Galera,
desde o dia em que havia montado a caixa de filtro de ar original do motor 1.6 nesse motor 2.4 16v, havia percebido uma perda de potência. Havia montado somente a caixa, sem filtro mesmo, só com a idéia de pegar ar mais frio. Como não tinha certeza se era realmente a caixa de ar que estava tirando potência, resolvi fazer uns testes.
O teste reafirmou o que havia percebido, a caixa de ar mesmo sem filtro nenhum, causou uma perda de fluxo de aproximadamente 6% em relação a estar sem a caixa.
O que esse número de 6% influenciou? O 0 a 100 km/h piorou 0,5 s e o 201 m piorou 0,7s.
No vídeo do teste de aceleração a caixa de ar estava montada (mostrada no tópico da Picapeta)
Todo o teste e resultados estão disponíveis no link abaixo do meu blog:
http://spartaepa.blogspot.com.br/2013/0 ... issao.html
Vale a pena todos corseiros ao fazer uma preparação dar uma checada nesse item. No meu caso, as perdas são maiores pois o motor é maior, mas vale dar uma analisada.
Valeu galera!
[DICA] - Caixa de Filtro de Ar Original - Perdas de Fluxo
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- José Leal
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Mas é meio óbvio a perda de fluxo usando a caixa do Corsa no motor do Vectra. Basta reparar o tamanho físico da caixa e do elemento filtrante. A área do filtro do motor 2.4 deve ser uns 50% maior. Juntando a isso, tem o captador de ar frio restritivo (no Vectra parece um cano de 2,5 pol.) e outras coisinhas.
Um usuário do Monzeiros fez um teste com um filtro esportivo Simota e jogando água na peça, para saber se teria como o motor puxar essa água. O teste foi feito usando um aspirador de pó (simulando sucção de ar a 2000RPM) e com um pano no meio do caminho, para mensurar a umidade sugada. O cara jogou água por uma mangueira e o resultado foi que a umidade sugada não seria o suficiente para causar calço hidráulico. O filtro estava atrás da grade inferior. Só recomendou a instalação da capa do filtro esportivo, para isolar melhor o ar quente em volta do radiador.
Fica um sugestão interessante para instalação do filtro.
Um usuário do Monzeiros fez um teste com um filtro esportivo Simota e jogando água na peça, para saber se teria como o motor puxar essa água. O teste foi feito usando um aspirador de pó (simulando sucção de ar a 2000RPM) e com um pano no meio do caminho, para mensurar a umidade sugada. O cara jogou água por uma mangueira e o resultado foi que a umidade sugada não seria o suficiente para causar calço hidráulico. O filtro estava atrás da grade inferior. Só recomendou a instalação da capa do filtro esportivo, para isolar melhor o ar quente em volta do radiador.
Fica um sugestão interessante para instalação do filtro.
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