[DÚVIDA] - Trocar o cabeçote 1.4 pelo do 1,8 vale a pena?

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Leo Real
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 22 2016f Janeiro 2016 08:02:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Trocar o cabeçote 1.4 pelo do 1,8 vale a pena?

Mensagem por Leo Real »

Olá a todos,

Tenho pouco tempo de casa, e sou mais leitor do que "escrevedor".

Recentemente peguei um Corsinha C Maxx 1.4 8v Econoflex que era do meu avô.

O carrinho é divertido, mas como um bom entusiasta, nunca estamos satisfeitos, sempre buscamos algo a mais.

Tenho um amigo, que a no mínimo uns 10 anos atras, teve um Corsa B 1.0 EFI e montou o cabeçote e comandos do 1.4 EFI e o carro ficou bem divertido.

Vale a pena trocar o cabeçote 8v dele + comando + admissão e coletor de escape pelo do Corsa C 1.8?

Ou talvez, ao invés de usar essas peças do 8v do Corsa, partir para as peças do 16v do Meriva.

A ideia é ter um ganho, principalmente de torque em baixas rotações, pois até uns 3 mil rpm o carro é meio morto. Estou acostumado com motor 2.0 da VW, motor com um bom torque.

Não entendo nada de mecânica GM, sou totalmente novo nessa praia. Dei uma navegada por essa área do fórum, li até a 5 pagina e não encontrei nada sobre esse tipo de modificação.


Desde já agradeço a todos pelas dicas.

Obrigado
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se por um 16V vai ver o q é morto em baixa....fora a troca de bastante coisas extras
não vale a troca do cabeçote do 1.4 pelo 1.8 pq vc vai destaxar o motor e deixar morto de baixa a alta.....pessoal do 1.8 usa o 1.4 justamente pra subir a taxa do motor....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Leo Real
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 22 2016f Janeiro 2016 08:02:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leo Real »

Obrigado pelo retorno SemControle....


Pensei na troca exatamente pelo mesmo que meu amigo havia feito no Corsa B dele, mas pelo visto no caso do Corsa C, não tem o mesmo resultado.

Tem ideia do diâmetro das válvulas do cabeçote do 1.8? Sabe se são maiores do que a do 1.4?

Vi em outro fórum um camarada que comentou que havia mandado preparar o cabeçote do 1.4 na Paula Faria em SP e o ganho foi de 3cv. Logo, como o ganho é bem pequeno, não acredito que valha a pena fazer trabalho nas câmaras deste cabeçote.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

cara num motor aspirado o cabeçote é o coração do motor, se tira muito mais q isso, so q preparação não é simples assim, faco o cabeçote hj e ganho 10, ponho o escap e ganho mais 10, ponho velas e ganho mais 10
na verdade preparação são conjuntos de coisas, o problema desses últimos motores é q já estão no limite, já não tem muito o q ganhar.....
os cabeçotes dos 1.8 são muito semelhantes aos do 1.6 pra não dizer idênticos.....
se vc poe o cabeçote do 1.8 vc precisa mudar ele todo pra adequar a taxa de compressão novamente, e somente a manter igual a sua original, não se tem um ganho significativo, é preciso mais coisas....
algumas coisas além de simplesmente trocar o cabeçote ele deve ter feito....

eu acho q admissão são 38mm e escap 30 ou 31
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Leo Real
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 22 2016f Janeiro 2016 08:02:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leo Real »

SemControle escreveu:cara num motor aspirado o cabeçote é o coração do motor, se tira muito mais q isso, so q preparação não é simples assim, faco o cabeçote hj e ganho 10, ponho o escap e ganho mais 10, ponho velas e ganho mais 10
na verdade preparação são conjuntos de coisas, o problema desses últimos motores é q já estão no limite, já não tem muito o q ganhar.....
os cabeçotes dos 1.8 são muito semelhantes aos do 1.6 pra não dizer idênticos.....
se vc poe o cabeçote do 1.8 vc precisa mudar ele todo pra adequar a taxa de compressão novamente, e somente a manter igual a sua original, não se tem um ganho significativo, é preciso mais coisas....
algumas coisas além de simplesmente trocar o cabeçote ele deve ter feito....

eu acho q admissão são 38mm e escap 30 ou 31



Saquei....

Obrigado mais uma vez pelo retorno SemControle....

Estou achando que é mais pratico partir para um kit turbo com 0,6kg de pressão, sai mais em conta e o retorno em termos de potência é melhor....

Tomara que saia logo um kit da Biagio E-Drive para a nossa mecânica, para ficar uma coisa mais pratica....
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

questão de preparação o custo x cv da preparação é sem duvida muito favorável ao turbo, ainda mais se não vai montar nada absurdo, os custos podem ser reduzidos....

eu não sei, se por na ponta do lápis o q gasta além do e-drive e o custo total de um turbo vão ficar muito próximos.....tem muita miudeza q é interessante colocar e coisas grandes em $$$ pra por tmb....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Leo Real
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 22 2016f Janeiro 2016 08:02:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leo Real »

SemControle escreveu:questão de preparação o custo x cv da preparação é sem duvida muito favorável ao turbo, ainda mais se não vai montar nada absurdo, os custos podem ser reduzidos....

eu não sei, se por na ponta do lápis o q gasta além do e-drive e o custo total de um turbo vão ficar muito próximos.....tem muita miudeza q é interessante colocar e coisas grandes em $$$ pra por tmb....


Mais uma vez obrigado pelo retorno SemControle....

Kit turbo, já coloco no que a brincadeira começa em R$5.000,00

Só o kit turbo básico já sai de R$2.600,00 da Beep Turbo.

Se for montar de um jeito similar ao do sistema E-Drive, é só utilizar um gerenciador de bico extra + atraso de ponto.

Um gerenciador desse da Hardware está na faixa de 700,00~1.000,00.

Isso fora o bico extra, e outros por menores que nem sempre o kit básico vem com aquilo que queremos montar. Como válvula de alívio com retorno para a admissão, tubulação do filtro de ar, pois a ideia seria deixar o motor com menos cara de mexido possível, logo utilizaria a caixa do filtro original, e por aí vai....


Acredito que montando com 0,6kg de pressão dê para andar com 160~180cv....

E ainda dá para usar o coletor de admissão original, que se não me engano é de plastico nesse carro.

Essa receita já me atende perfeitamente.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

é, so não da pra se iludir q esse e-drive vem tao pronto e sem gastos assim....
montar parecendo original fica difícil, pq tem muito espaço aberto no cofre q deixa a vista muitas coisas...o meu tem capa então fica até discreto
Imagem
agora mudei o coletor, então não da pra por a capa, mas não da pra ver la grandes coisas q denunciem o turbo
meio otimista esperar chegar perto dos 200cvs, mas é tudo questão de acerto, então pra um acerto assim, já se torna caro, pq não tem muito de onde tirar em cima de uma injeção eletrônica original.....
esse ai q postei a foto uso muito muito pouco.....deixei pra revisão ano passado, so q os caras la onde deixei trabalham praticamente apenas com arrancada e cadeira elétrica, vamos dizer q o meu devia ser o mais fraquinho.....ai o cara tava apanhando pra acertar na injeção original, cogitei de por uma programável, mas o investimento frente ao uso não compensaria......mas em cima da potencia atual, daria pra tirar mais uns 50~70cvs.....

o gerenciador de ponto é extremamente necessário nesses motores super taxados, o maior problema q qnd vier pressão e o gerenciador tirar ponto, so vai te sobrar pressão, e não potencia, e isso até a própria injeção já consegue um pouco, o q original vc já sente a perda de potencia qnd coloca gasolina xingue lingue e o motor pre detona, e o sensor retira ponto....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Leo Real
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Sexta-feira 22 2016f Janeiro 2016 08:02:18 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Leo Real »

Obrigado novamente SemControle....

Não faço muita questão de muita potência nesse carro.... Seria mais um gás extra, usando uma turbina com uma carcaça quente pequena, tipo uma .36, para melhorar a pegada do carro em baixa e tentar acabar com o que acho do ser carro meio fraco em baixa rotações.... Não faço questão que o turbo empurre em alta rotação, pois é um carro de "dia-a-dia" spo utiliza mesmo baixas e médias rotações....

De "maconha" já me basta o outro....

Tenho dado uma olhada por curiosidade em gerenciadores de bico suplementar e atraso de ponto, vi que a Hardware tinha um que fazia isso, que saiu de linha, pode ser que encontre algum ainda em estoque.

Teria algum gerenciador para indicar?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tinha em mente esse da hardware, nem sabia q já era.....
ando meio por fora......

problema de montar um turbo pequeno, q a .36 nem é tao pequena assim, vc vai querer por fogo no carro pelo consumo....
vc vai andar em "baixa" já pressurizando, de medias pra altas vai sacrificar a turbina, no dia q pegar uma estrada vai chorar......
pra uma montagem q va te atender melhor, o ideal seria uma injeção programável, e alguns mapas pra atender a cada necessidade....
em acerto vc muda muita coisa, a minha .48 qnd eu rodava com 1,5 de pressão fazia já ter muita força com 2K rpms....hj eu ando a 100 numa estrada sem pressão....coisa impossível na época pelo acerto
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”