[PROJETO] - Montana 1.4 Econoflex Supercharger

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Andy Reinheimer
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sexta-feira 14 2011f Janeiro 2011 06:13:50 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[PROJETO] - Montana 1.4 Econoflex Supercharger

Mensagem por Andy Reinheimer »

Ola Galera - Gostaria de apresentar a todos o projeto que estou montando.
Não sou um expert no assunto, mas tenho algum conhecimento.
Estou montando um projeto de uma Montana 1.4 2008 Supercharger, e gostaria de contar com vcs para tirar algumas duvidas.
Primeiramente vou contar as minhas esperiencias no campo do Supercharger:
Em 2004 eu montei juntamente com meu Irmão (que é mecânico a muitos anos) uma Saveiro 94 1.8 (quadrada) com um Eatom M24 (sei que é pequena para o motor, mas foi oq eu achei disponivel na época). Na epoca não foi muito dificil, pois apenas adaptei o M24 ao lado do motor (onde ficava originalmente o alternador e passei o alternador para baixo), fiz a presurização com mufla e vauvula de prioridade, preparei o carburador e coloquei uma bomba de gasolina eletrica do Kadet GSI e um dosador HP. Ou seja, não usei intercooler, não tive trabalho com injeção eletronica (era original a carburação), não usei bico suplementar ou controlador de bico/injeção. Porem eu fiquei muito pouco tempo com a Saveiro depois de pronta, coisa de 3 meses, e apareceu um Amingo (maluco) que me pagou o dobro do que eu tinha gasto nela e à levou para outra cidade. Desde então nasceu uma paixão incondicional pelo SUPERCHARGER e ficou a vontade de concretizar outro projeto. Agora 7 anos depois, com bicos injetores, injeções programaveis, e etc; estou um pouco enferrujado, por isso precisso de ajuda.

Informações do Motor:
Motor/posição: dianteiro / transversal
Construção/cabeçote/cilindrada (cm3): 4 cilindros em linha / SOHC / 1 389
Diâmetro/curso (mm): 77,6 / 73,4
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência (cv a rpm) (A/G): 105 / 99 a 6 000
Torque (mkgf a rpm) (A/G): 13,4 / 13,2 a 2 800

O que pretendo usar:
Supercharger Eaton M24.
Filtro esportivo.
Polia do Audi A3 - Posteriomente será trocada por uma eletromagnetica possibilitando ligar e desligar.
Pressurização direta para a admição com vauvula de prioridade + bico suplementar.
Dosador HPI.
Bico Injetor Alcool Magneti Marelli Iwm 500 01.
Gerenciador De Bico Suplementar + Atraso De Ponto Techrace.
Clamper Regulavel Para Map/maf (congela Map/maf) Techrace.

Se possivel, me sugerir marcas e modelo dos equips q posso usar!!!

Eu estou pretendendo montar da seguite maneira:
Instalação do Supercharger na parte inferior do motor. Entrada de ar por filtro esportivo. Pressurização direta para a admição com vauvula de prioridade (sem intercooler). Dosador HPI. Um Bico suplementar monoponto (Magneti Marelli). Controlador de bico suplementar Techrace, Clamper Regulavel para Map/maf Techrace. Polia do Audi A3. A pressão deve ficar em torno de 0,5 Kg (eu imagino).
Lembrando que eu não pretendo fazer outras alterações como, comando, cabeçote, coletror admição/escape, etc.

Ai é que estão as minhas duvidas, pois eu não queria retrabalhar os bicos nem remapear a injeção, pra que o carro mantece o consumo em ocasiões de pilotagem mais mansa e em ocasiões mais bravas o sistema de bico suplementar entrace em ação (acho que o bico suplementar pode fazer o trabalho)! Ao mesmo tempo não quero gastra muito dinheiro, como colocar um controlador de injeção (FuelTech/Pandoo) e gastar R$ 1.500 sem nescecidade, sendo que um controlador de bico suplementar resolveria o problema e custa bem menos, mas não sei se este sistema trabalha em armonia com a injeção/ignição original. Para essa pressão (0,5 Kg) eu preciso de sobrealimentação de combustibel (bico suplementar ou retrabalho dos originais) mesmo? Os Bicos da montana 1.4 flex tem uma vasão de 28 ml e a linha de combustivel trabalha a uma pressão de 4 bar. É realmente nescesario o uso so dosador HPI? Essas são algumas das perguntas que não quer calar... Qual é a melhor solução?
Gostaria de contar com a vossa ajuda. Se tiverem alguma ideia que possa acrescentar ao meu projeto, tamb é bem vinda.

Andy Reinheimer


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cara a ideia é boa, mas muita gente ja apareceu com ideia de supercharge e os custos foram desanimadores....

e vc tem outro problema enorme em sobrealimentar seu motor, a taxa de compressao dele é altissima
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Tem o principal... o Eaton M24 não é do Fista Supercharger?? Se for ele foi projetado pra gerar 116cv... quanto voce pretende tirar? Se for mais que isso, nem perca tempo, já parta pra outro maior.
Segundo problema... o que quebra motor geralmente é excesso de torque, que é exatamente o que voce mais vai ter com um compressor... no seu AP as bielas eram bem mais resistentes do que as do corsa.
Tem alguns outros detalhes, mas se voce vai mesmo seguir com isso, vai acabar descobrindo.
Abraços.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Andy Reinheimer
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sexta-feira 14 2011f Janeiro 2011 06:13:50 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andy Reinheimer »

Estiver orçando, e o preço da instalação do supercharger vai sair + ou - o mesmo de um turbo. O supercharger é mais caro, mas a instalação é mais simples e barata (eu mesmo vou faze-la). Sai uma pele outra.
Já a questão da taxa elevada do motor, como eu poderia resolver o problema?
Tem outros motores 1.4 Econoflex Turbo por ai. Deve ter alguma solução, derepente rodar só no alcool!!!

Exatamente. O Eaton M24 é o utilizado no Fiesta Supercharger.
Segundo especificações o M24 gera 0,9 kg de pressão no Fiesta 1.0 e ele é recomendado até motores 1.3. Como disse, vou trabalhar a principio com 0,5 á 0,6 kg de pressão nele. Em relação a cavalaria, eu pretendo chegar a uns 150cv.
Não quero Transformar o carro num foguete, senão eu compraria um mais forte, tipo Gol ou Astra.
Ele é carro de rua, e é só para deixa-lo um pouco mais esperto.
Valew Galera pelas dicas, continuem postando.
Abraço


Andy Reinheimer
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sexta-feira 14 2011f Janeiro 2011 06:13:50 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andy Reinheimer »

Galera, me surgiu uma duvida. Estou escolhendo o bico suplementar.
Estava pensando em utilizar o Bico Injetor Alcool Magneti Marelli Iwm 500 01 - Impedancia = 1,5 a 2,5 Oms / Vazão = 33 a 35 ml. Gostaria da opinião de vcs sobre este bico! Essa vasão é suficiente para alimentar o sistema? Ou tem que ser maior? Se não esse, qual eu poderia usar?

Outra duvida é sobre o Gerenciador De Bico Suplementar + Atraso De Ponto e o Clamp da Techrace. Alguem ai já usou? Vi em outros Fóruns algumas pessoas usando e tendo problemas no acerto, mas depois acertam o carro mas não falam se trocaram o gerenciador ou oq fiseram a respeito. Fala ai galera, é bom ou não esse equip???
Valew


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o alcool seria obrigatorio, esse seu motor mesmo original, jamais deveria tentar queimar gasolina.....
e acho q no fiesta nao vira 0,9 nao pq ele anda menos q o 1.6 e bebe mais :)

mais uma vez vc vai estar usando num motor maior do q as especificacoes indicam....

no mais, sobre como acertar é so seguir mesmo os conselhos de quem montou esses taxadoes com turbo, nao tente inventar muita coisa diferente, nao sei se o gerenciador q quer é totalmente compativel com a central....da uma conferida q tem alguns taxados montados aki com bastante historia....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


GSI T
:: ST ::
Mensagens: 991
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 10:55:19 PM
Localização: Atibaia - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por GSI T »

Já preparei CLK 230 Kompressor (entre outros com compressor originais), e lá consegui aumentar apenas 35cv, que proporcionalmente isso dá um aumento de 10-12%.
Voce acha que um compressor M24 vai vir 40 a 50% de aumento de potência em relação ao projeto do fabricante?
Boa sorte.
GSI T 392cv
RS2 472 cv
Na dúvida acelere!!!


Andy Reinheimer
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sexta-feira 14 2011f Janeiro 2011 06:13:50 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andy Reinheimer »

[quote="GSI T"]Já preparei CLK 230 Kompressor (entre outros com compressor originais), e lá consegui aumentar apenas 35cv, que proporcionalmente isso dá um aumento de 10-12%.
Voce acha que um compressor M24 vai vir 40 a 50% de aumento de potência em relação ao projeto do fabricante?
Boa sorte.[/quote]


Vc ta falando em preparação de carro com compressor de fabrica. Sabemos que esse tipo de alteração não é muito simples, pois pra aumentar a pressão do compressor tem que alterar a relação das polias. E geralmente é bem mais limitada do q de um carro turbo original ou não, a menos que vc troque o compressor por um maior.
No caso da Saveiro 1.8 que eu citei na 1° postagem (com M24) eu não cheguei a medir, pois na época nem tinha dinamometro aki na cidade, mas o ganho de potencia sentido no pé deve ter dado + ou -uns 35% a mais. Acho que fui um pouco otimista em tirar 150vc do 1.4, mas acho que algo em torno dos 30% a mais seja possivel, eu espero.
Valew Galera


stroker
:: ST ::
Mensagens: 890
Registrado em: Sábado 23 2004f Outubro 2004 11:40:18 PM
Localização: Leme - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por stroker »

tem um amigo aqui que montou o 1.4 econoflex esses dias com m24 e 0.4 de pressão,o carro chega a 200 km rapidinho,vou bater umas fotos do sistema pra vc ver,quanto ao tech race eu uso para atrasar o ponto e funciona direitinho.
corsa 1.4 flex turbo
S-10 LTZ
corsa wind 1.8(transformando em GSI)
gol g6 1.6


Andy Reinheimer
:: Wind ::
Mensagens: 14
Registrado em: Sexta-feira 14 2011f Janeiro 2011 06:13:50 PM
Localização: Campo Grande - MS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Andy Reinheimer »

[quote="stroker"]tem um amigo aqui que montou o 1.4 econoflex esses dias com m24 e 0.4 de pressão,o carro chega a 200 km rapidinho,vou bater umas fotos do sistema pra vc ver,quanto ao tech race eu uso para atrasar o ponto e funciona direitinho.[/quote]

Pô Stroker... valew pela força!!!
Será muito util as fotos e as dicas suas e de seu amigo para me ajudar no meu projeto.
Quanto au Tech Race, estou fechando negocio com o vendedor e por isso queria ver oq os usuario acham do equip. Vc não usa o controlador de bico suplementar, só usa a função de atraso dele?

Estou no aguardo
Abraço


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”