E o cabeçote C20XE "cabe" no bloco X22XEV? Digo, galerias de água e óleo, altura da câmara de compressão...
Uma coisa que tenho certeza é que usando o cabeçote C20XE, tem que fazer as cavas de válvulas para as de admissão e escape. Se for o cabeçote X22XEV, só para as válvulas de admissão.
Sobre o fluxo, lendo umas postagens no "finado" Vectra Clube, não é esse primor todo não, mas é melhor que o do X22XEV, por exemplo. Mas com retrabalho, vira outros 500.
[OFF]Existem 2 empresas que fizeram esses cabeçotes para a GM. Uma delas usou material inferior. Pesquise direitinho, para não passar raiva depois.
[Projeto] corsa 95 motor 2.2 turbo
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C20xe cabe em qualquer bloco familia 2, ja a questão dos pistões pegarem nas valvulas, teria que medir a taxa de compressão, como vai ser turbo, pode deixar bem destaxado.José Leal escreveu:E o cabeçote C20XE "cabe" no bloco X22XEV? Digo, galerias de água e óleo, altura da câmara de compressão...
Uma coisa que tenho certeza é que usando o cabeçote C20XE, tem que fazer as cavas de válvulas para as de admissão e escape. Se for o cabeçote X22XEV, só para as válvulas de admissão.
Sobre o fluxo, lendo umas postagens no "finado" Vectra Clube, não é esse primor todo não, mas é melhor que o do X22XEV, por exemplo. Mas com retrabalho, vira outros 500.
[OFF]Existem 2 empresas que fizeram esses cabeçotes para a GM. Uma delas usou material inferior. Pesquise direitinho, para não passar raiva depois.
- rbsmontemor
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Cabeçote C20XE foi fabricado pela GM e pela Cosworth.
Os cabeçotes Cosworth são confeccionados pelo método COSCAST e são bem raros de achar aqui no Brasil.
Os cabeçotes fabricados pela GM sofrem de porosidade em alguns casos, bem raros mas acontecem.
O cabeçote C20XE possui válvulas de admissão e escape com o mesmo diâmetro, essa é a razão das cavas também na válvula de escape.
Motor de rua não precisa de compressão menor de 9:1. Preparador de fórum adora falar de taxa de compressão dinâmica como se fosse simplesmente multiplicar a taxa estática pela pressão na admissão, quando na verdade entra no jogo o OVERLAP DO COMANDO E A CURVA DE EFICIÊNCIA VOLUMÉTRICA.
Então, não vá muito no que os engenheiros de fórum escrevem por aí.
Os cabeçotes Cosworth são confeccionados pelo método COSCAST e são bem raros de achar aqui no Brasil.
Os cabeçotes fabricados pela GM sofrem de porosidade em alguns casos, bem raros mas acontecem.
O cabeçote C20XE possui válvulas de admissão e escape com o mesmo diâmetro, essa é a razão das cavas também na válvula de escape.
Motor de rua não precisa de compressão menor de 9:1. Preparador de fórum adora falar de taxa de compressão dinâmica como se fosse simplesmente multiplicar a taxa estática pela pressão na admissão, quando na verdade entra no jogo o OVERLAP DO COMANDO E A CURVA DE EFICIÊNCIA VOLUMÉTRICA.
Então, não vá muito no que os engenheiros de fórum escrevem por aí.
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Porém pra se arrancar 350cv numa CENSURADO de um 2.2 8V ou 16V, não precisa gastar um rio de dinheiro, tentando inventar a roda, mas o que toda mulecada de forum gosta é isso, comando tal, cabeçote preparado, tudus forgadus, aliviado e potência que é bom...rs
Pessoal revista é marketing pra uma minoria
Um motor bem feito, reforçando algumas peças, resiste bem pra se andar na rua, ir trabalhar, viajar e se divertir nas pistas...agora povo quer montar carro com tudo o que o dinheiro compra (vaidade) pra arrancar 350hp...rs
Quer tirar 600hp pra mais, concordo com tudo o que dizem, cabeçotão preparado, comandão e isso é só o básico.
Só quero tentar ajudar na forma do cara poder montar um carro que o satisfaça e lhe traga alegrias, do que ficar montando frankestein pra ficar prezo a preparadô, e com o economizado poder investir em segurança e conforto.
Pois um corsa com 350hp e uma resposta plana ascendente de potência, e não um pico, dificilmente vai ter carro pra competir num bom pega, então investir em segurança se torna fundamental também.
Prefiro ir pelo que os engenheiros de forum escrevem, do que ir pelos preparadô de need for speed.
Pessoal revista é marketing pra uma minoria
Um motor bem feito, reforçando algumas peças, resiste bem pra se andar na rua, ir trabalhar, viajar e se divertir nas pistas...agora povo quer montar carro com tudo o que o dinheiro compra (vaidade) pra arrancar 350hp...rs
Quer tirar 600hp pra mais, concordo com tudo o que dizem, cabeçotão preparado, comandão e isso é só o básico.
Só quero tentar ajudar na forma do cara poder montar um carro que o satisfaça e lhe traga alegrias, do que ficar montando frankestein pra ficar prezo a preparadô, e com o economizado poder investir em segurança e conforto.
Pois um corsa com 350hp e uma resposta plana ascendente de potência, e não um pico, dificilmente vai ter carro pra competir num bom pega, então investir em segurança se torna fundamental também.
Prefiro ir pelo que os engenheiros de forum escrevem, do que ir pelos preparadô de need for speed.
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CAS,
Não direcionei o post para você, na verdade para ninguém.
A informação que está no meu post pode ser usada para quem quer aprender e sair de afirmações cegas sem fundamento, ou pode ser ignorada, cada um faz como achar melhor.
E por último, sou Engenheiro Mecânico Automobilístico, com uma boa experiência em calibração, montagem de motores, etc. Tenho um GM Famlília 1 com 360cvs que uso para andar 80km/dia, e se escrevo alguma coisa aqui, é com conhecimento, e não achismo.
Por essas e outras que parei de postar no Corsa Clube, e estou vendo que nada mudou.
Abraço.
Não direcionei o post para você, na verdade para ninguém.
A informação que está no meu post pode ser usada para quem quer aprender e sair de afirmações cegas sem fundamento, ou pode ser ignorada, cada um faz como achar melhor.
E por último, sou Engenheiro Mecânico Automobilístico, com uma boa experiência em calibração, montagem de motores, etc. Tenho um GM Famlília 1 com 360cvs que uso para andar 80km/dia, e se escrevo alguma coisa aqui, é com conhecimento, e não achismo.
Por essas e outras que parei de postar no Corsa Clube, e estou vendo que nada mudou.
Abraço.
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rbsmontemor, também não direcionei pra vc, mas deve ter servido...
Atrás de um teclado todos são preparadores, mas na prática, não trocam nem correia dentada, todo mundo quer ter o melhor carro, mas perdem tempo reinventando coisas absurdas.
Vc mesmo disse tem um F1 com 360cv (gostaria, se tivesse, de ver uma curva de potência e torque desse seu motor), foi o que disse pro amigo, se quer 300-350cv se tira isso num F1, não precisa gastar com adaptações de motor no cofre, mas...
Atrás de um teclado todos são preparadores, mas na prática, não trocam nem correia dentada, todo mundo quer ter o melhor carro, mas perdem tempo reinventando coisas absurdas.
Vc mesmo disse tem um F1 com 360cv (gostaria, se tivesse, de ver uma curva de potência e torque desse seu motor), foi o que disse pro amigo, se quer 300-350cv se tira isso num F1, não precisa gastar com adaptações de motor no cofre, mas...
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As curvas com 0.9bar e 1.5 bar são assim:
Depois de mais uma atrasada no comando e alterada na curva de avanço, chegou a 360 cvs mas não tenho o print, e está dentro da margem do dinamômetro então não importa muito.
O carro com 1.2 bar é assim:
[youtube]jWbA5EQZuJU[/youtube]
A K16 é ótima, mas muito pequena para o meu motor/ estilo de condução.
Dinamômetro inercial não representa exatamente a curva de torque, mas com 2500 rpm hoje já tenho 0,4 bar - 0.5bar, o que é ótimo para subir ladeira em quinta marcha, mas como pode ser visto no gráfico, horrível para torque depois de 6000rpm.
Depois de mais uma atrasada no comando e alterada na curva de avanço, chegou a 360 cvs mas não tenho o print, e está dentro da margem do dinamômetro então não importa muito.
O carro com 1.2 bar é assim:
[youtube]jWbA5EQZuJU[/youtube]
A K16 é ótima, mas muito pequena para o meu motor/ estilo de condução.
Dinamômetro inercial não representa exatamente a curva de torque, mas com 2500 rpm hoje já tenho 0,4 bar - 0.5bar, o que é ótimo para subir ladeira em quinta marcha, mas como pode ser visto no gráfico, horrível para torque depois de 6000rpm.
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Qual câmbio tá usando, é original?
realmente a K16 não é uma boa escolha pro seu motor, pelo menos a parte quente dela poderia ser maior (se houver) pra vir numa rotação mais elevada, e ela está quase no limite já pra 350cv.
realmente a K16 não é uma boa escolha pro seu motor, pelo menos a parte quente dela poderia ser maior (se houver) pra vir numa rotação mais elevada, e ela está quase no limite já pra 350cv.
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