[DÚVIDA] - Aspirar 1.6 com até R$ 1500,00 é possivel?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
sedan96
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 25 2007f Maio 2007 03:32:59 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

[DÚVIDA] - Aspirar 1.6 com até R$ 1500,00 é possivel?

Mensagem por sedan96 »

Amigos, tenho um Corsa 1.6 8v original.
Estou qrendo fazer uma leve preparação aspirada.

Fiz uma receita por pesquisas na net e cheguei nisso:

- Taxa de 13:1
- Retrabalho de cabeçote com válvulas originais.
- Coletor 4x1
- Escape de 2" apenas com abafador com entrada de 2" e saida de 2" a 3"
- Comando Original 1.6B.
- Filtro esportivo com CAI.

Minha duvida seria? Vai render?

Velas e cabos de velas, quais usar?
Estou querendo por um CAI com filtro. Ou é melhor um INFLOW?
Bomba e bicos? Quais usar.

Meu motor esta com 136000km. Será que é bom fazer uma geral no bloco antes?

Obrigado

Maikon


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

Como vc vai mexer na taxa, o ideal é revisar a parte de baixo do motor (pistão/anéis, virabrequim/casquilhos). Bomba de óleo sempre é bom trocar, assim como bomba d'água.

Se for aspirar, o ideal seria colocar um comando de válvulas um pouco mais agressivo. Não adianta arrombar o cabeçote se quando abrir a válvula, vai restringir a passagem.

R$1500,00 é pouco.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Avatar do usuário
sedan96
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 25 2007f Maio 2007 03:32:59 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por sedan96 »

E se trabalhar com uma taxa menor? Seria necessario a troca do comando?

Estou nessa meta de R$ 1500,00 pois se tiver que investir mais, seria mais facil por logo turbo.
Sem contar q o aspirado ficaria, digamos mais facil de disfarçar caso fosse parado em blitz, não é?!


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

A questão da taxa de compressão não tem nada a ver com comandão.

A maior taxa de compressão aproveita melhor o poder calorífico do combustível, mas tudo tem um limite. Para gasolina boa, até 10,5:1 (Corsa GSI e Vectra GSI, por exemplo) fica bom. Para álcool, tem alguns carros andando com taxa de 14:1, mas a maioria dos motores originais possuem taxa de 13:1 (motores família II álcool, por exemplo).

Então, melhor aumentar a taxa do que colocar um comando de válvulas bravo.

Caso precise mexer no meu motor (tomara que demore muito!), de qqer forma irei aumentar a taxa de compressão. Só não sei se mantenho o 1.0 8V ou compro um bloco do 1.6 EFI, que tem 80CV originalmente e posso legalizar, aumento a taxa e coloco um cabeçote 16V.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

questão $$/cv o turbo nunca vai perder pra um projeto aspirado.......
se quer futucar, vira 1.7, vai brincando q rende, longe de um turbo, mas rende

aspirado o coração é o cabeçote, nao resolve socar taxa, tem q fazer o verdadeiro trabalho no cabeçote.....
Editado pela última vez por SemControle em Segunda-feira 20 2014f Janeiro 2014 10:18:52 PM, em um total de 1 vez.
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


andre pirituba
:: Moderador ::
Mensagens: 1391
Registrado em: Quarta-feira 23 2006f Agosto 2006 09:45:47 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1996
Contato:

Mensagem por andre pirituba »

Posso até esta enganado,mais uma retifica básica de cabeçote aqui em São Paulo gira perto de 1,5k,imagina se for inventar alguma coisa além disso.


Avatar do usuário
sedan96
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 25 2007f Maio 2007 03:32:59 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por sedan96 »

Meu maior problema de turbo é que o carro tem A/C e D/H...
Nesse cofre minusculo com tudo isso mais turbo complica um pouco.

Será que só em cabeçote gastaria os 1,5k?
Dai realmente não compensa.


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26796
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

bem trabalhado gasta.....
GSI ainda tem ABS e cabe turbo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

SemControle, certamente o amigo quer aumento de potência. Melhor socar taxa do que abrir o cabeçote, não? Viria mais torque sem aumento exagerado de consumo.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -


Avatar do usuário
sedan96
:: Piquet ::
Mensagens: 206
Registrado em: Sexta-feira 25 2007f Maio 2007 03:32:59 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por sedan96 »

E com 1,5 consigo montar algo basico?


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”