[TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
ChavesHe
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 29 2016f Janeiro 2016 10:49:16 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Re: [TUTORIAL] - Computador de bordo através do TID

Mensagem por ChavesHe »

No Arduíno consigo saber a temperatura interna do carro, teria como eu ligar ele no rele do ar e configurar uma temp. e ele controlar a temp. dentro do carro. Como se fosse um A\C digital?

Enviado de meu XT1069 usando Tapatalk
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

paulo_tonhao escreveu:Vou ter que medir então a tensão minima e maxima para tanque cheio e vazio porque nao encontrei nada na net
Mesmo que vc tivesse encontrado alguma coisa ainda sim seria uma boa vc medir.

Vou te dar uma sugestão. Pelo que vi por aí a bomba tem 4 pinos, 2 devem ser a alimentação da bomba e 2 do sensor. O que eu faria no seu lugar é colocar o pino negativo do multimetro em algum fio que vc tenha certeza que é terra (ou então pegue algum ponto sem tinta da carroceria) e com a ponta positiva meça os 4 fios da bomba. Sugiro vc fazer isso com a ignição ligada e motor desligado pq aí vc sabe que a bomba está desligada e o sensor de nível ligado, então o que vc achar de tensão com certeza deve ser referente ao sensor.

Minha expectativa é que vc ache 2 pinos com tensão, um com valor maior (alimentação do sensor) e outro com valor menor (referente a posição da bóia).

Depois posta aí o que descobriu.
ChavesHe escreveu:No Arduíno consigo saber a temperatura interna do carro, teria como eu ligar ele no rele do ar e configurar uma temp. e ele controlar a temp. dentro do carro. Como se fosse um A\C digital?
Teria. Acho que seria melhor e até mais fácil se vc ligasse o arduino em série com o próprio botão do ar condicionado ao invés de ligar no relé.
Assim o arduino faria o trabalho de controlar a temperatura só se vc deixasse o botão do ar ligado. E pra desligar o ar é só desligar pelo botão como vc normalmente faz.

Um tempo atrás eu descobri um polonês que fez algo do tipo e até baixei o material dele mas desencanei de tentar entender pq além de estar tudo em polonês, ele se baseou num microcontrolador que eu não conheço.

Se quiser tem um vídeo dele: https://www.youtube.com/watch?v=kRpCH0mbCqg

No meu caso eu uso um termometro DS18B20 pra saber a temperatura interna, mas eu uso só pra saber qual é a temperatura mesmo pq meu carro não tem ar condicionado.
ChavesHe
:: Super ::
Mensagens: 54
Registrado em: Sexta-feira 29 2016f Janeiro 2016 10:49:16 AM
Localização: Osasco - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por ChavesHe »

Pensei em colocar depois do botão mesmo, esse polonês controla até a velocidade do ventilador ao minha intenção é só controlar a temp mesmo, até porque uso na velocidade 1.

Agora me falta t$mpo para fazer =/
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

paulo_tonhao, de ontem pra hoje tive uma ideia super simples de como ler a rotação, e o melhor é que da pra fazer isso sem puxar fios extras pro Arduino.

Usando o sinal do bico injetor da pra descobrir essa informação pq o bico é pulsado a cada volta do motor, então se contarmos quantas vezes o bico é acionado a cada segundo, a gente descobre a rotação por segundo do motor. Multiplicando esse valor por 60 a gente tem a RPM.

Fiz um teste agora pouco e deu certo, ficou bem legal.
paulo_tonhao
:: Wind ::
Mensagens: 33
Registrado em: Quinta-feira 07 2016f Abril 2016 08:16:08 PM
Localização: Mogi Guaçu - SP
Modelo do veiculo: CLASSIC CLASSIC LS 1 0 VHC FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por paulo_tonhao »

É verdade. Bem prático sem puxar fios extras. Nao parte da boia ainda não tive tempo de fazer as medições. Quando tiver posto aqui
srgmn
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 08 2016f Maio 2016 01:36:36 PM
Localização: Medianeira - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por srgmn »

Da pra instalar num corsa Wind sedan básico 2000/2001? Ele não tem TID nem BCM. É possível fazer a instalação? De onde vou pegar os fios pra fazer as ligações? To com muita vontade de montar este projeto. Já comprei aqueles computadores de bordo chingling que liga na OBD2, mas so depois que fui testar que descobri que não funciona no meu corsa, pois o sistema da interface da GM e diferente, MULTEC M foi o que o auto elétrico me falou. Testei este computador de bordo num GOL G3 de um amigo meu e funcionou de primeira, " que raiva" :cry:. Agora so me resta a esperança de poder montar e instalar este TID com Arduino.
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Da sim.
Provavelmente vc vai pegar os fios nos mesmos lugares que eu indiquei no tutorial pq apesar do meu carro ser mais novo, os motores dos corsas, celtas são tudo família 1, então a posição dos sensores deve ser a mesma.

É, esses que ligam na OBD2 só funcionam nos GM mais recentes.
robsonlobinho
:: Wind ::
Mensagens: 49
Registrado em: Terça-feira 10 2016f Maio 2016 11:32:49 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por robsonlobinho »

cansei comprei um arduino nano e um lcd 16x2 me ajuda a modificar seu projeto para rodar no lcd por favor , procurei um tid mais ta muito caro ,ate entendo um pouquinho de programaçao mas nunca mexi com arduino
cansei
:: Piquet ::
Mensagens: 319
Registrado em: Quinta-feira 06 2008f Março 2008 10:30:35 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por cansei »

Se vc nunca mexeu no arduino sugiro começar fazendo alguma coisa mais fácil pra aprender como ele funciona. Siga alguns tutoriais, tipo esse aqui:
http://blog.filipeflop.com/display/cont ... duino.html

Brinque um pouco e veja com calma como que faz pra exibir informações no LCD. Quando vc começar a dominar o funcionamento aí sim acho que compensa vc pegar esse projeto e fazer as alterações necessárias.

Se vc começar do zero já nesse projeto, tanto eu quanto vc vamos penar.
srgmn
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Domingo 08 2016f Maio 2016 01:36:36 PM
Localização: Medianeira - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MPFI
Ano de fabricação: 2000

Mensagem por srgmn »

No corsa B (corsa Wind 2000), tem sensor de velocidade? De onde se pega o sinal? E o meu Wind 2000, será q ele tem o chicote do tid? Onde procuro por ele? E se não tiver, de qual lugar eu pego os sinais?
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”