[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Faça você mesmo as instalações e manutenções em o seu Corsa.
Responder
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

[TUTORIAL] - Colocando Respiro de óleo no Corsa 16V

Mensagem por FabricioDF »

Pessoal, esta semana tive a surpresa de ver que alguns colegas me pergutaram sobre a colocação de respiro de óleo no Corsa GSi. Um dos colegas me disse que achou tutorial para Corsa 8V, mais não havia encontrado para o 16V, embora tivesse visto no meu cadastro de perfil de usuário, que eu possuía um respiro instalado.

Sendo assim, resolvi fazer esse breve tutorial de instalação.

Esse tipo de adaptação no respiro de óleo serve principalmente para evitar que o TBI seja vítima do vapor de óleo, sendo emporcalhada por uma mistura grudenta de óleo e combustível. No caso no GSi, ainda tem a vantagem de reduzir a quantidade de material carbonizado que chega na EGR.

Vamos ao procedimento.....

Gostaria de ter feito passo-a-passo, mais já estava instalado, por esse motivo vou descrever o processo.

Primeiramente, vamos precisar de um filtro de respiro, uma mangueira em "L" ( no meu caso extraída de um radiador de Monza, 3 abraçadeiras, e um pequeno cano de metal para acoplar a mangueira ao filtro.

O primeiro passo é achar o bocal de ventilação do motor (respiro, como quiser).

Para encontrar o local certo, precisamos retirar a tampa decoratica do moto (CHEVROLET 16V), soltando os dois parafusos da tampa.

Acima da bobina, no local marcado com o círculo vermelho, encontraremos duas mangueiras saindo da tampa de válvulas.

Imagem

A nossa mangueira-alvo e a mais fina, representada pelo circulo vermelho abaixo:

Imagem

O que teremos que fazer é desacoplar essa mangueira, e colocar a nossa mangueira em "L" com uma abraçadeira no local dela, com o nosso nosso filtro de respiro de óleo na outra ponta, acoplado com o auxilio do caninho de metal.

A ponta da mangueira retirada do local original, deve ser bem vedada para evitar entrada falsa de ar no coletor, prejudicando assim a marcha lenta no nosso carro. No meu caso, foi feito com um parafuso com uma porca em sua ponta, apertado no meio por uma abraçadeira.

Feito isso, é só colocar essa ponta vedada acomodada em um local.

Imagem

Após colocada a mangueira com o respiro em seu devido local, deve-se arrumar um ponto de fixação para evitar que a mangueira fique balançado e possa vir a rasgar, cair ou danificar outra estrutura.

Na foto abaixo, pode-se ver como fica o resultado final, assim como o ponto de fixação com uma abraçadeira de nailon que eu usei no GSi.

Imagem

Coloca-se novamente então a tampa decorativa e pronto.

Caso queira, pode-se colocar um tanquinho de armazenamento antes do respiro, evitando assim que o vapor de óleo suje as áreas proximas ao suspiro.

Espero ter ajudado a galera!!

Abraço a todos!!!
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Tópico devidamente fixado e com umas "correçõezinhas" de português!

Parabéns pelo excelente tópico Fabrício!

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
FabricioDF
:: Sport ::
Mensagens: 1008
Registrado em: Terça-feira 02 2003f Dezembro 2003 10:55:32 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por FabricioDF »

JotaMarcelo escreveu:com umas "correçõezinhas" de português!

JMarcelo

Podia ter falado que foi eu que pidi pra corrigir né...... :roll:
TEMPRA TURBO Ie COUPÉ - 1 bar - 205cv


Imagem
JotaMarcelo
:: GSI ::
Mensagens: 2255
Registrado em: Sexta-feira 24 2004f Setembro 2004 06:08:29 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por JotaMarcelo »

Fabrício Packness escreveu:Podia ter falado que foi eu que pidi pra corrigir né...... :roll:
Hehehehe, sou mau...

JMarcelo
Ex Pick-up Corsa Sport Compact Turbo
Ex-moderador Motor e Preparação
Hyundai Azera 2011 preto como a noite!
Palio Weekend Adventure 2003 (para a muié)
Corsa GSI 1996 Verde (Abacate só sai aos domingos...)
Avatar do usuário
CesarBaruch
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Segunda-feira 27 2006f Novembro 2006 11:30:46 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CesarBaruch »

Gostei muito do Post. quero fazer.

Não consegui ver as fotos, é problema com o Firefox?
Corsa 1.0 16V original, rodas, pneu, motor, etc...
Alguns plásticos da TGPoly.
Deus não dá asa para cobra, é que ela se arrasta muito rápido e parece que está voando.
M@rquinhos
:: Champ ::
Mensagens: 427
Registrado em: Quarta-feira 28 2004f Abril 2004 04:10:23 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por M@rquinhos »

Fabrício Packness escreveu:Pessoal, esta semana tive a surpresa de ver que alguns colegas me pergutaram sobre a colocação de respiro de óleo no Corsa GSi. Um dos colegas me disse que achou tutorial para Corsa 8V, mais não havia encontrado para o 16V, embora tivesse visto no meu cadastro de perfil de usuário, que eu possuía um respiro instalado.

Sendo assim, resolvi fazer esse breve tutorial de instalação.

Esse tipo de adaptação no respiro de óleo serve principalmente para evitar que o TBI seja vítima do vapor de óleo, sendo emporcalhada por uma mistura grudenta de óleo e combustível. No caso no GSi, ainda tem a vantagem de reduzir a quantidade de material carbonizado que chega na EGR.

Vamos ao procedimento.....

Gostaria de ter feito passo-a-passo, mais já estava instalado, por esse motivo vou descrever o processo.

Primeiramente, vamos precisar de um filtro de respiro, uma mangueira em "L" ( no meu caso extraída de um radiador de Monza, 3 abraçadeiras, e um pequeno cano de metal para acoplar a mangueira ao filtro.

O primeiro passo é achar o bocal de ventilação do motor (respiro, como quiser).

Para encontrar o local certo, precisamos retirar a tampa decoratica do moto (CHEVROLET 16V), soltando os dois parafusos da tampa.

Acima da bobina, no local marcado com o círculo vermelho, encontraremos duas mangueiras saindo da tampa de válvulas.

Imagem

A nossa mangueira-alvo e a mais fina, representada pelo circulo vermelho abaixo:

Imagem

O que teremos que fazer é desacoplar essa mangueira, e colocar a nossa mangueira em "L" com uma abraçadeira no local dela, com o nosso nosso filtro de respiro de óleo na outra ponta, acoplado com o auxilio do caninho de metal.

A ponta da mangueira retirada do local original, deve ser bem vedada para evitar entrada falsa de ar no coletor, prejudicando assim a marcha lenta no nosso carro. No meu caso, foi feito com um parafuso com uma porca em sua ponta, apertado no meio por uma abraçadeira.

Feito isso, é só colocar essa ponta vedada acomodada em um local.

Imagem

Após colocada a mangueira com o respiro em seu devido local, deve-se arrumar um ponto de fixação para evitar que a mangueira fique balançado e possa vir a rasgar, cair ou danificar outra estrutura.

Na foto abaixo, pode-se ver como fica o resultado final, assim como o ponto de fixação com uma abraçadeira de nailon que eu usei no GSi.

Imagem

Coloca-se novamente então a tampa decorativa e pronto.

Caso queira, pode-se colocar um tanquinho de armazenamento antes do respiro, evitando assim que o vapor de óleo suje as áreas proximas ao suspiro.

Espero ter ajudado a galera!!

Abraço a todos!!!

qual a vantagem de colocar um respiro de oleo ???, a inves de deixar original
M@rquinhos - CORSA CLUBE
email ou msn: freakzoid@msn.com
CORSA PIQUET (amarelo) com 1.2kg
UNO TURBO ORIGINAL VERMELHO
FUSCA 76 ORIGINAL AZUL ( roubado)
Corsa Sedan VHC 05 ORIGINAL
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

M@rquinhos escreveu:qual a vantagem de colocar um respiro de oleo ???, a inves de deixar original
No caso de um motor original, apenas manter o corpo de borboleta limpo, evitando alguns problemas, como travar o motor de passo (atuador de marcha lenta). Mantém o coletor limpo também, mas esse é o de menos...

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
hgdfire
:: Wind ::
Mensagens: 22
Registrado em: Segunda-feira 22 2007f Janeiro 2007 12:15:01 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por hgdfire »

Para que serve este respiro????
eddie13
:: ST ::
Mensagens: 907
Registrado em: Sexta-feira 20 2006f Outubro 2006 12:48:47 PM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por eddie13 »

Qual a vantagem de colocar um filtro na ponta dessa mangueira?

Não poderia puxar uma mangueira sem nada na ponta?
willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

eddie13 escreveu:Qual a vantagem de colocar um filtro na ponta dessa mangueira?

Não poderia puxar uma mangueira sem nada na ponta?
O filtro remove o cheiro ruim (cheiro de óleo quente) e também evita que a mistura pegue fogo, além de dar uma melhorada no ar que sai evitando poluir tanto o meio ambiente.... isto é... um filtro bom, pq aqueles baratinhos de papel não fazem nada disso, apenas enfeitam... :)

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Tutoriais”