[DÚVIDA] - Como desligar o SOM e APAGAR os faróis no alarme?

Responder
ide_pc
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Segunda-feira 04 2006f Setembro 2006 06:06:33 PM
Localização: Lages - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por ide_pc »

Massa, esta dica eu já tinha postado aki mesmo no forum, mas estou passando de novo pq acho que vc não viu:
poder ser usado em qualquer carro, com qualquer alarme, desde que se saiba onde ligar os fios.

Pessoal, já fiz isso em 3 corsas, agora fiz tbm num celta. É o seguinte:
primeiro o carro tem q ter alarme, ou no mínimo trava nas portas, senão, não dá.
Na chave de acendimento dos farois e setas tem 3 fios mais grossos, um amarelo (farois), um branco (sinaleira) e um vermelho, que é o que vamos usar (+12 v). Este fio vermelho deve ser cortado, e as duas pontas ligadas ao pino comum e o contato normalmente fechado de um rele. A bobina (ou a alimentação) deste rele vai ser ligada ao +12 V e no fio que faz o acionamento das travas eletricas no alarme (normalmente este fio dá terra quando as travas são acionadas, ou o alarme é acionado). Quando o Alarme é acionado, o rele liga, e entao corta a alimentação. Dependendo do rele usado (normalmente de 30 amperes), pode-se ligar também o som nele (eu usei 2 reles porque os que tinha eram fracos). Este procedimento teve um inconveniente: quando as travas eram acionadas, mesmo sem o alarme desligado, apagava tudo. Coloquei então outro relezinho (pode ser bem fraquinho) alimentado por aqueles 2 fios que ligam a lãmpadazinha do interruptor dos farois, (ou qualquer ponto de 12 V que seja ativado quando a chave do carro estiver ligada) e fiz o aterramento do rele maior atraves dele. Desta forma, quando liga a chave do carro, este rele substitui o fio que vai ao alarme, e aí tudo fica perfeito. Existem umas marcas de alarme que já vem com um fio apropriado para esta finalidade, aí é so ligar o rele nele. Outra recomentação: procure adquirir reles com bobinas de alta resistência, pois normalmente as bobinas dos reles comuns tem 40 a 60 hohms, e isto pode descarregar a bateria, ou aquecer demais o rele. Procurem, nas lojas de eletrônica, reles com bobinas de 200 hohms acima. Se não tiver jeito mesmo, ligue uma lãmpada pinguinho em série com o rele, que daí não vai consumir tanto. Recomendação: se vc não entende nada de eletrica de carro, não se meta a fazer, pois pode dar problema. Copie tudo e mostre a um tecnico em eletrica de automóveis, ou quem entenda de instalar alarmes, que ele vai entender direitinho (talvez até garnhar alguns trocados com a idéia).
Não desenhei pq. não sou muito bom de desenho, e estou sem tempo para desmontar o painel para tirar fotos. Acho que com as dicas acima e vontade de fazer vcs conseguem.

Voltar ao Topo
DML
:: Classic ::
Mensagens: 1304
Registrado em: Domingo 13 2006f Agosto 2006 12:08:02 AM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por DML »

ide_pc escreveu:Massa, esta dica eu já tinha postado aki mesmo no forum, mas estou passando de novo pq acho que vc não viu:
poder ser usado em qualquer carro, com qualquer alarme, desde que se saiba onde ligar os fios.

Pessoal, já fiz isso em 3 corsas, agora fiz tbm num celta. É o seguinte:
primeiro o carro tem q ter alarme, ou no mínimo trava nas portas, senão, não dá.
Na chave de acendimento dos farois e setas tem 3 fios mais grossos, um amarelo (farois), um branco (sinaleira) e um vermelho, que é o que vamos usar (+12 v). Este fio vermelho deve ser cortado, e as duas pontas ligadas ao pino comum e o contato normalmente fechado de um rele. A bobina (ou a alimentação) deste rele vai ser ligada ao +12 V e no fio que faz o acionamento das travas eletricas no alarme (normalmente este fio dá terra quando as travas são acionadas, ou o alarme é acionado). Quando o Alarme é acionado, o rele liga, e entao corta a alimentação. Dependendo do rele usado (normalmente de 30 amperes), pode-se ligar também o som nele (eu usei 2 reles porque os que tinha eram fracos). Este procedimento teve um inconveniente: quando as travas eram acionadas, mesmo sem o alarme desligado, apagava tudo. Coloquei então outro relezinho (pode ser bem fraquinho) alimentado por aqueles 2 fios que ligam a lãmpadazinha do interruptor dos farois, (ou qualquer ponto de 12 V que seja ativado quando a chave do carro estiver ligada) e fiz o aterramento do rele maior atraves dele. Desta forma, quando liga a chave do carro, este rele substitui o fio que vai ao alarme, e aí tudo fica perfeito. Existem umas marcas de alarme que já vem com um fio apropriado para esta finalidade, aí é so ligar o rele nele. Outra recomentação: procure adquirir reles com bobinas de alta resistência, pois normalmente as bobinas dos reles comuns tem 40 a 60 hohms, e isto pode descarregar a bateria, ou aquecer demais o rele. Procurem, nas lojas de eletrônica, reles com bobinas de 200 hohms acima. Se não tiver jeito mesmo, ligue uma lãmpada pinguinho em série com o rele, que daí não vai consumir tanto. Recomendação: se vc não entende nada de eletrica de carro, não se meta a fazer, pois pode dar problema. Copie tudo e mostre a um tecnico em eletrica de automóveis, ou quem entenda de instalar alarmes, que ele vai entender direitinho (talvez até garnhar alguns trocados com a idéia).
Não desenhei pq. não sou muito bom de desenho, e estou sem tempo para desmontar o painel para tirar fotos. Acho que com as dicas acima e vontade de fazer vcs conseguem.

Voltar ao Topo

Seria bom que você desenhasse esse esquema para que todos possam entender melhor e fazer a instalação mais detalhada.
Ao identificar e resolver um problema com seu corsa, poste aqui como foi solucionado o mesmo.
Isso nos ajudará a identificar e resolver também futuros problemas com nossos carros.

Classic 2009/2010 VHC E Preto

PELO SPORT, TUDO!!!
MatheusM
:: Moderador ::
Mensagens: 2013
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 10:48:23 AM
Localização: Brasília - DF
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MatheusM »

Eu nao gosto de apagar os farois junto do alarme, eu axo uma coisa meio Sem noção, pq assim que vc desligar o alarme ele vai acender dnovo :? é meio sem lógica isso, eu prefiro deixar o farol p/ funcionar junto da chave do carro, ou seja o farol só vai acender quando a chave tiver no contato, isso ai vc já nao vai ficar na mao sem bateria... Ou faz como eu estava pensando, Bota o farol principal p/ desligar com a chave e o meia luz p/ desligar no alarme
Avatar do usuário
marra
:: Super ::
Mensagens: 60
Registrado em: Quinta-feira 19 2004f Fevereiro 2004 12:50:02 AM
Localização: Florianópolis - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por marra »

onde é que fica a central de alarme do carro? eu nao tenho nem ideia qual a marca do meu, nao sei onde fica a fiação... mas é bom, tem interfaçe pelo visto, qdo eu aitvo ele fecha os vidros elétricos, trava as portas, e ativa o alarme, qdo eu viro a chave o carro trava as portas, qdo eu desviro a chave carro destrava as portas... tem outra parada legal nesse alarme tbem, nao sei c todos tem isso, vamos supor q eu desative o alarme mas nao abra o carro, nao entre no carro, depois de 1 minuto ele reativa o alarme sozinho....

algem me ajuda ai!
Corsa Wind BRANCO 98/98 - Film G5, Volante Shutt, Dir. Hidraulica, Trava e Vidro Elétricos, Alarme + Trava + Interface, Sub Bravox Premium Export II 12 - 200wrms, Módulo Roadstar RS-1200CH, Led Azul no Farol + Eagle Eyes, Lanterna Traseira Vermelha.
vagboy
:: Super ::
Mensagens: 66
Registrado em: Segunda-feira 09 2007f Julho 2007 12:58:59 PM
Localização: Barreiras - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por vagboy »

Ola amigos quero a ajuda de vcs como faco para instalar q rele auxiliar nos farois do corsa sedan 2001 pq uso lampadas de 100/90 e é nessesario da instalação do mesmo desde ja agradeço forte abraço a todos
carlos jr-ACT-NINJA
:: Piquet ::
Mensagens: 378
Registrado em: Sábado 16 2009f Maio 2009 06:57:14 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por carlos jr-ACT-NINJA »

entao pessoal o pionner para desligar eh soh ligar o fio laranjja no alarme

no meu caso o 6080pionner abs
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 20 2010f Janeiro 2010 04:38:31 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por »

olá corseiros:

Sou novo no clube, e desde ja quero agradecer as saudações a que fui alvo logo que aqui adentrei.

Aproveitando ao tópico, como mes de janeiro o trabalho é pouco, resolvi hoje fazer a ligação para que o som seja

desligado assim que o alarme seja acionado. Entao vamos lá:

Meu corsa é um seddan maxx 2004. Como nao achei informações sobre a central de alarme, resolvi utilizar o

sinal das travas elétricas para o comando; acontece porém, que o alarme travas as portas alguns segundos após a

ignição ser ligada, e isso causaria tambem a desabilitação do som. Pensei em utilizar o pós-chave para que inibisse

o funcionamento do sistema com a ignição ligada, mas essa solução traria outro problema: Estando aguem dentro do

carro, com as travas acionadas, o som só funcionaria estando a chave de ignição ligada. Parti entao para outra

solução: O sinal que habilita o sinal sonoro indicativvo de que a chave esta na ignição, quando a porta for aberta.

identificado um fio que permanecia aterrado quando as travas fossem acionadas, ele foi ligado por meio de um

resistor de 2,2k, à base de um transistor TIP122. outro resistor, esse de 22k, liga a base ao coletor do referido

transistor, e esse vai ligado ao +12. um diodo, em sérir com um resistor de 680R, acopla o sinal do aviso sonoro

também à base do transistor. O emissor do transistor, por sua vez, no meu caso, como é um som "xinfrin" (roadstar

xing-ling), cujo fio de alimentação e memória são um, e o outro fio de alimentação apenas fornece um sinal para

ligar o aparelho, foiligado diretamente ao som, dado seu baixo consumo nesse ramo (em torno de 250ma). Nada impede

pórem, que do emissor ao terra seja ligado um relê, para o comando de equipamentos de som que apresentem um alto

consumo; porém, tal relê dele apresentar uma resistencia ohmica da bobina elevada, para evitar superaquecimento de

descarga da bateria.um capacitor de 100X16 em paralelo com o relê visa eliminar algum transiente que porventura

pudesse causar o acionamento erratico do sistema. Em tempo, creio que o mesmo sistema possa ser usado para

habilitar-desabilitar o farol tambem, apenas fazendo-se uso de um relê com maior capacidade de corrente.a lógica do

sistema ficou entao assim:

alarme desativado, travas aberta- som habilitado
alarme ativado, travas fechadas- som desabilitado
alarme desativado, travas fechadas- som desabilitado
alarme desativado, travas fechadas e chave na ignição (independente de estar ligada ou nao)- som habilitado

Fiz algumas fotos do processo, apenas nao as coloquei aqui, por nao saber comno fazê-lo. se algum colega porventura

me passar a forma de as colocar, o farei com todo o prazer. Espero que essa explanação possa ser util aos demais

colegas; qualquer duvida, é só perguntar...Abraços!!! :lol:
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Quarta-feira 20 2010f Janeiro 2010 04:38:31 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por »

a propósito, o valor do capacitor (2200uF) deve ser variado de acordo com o consumo do relê; no meu caso, 2200 manteve o som ligado por muito tempo (uns 8seg) após a ativação do alarme. Trocando o capacitor para 1000uF esse tempo se reduziu para algo em torno de tres segundos; porém manteve-se o efeito desejado (evitar que o som desligue durante transientes de comutação). Abraços mais uma vez :lol: :lol: :lol:
(zoio) alvarenga
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sábado 27 2010f Março 2010 11:51:56 PM
Localização: Novo Horizonte - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por (zoio) alvarenga »

Galera sou instalador de alarme, som e insulfilm e sou novo aki no forum, mais fiz um esqueminha facil de intender! esse esquema é o mesmo q eu uso no meu classic, fikou show de bola![img]http://img249.imageshack.us/i/esquema.jpg/[/img][/url]
(zoio) alvarenga
:: Wind ::
Mensagens: 10
Registrado em: Sábado 27 2010f Março 2010 11:51:56 PM
Localização: Novo Horizonte - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por (zoio) alvarenga »

Galera sou instalador de alarme, som e insulfilm e sou novo aki no forum, mais fiz um esqueminha facil de intender! esse esquema é o mesmo q eu uso no meu classic, fikou show de bola! [img]http://img249.imageshack.us/i/esquema.jpg/[/img]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Personalização”