[TUTORIAL] - Porta mala elétrico - Esquema de relé com temporizador

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
joao_neto
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Quarta-feira 03 2016f Fevereiro 2016 04:16:04 PM
Localização: Dourados - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Porta mala elétrico - Esquema de relé com temporizador

Mensagem por joao_neto »

Olá pessoal!

Passando pra deixar minha contribuição pro site. Tutorial para instalar um atuador automático no porta malas com temporizador.

Quem tem Corsa Hatch, sabe que a trava do porta malas possui 2 estágios. De forma que, pra abrir, vc tem q girar a chave e segurá-la enquanto puxa a tampa.

Os tutoriais de trava elétrica padrão que encontramos por aí ensinam a passar os fios, instalar o relé, o atuador, etc... E quem fez isso num Corsa Hatch, viu que ele não abre completamente e fica travdo em um dos estágios da fechadura. Só funcionaria bem no controle do alarme, segurando e pressionando enquanto puxa a tampa.

Eu vou partir do pressuposto que vcs já tenham lido e talvez até feito uma instalação dessa. Meu objetivo aqui é ensinar como montar um pequeno circuito eletrônico que vai retardar o desligamento do relé em aproximadamente 6 segundos, que é tempo suficiente de vc sair do carro e chegar até o porta malas e puxar a tampa enquanto o atuador ainda está acionado.

Vamos a ele. Materiais necessários:
- Relé universal 4 ou 5 pinos
- 2 x Transistores: BD139 e BD140
- 2 x Capacitores: 16-25v/470uF e 16-25/220uF
- 2 x Resistores 2K (2.000 ohms)
- 1 x Diodo IN4004
- 1 x Botão tipo push (pressionar para acionar)
- Placa de circuito universal (encontrada em qualquer loja de eletrônica)

Segue o esquema elétrico de montagem dos componentes:

Imagem

Pra quem quiser mudar o tempo pra mais que 6 segundos, basta trocar o capacitor C1 (220uF) pra um maior. Pra diminuir, menos uF. Com 470uF eu tive uns 14 segundos de atraso.

Depois de pronto, o esquema de ligação no carro fica assim:

Imagem

E o produto final fica algo parecido com isso:


Imagem

Verso:

Imagem

Feito tudo isso, e seguindo os esquemas acima, você terá um botão no painel que, ao ser apertado, aciona o atuador por 6 segundos e depois se desativa, além do acionamento pelo controle do alarme (botão auxiliar).

Espero ter sido claro o bastante.
Abraço
Avatar do usuário
kaelgasparin
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Quarta-feira 03 2019f Julho 2019 04:23:21 PM
Localização: Marília - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por kaelgasparin »

olá pessoal, alguém me indica um modelo de trava elétrica para abertura do porta mala corsa hatch 2011 de forma automática, botão ou controle. aguardo ajuda
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”