[DICA] - Mais torque no 1.0

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Aviator_Bear
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 16 2021f Agosto 2021 12:31:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

[DICA] - Mais torque no 1.0

Mensagem por Aviator_Bear »

Olá pessoal, beleza?
Essa é minha primeira publicação em clube/blog ou qualquer coisa do tipo.

Fiz uma alteração no meu carro e depois de alguns meses testando vim aqui compartilhar com vocês.

Tenho um Corsa C 1.0 VHC gasolina 8V com Ar e Direção.

Acho o carro meio manco, talvez pelo peso dele. Queria dar um up no motor mas me mantendo “dentro da lei” (10% de aumento de potência). Pensei em swap de motor mas pra registrar a mudança ia precisar de um despachante.
Após algum tempo pesquisando medidas de pistões, bielas, vira e etc dos motores GM, cheguei a um possível projeto.
Retirei o virabrequim do 1.0 e coloquei do 1.4 VHC flex, usei a biela original e pistões do Onix 1.0 SPE/4 (ele tem altura de compressão menor pra compensar o maior curso do vira).
Com maior curso, o volume calculado com o que tinha de informação, o carro virou 1.2 litro aproximadamente e o torque melhorou muito.
Tive que colocar os bicos do Onix 1.4 flex pois os de 1.0 não deram conta, o carro falhava muito.
Só na gasolina o carro da uma falhadinha de leve (acho que é pre ignição por causa do aumento na taxa de compressão) então abasteço ele com 30% de gasolina e 70% de álcool (foi a melhor mistura que observei).
A bomba de gasolina já era flex, coloquei o câmbio do Onix 1.0 2019 6 marchas por que o meu estava com folga no diferencial, aí já ficou mais preciso e mais econômico na marginal.
Antes de modificar o carro fazia 10km/l (só gasolina) e não dava pra usar o ar-condicionado em subidas (era muito sofrido), agora faz 11,4 km/l no mesmo trajeto (isso com a mistura de álcool e gasolina) e posso ligar o ar-condicionado e ser feliz.
Sinceramente, se você vai pagar alguém pra fazer por você, coloca logo o motor 1.4, mas gosto de eu mesmo fuçar e testar, faria de novo pela experiência.

Assim que der apareço pra ver se alguém perguntou alguma coisa, mas devido a correria com a facul, eu provavelmente devo demorar a responder.

Espero ajudar alguém querendo um projetinho mais “seguro” 😂.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Interessante... mediu a taxa de compressão nova?
Não precisou / achou bom colocar uma polia regulável para o comando?
Conferiu as alterações que a ECU fez para se adequar com a preparação?
O carro ficou amarrado em alta?
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Aviator_Bear
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 16 2021f Agosto 2021 12:31:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Aviator_Bear »

Não medi, não tenho ferramenta para tal, fiz alguns cálculos (não sou expert em preparação, sou mecânico de manutenção de aeronaves) e acredito estar por volta de 15:1.
Não coloquei polia regulável não (sinceramente não sei se seria melhor, eu teria que aprender sobre).
Não vi os ajustes que a ECU fez pois o único leitor OBD que tenho não tem o meu carro, então fica difícil confiar.
O carro ficou amarrado com os bicos 1.0, como tem maior deslocamento e consequentemente mais ar, imaginei que pudesse ser mistura rica. Vi algumas especificações dos bicos de outros carros da GM e optei em testar os 1.4 flex quatro furos (tive que mudar o conector do carro que era diferente).
Após a instalação dos bicos 1.4 o carro ficou muito bom, forte e com uma pequenas falhadas (acredito que seja a taxa de compressão alta), comecei a misturar um pouco de álcool junto da gasolina e as falhas foram sumindo até desaparecer, aí continuei aumentando a proporção de álcool até o carro começar a perder rendimento (começou a ficar levemente mais fraco e a autonomia caiu um pouco), voltei um pouco com as proporção e cheguei na casa dos 70% de álcool e 30% de gasolina.
Quanto ao carro ficar amarrado em alta, eu não sei afirmar, pois não costumo passar das 4000rpm (sei que carro 1.0 tem sua potência nas altas rotações, mas não dirijo muito rápido e por preferência fico abaixo das 4.500rmp), acho, mas puro achismo mesmo e faz sentido, que o motor ficou um pouco mais lento pra ganhar rotação, afinal agora tem um vira mais pesado e o RL está maior.


Aviator_Bear
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 16 2021f Agosto 2021 12:31:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Aviator_Bear »

Quando disse mistura rica, quis dizer mistura pobre.


gui1985
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quarta-feira 26 2021f Maio 2021 04:17:33 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por gui1985 »

Como voce fez isso caber? Nao tem como caber o virabrequim do 1.4 com biela mais longa do 1.0 e o pistao do 1.0 . Altura do bloco do 1.0 e do 1.4 é a mesma, porem os pistoes do 1.0 e 1.4 tem alturas diferentes. O 1.0 é bem mais alto. Usinou o pistao p ficar mais baixo?


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

oh gloria, só 1cm a mais de curso, e 15:1, mais alta do q pra etanol, queimando gasolina :D
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Aviator_Bear
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 16 2021f Agosto 2021 12:31:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Aviator_Bear »

gui1985 escreveu: Sexta-feira 01 2023f Dezembro 2023 12:29:15 AM Como voce fez isso caber? Nao tem como caber o virabrequim do 1.4 com biela mais longa do 1.0 e o pistao do 1.0 . Altura do bloco do 1.0 e do 1.4 é a mesma, porem os pistoes do 1.0 e 1.4 tem alturas diferentes. O 1.0 é bem mais alto. Usinou o pistao p ficar mais baixo?
A altura de compressão do pistão do SP4 é menor, então ficou ligeiramente (1,5mm aproximadamente) mais baixo que a face do bloco.


Aviator_Bear
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 16 2021f Agosto 2021 12:31:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Aviator_Bear »

SemControle escreveu: Sexta-feira 01 2023f Dezembro 2023 07:52:05 AM oh gloria, só 1cm a mais de curso, e 15:1, mais alta do q pra etanol, queimando gasolina :D
11mm acha pouco? Arredondando da uns 17% a mais de curso, aumenta a alavanca, o que aumentou o torque (como descrevi fez muita diferença pra mim) e agora eu rodo como dito acima, com 70% de álcool e bebendo menos.
A taxa pro etanol vai até 14,5:1 bem próximo dos 15:1 que calculei, não medi.
Fora tudo isso, gosto de fazer eu mesmo as coisas, pra mim é diversão e aprendizado, faria tudo de novo só por isso. Só vim compartilhar por que funcionou.


gui1985
:: Wind ::
Mensagens: 16
Registrado em: Quarta-feira 26 2021f Maio 2021 04:17:33 PM
Localização: Moji Mirim - SP
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2006

Mensagem por gui1985 »

Se o pistao ficou 1.5mm abaixo da linha do bloco, o tamanho da camara de combustao aumentou. A camara nao é so o que tem no cabecote, mas tb o espaco da junta e o espaco que fica na cabeca do pistao tb. Vc tem que somar essas diferencas na hora de calcular a taxa. A taxa do seu motor deve estar na casa dos 10:1. Alem disso o fato dele nao estar subindo mto o giro é porque vc mudou o motor mas o modulo pensa como se o motor ali ainda fosse original. O cabecote, comando, tamanho de valvula, nao foi feito p trabalhar com esse volume, assim como o comando do 1.0 tb nao foi feito p trabalhar com esse virabrequim do 1.4, a litragem diferente, taxa diferente. o modulo nao entende essas mudancas. Funciona mas nao fica 100%


Aviator_Bear
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Segunda-feira 16 2021f Agosto 2021 12:31:36 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2004

Mensagem por Aviator_Bear »

Positivo my friend, levei em consideração o volume que aumentou na câmara de combustão. Fiz os cálculos com o motor original pra estimar o volume da câmara original, somei o volume que foi aumentado e novamente calculei a taxa já considerando o novo deslocamento. Quanto ao giro, só sinto que ele demora um pouquinho mais pra ganhar giro, nada que faça diferença pro meu uso. Sei que o carro não ficou 100% redondo, mas pro meu uso ficou melhor do que estava.


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”