[DÚVIDA] - projeto corsa gsi c20xe

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
radagast
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 28 2016f Fevereiro 2016 10:51:59 PM
Localização: Cristalina - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - projeto corsa gsi c20xe

Mensagem por radagast »

boa noite a todos, vamos dar inicio a uma jornada epica em que um apaixonado pelo mundo automotivo e pelos motores, nesse projeto me acompanha um corsa gsi vermelho, 1995, e um motor c20xe que estou prestes a abracar...
Acompanho o CC a anos, leitor avido das aventuras dos loucos como eu que vem aqui compartilhar seus projetos e sonhos, sempre prestando muita atençao a cada detalhe compartilhado por entusiastas que sao verdadeiros engenheiros.
E com enorme satisfação que vou contar a vocês a minha historia com o mundo automotivo e com os corsas, por muito ler e ter brincado em alguns motores de motos aprendi um pouco sobre mecanica, dinamica dos fluidos, eletrica, aerodinamica e preparação em geral, nao sou formado em nada e nem um mestre nos paranaues da preparação, mais me considero um cara curioso e que aprende facil então poderei compartilhar com vcs oque eu tiver de util a doar.
Vou começar pela minha historia e de porque amo os corsas, me chamo David e moro em uma cidade chamada Cristalina, fica a 2 horas de Brasilia, aprendi a dirigir em um corsinha verde que era da minha tia, me apaixonei pelo carrinho, novinho na epoca, pequeno e arredondado, muito diferente dos quadrados da epoca, com 20 anos tive meu primeiro carro, um corsa gl vermelho 2 portas, 1.4 efi, nao.era bem um foguete mais me servia, montei nele na epoca 10000 de som e rodas aro 17, hoje vejo que isso foi burrice, resolvi trocar de carro e adivinhem oque me aparece...exatamente, o corsa gsi vermelho, todo original e lindo, me apaixonei pelo carro, foram muitas as vezes que sai na garagem so pra olhar ele, o motorzinho 1.6 com seus 108 cavalos me serviu bem ate aqui, mais meus anceios por velocidade me trouxeram ao nosso projeto, em minha cidade existe um aeroporto, onde são organizadas corridas nos fins de semana, são 402 metros de felicidades e muitos borrachões com os chevas e APs que tem poraqui, carros que estão brincando na faixa de 300cv, como estou entrando m territorio de APs e melhor ir preparado para guerra certo? e isso me levou a negoiar um motor c20xe para espetar no tomate(apelido do danado), a ideia inicial e trabalhar no motor aspirado com cambio curto e giro necessarios para atingir uma faixa de 250 cv me levar aos 220 por hora no menor tempo possivel nos limites de um bloco 2.0 16v sem extrapolar o limite de r/l, ja que os aspirados necessitam de giro para ganhar potencia, aguardo acompanhamento da galera e se eu sentir que estão interessados em saber com detalhes as novidades e acelerads desse novo projeto manterei vcs informados e pesso que me ajudem pois so.tenho o songo e algum conhecimento teorico, espero que possam me ajudar a criar um novo monstrinho para acelerar nas arrancadas e track days pelo nosso pai.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se quer chegar em 220 já reveja seus planos....
não adianta nem por um W12 de 50000cvs ai se ele vai girar os mesmos 6500rpms do motor original pq vai ter a mesma final q vc consegue com seu motor original.....motor GM não é o supra sumo pra girar....

pro q quer é muito mais negocio trabalhar em cima do seu próprio motor mesmo, sem subir muito o limite de giro pq já sofre originalmente a falta de lubrificação....mas pra 400mts não é tao sofrido não....
tem q ver q girar girar não cria CVs, a coisa vai muito além.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
radagast
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 28 2016f Fevereiro 2016 10:51:59 PM
Localização: Cristalina - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por radagast »

grande sem controle, e um prazer conv com vc apos acompanhar por muito tempo as dicas que posta em outros topicos, estou tentado a montar um turbo encima do meu proprio bloco, apos conversar bastante com um preparador aqui da cidade e ler bastante coisa na internet eu cheguei a conclusao dq 300cv que sao meu objetivo eu n preciso fazer uma mudanca de bloco, oque me daria mais trabalho e gastos, estou trabalhando encima da ideia de um 1.8 16v rodando com 1k inicialmente e apos forjar usar algo perto de 1.3 pra passar dos 250cv, algo entre 250 e 300cv ja me faria bastante feliz...
vamos as perguntas, que turbina usar para ter uma pegada antes dos 4k e que empurre legal ate o corte, li que a k16 e otima pro 1.6 mais pretendo colocar vira e pistoes fo 1.8, minha caixa de marchas arranha primeira e segunda, que caixa usar?a dos 1.8 16v?e o gsi com miolo novo montado 1.8 aguenta rodar com 1k sem forjar?(logico que nao vou abusar)que potencia vcs, qu estiman que vira com 1k e acerto fino na injecao original?e mais uma, hehe, que bicos usar para atingit os 250cv
desde da agradeco
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

problema são as quebras extra motor q vem com essa violência.......

da uma olhada aqui e veja q com muito menos se monta algo bacana
http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=92484

as relações de cambio andam encurtando cada vez mais, e pra tudo isso não vejo nada bem adequado, mas eu faria a manutenção no seu cambio mesmo pra mantê-lo.....
pegar aqui ou ali vai muito do acerto....qnd montei o cara q fez a retifica na minha turbina queria trocar a caixa quente por uma menorzinha pra pegar cedo e isso e aquilo, não quis, mantive original a .42 .48 e através de acerto com 1.5 de pressão pegava antes dos 2K rpms, hj bem acertadinho pega mais pra cima, e consigo andar de boa em estrada a 100~110 sem pressurizar.....
como vc quer uma cadeira elétrica, já descarte usar a injeção original, ela limita e muito a preparação, se fosse algo civil, tudo bem, vc poderia manter a injeção original....no meio do ano foi feito uma revisão no meu carro, mantendo a pressão, a troca por uma injeção programável aumentaria coisa de 50~70cvs pelas possibilidades de acerto....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
radagast
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 28 2016f Fevereiro 2016 10:51:59 PM
Localização: Cristalina - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por radagast »

entao, ja li a jornada desse econoflex, acompanho o cc a muitos anos, o familia 1 sem miolo forjado aguenta que potencia?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é meio relativo q vai muito de acerto, os antigos MPFI conseguiam dobrar a potencia bem acertadinho.....
ai a geração taxados já não permite o mesmo sem muito mais investimento $$$$$$ e ai depende o qnt se quer de potencia e o qnt pretende investir mesmo.....até mesmo condições de uso.....um simples FII com turbo já demanda reforços estruturais no carro pra uso no dia a dia....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
radagast
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 28 2016f Fevereiro 2016 10:51:59 PM
Localização: Cristalina - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por radagast »

meu projeto e poder brincar com os caras que correm aqui, os carros deles estao acima de 250cv, tem um chevette aqui que e o capeta, n tenho tanto problema com valor, algo abaixo de 10000 e possivel, acima disso vou ter q fazer por partes, mais n e impossivel, preciso na verdade criar um plano e ai sim pensar em como executar, cada um que conv fala uma coisa, to pensando em forjar ele para 1.7 com pistoes iasa 83 e bielas scat e usar uma hx35, problema e que pra acertar uma ft vou ter que ir pra Brasilia, e n conheco ninguem la nessa area
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cara, qnd montei meu carro acho q em 2009 foi investido em torno de 12K na época, tudo isso esta dentro de peças do turbo, montagem, retifica, suspensão, freio, pneus, legalização.....como tudo sobe de preço, creio q pra essa violência q vc quer realmente, os 10K não devem dar conta não......
em vez de investir tanto querendo tantos cavalos é muito mais negocio pensar em como passar de forma eficiente pro chão....não adianta vc ter o motor com 400vcs se qnd acelerar o carro so cavar asfalto criando fumaça......
no mesmo acerto precisei mudar 2X a suspensão pq não tinha chão, fazendo tracionar anda muito mais hj do q qnd passarinhava cantando pneu pra todo lado......
onde fiz o acerto do meu carro no meio do ano passado os caras trabalham praticamente apenas com carros de pista, vc precisa achar alguém desse nível pra elaborar um projeto certo....

não da pra comparar os carros tração traseira, passa com muito mais facilidade pro chão isso tudo.....esse chevette deve ta muito bem montado ou não rende isso tudo....a transmissão pro eixo traseiro do chevette é de sabão, tudo deve ter vindo de fora ou fabricados especialmente pra essa nave.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
radagast
:: Wind ::
Mensagens: 11
Registrado em: Domingo 28 2016f Fevereiro 2016 10:51:59 PM
Localização: Cristalina - GO
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por radagast »

a galera ta com carros de ate 400cv aqui, pessoal n tem do de investir, sou um pequeno empresario em comeco de carreira, de inicio agora n tenho tanto para investir, e realmente ter muita potencia e pouco chao nao vai me adiantar muito, estou cogitando a ideia de montar um turbo simples inicialmente e ir aprendendo mais sobre arrancada e oque preciso para um carro realmente forte, to vendo que o conhecimento que tenho(que julgava ser rasoavel)nao e tao grande assim...
mais vamos conversando nesse e em outros topicos ate decidir que projeto seguir, obrigado prla ajuda, conto com o apoio de vcs para n fazer CENSURADO
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

vc tem q coletar informações com o pessoal q anda la......
fazer um bem bolado entre as boas ideias se combinam num projeto único....

pra arrancada sem duvidas ia em busca de um tração traseira, qq carro qnd acelera ele empina levantando a frente, e apoiando o peso no eixo traseiro.....se a tração é na frente já fica sem peso e muita rotação dos pneus faz fumaça, se a tração é traseira qnd a dianteira levantar o peso no eixo traseiro aumenta, e os pneus sentam mais ainda no chão.......MAS nada q uma suspensão bem trabalhada e travada não ajudem muito a minimizar esse efeito....

veja pq pra montar uma cadeira elétrica dessa ai q quer, vai ser um carro so de pista, compensa ir em busca de veículos baixados pq vc não precisa documento pra andar SO na pista, precisa carretinha pra levar e tudo, mas vc monta algo violento e dedicado......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”