[DÚVIDA] - Montar um Corsa 1.6 Turbo. Fica bacana? Quais suas impressões?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
José Leal
:: Moderador ::
Mensagens: 5905
Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
Localização: Goiânia - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por José Leal »

SemControle escreveu:é possivel adaptacao dos cambio FII sim
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=46757
Já fica mais fácil para o amigo do tópico então.

O F18WR, com o motor a 6750RPM, leva o carro a mais de 270Km/h. Pelo menos é isso que informa o manual do Vectra.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

Olá amigos muito util todas essas informações. E como vi nas fichas tecnicas enviadas pelo nosso amigo Farleytufao, as engrenagens são a mesmas e o que muda é somente o diferencial.

Depois de tudo isso vou seguir o conselho do SemControle, vou deixar minha caixa com volante e embreagem (do 1.6) já para aproveitar minha embreagem de cerâmica (seca de 6 pastilhas)....e vou ver como vai ficar..... Se o giro subir muito rapido de forma a lixar o asfalto, vou procurar um diferencial do F18 juntamente com o volante e a embreagem....

Assim no começo não vou gastar dinheiro demasiadamente (Y) para dar importância a outras coisas
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

José Leal escreveu:
SemControle escreveu:é possivel adaptacao dos cambio FII sim
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=46757
Já fica mais fácil para o amigo do tópico então.

O F18WR, com o motor a 6750RPM, leva o carro a mais de 270Km/h. Pelo menos é isso que informa o manual do Vectra.
precisa ver como ficam as primeiras marchas, se pra tirar o carro da inercia tem q usar os quase 7K giros tmb....
nao é pq sera turbo tmb q vai render e ter forca pra rodar toda vida e chegar a tanto numa quinta :D mas vai faltar pista pra andar assim tmb heheheh, o marcador ladrao vai ta la na casa dos 350km/h, o do golf ja me deu de presente uns 50km/h em quinta na casa dos 200, imagina na casa dos 270 kkkkkkmarca facil 350
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

Amigos agora me surgiu uma duvida...o diferencial do cambio do 1.8 encaixa no cambio do 1.6 ???

Tava olhando no manual do meu GSI. as relações são.
1º 3,73:1
2º 2,14:1
3º 1,41:1 E torque maximo de 145 N.m
4º 1,12:1
5º 0,89:1

Diferencial 3,74:1
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

na teoria deveria, mas na pratica so vendo.....
a industria ajuda bem, qnd fui comprar a embreagem de ceramica tive primeiro q tirar a original do carro pra levar, pq liguei passei o ano e modelo, o cara disse q tinha 3 tipos diferentes pro modelo e ano.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

Ok amigos sobre o assunto do cambio (quase resolvido) ehehe. Vou seguir o conselho do nosso amigo sem controle.

Tenho outra duvida referente ao motor turbo. E por isso gostaria das explicações do ex-perts do forum.....

Até o infeliz episódio eu utiliza-va uma GT25 42.48, a pressão vinha em torno de 2800RPM
é possivel que a pressão venha com RPM ainda mais baixa.
Sei que quanto menor a turbina mais rápido ela enxerá, mas para atingir os 300cv vou precisar de pressão em torno de 2Kg/f ou até mais. Por isso uma turbina não poderá ser muito pequena....

Isso é possivel ???? Alta pressão com inicio em baixa RPM.....
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

acerto do carro é tudo pro comportamento do turbo, alem do controle no pé, no inicio pegava estrada antes dos 90km/h ja tinha pressao vindo, hj chego em 110 sem vir pressao....

uso uma APL525 .42 .48 no meu 1.6, qnd rodava com 1.5 de pressao, saida de lombada 1.5K rpms ja tinha pressao, como era meio rapido nao sei qnd ja vinha com pressao maxima
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Ricardo Gallo
:: Super ::
Mensagens: 79
Registrado em: Quinta-feira 07 2008f Fevereiro 2008 11:14:59 PM
Localização: Francisco Beltrão - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Ricardo Gallo »

hunnn mas e como fica quando precisa-mos de preções mais elevadas e precisamos usar uma turbina um pouko maior...????
RogerMansur
:: Classic ::
Mensagens: 1459
Registrado em: Terça-feira 27 2011f Dezembro 2011 02:55:14 PM
Localização: Pindamonhangaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por RogerMansur »

Para auxiliar a pegada em baixa rotação vc pode optar pelo coletor pulsativo ou bipulsativo q deixam o fluxo mais rápido, a turbina deverá ser uma duplo fluxo pulsativa para casar com o coletor e tem melhor aproveitamento em projeto q utilizam pressão acima de 1.5bar a pegada virá entre 400/500 rpm mais cedo em relação a turbina normal e a potência vem suave é bem mais linear.
A solução para esse problema são as turbinas TGV de geometria váriavel onde as aletas se movimentam de acordo com a rotação do motor trazendo a compressão máxima em qualquer faixa de rpm, mais é um sistema muito complexo e caro só utilizado no Brasil em motores diesel p enquanto.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ponto e alimentacao sao fundamentais, e fazem a turbina madrugar
como vai usar uma injecao programavel ta bem facil modificar a entrada...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”