[DÚVIDA] - Alívio de Volante Econoflex - Pode fazer?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Premium_BH
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Terça-feira 14 2009f Abril 2009 09:39:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Alívio de Volante Econoflex - Pode fazer?

Mensagem por Premium_BH »

Pessoal,

Verifiquei pelo índice e não há informações sobre alívio de volante do econoflex. Alguém do clube já fez esta alteração? Quanto que se poderia retirar sem compreter a segurança? Qual o custo da brincadeira? Qual o ganho esperado?

Se alguém que tenha feito e ou tiver informações, agradeço desde já.

Abraços

William


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

1- o q vc acha q ganha
2- onde vc acha q vai melhorar

eu acho q vc nao esta ligando muito o nome ao q muda
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Sinceramente,

Se você está apenas pensando em aliviar o volante do 1.4 para conseguir alguns cv, acho que não compensa! Estará mexendo em coisas delicadas! Procure um remapeamento da injeção (aproveite que a sua é híbrida*), um filtro esportivo e quem sabe um escapamento.

*Imagine que você comprou um com o Windows Vista Basic e você quer instalar o Vista Ultimate. Funciona assim! O técnico "dirá" a central qual será a nova curva de injeção, priorizando o que você quiser (mais potência, mais torque, etc.)

Abraços
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.


Premium_BH
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Terça-feira 14 2009f Abril 2009 09:39:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Premium_BH »

PHenrique valeu pelas dicas!!

Porém, já fiz algumas alterações no meu carro como reprogramação da central, escapamento alterado com 2", filtro esportivo. O carro realmente ficou mais esperto. Gostaria de saber se algum membro partiu para uma preparação aspirada do econoflex e que em uma das alterações tenha sido o "Alívio de Volante". Sei que o assunto é polêmico, em detrimento à segurança.

Ao colega moderador Semcontrole, o q gostaria era de trocar experiências entre os membros que tenham feito alguma preparação aspirada no Econoflex e que nestas eles tenham aliviado o volante (redução do peso do volante do motor). Sei que haveria necessidade de balancear todo o conjunto. Com a pergunta que fiz: "Qual o ganho esperado?" Gostaria de saber se houve e qual seria este ganho. Há informações na internet favoráveis e outras não, dizendo que o carro se comportaria de uma forma mais esportiva.

Então, no Econoflex, algum membro partiu para esta preparação e como foi a experiência?

Abraços

William


phenrique79
:: Classic ::
Mensagens: 1472
Registrado em: Segunda-feira 14 2007f Maio 2007 05:13:48 AM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por phenrique79 »

Pô William,

Você disse que fez essas alterações e tudo mais, mas você chegou a medir qual foi o ganho? Se não, sabe mais ou menos qual a potência e torque estimados com essas alterações? Qual era a potência e torque originais?

Te pergunto isso porque no início de 2010, devo pegar um sedan premium 1.4, e hoje eu tenho um 1.8.

Abraços

Pedro
Pedro Henrique
phenrique79508@gmail.com
Garagem: 1ZZ-FBE, MR18DE, 4NK, JF25E.


MachDown
:: GSI ::
Mensagens: 2131
Registrado em: Domingo 08 2005f Maio 2005 02:11:46 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MachDown »

no celta celta clube fizeram um celta todo aspirado, alívio de volante, re-trabalho dos bicos, re-mapeamento, escape, trabalho na TBI, comando, embreagem, velas, CAI, ganhou 20 cavalinhos com custo de $2000,00.
Pick-Up Corsa 1.6 MPFI -> Saudade
Montana Sport 1.8 -> Muita Saudade
Corsa Classic VHC -> http://www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=76534


EDIAS
:: Piquet ::
Mensagens: 210
Registrado em: Terça-feira 05 2007f Junho 2007 02:37:49 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por EDIAS »

Opa!! Não sou o único a fuçar nesse motor! haha
Então velinho, fiz um pouco mais que você fez no seu corsa, e to com 120CV aproximadamente... tá bem bacana o carro, principalmente ao atropelar gol GTS e Peugeot 307, Palio 1.8R, Golf (2.0)... ahaha. por enquanto... Pretendo poder começar a pegar alguns Fivetech futuramente, claro, com uma sobrealimentação...
mas, deixando a empolgação de lado.. Uma dica que te dou é: ao invés de fazer isso que quer(aliviar volante) prefira trocar o comando do seu corsa por um comando da pickup corsa 1.6 família II GM com polia regulável e dê um leve atraso nela... seu carro vai ganhar uns 10cavalinhos debaixo do capô. To falando sério.. Isso procede! Ocorre que o comando da pickup corsa é um pouco mais graduado que o comando do corsa 1.4, daí o aproveitamento maior....
O carro vai ganhar em alta... Ahhh confira se não será necessário mais algum ajuste na central do carro...depois de mexer no comando, sugiro q dê mais um "tapa nela", para deixar 100%...
Na fase aspro a um custo acessível acho que é só até aqui que podemos chegar, e depois, só sobrealimentando mesmo, seja com turbo ou aspirado. Não tem jeito.
Coloque as impressões do carro se mexer no comando.
Abraço!


Premium_BH
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Terça-feira 14 2009f Abril 2009 09:39:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Premium_BH »

Pedro,

Com as alterações que fiz, o carro em nada mudou na baixa (principalmente 1ª e 2ª) até 2.500 rpm. Detalhe, quem tem o Econoflex sabe do que estou falando, parece que depois de 2.500 rpm o Corsinha é outro carro. Com o escapamento de 2" e a reprogramação da central percebi uma boa diferença na 3ª, 4ª e 5ª acima dos 2.500 rpm. Pelas medidas do profissional que reprogramou minha central, com estas mudanças ele chegou a 115 cv. Aliás eles ficaram com o carro dois dias, o trabalho ficou muito bom, mas eles me disseram que não teria como mexer em nada antes de 2.500 rpm. Não tenho os gráficos, mas a sensação que tenho é que o carro está com os 115cv ou próximo disto. Quando recebi o carro, estava de mudança e não pude fazer os testes que queria.
Os dados que tenho de torque e potência eu não auferi antes (falha nossa), mas tenho os dados do manual:
- Torque máximo: 13,4 kgf.m a 2.800 rpm (álcool)
- Potência máxima: 105cv a 6.000 rpm.

Machdown,

Talvez eu esteja enganado, mas acredito que as peças e o serviço para o Corsa sejam mais caros, se eu estiver por favor me corrijam. Usando uma regra de três simples o ganho em cv no Celta foi de aproximadamente 27% e se usarmos este percentual no Corsa ele iria para 133cv. Um bom número para uma preparação aspirada sem sobrealimentação, não acha?

Fala EDIAS,

Seu Econoflex é uma das referências aqui no Clube, que seja pelo estilo e pelas mudanças que vc já fez. Valeu pela dica do comando. Vc gastou +ou- quanto na brincadeira? Vc está empurrando muito carrão hein .... O que mais que vc fez? Tinha pensado em polia regulável, mas o meu medo era o carro perder muito em arrancadas e na baixa. Vc teve este problema? Se sim como resolveu?

E aí pessoal, mais alguém que tenha informações sobre o alívio de volante? ...

Abraços
William


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26794
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ok

vc alivia o volante, vai fazer com q o giro suba mais rapidamente, e tras uma certa dificuldade em manter e girar alto, devido a falta de massa, alem do alivio poder trazer alguns problemas muito serios.....
uma citaçao da displatec a um usuario q perguntou sobre alivio do volante
Recomendamos que não seja aliviado de maneira nenhuma o volante motor pois por ele ser de ferro fundido ao aquecer muito ele sofre com trincas, coisa que não acontece no aço, e não ha como saber a profundidade delas então caso o torno venha tirando material e pegar uma delas na hora do funcionamento ela pode vir a abrir o volante no meio.

Outra coisa importante é que se o volante ficar muito mais leve que o original pode ser perdido um pouco de torque em baixa, mas se ganha em giro mais rapido. O valor que você viu é do volante em aluminio fortal (aluminio aviação), em aço é bem mais em conta. Estamos no aguardo do seu contato.

Atenciosamente,
Equipe Displatec.
se vc pretende ficar realmente no aspirado, é interessante trocar o comando como o amigo sugeriu, podendo partir até pra um mais bravo, q venha a te favorecer em regimes mais altos, melhorar a lubrificacao na parte de cima, pq se vai girar precisa carregar tuchos, seria interessante partir pra um trabalho nesse cabecote, as vezes até a troca das valvulas
meu corsa sofria muito com tuchos, eu nao tinha mais limite de giro, como acabava a escala do tacometro, eu estimo q girava sempre até uns 7200~7500, apos alguns trechos nesses regimes, em lenta ficava igual carro diesel por um longo tempo......
eu acho q é mais viavel investir em algumas coisas antes de pensar no alivio do volante....

estive pensando e um exemplo bom pra vc entender como vai se comportar o volante seria vc girando uma roda leve, facilmente vc poe em movimento, e ao parar de forca-la rapidamente ela perde forca e volta a parar....ja uma roda pessada, vc tem dificuldade em por a girar, mas ao alcancar a mesma velocidade da roda leve, se vc parar de forca-la, ela levara muito mais tempo q a roda leve para parar.....
a mesma coisa seria pra mante-las a velocidade constante, vc tem q estar sempre forcando a leve, enquanto isso acontece em menor numero de vezes com a pesada....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Premium_BH
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Terça-feira 14 2009f Abril 2009 09:39:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Premium_BH »

Pessoal,

Achei bem didático o exemplo do moderador. Valeu Semcontrole!! Vc dizia que seu Corsa sofria muito com tuchos, como vc resolveu?
Eu estava querendo informações do alívio de volante pois um preparador aqui em BH sugeriu, além de outras coisas mais e fiquei de analisar ...

Edias,

Vc gastou mais ou menso quanto incluindo serviço, com a polia regulável e a troca do comando por um mais bravo?

Abraços

Williaml


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”