[TUTORIAL] - Troca da Bomba de Combustível - Corsa B

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
Valcer
:: Champ ::
Mensagens: 403
Registrado em: Quarta-feira 10 2010f Fevereiro 2010 02:18:43 PM
Localização: Assis - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[TUTORIAL] - Troca da Bomba de Combustível - Corsa B

Mensagem por Valcer »

E ai Corseiros, blz??
Bom, recentemente tive que trocar minha bomba de combustível por uma alcool/flex e tinha só idéia de como era, pois nunca tinha feito, nunca ví ninguém fazendo e procurei no fórum e não encontrei nada... :(

Apesar do processo ser um pouco trabalhoso, o tutorial que resolvi fazer é simples, de fácil entendimento e espero que ajude quem for por a mão na "massa"!
Então vamos ao que interessa:
Vou anexar as fotos de todo processo para download, caso dê errado os links:
http://rapidshare.com/files/398739741/T ... B.zip.html

----------1° Parte----------
1 - Desconecte o conector de energia da bomba e boia.
2 - Desconecte a mangueira de saída de combustível.
3 - Desconecte a mangueira do retorno.
4 - Gire essa trava que segura a tampa ao tanque no sentido anti-horário até sair nos espaçadores. Para travar faça o mesmo processo.
Imagem

----2° Parte----
Agora com a tampa "livre";
5 - Desconecte a mangueira de saída de combustível.
6 - Desconecte a mangueira do retorno.
7 - Desconecte o conector de energia da bomba.
8 - Desconecte o conector da boia.
Depois de tudo desconectado, você pode tirar aquela borracha de vedação da tampa para limpar ou efetuar a troca. - dica: passe óleo 2T na borda da tampa ou na borracha para colocar denovo, pois a tampa fica muito difícil de encaixar na borracha sem esse macete.
Imagem

----3° Parte----
Agora com todos terminais e mangueiras desconectadas, é hora de tirar o copo com a bomba.
Agora é só "soltar" as 4 travas (circulos vermelhos) que seguram ela no copo maior dentro do tanque, feito isso é só puxar pra cima...
Imagem
Detalhe das travas e o receptáculo da bomba solto:
Imagem

----4° Parte----
Agora com o copo fora do lugar, é hora de tirar o pré-filtro do lugar...
Muito cuidado pra remover o pré-filtro pois ele é bem preso (2 peq. cintas metálicas) e corre-se o risco de quebra da peça. O pré-filtro que veio com a bomba que comprei é de um modelo diferente e não deu pra ser usado... o que acabei fazendo foi limpar o meu antigo e reutiliza-lo.
Imagem
Detalhes dos filtros e do adaptador que acompanha a bomba. Filtro que veio junto a bomba, a esquerda e o original a direita.
Imagem

----5° Parte----
Agora com o pré-filtro removido, é hora de retirar a bomba.
Solte as 3 travas da tampa superior do copo, desconecte a mangueira, retire a tampa que segura a bomba e puxe para cima . É bem simples.
Imagem

----6° Parte----
Feito o processo acima, é só retirar a bomba original, colocar a substituta no lugar, encaixar a tampa novamente e encaixar o pré-filtro novamente. (caso sua bomba já venha com os conectores originais, plug'n'play, caso contrário você terá que cortar o chicote da bomba original e soldar no fio da bomba substituta, o que foi o meu caso.
Imagem
Detalhes da bomba alcool/flex a esquerda e a Bosh original a direita. Outra coisa: a flex tem a tampa de entrada de combustível de plástico, enquanto a original Bosh é de metal.
Imagem


-----Finalizando-----
Bom, agora para montar é exatamente o inverso do que foi feito, guardando sempre na cabeça a ordem que foi feita as coisas. Isso é trivial para o sucesso da troca.
Só tomem cuidado para não deixar para colocar a borracha de vedação e a "trava circular" depois que tiver sido tudo conectado. ex conectores, mangueiras etc...


Acho que é isso galera. Eu penei um pouco pra fazer isso mas porque foi a primeira vez que fiz... mas aconselho a quem não tem muita prática com isso, não fazer, pois qualquer coisa errada pode resultar em uma grande dor de cabeça mais tarde. O tópico eu criei com o entuito de ajudar quem tem vontade e quer fazer... mas é aquele velho ditado: faça por sua conta e risco!!! Boa sorte e cuidado!!

@off: Admin: Se já tiver algum tópico relacionado ou igual ao meu, pode deletar o que você quiser e deixar o que tiver mais conteúdo.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

muito bom o topico bem ilustrado, deixa ai, nao tem pq nao deixar
qnd troquei a minha nem tinha cam, e nem pensei nisso de fazer um tuto, mas coloquei externa no meu na epoca, muito bom... deixa o topico ai
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

semcontrole nos primeiros injetados a bomba era externa, aguentava o tranco sem refrigeração? Tai não tinha analizado isso...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

entao nos primeiros eram monoponto q trabalha com menor pressao tmb, e em geral fica sob o carro, recebe corrente continua de ar, o q ja ajuda na refrigeracao
mesmo assim no corsa MPFI usei por muito tempo uma externa de Monza, trabalhava meio esforcada pq original era 2bar e sempre perto dos 3bar no corsa, nunca tive problemas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

entendeu minha comparação, fora e dentro do tanque, e ai? Porque hoje todos usam dentro do tanque e antes? durava menos?
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mesmo assim é meio relativo a duracao, pq envolve N fatores e variaveis

algo q é certeza q hj tudo em geral dura menos q antes, mas na questao da bomba, até quem ande 100K km apenas na reserva e nao tenha problemas com bomba, e outro q em poucos tanques completos apareca problema, digo q até o fator sorte é considerado hj em dia

no meu caso a bomba externa aguentou mais q a interna, mesmo com condicoes adversas, foi 1 ano contado a interna preparada pra alcool contra mais de 2 da externa sob pressao alem do nominal
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

ha ta...

ontem sai com Uno para trocar alguns itens, enfim dar uma geral, quase não piloto esse Uno Fire 2004 e ontem após trocar a descarga completa que dura só 1 ano, ouvi o zunido da bomba, posso ter me enganado ou zunido da descarga nova, mas, ela começa a zunir mesmo quando começa a dar adeus ou tem outros fatores ai, como filtro sujo/obstruindo ou...?
Ainda não conferi, já que troquei os filtros, óleo e não me atentei se continua, já que andam com esse carro sempre na reserva e já estou careca de alertar e não estão nem ai, igual aquela musica... rsrsrs...
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vou falar, depende tmb
no golf foi recem feita a bomba, andando sem som, vidro fechado é nitido o barulho, mesmo transbordando o tanque, pode-se dar um desconto pq é uma bomba q trabalha nominalmente a 6bar, so q andando na boa como disse, a pressao na linha é de 0,6bar
a bomba trabalha livre e com ruido, qnd vem pressao nunca notei, mas acredito q o barulho suba...
na oficina tinha um gol MI hj, e era nitido o zuuuu da bomba sempre constante

em carro original assim, eu acho q barulho é aviso, ou ja trabalhou muito esforcada, seca e com filtro entupido, ou é idade e algum desgaste interno

ja vi dicas de limpar, destravar bomba com fluido de freio :D
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
alcineu
:: GSI ::
Mensagens: 2415
Registrado em: Segunda-feira 15 2003f Dezembro 2003 07:55:22 PM
Localização: Vila Velha - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alcineu »

Kkass esse fluido de freio esta famoso...lembra não que volto ao passado quando o mecanico foi trocar o fluido/sangrar na Belina detonou a pintura ali no cofre toda com esse fluido...eita bicho corrosivo.
Ex Ford Belina
Ex GM Corsa Hatch
VW Voyage
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

e uma dica, ele nao ataca borrachas, comeu a roda q eu tinha no corsa qnd estorou o cilindro de roda
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”