[DÚVIDA] - Turbinar Corsa Sedan 1.6 8V GLS

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Rodrigo Fachini
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[DÚVIDA] - Turbinar Corsa Sedan 1.6 8V GLS

Mensagem por Rodrigo Fachini »

Dawe Galera.... Seguinte...
Estou pensando em turbinar o meu bordozinho... Ele é MPFI, ta com 140 mil km rodados, e nesse momento surgiram as duvidas...

Vou montar em casa mesmo, pretendo comprar um kit completo, um bico suplementar de monza e um gerenciador TechRace para gerenciamento do bico extra e atraso de ponto para não dar detonação... A bomba colocaria a do astra flex que funciona a 4 bar... Só que queria saber se posso rodar com 1kg de pressão na gasolina e com a injeção original, e só fazer o bico suplementar entrar quando houver pressão positiva.... Só que a questão é se fica bom com a injeção original, levando em consideração ponto de ignição, digiribilidade e a questão do MAP...
Essa injeção com ele turbinado da pra rodar tranquilo? Precisa de mais alguma adaptação? Porque acredito que se for mantido todos os inten's do motor originais, como pistão, biela, cabeçote, não tem porque passar pra alcool e usar uma injeção programável.... Alguém ja fez algo parecido?
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Xiii... vai precisar de muita coisa.

Primeiro, como está a saúde do motor? Teria que abrir o motor para pelo menos ver como está o estado das peças.
Depois, com a pressão que vc quer, vai dar detonação, usando gasolina.
Por fim, quando vier pressão positiva, o sensor MAP vai ficar pirado e vai acender a luz da IE no painel. Para evitar isso, vc precisaria uma peça chamada clamper, se não me engano. Essa peça serve para enganar a central da IE quando vier pressão da turbina. Teria que ver tb o remapeamento do ponto de ignição.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

é melhor se informar com preparador, um turbo não da margem pra erro, e pela sua ideia de como quer montar, é melhor não seguir adiante sem q um bom preparador oriente muito bem, desde a bomba até q pecas usar.....

já adianto pra tirar da cabeça a ideia de rodar com 1 bar e gasolina

acompanha aki um ótimo tópico http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=58563
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Rodrigo Fachini
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Mensagem por Rodrigo Fachini »

Seguinte galera.... Falei com um preparador hoje a tarde, claro que além do kit completo com uma turbina gt25, ele me indicou usar uma turbolink... Também disse que se for mantido o motor todo original, comando, pistões e afin's não há a necessidade de se usar injeções programáveis e nem passar para o alcool... Andei em um kadett 1997 turbo na gasolina com turbo link e tdo o restante original... JA rodou 60 mil km, o guri puxa arrancada e até hoje não teve dor de cabeça.... só alegria... não bate pino nem nada e da uma pegada bunita... mas 0,8kg é o maximo segundo ele porque os motores GM 1996 são muito pouco taxados, por isso até 0,8kg tranquilo... Só que ele não me falou nada em reprogramar injeção original nem nada... Isso do clamper ele confirmou... Problem's isso... Ele me pedio 3500 "dilmas" pra entregar ele na gasolina, turbo garantindo 170cv e a garantia de que não daria problema... Ele tem 30 anos de experiencia em preparação, será que dá para arriscar? Todos os orçamentos que peguei com outros preparadores não baixaram de 8 mil reais sem o valor de ter que fazer o motor e caixa.... Senão vai pra 13 a 15 mil.... Um absurdo ao meu ver.... Curto muito carro turbo e sempre quis ter o mew.... MAs meu medo é investir e depois o valor ultrapassar o valor do carro, e não ficar bom...
Não queria continuar na mesmice do "aspiradinho bom".... :(
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Mensagem por SemControle »

mas nem fod...... q isso vai rodar com 1 bar na gasolina e tirar 170cv, mas pode montar, aposto q em menos de 1K km as canaletas se vão...

so pra vc deixar de sonhar, os motores turbo originais de fabrica, totalmente gerenciados pela central eletrônica, própria pra isso, com intercooler e tudo mais, batem 0,9 de pressão na subida, e em alta baixa pra 0,7 de pressão, isso em motor 1,8 pra cima e pra render piko de 180cvs....

se quer montar pode desistir de economizar....com menos de 80K km tudo blz, sem fumar bater nem nada eu abri e fiz o motor pra por o turbo....e saída oficina com 1,5 de pressão pra amaciar o motor

num motor original como o seu pra turbo na gasolina 0,4~0,5 no máximo e bem capaz de ainda ter q tirar bastante ponto em alta
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Mensagem por Renan Classic »

Se vc quer economizar pode esquecer to montando o meu agora so de pressurização e intercooler já está indo R$1.600,00. Sempre vai parecer algo pra trocar ou para melhorar.
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Rodrigo Fachini
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Mensagem por Rodrigo Fachini »

Então galera, é o seguinte... O cabeçote do meu eu ja fiz, porém, tenho que trocar os tuchos pq um bate até o carro cehgar aos 90 graus, antes disso, fica batendo continuiamente em marcha lenta, quando acelero o barulho cessa. Medi a compressão dos cilindros, estão ok, então troquei as bronzinas, limpei a bomba de óleo, o suspiro da tampa de válvula, troquei reservatório da água, velas, cabos de vela, embreagem, aliviei volante do motor, coloquei a embreagem nova, cabo de embreagem, trquei 3 engrenagens da caixa inclusive aneis sincronizadores e óleo, correia dentada nova, fiz a limpeza da TBI e dos bicos como também a aferição de vazão que esta ótima. Fiz toda a suspensão inclusive os amortecedores dupla ação frente e trás e molas esportivas aliperti, troquei discos, flexiveis de freio, fluido de freio, cilindros de freio, buchas de suspensão (todas), coxins de supensão novos. Para por a potência no chão, 4 rodas de astra SS 15 pol. e 4 pneus Dunlop Direnza 205.50.15. Essa semana vou por o motor de partida novo, novo mesmo, porque o meu original queimou o induzido e o estator e instalar o contagiro cronomac com shift light e shift set. Faço tudo em casa, porém, pelo que me falaram do turbo, me apavorei agora hehehhee... Então galera, pensei em partir pro aspro e para esta configuração, ja que não quero gastar muito e então o turbo ta fora de cogitação: Escapamento dimensionado ponta a ponta que saí por 1000 reais feito sob medida com tampão, Cold Air Intake, Bomba de combustível do astra flex (porque a minha ja ta bem fraquinha) e era isso, até porque meu comando ja é o B da versão GLS, ja estou com os dutos de admissão e escape polidos e os ghias de válvula mandrilhados. Pensei no chip de potência, achei varios tópicos sobre ele mas ainda tenho minhas dúvidas sobre tal. Por enquanto não penso em abrir o motor novamente até porque só rodeis 10 mil km com ele desde que fiz, e sua performance estaa muito boa, 0 a 100kmh em 9s, muito bom ao meu ver para um Sedan 1996 8V... Alguém tem uma dica aí para mim na visão de ASPRO? :)
SemControle
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Mensagem por SemControle »

fazer um aspirado vai ter q abrir muito mais coisas do q pra montar o turbo tendo em vista q tao zero assim por dentro o motor.....cabeçote q é o coração do aspirado, tem muito mais coisas a serem feitas, pra fazer bem feito tem q ser em bancada com medida de fluxo, to do equalizado, comando além de caro é difícil achar pra GM, vivemos numa terra q so conhecem motor AP, saiu disso tudo é difícil....
vai fazer aspirado vai ter q fazer escap do mesmo jeito...e no fim, pra fazer um aspirado render metade do q um turbo pode fazer, vc gasta o dobro q pra montar o turbo

meu corsa era aspirado, na estrada sem judiar fazia 6,5km/l de álcool, com o golf turbo faço 7,5km/l na cidade andando de boa, se acelerar faço 4~4,5km/l....

com um kit básico, rodando no álcool vc chega perto dos 200cvs sem judiar do motor, so precisa ser bem acertado e montado....vou chutar q vc gaste uns 6K, fazer um aspirado ai, pra chegar nos 150cvs não duvido q vc já gaste esses 6K
o q desanima ai é q vc montou tudo bunitinho novinho pra carro original, já começa abrindo e jogando no mato a embreagem ou espera ela dar akela patinada q ai não tem mais o q fazer, e vir com o dobro de potencia, eu garanto q não demora nada nada acontecer..., a bomba ainda bem q não trocou, precisaria de uma nova, muito além da do astra flex, sabe, muita coisa q vc fez, não aproveita, pq não vao resistir quase nada se resistir...
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Mensagem por Rodrigo Fachini »

Isso mesmo que você falou, eu acabei fazendo o motor porque quebrou um parafuso do cabeçote do motor e estava vazando óleo pela junta para fora do bloco, e fiz tudo certinho com peças originais, e agora vou abrir de novo, judiaria ao meu ver... Poise, eu orcei o kit turbo com uma empresa aqui de Lajeado RS, prontinho com injeção hardware programável no álcool com toda a pressurização em alumínio com embreagem especial e escape saí por 8 mil e em 15 dias esta pronto, acerto em dinamômetro e tudo e a promessa de 190cv e 11 km-l quando em cruzeiro. Não quero começar algo se não é para fazer bem feito, talvez seja melhor ir rodando e guardando as nicla... Uma dúvida que tenho é se posso montar o cabeçote 1.8 com balancins roletados nele, tipo plug and play, porque esses tuchos hidráulicos com balancins são uma tristeza, e estou começando a achar que ovalizou a casa do tucho, aí vale mais a pena sacar fora e botar um "novo" logo. Para botar este cabeçote tem que fazer alguma adaptação? Vai a junta do cabeçote original dele mesmo? Um amigo meu bateu a montana dele que tem cerca de 30 mil km, e deu PT, e o cabeçote dele esta "Lindo" mecanicamente, e o precinho ta muito camarada, 500 reais completo, eu mesmo posso ir lá e tirar... Pensei em comprar e deixar guardadinho, aí quando meter o turbo já faço um cabeçote Paula Faria, e se der problema nesse meu cabeçote nesse meio tempo, saco ele e boto o roletado... :D
Esclareci muitas dúvidas com vocês gurizada, certamente eu iria montar o kit turbo e botar uma biela para fora do bloco, e ainda ter problemas depois com o detran por causa da numeração... Vlw pela força....
SemControle
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Mensagem por SemControle »

tem quem adapte os cabeçotes roletados sim sem problemas, já é comentado q existe um leve ganho de performance.....
tao bem otimista no consumo ai os caras....eu nunca medi em estrada, mas como o cambio do golf é meio longo, da pra manter 110 sem pressurizar, então acredito q chegue nos 10km/l até mais sem problemas...mas sem vir pressão.....
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