[DÚVIDA] - Preparação 1.6 marcas e pilotos

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vinniit
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[DÚVIDA] - Preparação 1.6 marcas e pilotos

Mensagem por vinniit »

Galera queria saber algumas dicas ai de cabeçote para o motor 1.6 (algo tipo o pilotos e marcas marshal)

Vi uma tabela tecnica dos motores da copa marshal o que eles usam de comando injeção e ALTAS TAXAS ..

Queria saber se precisa modificar algo no cabeçote para pegar um comando igual dos corsa de corrida la que segundo eles tem em média 160 cv e se baixando quantos MM consigo uma taxa alta assim .

Não duvido desta potencia dos corsinha pois os cara andam com 14 pra cima de taxa + comando + injeção ...
SemControle
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Mensagem por SemControle »

via comando e aspiração vai penar pra chegar nos 160cvs
isso é potencia de 2.0 mais apimentado hj em dia...., tirar de um motor menor é muito complicado pela capacidade volumétrica dele mesmo, e comando, ou vc favorece as altas e digo por pra girar 8K 9K rpms no motor, e acaba com a lenta e baixa, ou faz o contrario, traz tudo pra baixa e sacrifica a alta.....
qnd fiz meu corsa a lenta não era nem quadrada, era uma forma inexplicável...fomos contornando no chip até chegar a 1200rpms pra manter uma lenta lisa e estável....girava nos 8K mas não tinha tucho q desse conta....pegava estrada e não podia moer o tempo todo, uns 10~20kms tinha q aliviar e andar piano, voltava parecendo diesel até carregar os tuchos, então vc tem q pensar em tudo isso pra fazer o danado do motor girar.....
competição não é nada estranho pegar motor na casa de 14:1 de taxa queimando álcool, isso no tempo dos carburadores, q não tinha injeção pra contornar via ponto isso, nada impede de vc andar com isso e fazer uma senhora curva de avanço de ponto no limite, mesmo com álcool tem limite....
esses comando não devem cospir válvula pra dentro das camaras, os tempos de abertura e tudo mais deve ser bem diferente dos comandos normais, mas ai não adianta falar de graduação, precisa da carta de comando, se o preparador souber interpretar ele te fala onde akele comando vai ter uma faixa otimizada de trabalho, ai cabe quem vai trabalhar seu cabeçote otimizar e acertar o fluxo já baseado em onde vc quer girar.....
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vinniit
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Mensagem por vinniit »

então e pelo que li no regulamento não é possível fazer trabalho de duto =X no caso de rua ctz cai bem um trabalho nos dutos .. Mas então diz eles que usam um comando san cams EL não sei quanto seria essa graduação e tem um esquema do duto de oleo que eles alargam no cabeçote mesmo para não ocorrer isso que você falou não ficar parecendo diesel . Lógico a bomba de óleo tem que ser mais forte para aguentar a carga e alimentar tudo pra cima ..

Então o comando EL seria mais ou menos uns 296º ?
SemControle
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Mensagem por SemControle »

sao comandos caríssimos pra carros dito de rua, especiais pra pista imagino, são bem diferentes dos de rua.....ai q ta, cabeçote é o coração do aspirado e não permitir trabalho é uma limitação absurda......
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Mensagem por wevertonvb »

Há uns 4 anos atrás ou mais, fui numa oficina do Zézão dentro do Autódromo de BSB para ver se ele fazia meu motor na época. Naqueles tempos, o regulamento de marcas da copa corsa (não sei se era esse o nome), obrigava a andar com comando original e injeção original, a oficina dele fazia alguns motores desses. Ele me mostrou um cabeçote, os dutos eram extensivamente preparados e eram bem rebaixados para ganhar taxa, usavam 15,3 :1. O acerto eles faziam somente modificando os bicos injetores. Esses corsas tinha 135 cv. Mas, pelo que disse, o regulamento deve ter mudado, ou são competições diferentes, já que se mudou o comando.

Mas lembre-se, esses carros de competição abrem o motor a cada corrida. Não dá para copiar uma preparação dessa para rua.

Abs.
vinniit
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Mensagem por vinniit »

sim tem um limite para cada marca eu postar a baixo cada comando permitido .. è so olhar algum video da copa que é nitidamente um comando embaralhando tudo heheh .

10 - ARVORE DE COMANDO DE VÁLVULAS
Corsa, Celta e Prisma 8 válvulas:
Original: peça 93244916;
Sam Cams: EL;
Corsa 16 válvulas:
Original: peças 93313387 AD. – 93283947 ESC. ou GSI: 90444332 AD./ESC.
Peugeot:
Original: peças 0801-ZO AD. – 0801-ZI ESC.
Sam Cams: 256 / levante: 8,80mm.
Gol:
Originais: 027.7,SAM CAMS ou 026.6 BE
FORD KA :
CARLINI modelo FOR 3R, Hidráulico. Duração 310 graus, com folga 0 mm,
levante 6,5 mm, lobe Center 112 graus
CLIO 16V :
CARLINI STRADALE Re 2 – 270 graus
GOL G5 Motor EA 111
SAMACAR código G5 com levante de 6,40mm
vinniit
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Mensagem por vinniit »

olha a informação dos cabeçotes onde o furo de lubrificação pode ser usinado justamente pra nao acontecer os clec clec clec

9 - CABEÇOTE
Deverão ser usados cabeçotes originais dos modelos 1.6 litros, 8
ou 16 válvulas, sem trabalho. Permitido aplainar a face inferior (rebaixar) com a
finalidade única de acerto da taxa de compressão, sendo permitido o
rasqueteamento na câmara de combustão, somente para retirada de rebarbas
proveniente da usinagem.
Permitido substituir as guias de válvulas, permanecendo a montagem, material, as
dimensões originais.
É permitido travar as guias de válvulas.
Ë proibido jatear, lixar, ou qualquer outro tipo de trabalho que vise melhorar a
superfície ou dutos do cabeçote.
Os dutos de admissão e escapes deverão permanecer originais.
Assentamento da mola não poderá ser usinados.
O furo de óleo dos cabeçotes GM poderá ser usinado.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

mas embaralhar nem sempre vem de um comando...
ponto mistura são 2 coisas bem presentes nesses motores pra fazer embaralhar....
esse regulamento pelo visto visa deixar todos os carros ali bem próximo pra diferença vir do piloto....
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Mensagem por overspeed »

Esquece de receita de carros de corrida pra andar na rua... estes andam taxado ao extremo (como disserma mais de 15:1 no alcool) qdo usam comandos "mansos" usam polia regulável pra render em alta e cambio "trepado" porque num atingem velocidades elevadas (ai como é corrida pode ficar no limitador de quinta uns instantes se for o caso...

Sem falar que ouvido de quem anda nessas competições ai... queimar junta e quebrar canaleta é comum e esperado a cada um certo numero de voltas de pé embaixo... ou seja num serve pra andar no dia a dia...
andre pirituba
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Mensagem por andre pirituba »

A coisa é bem complexa como você pode ver nessa pequena explicação, mesmo eles batem cabeça para achar o acerto correto.
[youtube]ZvNBBXz-_74[/youtube]

Acho mais fácil ir para o velho turbo que se tira potencia mais tranquilo :wink:
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