[DÚVIDA] - Intercooler, Faz muita diferença?

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SidneyHimuro
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[DÚVIDA] - Intercooler, Faz muita diferença?

Mensagem por SidneyHimuro »

Aew Pessoal...

Tenho um Corsa Wind EFI 1.0 Turbo que faço uso diário, só uns 600km por semana...
Carro roda perfeitamente de Garret T2 com 0,8Kg ainda monoponto com bico de monza rodando 100% álcool, bomba, catch tank, 3 step e etc etc...
Ontem adquiri um intercooler de Gol 1.0 16v turbo, ai me surgiu a dúvida... é viável eu gastar dinheiro instalando ele? o que vou ganhar com isso?
Antes que alguém diga que o melhor seria eu passar ele para 4 bicos, o motivo é que esse motor não é o meu projeto "principal" então não quero investir muito dinheiro nesse motor, pois pretendo fazer um "swap" para um motor maior com um módulo Megasquirt e tudo mais que eu puder comprar! kkkkk

Abraço. :D
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

depende da ideia......
vc poderia reduzir a pressao, trabalhar com ar mais frio e menor o risco de quebra, e render um pouco mais do hj com uma certa seguranca a mais, dentro de varios limites.....
nao é so a temperatura do ar q vai causar a quebra...

se nao é o projeto principal nao vejo um bom investimento, vc pode até conseguir casar legal esse IC com esse motor, e com pouca pressao, socar pressao ele nao vai aguentar...trabalhar com motor grande e turbina grande a eficiencia nao pode ser tao negocio assim....
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RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

Na minha opinião o intercooler deveria ser um item obrigatório na montagem de qualquer carro turbo independente da pressão de trabalho da turbina, eliminando assim o problema clássico desse sistema q é empurrar ar quente para a admissão do motor.
Mas para q isso aconteça de maneira correta não adianta apenas pendurar um intercooler no seu motor é necessário q ele tenha as dimensões ideais para sua configuração de motor e q seja instalado em posição adquada podendo assim receber uma maior quantidade de ar frio em sua estrutura dando assim o rendimento esperado.
Mas respondendo sua pergunta oq irá ganhar com isso, começa com os mesmo 0.8bar de pressão q vc utiliza atualmente vc terá um maior massa devida a baixa densidade do ar adimitido estar mais frio aumentando assim a potência e diminuindo o risco de pré detonação, mas depois de instalado o intercooler será necessário novas regulagem no carro como ajustar a mistura para o maior volume de ar e a curva de injeção as novas condições, esse novo reajuste na curva pode deixar o carro mais econômico utilizando um avanço maior e ainda otimizando o aumento de potência.
Além de aumentar a vida útil do motor, reduzir riscos de quebras, temperatura de trabalho do motor mais baixa, etc....


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SidneyHimuro
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Mensagem por SidneyHimuro »

SemControle, Verdade cara... O único grande problema do "swap" é a burocracia aqui para legalizar outro motor. Já comecei a pensar em trabalhar no "milzinho" mesmo e ver no que dá, pois não quero algo ignorante... só um turbinado pra usar pro dia a dia mesmo com uns 100cv's já tava ótimo. rs. :smile:

RogerMansur, Entendi, Hoje já comecei a fazer a adaptação do IC... posicionei ele bem na frente do parachoque embaixo da placa.
Amanhã já vou fazer os tubos e tentar começar o acerto, tive um imprevisto hoje pois a bomba de combustível decidiu entrar em greve! kkk :twisted:



Obrigado pelas respostas amigos!
Assim que eu resolver algo posto aqui.
Abraço. :mrgreen:
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RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

Vale lembrar também q o uso do intercoler aumenta o efeito do turbolag, dependendo da configuração de turbina q vc utiliza vai perceber esse ponto desfavorável, que em média causa perda de aproximadamente 10% da pressão isso quanto o intercooler é bem dimensionado para o projeto agora quando não há nenhum estudo para a instalação da peças essas perdas são bem maiores.
Boa sorte.


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Mensagem por SemControle »

so o longo caminho a mais ja contribui pra demorar a perssurizar.....
cara pra rodar com 100cvs nao vejo pq tanta preocupacao, é capaz de vc ficar desgostoso com o lag q vai ter em relacao ao desempenho de hj, conforme a eficiencia do IC vc vai acabar usando baixissima pressao pra conseguir tirar 100cvs do motor...
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RogerMansur
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Mensagem por RogerMansur »

Aí vai depender da habilidade para se ajustar o funcionamento da turbina em conjunto com o intercooler, pois se isso fosse fácil todo carro turbo montado teria um intercooler fazendo parte desse upgrade e na prática não é bem isso q acontece os mecânicos tem dificuldades de fazer isso de maneira correta.
E como em preparação uma coisa puxa a outra uma solução para diminuir o lag em motores com intercooler é a utilização de um comando esportivo capaz de subir o giro mais rapidamente antecipando a "pegada" da turbina, mas isso já é outros quinhentos...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

sim sim qnd rodava com 1,5 de pressao com 1,5rpms ja tinha pressao :D saia de lompada ja pressurizando, ainda bem q nao fiz nenhuma media na epoca kkkkkkk
o q dizer ainda dos carros onde se trabalha com 2 ICs e nem expostos sao kkkkk
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Mensagem por RogerMansur »

o q dizer ainda dos carros onde se trabalha com 2 ICs e nem expostos sao kkkkk
Tem q tirar o chapéu mesmo p esses caras, principalmente para os engenheiros q projetam carros com turbo original assim.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

os caras sao relamente bons....tem q ver q tem todo um ajuste eletronico até sobre a pressao....
os VW 1.8T tem torque maximo de 1000 e poucos rpms a mais de 4000 uma linha reta lindona :D

ja akeles primos ricos da audi q trabalham com 2 IC escondidos nas proximidades das caixas de rodas, sao de uma eficiencia fora do normal....bixim escondido faz milagre, todo o ajuste eletronico ajuda e muito em nao ter a questao do lag, mesmo sendo carro de rua, sao de um ajuste fora do normal, e ainda rodar com gasolina tem isso tmb....
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