Com o coletor 4X1, pode deixar o carro broxa em baixa, devido a diminuição da contrapessão que o escape original proporciona. Já na alta, melhora bem. Neste último caso, quem seria o restritor seria o coletor de admissão mesmo.Zucchini escreveu:Então José, segundo o nosso amigo, ele iria trocar apenas o filtro e o coletor...por isso, acredito que não irá ter um ganho tão expressivo, pois o coletor irá dar maior vazão, porém se não alterar a admissão, pode até mesmo ter perda de potência...ou ganhos apenas em altos giros
Com o escape dimensionado e as demais alterações sugeridas por você, a coisa muda de figura...aí sim seria necessário e legal uma reprogamação na central...
Porém, acredito que pelo cv's a mais que irá conseguir, vai gastar muito $$ em relação ao que gastaria e conseguiria (cv) com o turbo...
Supercharger, acho até interessante, se bem preparado, mas o custo é muito alto...
Até um tempo atrás, queria mexer no motor do meu corsa, e até cotei um desses...mas só a peça em sim, custa mais de R$ 3.000,00!
Concordo que indiscutivelmente a preparação aspro é a mais cara X CV obtido. Com um kit turbo "padaria" (turbina, coletores, bico suplementar, gerenciador e toda parafernália que acompanha a instalação), o ganho seria maior com o custo mais baixo. Um kit "não soviético" deve custar uns R$2000,00, isso se não precisar mexer no motor. Mas fica bem engraçadinho.