[DÚVIDA] - É possível fazer a transformação para VHC?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Avatar do usuário
Ulisses®
:: Premium ::
Mensagens: 4114
Registrado em: Sábado 06 2010f Março 2010 02:47:12 PM
Localização: Icaraíma - PR
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por Ulisses® »

SemControle escreveu:se fizerem direito, bom vai ficar....
seria como se estivesse indo pra 2º retifica poe ai, dependendo do uso seus 400~600K kms
perda de agua tive algo parecido no CHT, mas na hora q a temp subiu e comecou prender as valvulas fazendo um barulho estranho, ja desliguei e fui travado de direcao e sem freio, qnd parou totalmente o motor em neutro eu dei contato pra destravar apenas a direcao, eu ia a uns 100km/h, e deixei ir no embalo até onde deu pra encostar sem problemas, deixei esfriar, e recoloquei a agua, bati na chave pegou, mas desliguei pq ja tinha acionado até o guincho....
nao tive esse estrago, é carro do trampo, mas gosto mais q o golf....

chama muito atencao o fato de ter fundido e o vira nao ter sofrido nada, pq se vao trocar bielas é um claro sinal q fundiu, colou o pistao e empenou biela, por sorte nao rompeu e rasgou o bloco....agora como fundiu, vao trocar os pistoes, e pra conseguir deixar novo por dentro teve q abrir direto no 0,50
mas se fossem trocar seus pistoes pelos do VHCE, vc teria um ganho em CC, taxa nao mudaria nada, mas nao vao por pra usinar até chegar nos 75mm, e ainda vao te falar q pode matar o bloco entre outras coisas....ja o seus pistoes originais ou dos VHC somente, sao iguais

eu ja fiz servico em autorizada, na vigorito do ABC em SP, te falo pra nunca mais, entao eu fico com os 2 pes atras qnt a esse servico q estao fazendo, foi mais caro e pessimo
Amigo, muito obrigado pelos esclarecimentos.
Ficou decidido que a concessionária vai fazer nos moldes do original, justamente porque a retífica não arrisca usinar o bloco pra usar pistões maiores e dar garantia.
Até fariam se eu insistisse, mas não teria a garantia de 1 ano que vai ter se feito original.
A princípio, vão me entregar o carro na terça-feira. Vamos ver como ele vai se comportar com o coração novo.
Mais uma vez obrigado pelos esclarecimentos.
Abraços,
Ulisses :D


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

estamos ai, a ideia é sempre tentar ajudar.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


jhbauer
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sexta-feira 10 2009f Abril 2009 07:34:47 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jhbauer »

Boa tarde!

Bom, eu mais leio aqui no forum do que posto, mas agora estou com uma duvida e gostaria de resolver aqui!

Meu Corsa é um GL1.6 MPFI e está com 155.000 km, pelo menos eu acho!
Olha, já gastei uma graninha nesse motor, primeiro mandando tirar vazamentos de óleo, depois a junto do cabeçote queimou tava misturando água no óleo, mandei trocar os selos pois estava vazando água também, depois disso o radiador explodiu.
Depois começou a gastar demais, mandei dar uma "regulada" trocaram as velas e a sonda labda que estava estragada!
Blz, ficou bem bom!
O mecanico disse que o motor está redondinho, e está mesmo, da 180km em 4ª, na "pista" que eu testei ñ dei pra por a 5ª...
Mas agora como eu terminei de pagar tudo isso que mandei fazer, começou a fumar, diz o mecanico que é vedador de valvulas... por uns 400,00 ele diz que faz.

Ele fuma nas seguintes situações:

Quando eu piso até uns 3500 rpms, umas 5 veses seguidas sai fumaça...
Quando eu reduzo a marcha para passar uma lombada e piso no fundo...
Quando eu arranco mais rápido e vou ate uns 5000rpms e troco de marcha...

Agora vem minha dúvida!!!

Eu tenho onde comprar um motor ZERO KM STD 1.8 Flex e eu gostaria de saber se é possivel tirar o meu 1.6 e colocar este no lugar com a minha injeção?
Gostaria de saber se o bloco em sí e o mesmo, pois só quero tirar um e utilizar os mesmos perifericos do 1.6 nesse 1.8.
Eu estava olhando a taxa de compração do 1.6mpfi é 9.4:1 e a do 1.8 flex é 10.5:1 acredito que minha injeção consiga gerenciar essa taxa, eu tenho como peger um 1.4flex tbm mas esse a taca pelo que lí é de 12.4:1, ai sei que minha injeção ñ vai conseguir gerenciar.

Bom, se der certo terei um motor 1.6, bloco, pistões e cabeçote pra vender!

Abraço!

Josias H. Bauer


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

nao sua injecao nao pode gerenciar um motor flex seja 1.0 1.4 ou 1.8
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


jhbauer
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sexta-feira 10 2009f Abril 2009 07:34:47 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jhbauer »

SemControle escreveu:nao sua injecao nao pode gerenciar um motor flex seja 1.0 1.4 ou 1.8
Opa blz.

Tranquilo, mas porque vc acha que minha injeção não poderia gerenciar esse motor?
Eu pensei nas seguinte situação:
O quê aconteceria se eu taxar meu motor 1.6 de 9.4:1 para 10.5:1?
Não seria a mesma coisa que colocar esse motor 1.8 com taxa de 10.5:1?


Logico, talvez eu tenha que reprogramar o chip...

Minha injeção não sabe que eu troquei de motor, a não ser que a posição do sensor de detonação seja diferente e ela queira atrasar demais o ponto.

Abraços

Josias H. Bauer


wevertonvb
:: ST ::
Mensagens: 857
Registrado em: Quinta-feira 17 2005f Fevereiro 2005 12:58:47 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por wevertonvb »

jhbauer escreveu:
SemControle escreveu:nao sua injecao nao pode gerenciar um motor flex seja 1.0 1.4 ou 1.8
Opa blz.

Tranquilo, mas porque vc acha que minha injeção não poderia gerenciar esse motor?
Eu pensei nas seguinte situação:
O quê aconteceria se eu taxar meu motor 1.6 de 9.4:1 para 10.5:1?
Não seria a mesma coisa que colocar esse motor 1.8 com taxa de 10.5:1?


Logico, talvez eu tenha que reprogramar o chip...

Minha injeção não sabe que eu troquei de motor, a não ser que a posição do sensor de detonação seja diferente e ela queira atrasar demais o ponto.

Abraços

Josias H. Bauer
Josias, seu motor 1.6 não tem sensor de detonação e nos flex sim. Mas tem como sim gerenciar o motor flex1.8 com sua injeção, mas terá que fazer umas mudanças tipo voltar com borboleta mecânica e trabalhar só com 1 combustível.

Com certeza precisa de reprogramar a injeção e trocar os bicos injetors, além de trabalhar com menos ponto de ignição, já que não terá sensor de detonação para poder trabalhar no limite. Resumindo um motor 1.8 com sua injeção será menos eficiente do que o original 1.8 flex.

Acho que por questões de burocracia e menos adaptações seria mais fácil vc transformar seu 1.6 para 1.8 mesmo, ou só 1.7 (dai nem precisa mexer com virabrequim).


jhbauer
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sexta-feira 10 2009f Abril 2009 07:34:47 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jhbauer »

wevertonvb escreveu:
jhbauer escreveu:
SemControle escreveu:nao sua injecao nao pode gerenciar um motor flex seja 1.0 1.4 ou 1.8
Opa blz.

Tranquilo, mas porque vc acha que minha injeção não poderia gerenciar esse motor?
Eu pensei nas seguinte situação:
O quê aconteceria se eu taxar meu motor 1.6 de 9.4:1 para 10.5:1?
Não seria a mesma coisa que colocar esse motor 1.8 com taxa de 10.5:1?


Logico, talvez eu tenha que reprogramar o chip...

Minha injeção não sabe que eu troquei de motor, a não ser que a posição do sensor de detonação seja diferente e ela queira atrasar demais o ponto.

Abraços

Josias H. Bauer
Josias, seu motor 1.6 não tem sensor de detonação e nos flex sim. Mas tem como sim gerenciar o motor flex1.8 com sua injeção, mas terá que fazer umas mudanças tipo voltar com borboleta mecânica e trabalhar só com 1 combustível.

Com certeza precisa de reprogramar a injeção e trocar os bicos injetors, além de trabalhar com menos ponto de ignição, já que não terá sensor de detonação para poder trabalhar no limite. Resumindo um motor 1.8 com sua injeção será menos eficiente do que o original 1.8 flex.

Acho que por questões de burocracia e menos adaptações seria mais fácil vc transformar seu 1.6 para 1.8 mesmo, ou só 1.7 (dai nem precisa mexer com virabrequim).
Opa blz.

Hum, eu não sabia que minha injeção não tinha sensor de detonação, mas vou olhar denovo o esquema dela que eu tenho em casa baixado.

Mas o caso é o seguinte.
Eu só quero usar esse motor 1.8 flex da montana por que eu consigo ele mais barato que fazer uma retifica no meu 1.6.
Eu não estou querendo colocar esse 1.8 flex para aumentar potência e nem usar ele bi-conbustivel, vai ser só na gasolina mesmo, tamto que eu daria preferencia por 1.4, mas como esse é taxado demais eu teria que usar ele no alcool e no Sul o alcool e caro fora que ligar ele no inverno seria um parto...

Por fim, só quero ver se existe a possibilidade de eu usar esse motor 1.8 por ser zero km e ainda podendo vender o meu depois! Vai sair muito em conta essa troca.

Vou procurar mais tarde a o esquema da minha injeção, mas deve ter por aqui tbm não é!
Bom procurei no tio google e não achei mas eu tenho em casa ela a noite eu posto...

Abraço

Josias H. Bauer


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o pq nao usar sua injecao ja foi explicado.....

sobre sua "economia", vc so precisa levar em conta alguns gastos
o motor tem q ter nota e baixa do chassis
vc precisa legalizar esse motor no seu carro
vc corre o serio risco de precisar fazer uma retifica no seu novo motor....
e ta pra aparecer um motor melhor q o 1.6 dos corsas, penso positivo pq no Corsa D voltou a ser usado o motor 1.6, agora se chega no Brasil o corsa D e com 1.6 sem ser flex.....
sobre retificar o seu motor, vc pode deixar com a taxa q quiser, e acertar no chip, so isso nao é problema, é até simples....

sobre a borboleta eletronica do flex, depende do ano q for o motor, ele pode vir ainda com a borboleta a cabo ;), mas de qq forma se for usar precisara remapear de qq forma sua central, é mais um gasto a incluir na lista la de cima, sem contar q eu nao pensaria em usar gasolina nesse "flex" adaptado
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


jhbauer
:: Wind ::
Mensagens: 24
Registrado em: Sexta-feira 10 2009f Abril 2009 07:34:47 PM
Localização: Novo Hamburgo - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jhbauer »

SemControle escreveu:o pq nao usar sua injecao ja foi explicado.....

sobre sua "economia", vc so precisa levar em conta alguns gastos
o motor tem q ter nota e baixa do chassis
vc precisa legalizar esse motor no seu carro
vc corre o serio risco de precisar fazer uma retifica no seu novo motor....
e ta pra aparecer um motor melhor q o 1.6 dos corsas, penso positivo pq no Corsa D voltou a ser usado o motor 1.6, agora se chega no Brasil o corsa D e com 1.6 sem ser flex.....
sobre retificar o seu motor, vc pode deixar com a taxa q quiser, e acertar no chip, so isso nao é problema, é até simples....

sobre a borboleta eletronica do flex, depende do ano q for o motor, ele pode vir ainda com a borboleta a cabo ;), mas de qq forma se for usar precisara remapear de qq forma sua central, é mais um gasto a incluir na lista la de cima, sem contar q eu nao pensaria em usar gasolina nesse "flex" adaptado
Opa blz!

Bom todos nos aqui estamos tentando nos ajudar na medida do possível, pois varias cabeças pensam melhor que uma não é?

Como falei mais cedo, achei o esquema da minha injeção e coloque ele tbm.

Bom, a explicação de o por quê não utilizar minha injeção no motor GM 1.8 flex com taxa de 10.5:1 somente para gasolina ainda não me convenceu, pois foi dito que não pode ser usada porque não tem sensor de detonação! Mas minha injeção tem!!!

A não ser que o esquema que eu tenho esteja errado... olhem só abaixo

DELPHI MULTEC- IEFI- 6

CORSA MPFI 1.0/1.6

SISTEMA DE INJEÇÃO ELETRÔNICA DELPHI MULTEC IEFI-6

Este sistema foi desenvolvido especialmente para GM é um sistema tanto monoponto como multiponto.

Este é um sistema sofisticado, ele mantém o motor funcionando nas melhores condições.

É um sistema que possui autodiagnose própria possui através dos códigos de falhas localizar defeitos sem a necessidade de um SCANNER. Sempre que a lâmpada de advertência se acender será indicação que o sistema apresentou defeito gravado na memória.

A CENTRALINA UTILIZA AS SEGUINTES LEITURAS.

1 - Sensor de detonação.
2 - Sonda lambda relação ar combustivel.
3 - Chave liga/desliga do ar condicionado.
4 - Velocidade do veiculo Km/h.
5 - Tensão do sistema elétrico.
6 - Posição da borboleta do acelerador.
7 - Temperatura do liquido de arrefecimento.
8 - Pressão absoluta do coletor de admissão.
9 - Rotação do motor.
10 - Posição da árvore de manivela.

A CENTRALINA É O CORAÇÃO ELETRÔNICO DO SISTEMA CONTROLA OS SEGUINTES COMPONENTES.

Relação ar/combustivel e quantidade injetada de combustivel.
Ângulo de permanência e de avanço da faisca.
Rotação da marcha lenta.
Acionamento do ventilador do sistema de arrefecimento.
Corte de combustivel durante desaceleração.

Procurem no desenho abaixo na coluna da direita a sigla "A1".

Imagem

Bom, vocês podem ver que uma das 1ª leituras que esse modulo de injeção utiliza no seu gerenciamento é o "Sensor de detonação" e ai por diante...

É por isso que eu estou aqui dialogando com vocês para ver se é possível utilizar meu modulo de injeção e periféricos nesse motor 1.8 flex 10.5:1 de taxa.

Mas quero lembrar e pelo que eu percebi vocês não me entenderam bem, pois talvez eu tenha me explicado mal. Eu só vou comprar o “bloco do motor” , com pistão, cabeçote, virabrequim bielas, todo ele montado, mas sem os periféricos, sem coletor, sem borboleta, nada...

SemControle vou responder suas perguntas:

“o motor tem q ter nota e baixa do chassis.”
A nota ele vai ter pois vai ser comprado em uma agência autorizada GM.
É impossível ter baixa do chassi desse motor pois ele nunca esteve em um carro antes, como eu falei lá encima no meu primeiro post, ele é ZERO KM, nunca foi usado.

“vc precisa legalizar esse motor no seu carro”
Legalizar e fácil, já me informei sobre isso.

“vc corre o serio risco de precisar fazer uma retifica no seu novo motor...”
Como eu vou correr o risco de ter que fazer uma retifica em um motor que nunca foi utilizado?
Ele é zerado, deve ter sido ligado só na fábrica e nunca mais...

“sobre a borboleta eletrônica do flex,”

Ai está um ponto que eu tenho dúvida. Eu quero usar tudo do meu motor 1.6 nesse motor 1.8flex, coletor de escapamento e admissão completos, dutos de água, mangueiras em geral, bom tudo do meu bloco 1.6 no bloco do 1.8!
Não vou usar nada do flex nele!

Eu só preciso saber se a furação e os encaixes vão combinar?

Mas sim, é praticamente impossivel fugir do remapiamento...

E tenho que concordar com vc “SemControle”, esse motor 1.6 MPFI da GM, eu tiro o chapéu! Anda muito e é econômico, se não pisar é lógico...

Abraço

Josias H. Bauer


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26797
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem coisa errada ai
a injecao do corsa EFI é totalmente diferente da injecao do corsa MPFI
a injecao MPFI essa da imagem, se aplica a outros carros, a imagem é dela completa, com tudo q pode ter....nao significa q onde se usa tem todos os "opcionais"
a multec 700 se apresenta pelo menos em 3 formas C22NE: Omega 2.2; B22NZ: S10/ Blazer; B10NE/ B16NE: Corsa 1.0/1.6 MPFI. (de um bico na blazer aos 4 bicos desse omega)
o sensor de detonacao na linha dos corsas entre outros F1 veio aparecer depois da primeira leva de VHC gasolina q pre detonavam tudo.....
vc pode usar sua injecao com esse motor 1.8, mas simplesmente vai ter q tirar muito ponto pra andar na gasolina, sem reprogramar nao vai servir....e pra montar um motor taxado assim q seja pra queimar alcool....pq a taxa é pra isso

tem mais, vc so vai saber o valor da retifica abrindo o motor, e ja q consegue um motor parcial direto na GM tao barato, vc consegue miudezas usadas na retifica, afinal nao se espera perda total no motor, retifica normal e simples nada de outro mundo, a MO da retifica sera menor q da troca do motor, nao acredito q compense essa troca de motor ao inves de uma retifica
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”