Abrir bloco MPFI 1.0 para 1.4 VHC

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
fernando_scherer
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 28 2017f Junho 2017 12:30:51 PM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2002

Abrir bloco MPFI 1.0 para 1.4 VHC

Mensagem por fernando_scherer »

Boa tarde, sou novo no fórum, vou me apresentar brevemente e deixar uma dúvida, estou aceitando sugestões, ideias e conhecimento técnico de vocês, valeu.
Tenho 21 anos e sou mecânico desde os 13-14, ajudava meu pai na sua oficina em meio turno até completar o EM. Estou estudando eng. da computação (sou Técnico de Infra também), gosto bastante da parte de injeção, preparação de motores e etc.

Tenho um corsa 1.0 2002/2003 Gasolina, o carro esta com 120.000km sou o segundo dono, comprei o carro de um senhor que tinha o carro somente para passeio, ele esta muito bem cuidado, tem ac e direção, pretendo ficar com ele.
Minha primeira dúvida é referente ao bloco, o carro tem 71cvs, utiliza o bloco MPFI ou vhc, ja vi tantos por ai porém o meu não estou conseguindo tirar essa dúvida sem abrir ele, pretendo transformar o carro em 1.4 e legalizar, tive umas ideias para fazer isso que vou citar:
1- Liguei no detran e me informei sobre a troca de motores, posso utilizar qualquer motor da mesma familia (GM) que não ultrapasse 10% da potencia original e tenha nota fiscal.
2- Pensei em adquirir um motor completo 1.4 (Corsa EFI 96) e taxar ele, mexer na injeção e etc, porém tive outra ideia.
3- Caso o meu bloco já seja VHC, não pretendo abrir pois sei que ficará fraco, comprarei um bloco do mpfi antigo 1.0 (até 2000) e abrirei ele para 1.4 (fiquei sabendo que da pra abrir até 1.6 então 1.4 deve aguentar bem) e também farei troca de virabrequim, pistões e darei um trato no cabeçote começando por taxa (talvez, dependendo das sugestões, taxar um pouco), trocar as valvulas pelas 1.4, talvez trocar comando e mexer na injeção (troca bicos, mapa e etc).
Como gosto de mexer no carro, ja fiz uma aspirada light, mexi um pouco no ponto do comando e adiantei uns 4-5 graus a roda fônica, fiz uma entrada de ar totalmente fechada com dutos puxando o ar de baixo. Estou tirando em torno de 80 cvs com ele, fazendo média de no minimo 10km/l na cidade e 15km/l na estrada.

Gostaria de saber se posso trabalhar no meu bloco, ou faço a troca pelo 1.0 mpfi e então abro ele pra 1.4, não pretendo colocar motor maior pois quero legalizar e utilizo o carro no dia-a-dia, minha ideia é tirar pelo menos em torno de 110cvs no final, também considero transformar ele a alcool, aceito sugestões.

Obrigado pelo apoio desde já! Valeu.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

gosto do otimismo do povo, essa aspiracao ja deu toda essa cavalaria.......brincar de aspirar 1.0 de 70cvs e chegar em 110cvs é otimismo pra mais de km, ja vi bastante 1.6 no tudo q ta beirar os 120cvs.....e com o detalhe, so funciona mesmo de medias pra altas, com o detalhe de F1 ser um pessimo motor girador....
bem, sua fonte ja nao é confiavel, 1.0 nao abre pra 1.6, e vai da sorte abrir pra 1.4, se procurar tem topico de artistas q tentaram e ficaram sem bloco......
eu quero entender pra q disgraca vc quer abrir o motor e ir procurar sarna querendo legalizar algo q vai fazer dentro do bloco q ninguem ve e identifica?

a sugestao é se quer um carro com 110cvs, troque por um original de 110cvs, te dara menos dor de cabeca.....

meu corsa brinquei de tudo q vc tem ideia ai, pra chegar no final e nao ter o q fazer, passar pra frente e pegar outro carro, ai vc ve q original ja superava e muito a preparacao, mas nao contente ainda coloquei turbo, no final das contas, o motor era maior, e somado ao turbo andava infinitamente mais, e bebia quase q a metade do corsa aspirado.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
fernando_scherer
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 28 2017f Junho 2017 12:30:51 PM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por fernando_scherer »

SemControle escreveu:gosto do otimismo do povo, essa aspiracao ja deu toda essa cavalaria.......brincar de aspirar 1.0 de 70cvs e chegar em 110cvs é otimismo pra mais de km, ja vi bastante 1.6 no tudo q ta beirar os 120cvs.....e com o detalhe, so funciona mesmo de medias pra altas, com o detalhe de F1 ser um pessimo motor girador....
bem, sua fonte ja nao é confiavel, 1.0 nao abre pra 1.6, e vai da sorte abrir pra 1.4, se procurar tem topico de artistas q tentaram e ficaram sem bloco......
eu quero entender pra q disgraca vc quer abrir o motor e ir procurar sarna querendo legalizar algo q vai fazer dentro do bloco q ninguem ve e identifica?

a sugestao é se quer um carro com 110cvs, troque por um original de 110cvs, te dara menos dor de cabeca.....

meu corsa brinquei de tudo q vc tem ideia ai, pra chegar no final e nao ter o q fazer, passar pra frente e pegar outro carro, ai vc ve q original ja superava e muito a preparacao, mas nao contente ainda coloquei turbo, no final das contas, o motor era maior, e somado ao turbo andava infinitamente mais, e bebia quase q a metade do corsa aspirado.....
Não sei se pegou minha ideia, sei que o vhc 1.0 já foi estrangulado conseguindo 71cvs... eu não quero abrir ele, sei que o bloco do 1.0vhc é diferente do 1.0 mpfi (antigo) pois ja comparei dois motores 1.0 e 1.6 antigos e os blocos são iguais, minha dúvida é a seguinte: se o bloco do corsa 1.0 71cvs ja é o VHC ou é o mesmo do modelo antigo somente com mais taxa? Pois se for o modelo antigo consigo abrir, se não der vou comprar um bloco do 1.0 antigo e abrir ou comprar direto do 1.4 e fazer ele ficar igual o vhc 1.4 da montana, que tem 105cvs... acho que 110cvs no 1.4 vhc é pouco ainda, sendo que tirei sozinho (com mão de obra) 8-9 cvs no 1.0 só mexendo em ponto e admisão...
Obrigado desde já...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

suas fontes são fracas, e seu otimismo enorme.....
bloco 1.0 é bloco 1.0 não mudando absolutamente nada seja VHCE, FLEX, VHC, MPFI e EFI (pouca coisa mecânica e sistema de injeção q definem os nome, mas o bloco é igual) e ponto..........
tanto faz o bloco 1.0 q vai comprar (todos são iguais como já disse) jamais abre pra 1.6 e ponto novamente, não adianta ser parecido ou idêntico por fora.........existe ainda a chance enorme de perder o bloco nessa tentativa de abertura pra 1.4, se quer teimar procure conhecer as medidas, tem tópico com isso no fórum....
não existe 1.4VHC, ou são so MPFI sem taxa ou são FLEX (deixa vc procurar nessas suas fontes o q faz a diferença entre eles)
já disse o q deve fazer pra ter o carro com a potencia q quer, mas se quer se meter a detonar (já vi q quer, manda ver, ta cheio de gente q acha q sou chato pq falo a verdade), procure fontes confiáveis, e muito conhecimento ainda....ta faltando conhecimentos básicos ainda no funcionamento dos motores pra querer inventar isso tudo
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
fernando_scherer
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 28 2017f Junho 2017 12:30:51 PM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por fernando_scherer »

SemControle escreveu:suas fontes são fracas, e seu otimismo enorme.....
bloco 1.0 é bloco 1.0 não mudando absolutamente nada seja VHCE, FLEX, VHC, MPFI e EFI (pouca coisa mecânica e sistema de injeção q definem os nome, mas o bloco é igual) e ponto..........
tanto faz o bloco 1.0 q vai comprar (todos são iguais como já disse) jamais abre pra 1.6 e ponto novamente, não adianta ser parecido ou idêntico por fora.........existe ainda a chance enorme de perder o bloco nessa tentativa de abertura pra 1.4, se quer teimar procure conhecer as medidas, tem tópico com isso no fórum....
não existe 1.4VHC, ou são so MPFI sem taxa ou são FLEX (deixa vc procurar nessas suas fontes o q faz a diferença entre eles)
já disse o q deve fazer pra ter o carro com a potencia q quer, mas se quer se meter a detonar (já vi q quer, manda ver, ta cheio de gente q acha q sou chato pq falo a verdade), procure fontes confiáveis, e muito conhecimento ainda....ta faltando conhecimentos básicos ainda no funcionamento dos motores pra querer inventar isso tudo
Kkkkk tranquilo... eu já desmontei motor 1.0 gm e sei qual a diferença deles, postei aqui para ter sugestões e obrigado por me confirmar que não posso abrir o meu motor, já li no fórum sobre quem fez, alguns deram outros não, o que mostra que nenum motor é igual... você nem avaliou as propostas que eu tinha... eu mencionei 3 alternativas, 2 você descartou, agora se eu pegar o bloco do 1.4 efi antigo? Oq me diz? Meu cabeçote serve nele? Aí poderia só trocar válvulas e comando pelo vhce talvez, e abrir dutos, preciso saber se a taxa é ajustada no cabecote ou no bloco, seI que a taxa do efi 1.4 é 9,6:1 o meu já é 12,6:1, digamos que se eu somente trocasse o bloco e abrisse o meu cabecote pra 1.4, a taxa ficaria qual? É desse ponto que preciso opinião, material técnico e etc. Se souber de algo fico grato pela resposta.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vc pega o bloco do 1.4, desapega de EFI MPFI, o bloco é o mesmo....(esse bloco 1.4 reza a lenda ser muito mais propenso a abrir pra 1.6)
vc pega o bloco e monta um motor 1.4, e so, vai ser 1.4 destaxado, quem da a taxa não é bloco, nem cabeçote, são os pistões originalmente, (fora da fabrica existe muita engenharia, ai vc ve o q acha melhor) se vc fatiar o cabeçote do 1.4 pra taxar até essa taxa toda, é uma vez so, e vc não tem mais chance de uma retifica no cabeçote.....ainda correndo um risco te precisar fazer cavas no pistao original
sim, se montar 1.4 vc deve montar com cabeçote de 1.4 e não querer inventar esse cabeçote em cima do seu cabeçote 1.0, num motor aspirado o cabeçote é o coração.....se inventa todo esse trabalha de transformação no seu cabecote, vai tanto ou mais $$ do q comprar o cabeçote já próprio 1.4....é muito trabalho pra ao menos igualar o CFM dos cabeçotes....
qq coisa q faça no seu cabeçote, ou no cabeçote comprado vc precisa buretar pra saber precisamente a taxa, não da nem pra confiar em comprar cabeçote de segunda mao falando q é zero, teria q buretar mesmo pra saber....comprando um cabeçote 1.4 vc tem um espaço pra fazer melhorias nele no sentido de um motor aspirado....
seu cabeçote original 1.0 no 1.4 elevaria bem a taxa, mas tem q ser medido, conferido se há espaço pras válvulas trabalharem livres, tudo isso, sobe a taxa, mas o CFM é inferior, vc não facilita a entrada do ar...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
fernando_scherer
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 28 2017f Junho 2017 12:30:51 PM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por fernando_scherer »

Show de bola, agora nos entendemos... hehe he
Era so isso que queria saber, o motivo de eu falar "vou pegar bloco do 1.4 efi antigo" é só por causa da questão de legalizar, pretendo fazer o motor ficar igual ou melhor do que o 1.4 vhce, a diferença é que um bloco 1.4 mais moderno (celta tem 85cv se n me engano) vai passar os 10% permitido pra fazer a troca no documento... por isso comentei de pegar bloco do modelo antigo com nota, ele tem 60 CV aí passa kkkk
Se fizer isso provavelmente vou trocar pistões pelo modelo novo pra dar mais taxa, se conseguir o motor c cabecote melhor, aí talvez só baixo um pouco, se n conseguir cabeçote aí só vou trocar aa válvulas e tálvez um comando maior (se encontrar um roletado), o polimento dos dutos eu mesmo vou fazer, pois a massa de ar vai ser pouca, ainda mais em alta que o 1.4 vai querer puxar porém não vai ter espaço, aí realmente teria q ver de investir em um cabeçote 1.4 ou até 1.6...
Tem outra que ouvi falar, já vi colocarem cabeçote do 1.0 16v em cima do 1.4, oq me diz a respeito disso? Sei que o 1.0 vai "sufocar" meu motor, então quando for comprar o bloco já vou ter q ver um cabeçote, a questão é qual...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

desapega e vai atrás de coisas boas logo....
pega o 1.4 econoflex, todo e completo com injeção e tudo, já vem com 105cvs, já vem com a taxa galatica de 12 e tralala, já vem com cabeçote roletado, a injeção já tem o sensor de detonação essencial e indispensável com essa taxa galatica, se o seu é dos primeiros VHC não tem, e custa caro não ter, já vem com tudo q vc quer inventar, so q pronto de fabrica, reduzindo a chance de uma mercadoria no meio do caminho e tantas adaptacoes.....

a ideia de por um cabeçote 16V é interessante, mas eu usaria na montagem de um motor 1.8 pra contornar a grande R/L, so q.....muda bastante coisa com a injeção, e qnt mais mistura projetos maior a chance de dar uma mercadoria, por isso já falei acima pra pegar o 1.4 completo de tudo

veja muito bem as entrelinhas pra legalização, não sei se é tao besta assim a lei....
o velho CHT é muito simples eu comprar um bloco e montar qq miolo la dentro de 1.0 a 1.6 assim num piscar de olhos, é um motor q se altera a cilindrada com as duas mãos nas costas.....então eles não se apegam apenas a isso não....
lembro perfeitamente na legalização do turbo, isso de aumento de 10%, não basta eu falar é 0nada de pressão ou treizkilimei....tem q passar no dino pra levar o laudo de potencia....é a potencia medida, não a potencia dita...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
fernando_scherer
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Quarta-feira 28 2017f Junho 2017 12:30:51 PM
Localização: Lajeado - RS
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN 1.0 MPFI 8V 71CV
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por fernando_scherer »

Show, entendi o processo kkk
Teria que legalizar antes de fuçar no motor... tenho outro ponto a levantar, minha central é hibrida (aquela pequena com conector preto e cinza) essa central aceita chip? A taxa dele aceita álcool de boas certo? Além do obvio (bomba, bicos, etc) teria algum jeito de converter sem mexer na central, já ouvi pessoas que colocaram um bico "maior" pra álcool, pela questão da mistura, mas deve alterar algo mais certo? O que me diz da conversão do 1.0 pra álcool? Vale?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

so a taxa não basta, vc tem uma taxa estratosférica pra queimar gasolina, sua curva de ponto é super baixa pra não pré detonar, colocar álcool e tirar todos os benefícios vc precisaria mudar a curva de ponto....bicos, bomba, essas coisas tradicionais precisa mesmo.....sem mudar ponto vai andar, claro q vai, 100% não....
essa central não troca chip, mas é passível de ajustes
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”