[DÚVIDA] -Transformar 1.0 p 1.4 (diferente, pistão de moto)?

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SemControle
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Mensagem por SemControle »

wevertonvb escreveu:
SemControle escreveu:outro detalhe, vai chegar em 1.4, mas nao vai ter nem de longe o torque de um 1.4 original....vai ter um grande curso esse motor....
mecanicamente é impossivel, mas numa mudanca assim, pensaria em reduzir o curso e elevar o diametro, mesmo q a cc nao fosse modificada, ja elevaria o torque....
Só uma observação quanto a torque em relação ao curso. Quanto maior o curso, maior o torque em baixa rotação. Consequentemente, pior a potência final. Então se comparar o 1.4 original com o 1.4 do nosso amigo, o original vai ter mais potência final e o dele vai ter mais torque em baixa rotação.

O curso maior permite uma velocida média do pistão maior e isso traz a eficiência volumétrica máxima para rotações mais baixas. Entretanto, o diametro do cilindro menor, atrapalha o enchimento do cilindro em alta rotação, perdendo potência.

Acho que nesse projeto, o ideal para recuperar a perda de potência em alta rotação seria utilizar válvulas com diametro maiores.

Abs.
por isso mecanicamente fica tudo inviavel, fazer um motor super girador com grande diametro e pouco curso seria show.....
ja obrigaria a fortes modificacoes no cabecote pra aguentar girar
com um grande diametro dos pistoesa a area do cabecote seria maior, e proporcionaria valvulas maiores tmb
uma coisa sempre puxando outra......nem sempre pq ficaria melhor, mas por obrigacao mesmo....
tudo teria q ser bem estudado, pois nao resolve ter o torque maximo em 2K rpms, e depois girar até os 10K torque e potencia despencando....
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Mensagem por wevertonvb »

Abarth escreveu:opa weverton belza? então as valvulas orriginais dos cabeçotes 1.8 e 1.4 são de 38adm e 31esc certo? quais medidas vc me recomenda pra minha receita?

obrigado pela força

abraxxx
Com relação ao tamanho de válvulas, só conheço as do 1.6 e 1.8, que são essa medidas que vc postou, 38 mm na admissão e 31 no escape. Do 1.4, eu não sei.

Bom, para falar em quanto aumentar diametro de válvulas, vou discorrer um pouco sobre antes.

Um aumento de 10% na área de uma válvula de admissão rende em média, 10% de potência. Um aumento de 10% na área de uma válvula de escape rende no máximo 2%. Fica claro aqui, então, onde deve ser feito a modificação. Mas existem 3 limites que não permitem exagerar no aumento da válvula de admissão: 1) A válvula de escape deve ter uma relação de área/diametro proporcional a válvula de admissão; 2) Espaço físico; 3) Existe um limite de benefício com aumento de válvula que depede proporcionalmente do volume do cilindro.

Vc já pode ter ouvido falar que quando o carro tem preparação com pressão de admissão positiva (turbo/blower, etc) que vale a pena aumentar só a válvula de escape. Isso é idéia errada que vem sendo propagada a tempos. O que se diz é que como na admissão a própria pressão positiva empurra a mistura não é necessário modificar nada e como na exaustão somente o deslocamento do cilindro ao PMS que empurra os gases para fora, então se mexe nessas válvulas nesse caso. A idéia errada está exatamente aqui, quando a pressão positiva empurra o ar para dentro do cilindro, a pressão média efetiva da mistura aumenta, e esse aumento gera força maior no deslocamento dos gases pelo pistão para fora do cilindro. Então da mesma maneira que a pressão ajuda na admissão, ela ajuda no escape. Então, não convém nenhum pouco alterar somente as válvulas de escape, lembrando daqueles 2%. A teoria que vale para turbo, neste caso, também vale para aspirados.

Quanto ao seu caso teria que estudar o que se tem de possibilidades e isso eu não sei te dizer. Não sei qual o limite de espaço físico que vc poderia aumentar tanto as válvulas de admissão (prioritariamente) quanto as de escape. Também não sei te dizer quais válvulas os preparadores costumam a utilizar nessa modificação. Então, precisa primeiro ser feito um estudo dessas duas questões, quanto temos de espaço e o que temos disponível que podemos utilizar. Com essas duas respostas podemos trabalhar qual seria a melhor relação de tamanho de válvulas para seu caso.

Sem essas duas respostas acima, a única coisa que posso afirmar é que se for mesmo mexer nessa questão, vc vai ter que mexer não só na válvula de admissão como tb na de escape. Por quê? Pq a relação entre válvula de escape/válvula de exaustão já está próximo do limite, 31/38 já é uma relação para carros mais bem preparados, com potência em mais altas rotações, taxas mais altas. Então não dá no seu caso para aumentar somente as válvulas de admissão, tipo utilizar 40 mm e manter as de escape em 31. Que é o que acontece nos APs que dá para mudar só a admissão para 40 mm já que as de escape já são de 33 mm.

Se fosse possível vc utilizar válvulas de admissão de 40 mm, teria um aumento de 10% na área, que pode te trazer 10% de potência e recuperar a perda de potência que teria com o aumento do curso. Mas seria necessário aumentar no mínimo mais 1 mm no escape.

Então, tente pesquisar o que vc tem de espaço e quais válvulas vc tem disponíveis para usar. Então podemos analisar melhor.

Agora tem um outro detalhe que dificulta todo o estudo. Vc vai usar um comando que foi projetado para um modelo de motor diferente, o que faz com que não tenhamos uma ideia real do que irá acontecer. Até aqui olhamos só a teoria de se aumentar o curso e modificar válvulas isoladamente. Mas e o conjunto? Se fossemos analizar as modificações para um 1.4 como é hoje seria mais fácil predizer algo, já no seu caso, temos que trabalhar com mais incertezas.
Pensando nisso, tz fosse melhor vc montar seu carro sem alterar nada ainda no cabeçote e ver como será o comportamento do motor com um comando que não foi feito para ele e dps sim estudar o que fazer com mais certeza de eficacidade.

Abs.
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Mensagem por Abarth »

bom em primeiro lugar quero dizer que to aprendendo muito de mecanica em geral com vcs dois tanto weverton quanto o sem controle obrigado, bom vou ver se consigo medir quanto de espaço tenho para aumentar as valvulas, pois coincidentemente meu padrasto recebeu ontem um corsa 1.6 para fazer o motor completo, e assim com isso vou ver 2 coisas muito importante para meu projeto as valvulas e a distancia que a biela passa da camisa no 1.6 original pois ate agora estou lidando apenas com calculos e numeros, nada de pratica.

Se der certo quero manter o projeto original com vira 1.6, pistoes de 74mm, a tbi de 50mm so minha maior duvida ainda é cabeçote 1.4 (mais taxado e utilizarei ponto atrasado) ou cabeçote 1.8 (menos taxa porem com o ponto certo) sempre fui partidario de ponto certo, mais neste projeto estou em duvida pois so com a taxa do 1.4 ja vem uns cvs a mais porem poderei utilizar menos pressão na turbina.

bom acredito q é isso esta semana vou passar as medidas exatas de altura e tals do pistão da twister e do pistão do 1.0 ate para enriquecer o banco de dados...hehehe

abraxxx e boa semana
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Mensagem por diorge peixoto »

gostaria se possivel de uma receita basica para passar meu 1.0 p/1.4 do meu classic 05 alcool...agradeço desde já.
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Mensagem por SemControle »

diorge peixoto escreveu:gostaria se possivel de uma receita basica para passar meu 1.0 p/1.4 do meu classic 05 alcool...agradeço desde já.
ai o q vc tanto quer
SemControle escreveu:adorei as fotos q o colega postou em outro topico q fechei por ser repetido, dizia ser uma tentativa de abrir 1.0 pra 1.6, ai eu tenho q concordar é muito coisa meu.....
kenpachao escreveu:Imagem


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Fotos de uma tentativa de passar um bloco 1.0 para 1.6 litros
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Mas para abrir para 1.4 já não precisa roer tanto as camisas, certo?

Relendo o tópico inteiro, falaram ali em cima que os pistões do VHCE é maior que os do VHC. Neste caso, colocaram o vira com menor curso? A R/L do VHCE deve ser melhor que a do motor anterior.
Se os pistões realmente forem maiores, tem que ver se ao abrir a camisa, não vai acontecer a tragédia que virou o bloco postado pelo SemControle
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Mensagem por SemControle »

então onde abri pra pistao de 1.4 o cara me falou q matou 2 blocos tentando fazer o mesmo depois, agora não sei se virando 1.4 ou 1.6, esse estrago das fotos foi na tentativa de 1.6, mas mesmo assim é pouco material q sobra abrindo pra 1.4....hj considero um risco q não vale a pena...
os pistões de VHCE apresentam uma medida intermediaria entre 1.0 e 1.4, na verdade bem pouco maior q os 1.0, na argentina existe o corsa 1.3, uma boa medida de pistao...
acho q em matérias técnicas eu postei um tópico com uma serie de medidas de curso e diâmetro dos motores de corsa
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Mensagem por jose.nogueira »

Quanto ao seu projeto, pesquisando aqui achei os pistões do motor fire 1.3 8 valvulas e os mesmos com sobremedida se aplicam no motor do corsa com virabrequim do 1.6. eles tem a mesma altura entre centro do pino e cabeça. Iria para 1.3 sem a necessidade de abrir demais o cilindro. ficaria como uma sobremedida do 1.0. Pretendo fazer esse swap no meu carro.
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Mensagem por SemControle »

jose.nogueira escreveu:Quanto ao seu projeto, pesquisando aqui achei os pistões do motor fire 1.3 8 valvulas e os mesmos com sobremedida se aplicam no motor do corsa com virabrequim do 1.6. eles tem a mesma altura entre centro do pino e cabeça. Iria para 1.3 sem a necessidade de abrir demais o cilindro. ficaria como uma sobremedida do 1.0. Pretendo fazer esse swap no meu carro.
so uma coisa, nao é pq o pistao vem de um motor 1.3 q vc vai coloca-lo no motor 1.0 e vai resolver seus problemas.....
o pistao do corsa 1.0 tem 71,1mm o do fire 1.3 tem 71,2, q vantagem maria leva? nao muda nada, ja o curso dos dois motores é bem diferente, pra no mesmo diametro conseguir um volume maior....essa é a diferenca, e nao o tamanho do pistao...
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Mensagem por gui1985 »

olá a todos

uma ideia diferente aqui.

antes de qualquer coisa: nao sou mecanico, nao sou engenheiro, sou apenas apaixonado por motores, estudei um pouco sobre as dimensoes do familia 1 antes de escrever isso aqui, espero que seja plausivel e executavel, pois achei a ideia interessante e espero que voces tambem achem.

motor 1.8 da spin, cobalt (taxa 12.4 -1) vira do 1.6 pistao 80.5 com vira 81.5 de curso = 1,659, arredondando 1.7
pela diferenca de curso precisaria de uma biela sob medida.
diferenca dos cursos do 1.8 e 1.6 é 88,2 - 81,5 = 6.7
biela teria de ser sob medida 129,75 + 6.7 para acertar a altura do pistao = 136.45 (a biela com medida mais proxima a essa que encontrei foi a do motor md/kombi diesel com 136mm)
considerando o diametro do pistao do 1.8 com essa biela sob medida(136,45) a r/l seria de 0.2986
considerando a biela em 136mm a r/l da 0,2996(talvez mais interessante para alta rpm e talvez elasticidade)
se usar o cabeçote original do 1.8(cobalt/spin spe4) com taxa de 12,4 - 1 com essa receita a taxa vai para 11,45 - 1 aproximadamente pelo menos volume adimitido.
nao sei se nesse caso daria p utilizar o cabeçote 16v p melhorar o rendimento. porem é algo que pensando aqui achei interessante.

abraço a todos, espero ter ajudado.
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