[DÚVIDA] - Alívio de Volante Econoflex - Pode fazer?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

comandos roletados em teoria serao compativeis com outros tmb roletados
ja os comandos antigos serao compativeis apenas com os cabecotes antigos
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
phturbo
:: Wind ::
Mensagens: 38
Registrado em: Terça-feira 26 2009f Maio 2009 08:08:36 PM
Localização: Criciúma - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phturbo »

Cara em seu lugar eu faria o Alivio do Volante sem medo de ser Feliz, ehehehe
tenho um sedam 1.0 2002, Aliviei o volante do meu em 1,5Kg, nossa o carro fico espetacular.
tire a suas próprias conclusões não vá atrais de boatos, o carro com volante aliviado fica muito mais
rápido na subida de Giros e" NÃO PERDE NADA DE FINAL". o meu eu fis com embreagem de Cerâmica, o resultado pelo menos pra mim foi Excelente. boa sorte !!!.
wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

SemControle escreveu:comandos roletados em teoria serao compativeis com outros tmb roletados
ja os comandos antigos serao compativeis apenas com os cabecotes antigos
Sim, os perfis dos cames são muito diferentes entre roletados e comuns.
fernandomev
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 12 2012f Março 2012 06:59:15 PM
Localização: Itamaraju - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandomev »

phturbo escreveu:Cara em seu lugar eu faria o Alivio do Volante sem medo de ser Feliz, ehehehe
tenho um sedam 1.0 2002, Aliviei o volante do meu em 1,5Kg, nossa o carro fico espetacular.
tire a suas próprias conclusões não vá atrais de boatos, o carro com volante aliviado fica muito mais
rápido na subida de Giros e" NÃO PERDE NADA DE FINAL". o meu eu fis com embreagem de Cerâmica, o resultado pelo menos pra mim foi Excelente. boa sorte !!!.
O preparador me orientou volante aliviado, polia regulavel, filtro kn inbox e remapeamento no dianmometro pra ajustar tudo... ja encomendei tudo, dps conto pra vcs como fica, abraço!
fernandomev
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 12 2012f Março 2012 06:59:15 PM
Localização: Itamaraju - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandomev »

Bom, o projeto saiu da prancheta! Quem fez o acerto foi o Wendel Candotti da Candotti Power Chips no ES. Inclusive o dinamometro deles é referencia em testar os CIVICS SI da REV IT UP no Estado. Foi acertado a polia e injeção no Dinamometro e o resultado final ficou muito bom! O carro realmente está andando bem mais e está mais economico em uso cotidiano. Abraço

Imagem
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

reza a lenda original no alcool ser
102 cv (75,0 kW) / 6.000 rpm 13,5 kgfm (132 Nm) / 3.200 rpm
acredito q um bom chip sozinho daria o mesmo resultado pr menos $$$$$
gostei de como ficou o torque, quase q se mantem ao longo do funcionamento....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
fernandomev
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 12 2012f Março 2012 06:59:15 PM
Localização: Itamaraju - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandomev »

Apos o filtro e polia em zero o carro rendeu 105 cv sem nenhum ajuste. Com ajuste do mapa bateu os 115 cv e com a polia 3 graus atrasada foi que chegou no resultado final (119,6 cv).

Mas tenho que confessar caro amigo SemControle, se fosse hoje eu não faria o Volante Aliviado... foram 200 reais do volante + 30 reais de frete mais 150 reais da mao de obra (total: 480) por uma peça que não acrescentou em nada potencia no carro, apenas mudou o comportamento...

Pelo chip sozinho eu paguei 500 ou seja... o volante do motor não valeu a pena... mas o filtro e polia com remapeamento valeram. Possivelmente rendeu 10 cv com o chip (500 reais = 50 reais por cv), 3 cv com o filtro KN inbox que eu importei direto dos USA (130 reaiis = 43 reais por cv) e 4,6 cv com a polia (70 reais = 15,20 reais por cv)... Se fosse so isso iria dar uma media de 40 reais por cada cv... mas com a besteira que fiz do volante (serviu de experiencia... ) esse valor saltou para quase 70 reais por cada cv!
corsamax1.8
:: Millennium ::
Mensagens: 122
Registrado em: Domingo 16 2010f Maio 2010 11:24:16 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por corsamax1.8 »

O volante aliviado traz o benefício de se arrancar mais rápido, ganhar rpm mais rápido, não faz muito sentido você considerá-lo nesse cálculo de custo por cv... no meu caso, estou colocando um volante aliviado no meu, e como sei que vai sobrar torque, penso em transferir parte do torque para alguns cavalos em alta, daí a instalação da polia regulável.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

a realidade é essa se investe um mundo pra fazer um aspirado, no final das contas poe na ponta do lapis o cv sai caro pra valer mesmo.....
triste é o pessoal vangloriar um volante aliviado e dizer q melhorou 500% o carro, qnd todo mundo sabe q nao é bem por ai........ainda digo q essa melhoria em alta, se deu pelo atraso de ponto e nao pelo volante :D
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
fernandomev
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Segunda-feira 12 2012f Março 2012 06:59:15 PM
Localização: Itamaraju - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fernandomev »

Concordo plenamente... se tiver 600 pra gastar, iria de polia 3 graus atrasada e remapeamento... conseguiria bem proximo do que cheguei pela metade do preço... (mas ainda assim faria o filtro! rsrs)... Acredito que até 50 reais por cv é um custo muito bom pra aumentar 18 cv e 2 kg de torque, o que ja pode deixar a maioria muito feliz! sem frustrações e sem maiores dores de cabeça!

Me desculpe o colega corsamax 1.8, mas o custo/cv pode não ser problema pra um ou outro caso específico, mas é pra maioria... Estou apenas relatando o que percebi na preparação do meu carro e as impressoes que tive no passo a passo da instalação e acerto no dinamometro, coisa que nem todo mundo faz e fica "estimando" ganhos de potencia e torque...

Alem disso percebi dificuldade de manter o carro em alta rotaçao é uma realidade, manter giros acima de 3500 rpm (110 km/h) qq folgadinha de pe a velocidade cai mais rapido.

Verdade, o giro sobe mais rapido, porem até a terceira marcha e não muda nada em quarta e quinta. Acredito que sem ele na estrada o carro ficaria ainda mais economico...

Pra vc ter uma ideia, passou pela minha cabeça tirar o volante aliviado e retornar com o original... Mas da uma MO danada! então deixa acabar a embreagem, nesse dia com certeza vou retornar com ele pro lugar...
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”