[PROJETO] - Corsa 1.6 1997 com + 30% de potência

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
alessandro.fs
:: Super ::
Mensagens: 95
Registrado em: Sexta-feira 31 2012f Agosto 2012 09:37:34 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[PROJETO] - Corsa 1.6 1997 com + 30% de potência

Mensagem por alessandro.fs »

Bom dia CC.

Abri um tópico sobre projeto turbo, me tiraram bastante dúvidas, cheguei a fazer dois orçamentos, uma na Esther Turbo e outra na MVS.

Meu carro ainda está 100% original, estive pensando em vendê-lo, mas agora nem tanto.

Se eu ficar com ele, não penso mais em turbinar, mas ainda estou querendo deixá-lo mais esperto, +/- de 25 a 30% de potência são minhas expectativas.
Lí bastantes tópicos e aprendi bastante quanto a taxa, cabeçote rebaixado etc.

Três perguntas

1ª Queria a indicação de vocês sobre alguma oficina de procedência para realizar este trabalho.

2ª Qual melhor projeto ASPRO para alcançar 30% a mais de potência. Mantendo o máximo de originalidade.

3ª Quanto ao freio, rola colocar um disco ventilado de algum outro modelo (conjunto da meriva por exemplo) ?

O que me dizer desse video do D2 galera?
http://www.youtube.com/watch?v=1YIliz1Oxb4

Obrigado.
Nikolas
:: Super ::
Mensagens: 87
Registrado em: Quarta-feira 11 2012f Abril 2012 05:15:41 PM
Localização: Lagoa Santa - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Nikolas »

Ia te sugerir assistir o video do D2,mais vc comentou antes,
eu faria algum orçamento com quem meche com cabeçote,igual ao cara do video...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tirar 30cvs numa aspiração é bastante coisa......nada fácil, e ainda deslocando a faixa de torque máximo....
30cvs era praticamente a diferença na época entre o 1.0 e o 1.6
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Cara sinceramente não vi novidade alguma nesse vídeo, o trabalho apresentado é o básico da preparação em cabeçote nem as válvulas foram trocadas p maiores nesse vídeo e o mais importante ainda não vi o trabalho de polimento dos dutos depois da retifica q deixou a superfície com alta rugosidade deixando o fluxo desorganizado causando perdas de carga.
Isso pode ser novidade lá no RJ pq aki é comum fazer este tipo de trabalho pois quase todas grandes retificas possuem bancada de fluxo, achei o vídeo algo muito mais promocional uma propaganda do q algo transparente e confiável
Perola
:: Super ::
Mensagens: 53
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Agosto 2012 01:38:03 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Perola »

deixa original 30% não vale possíveis futuros tufos. Poderia sugerir turbininha 0,6 de pressão, nitrinho 20-30 cvs, cabeçote 16v? Seria interessante reforçar biela e pistão acima disso, intercooler bem vindo e troca de central de injeção e acertos do carro, já gastando mais o que o carro vale e carro parado por cerca de 3-6 meses ou mais.
Perola
:: Super ::
Mensagens: 53
Registrado em: Quarta-feira 08 2012f Agosto 2012 01:38:03 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Perola »

Veja meu tópico pode ajudar e me ajudar http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=92279. Se mexer na taxa será interessante uma central regulável de injeção.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Ivan GM escreveu:Veja meu tópico pode ajudar e me ajudar http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=92279. Se mexer na taxa será interessante uma central regulável de injeção.
um motor original gasolina da pra brincar a passar pra álcool com seus 13:1 de taxa, se for fazer algo direitinho, aumentar alimentação, um trabalho de cabeçote, um bom "chipeiro" da conta de ajustar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Farleytufao
:: Sport ::
Mensagens: 1208
Registrado em: Quarta-feira 19 2012f Dezembro 2012 02:40:47 PM
Localização: Betim - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Farleytufao »

Cara.. para 30% a mais de potência aspirado é uma preparação bem Punk, senão Soviética! tem certeza que é isso que quer?
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

alessandro.fs escreveu:Bom dia CC.

Abri um tópico sobre projeto turbo, me tiraram bastante dúvidas, cheguei a fazer dois orçamentos, uma na Esther Turbo e outra na MVS.

Meu carro ainda está 100% original, estive pensando em vendê-lo, mas agora nem tanto.

Se eu ficar com ele, não penso mais em turbinar, mas ainda estou querendo deixá-lo mais esperto, +/- de 25 a 30% de potência são minhas expectativas.
Lí bastantes tópicos e aprendi bastante quanto a taxa, cabeçote rebaixado etc.

Três perguntas

1ª Queria a indicação de vocês sobre alguma oficina de procedência para realizar este trabalho.

2ª Qual melhor projeto ASPRO para alcançar 30% a mais de potência. Mantendo o máximo de originalidade.

3ª Quanto ao freio, rola colocar um disco ventilado de algum outro modelo (conjunto da meriva por exemplo) ?

O que me dizer desse video do D2 galera?
http://www.youtube.com/watch?v=1YIliz1Oxb4

Obrigado.
Para 115 cv, existe algo que fiz no passado que funciona e com algumas alterações no que fiz, pode ficar bem mais barato. Odeio o termo "receita de bolo", mas como já foi comprovado em dinamômetro e rodei mais de 1 ano sem ter 1 único problema, viajando 1600 km por mês, acho bem válido fazer algo desse tipo.

Nâo são 30%, mas são 25%...

- Rebaixar cabeçote em 2,3 mm;
- Utilizar junta de metal do corsa 1.8, retiranto a parte do meio (de metal), com isso se diminui o espaço de compressão em 0,8 mm. 0,5 mm em relação a junta de cortiça.
- Com esses dois pontos, vc consegue 12,8 de taxa e não agride tanto o cabeçote.
- Pode tirar um pouco mais do cabeçote para chegar aos 13:1.
- Combustível: Álcool;
- Bicos Injetores: se for baixa impedância - Omega 2.0 à alcool, se for de alta - existe dúzias de opções;
- Bomba de astra flex para ganhar em durabilidade e confiabilidade, eu mantive a original e rodou por 1 ano sem nenhum problema.
- Coletor 4X1 com primários em 1,5".
- Escape em 2" sem catalisador, 1 abafador com entrada e saída de 2" no mínimo.
- Filtro esportivo;
- Até semana passada indicava manter a caixa de ar original e usar filtro inbox esportivo, dps do teste que fiz (que postei agora pouco aqui tb), recomendo retirar a caixa e fazer um CAI, liso e sem muitas curvas e pegando ar de local externo.
- Depois de tudo pronto, remapeamento em dinamômetro.

Garanto que se o remapeamento for bem feito, terá 115 cv e consumo excelente de dar inveja ao carros flex de hoje.
Avatar do usuário
alessandro.fs
:: Super ::
Mensagens: 95
Registrado em: Sexta-feira 31 2012f Agosto 2012 09:37:34 AM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por alessandro.fs »

Nikolas escreveu:Ia te sugerir assistir o video do D2,mais vc comentou antes,
eu faria algum orçamento com quem meche com cabeçote,igual ao cara do video...
Então, queria alguma oficina por indicação.
Ivan GM escreveu:Veja meu tópico pode ajudar e me ajudar http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=92279. Se mexer na taxa será interessante uma central regulável de injeção.
Olá Ivan, andei lendo seu tópico e achei muito interessante.
RogerMansur escreveu:Cara sinceramente não vi novidade alguma nesse vídeo, o trabalho apresentado é o básico da preparação em cabeçote nem as válvulas foram trocadas p maiores nesse vídeo e o mais importante ainda não vi o trabalho de polimento dos dutos depois da retifica q deixou a superfície com alta rugosidade deixando o fluxo desorganizado causando perdas de carga.
Isso pode ser novidade lá no RJ pq aki é comum fazer este tipo de trabalho pois quase todas grandes retificas possuem bancada de fluxo, achei o vídeo algo muito mais promocional uma propaganda do q algo transparente e confiável
Achei um tanto interessante, principalmente o antes e depois no dino.

Farleytufao escreveu:Cara.. para 30% a mais de potência aspirado é uma preparação bem Punk, senão Soviética! tem certeza que é isso que quer?
Bom, estou otimista, você acha 23 a 27 cv muita coisa?
wevertonvb escreveu:
alessandro.fs escreveu:Bom dia CC.

Abri um tópico sobre projeto turbo, me tiraram bastante dúvidas, cheguei a fazer dois orçamentos, uma na Esther Turbo e outra na MVS.

Meu carro ainda está 100% original, estive pensando em vendê-lo, mas agora nem tanto.

Se eu ficar com ele, não penso mais em turbinar, mas ainda estou querendo deixá-lo mais esperto, +/- de 25 a 30% de potência são minhas expectativas.
Lí bastantes tópicos e aprendi bastante quanto a taxa, cabeçote rebaixado etc.

Três perguntas

1ª Queria a indicação de vocês sobre alguma oficina de procedência para realizar este trabalho.

2ª Qual melhor projeto ASPRO para alcançar 30% a mais de potência. Mantendo o máximo de originalidade.

3ª Quanto ao freio, rola colocar um disco ventilado de algum outro modelo (conjunto da meriva por exemplo) ?

O que me dizer desse video do D2 galera?
http://www.youtube.com/watch?v=1YIliz1Oxb4

Obrigado.
Para 115 cv, existe algo que fiz no passado que funciona e com algumas alterações no que fiz, pode ficar bem mais barato. Odeio o termo "receita de bolo", mas como já foi comprovado em dinamômetro e rodei mais de 1 ano sem ter 1 único problema, viajando 1600 km por mês, acho bem válido fazer algo desse tipo.

Nâo são 30%, mas são 25%...

- Rebaixar cabeçote em 2,3 mm;
- Utilizar junta de metal do corsa 1.8, retiranto a parte do meio (de metal), com isso se diminui o espaço de compressão em 0,8 mm. 0,5 mm em relação a junta de cortiça.
- Com esses dois pontos, vc consegue 12,8 de taxa e não agride tanto o cabeçote.
- Pode tirar um pouco mais do cabeçote para chegar aos 13:1.
- Combustível: Álcool;
- Bicos Injetores: se for baixa impedância - Omega 2.0 à alcool, se for de alta - existe dúzias de opções;
- Bomba de astra flex para ganhar em durabilidade e confiabilidade, eu mantive a original e rodou por 1 ano sem nenhum problema.
- Coletor 4X1 com primários em 1,5".
- Escape em 2" sem catalisador, 1 abafador com entrada e saída de 2" no mínimo.
- Filtro esportivo;
- Até semana passada indicava manter a caixa de ar original e usar filtro inbox esportivo, dps do teste que fiz (que postei agora pouco aqui tb), recomendo retirar a caixa e fazer um CAI, liso e sem muitas curvas e pegando ar de local externo.
- Depois de tudo pronto, remapeamento em dinamômetro.

Garanto que se o remapeamento for bem feito, terá 115 cv e consumo excelente de dar inveja ao carros flex de hoje.
- Trabalhar o cabeçote e relevar a questão da junta
- Coletor 4X1 com primários em 1,5".
- Escape em 2" sem catalisador, 1 abafador com entrada e saída de 2" no mínimo.
- Filtro esportivo com CAI;
- Converter no Álcool levando em consideração os detalhes dos bicos e bomba.

Este projeto atende minhas expectativas. E quanto aos freios, estou para fazer uma geral este mês discos, pastilhas, tambor, sangria, etc. Visando este meu projeto futuro, o que vocês me indicariam? Continuar com o conjunto original ou fazer um UPGRADE colocando um disco ventilado por exemplo?
Att,

Alessandro Ferreira

Corsa GL 1.6 1997: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?p=825671
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”