificuldade de mudar o programa
do sensor de temperatura, gostaria de instalar o sensor DHT22 qual seria os parametros que tenho
que alterar, este sensor mede temperatura e humidade do ar.
Não sei, nunca mexi com esse sensor. Vou sugerir pra vc o mesmo que sugeri pro klaytonboy10.
Crie um sketch só pra trabalhar com esse sensor, pegue um código pronto na internet e teste. Conseguiu fazer funcionar? Se não, da uma fuçada no google, busque outro código na internet pra trabalhar com esse sensor e teste de novo. Se sim, ótimo, só a partir desse momento é que vale a pena vc tentar adicionar isso no programa do computador de bordo.

Começar a adicionar leituras de sensor direto do programa do computador de bordo é zoado. Tem grandes chances de dar erro e vc não vai saber direito onde ta o problema, se ta no código do computador de bordo ou no código que lê o sensor.

jorge paulo augusto escreveu:a uma outra maneira de desbloquear o tid pesssoal?
Três sugestões:
1) Vc pode ir em algumas concessionárias da GM munido das instruções que o gui_srs deu algumas páginas atrás e pedir pra eles desbloquearem via Tech2;
2) Vc pode mandar o TID pro cara no mercado livre que eu recomendei na primeira página do tópico e que foi quem desbloqueou o meu;
3) Vc pode comprar o Opcom e seguir as instruções no vídeo do gui_srs


paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

cansei escreveu:A autonomia hoje é calculada assim:

Aut = (CapacidadeTanque * NivelTanqueAVG / 100) * ConsMedTotal;

A capacidade do tanque é um valor fixo. O "NivelTanqueAVG" é a média das 30 leituras que o Arduino fez da boia de combustível, esse valor só se altera a cada 30 segundos. O "ConsMedTotal" é o consumo médio total e ele se altera conforme vc anda com o carro, além disso esse valor é atualizado a cada segundo.

Levando em conta isso e o que vcs falaram, o que deve estar causando essa variação só pode ser o "ConsMedTotal". O consumo médio se altera bastante nos primeiros km rodados.

Resumo da história: sim, o que vcs relataram é normal, mas eu acho melhor mudar isso. Estou disponibilizando agora no google drive uma versão nova do programa em que o consumo médio só é atualizado a cada 30 segundos junto com o "NivelTanqueAVG", assim o valor da autonomia não vai mais ficar flutuando e só vai mudar a cada 30 segundos.


está versão com a correção da autonomia é a que está com a data de 30 de agosto?


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

paulo_tonhao escreveu:está versão com a correção da autonomia é a que está com a data de 30 de agosto?
Está com a data de 24 de setembro. Se não tiver aparecendo aperta CTRL+F5 pra forçar o recarregamento da página


vyiossi
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 28 2016f Agosto 2016 01:30:38 PM
Localização: São Bernardo do Campo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 2005

Mensagem por vyiossi »

Cansei, seria inviavel colocar os sensores de nivel de água do parabrisa e do radiador no arduino ?


cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Não é inviável não, da pra fazer numa boa, vc só precisa entender como esses sensores funcionam e programar no Arduino.

Por exemplo, aqui em casa eu tenho um sensor de nível do tanquinho de partida a frio de um fiat punto. O funcionamento dele é super simples, quando o nível ta baixo ele tem uma resistência, quando o nível ta alto ele tem outra. Sabendo disso é só programar no arduino um calculador de resistência e comparar se o resultado corresponde a nível alto ou baixo.


Thiago Ribal
:: Wind ::
Mensagens: 1
Registrado em: Domingo 08 2009f Novembro 2009 09:08:54 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Thiago Ribal »

Cansei , estou indo aos poucos montando o projeto do tid no carro vlw e mt obrigado to acompanhando vcs com esse projeto e foi mt bom mesmo parabéns , agora tenho uma pergunta se vc já pensou ou já projetou em criar um piloto automático com arduino ? desde já obrigado


klaytonboy10
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Quarta-feira 03 2016f Agosto 2016 08:54:09 PM
Localização: Xique-Xique - BA
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1 6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por klaytonboy10 »

cansei escreveu:Versão nova disponível no Google Drive.

- Correção de um bug no Tempo Total que ao passar de 10h acumuladas deixava a exibição no TID maluca
- Melhoria de algumas funções pra permitir a exibição de mensagens de alerta vindas de funções que vcs venham a criar (klaytonboy10 vai precisar usar essa versão pro projeto dele)

Cansei obrigado pela correção, percebi mudanças no "coisas_a_fazer_sempre".


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”