[duvida] trocando ventoinha para usar turbina maior

Tudo sobre projetos e preparações de motores (Turbo, Nitro, Blower), etc.
Responder
Vinicius De La Vega
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 09 2014f Setembro 2014 09:56:52 AM
Localização: Praia Grande - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[duvida] trocando ventoinha para usar turbina maior

Mensagem por Vinicius De La Vega »

Pessoal sou novo no fórum e tenho uma duvida.
Estou montando um corsa turbo (frente igual de montana) 2004/05.
Projeto ja tem pistão forjado iapel, bielas scat, embreagem de ceramica motor todo feito cabeçote original porem revisado e uma turbina holset hx30.

Minha duvida: o espapara a turbina eh muito pequeno pois meu carro tem ar de direção sendo assim nao consigo deslocar o radiador pra frente sem corta a alma do parachoque, ai comprei 2 ventoinhas mais finas universais na Crestana & Crestana a intenção era usar as duas atras do radiador de agua porem não cabe so cabe 1, ai esses dias estava pesquisando e descobri que os corsas montana mais antigos 04 (ano do meu) tem 2 ventoinha 1 pro radiador de agua e outra pro radiador do ar condicionado, e os mais modernos so tem 1 a ventoinha do radiador de agua segue link do mercado livre dos carros para vocês verem.

montana 2004 2 ventoinhas http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-58 ... -troca-_JM

montana 2009 1 ventoinha http://carro.mercadolivre.com.br/MLB-58 ... a-flex-_JM


agora minha duvida sera que posso deixar uma ventoinha menor no radiador de agua e colocar 2 no radiador do ar condicionado porem 1 do radiador do ar condicionado vai ativar junto com a do radiador da agua e a terceira seria ligada no chicote original da do ar?
aguardo ajudas
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

montar assim se preocupando em manter parachoque original, pq ja nao passou pra frente do radiador a ventoinha.....

se ja ta critico o espaco pra conseguir colocar 2, eu nao vejo como vai fazer pra por 3, de qq forma vc precisa consultar as especificacoes pra ver a eficiencia desses tipos diferentes e montar algo q nao va ser menor eficiente q o original no motor modificado, q vai demandar mais eficiencia ou trabalho do sistema....

o consumo das ventoinhas é alto, tem q ser bem feita essa engenharia pq nao deve ter tanta tolerancia de cabo assim pra suportar essa ligacao....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Vinicius De La Vega
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 09 2014f Setembro 2014 09:56:52 AM
Localização: Praia Grande - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Vinicius De La Vega »

Imagem

Imagem


na foto ai a ventoinha do radiador de agua esta ja a universal e a outra imagem esta a ventoinha original do ar condicionado e a universal que sera colocado 2 universais

então quanto a ligação eh o de menos pois a ventoinha do ar eh ligada separado da do cariador
Avatar do usuário
rbsmontemor
:: Champ ::
Mensagens: 434
Registrado em: Terça-feira 22 2008f Julho 2008 01:50:49 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rbsmontemor »

Pode fazer assim amigo sem maiores problemas. Essas ventoinhas costumam ter bastante vazão.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Projeto e Preparação”