Pessoal,
Estou com um daqueles problemas que deixam qualquer um maluco:
Mês passado num belo dia o carro estava com meu cunhado e quando chegou no mercado, desligou o carro por 5 minutos e depois ele simplesmente não quis pegar. Como eu não estava na hora fui pelas informações dele que disse que no dia a luz da bateria não acendia. Pois bem nunca vi isso. O socorrista do seguro recomendou testar a bateria pois ela poderia estar ruim.
Levei em um auto elétrico e na casa de baterias para fazer os testes de bateria e alternador: no auto elétrico condenaram a bateria e queriam me empurrar um meia boca. Na casa de bateria ele disse que ela estava mais ou menos e que eu poderia usar até acabar. Optei por trocar a bateria, mas pesquisando comprei uma da Cral em outro local que estava em oferta. Nos dois casos fizeram testes com aparelhos (no auto elétrico com o multímetro e na casa de bateria com aparelho específico que simula cargas variadas - lá testou com corrente de partida de 400A)
No dia seguinte a instalação da bateria nova, sai para trabalhar de manhã cedo e na hora de ligar o carro "tac"....."tac"......"tac" a cada vez que eu tentava a partida um único "tac" era a resposta. Chamei o seguro e levei no eletricista que teve de trocar escovas e induzido que estavam gastos.
Ai me senti aliviado pois agora estava com o motor de partida arrumado e bateria novinha...quando penso que não segunda feira desta semana, fui trabalhar normalmente, o carro ficou o dia todo parado, à tarde liguei normal e fui parei no posto onde o carro ficou uma hora desligado e ai "tac" nada de acionar o motor de partida. Novamente chamei o seguro e o socorrista (por sinal o mesmo que atendo da primeira vez usou o booster (carregador de baterias portátil para casos de emergência). E não é que o carro pegou de primeira?
Semana passada o carro ficou 4 dias parado e pegou na primeira.
O socorrista do seguro acha que é fuga de corrente. Eu simplesmente discordo pois não tem lógica alguma isso. Suspeito de que seja o famoso bendix que esteja ruim pois pelo que lembro na nota ele não consta...
Desculpem pelo longo texto mas precisava explicar a situação e que algo já foi feito mas o carro não está confiável.
Depois deste socorro até agora está tudo normal. Estou viajando desde terça e o meu cunhado liga todo o dia e pega normal.
Alguém já viu isso? Será que teria alguma outra coisa a se fazer?
Só para lembrar esse Corsa é do modelo novo com BCM...
Abraços.
[DÚVIDA] - Falha no motor de arranque do Corsa. Como resolver?
- sergio_santos11
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[DÚVIDA] - Falha no motor de arranque do Corsa. Como resolve
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
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Sergio, vc. pode ter dois problemas, mas tem que atirar em um de cada vez...
Tac, plec ou clac...que não é seguido de nhem, nhem, nhem...é característico de motor de partida...Bendix, contatos de alta corrente... mas é lá ou o aterramento/positivo que tem que ser o melhor possível devido a alta corrente.
Tac, nhem, nhem, nhem, nhem, nhem...sem o vrummmm...já é caraterístico de bateria ou alternador que não a carrega...mas pode ser também motor afogado, fora de ponto, problemas de pressão do combustível ou parte elétrica da alta tensão (bobina, cabo de vela, vela, etc..).
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- sergio_santos11
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Estou mesmo desconfiado de problemas nos contatos da bateria pois não é sempre que isso acontece tanto que agora o carro está normal ou na pior das hipóteses o bendix deverá ser o culpado.Bange escreveu:Sergio, vc. pode ter dois problemas, mas tem que atirar em um de cada vez...
Tac, plec ou clac...que não é seguido de nhem, nhem, nhem...é característico de motor de partida...Bendix, contatos de alta corrente... mas é lá ou o aterramento/positivo que tem que ser o melhor possível devido a alta corrente.
Tac, nhem, nhem, nhem, nhem, nhem...sem o vrummmm...já é caraterístico de bateria ou alternador que não a carrega...mas pode ser também motor afogado, fora de ponto, problemas de pressão do combustível ou parte elétrica da alta tensão (bobina, cabo de vela, vela, etc..).
Os terminais estão em bons aparentemente mas vou revisar e lixar todos e, em último caso, trocar o bendix.
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Sérgio,
Eu me referi aos contatos de alta corrente que ficam montados no eletroima do motor de partida...mas também é bom revisar os bornes da bateria...
Eu me referi aos contatos de alta corrente que ficam montados no eletroima do motor de partida...mas também é bom revisar os bornes da bateria...
- sousaman
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sergio_santos11,
Não é o comutador de partida?
Faça umas pesquisas no fórum.
Abraços!
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Sousa, tudo bom? Há quanto tempo....sousaman escreveu:sergio_santos11,
Não é o comutador de partida?
Faça umas pesquisas no fórum.
Abraços!
Acredito que não pois o comutador impede o acionamento do motor de partida e o que acontece nesse caso é um sintoma que dá a impressão que motor está travado pois ele estala e quando o comutador dá problema ele não dá sinal algum de partida (pelo que eu vi até hoje). Posso estar falando besteira mas um cunhado meu teve um problema de comutador do Corsa B e não dava sinal algum de partida e só voltou a pegar com a troca dessa peça.
O curioso é que quando isso aconteceu, com o booster (não sei se você conhece este equipamento) o carro deu partida como se tivesse faltando carga na bateria.
Até agora o carro está normal e vou aproveitar para lixar os contatos superiores da bateria (cabos positivo e negativo e os pontos de aterramento).
Um abraço.
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- sergio_santos11
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Então Bangue estes foram limpos (e estavam em ordem) quando o motor de partida foi desmontado para troca das escovas e do induzido.Bange escreveu:Sérgio,
Eu me referi aos contatos de alta corrente que ficam montados no eletroima do motor de partida...mas também é bom revisar os bornes da bateria...
Só não mexi nos terminais e contatos da bateria na parte superior.
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Sergio,
O fato deles terem sido limpos e em primeira análise estarem em ordem, não os elimina...
O ideal é medir-se a tensão antes e depois dos contatos, quando a chave é acionada para dar a partida...
Se tensão antes e não depois: a armadura não se movimentou completamente para efetivamente fazer o contato ou eles não estão se unindo.
Se tensão antes e depois: algo errado na colocação das escovas, solda fria na bobina de campo etc...
Se a tensão some: mau contato de aterramento ou bateria para o motor de arranque...
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O ideal é medir-se a tensão antes e depois dos contatos, quando a chave é acionada para dar a partida...
Se tensão antes e não depois: a armadura não se movimentou completamente para efetivamente fazer o contato ou eles não estão se unindo.
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- sergio_santos11
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Olha,Bange escreveu:Sergio,
O fato deles terem sido limpos e em primeira análise estarem em ordem, não os elimina...
O ideal é medir-se a tensão antes e depois dos contatos, quando a chave é acionada para dar a partida...
Se tensão antes e não depois: a armadura não se movimentou completamente para efetivamente fazer o contato ou eles não estão se unindo.
Se tensão antes e depois: algo errado na colocação das escovas, solda fria na bobina de campo etc...
Se a tensão some: mau contato de aterramento ou bateria para o motor de arranque...
Se não fosse tão longe eu levaria ai pra você olhar...
Infelizmente nem todos os profissionais são tão detalhistas quanto você e acho até que deveria ter trocado este motor de partida por um outro (recondicionado num local de confiança).
Estava conversando com um colega hoje e ele teve um problema semelhante no GOLF que ele tinha e só foi resolvido com a troca do Bendix pois o mesmo estava com uma fissura e, quando para na posição dela, acontecia o mesmo que acontece com o meu hoje. E foi a mesma situação, deu problema no motor de arranque, trocou escovas, induzido e depois começou a dar o mesmo problema uma vez por semana.
Até agora está normal sem sobressaltos vamos ver até quando.
Mas vou arrumar um tempo para checar isso antes de mais surpresas.
Abraços,
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Olha,Bange escreveu:Sergio,
O fato deles terem sido limpos e em primeira análise estarem em ordem, não os elimina...
O ideal é medir-se a tensão antes e depois dos contatos, quando a chave é acionada para dar a partida...
Se tensão antes e não depois: a armadura não se movimentou completamente para efetivamente fazer o contato ou eles não estão se unindo.
Se tensão antes e depois: algo errado na colocação das escovas, solda fria na bobina de campo etc...
Se a tensão some: mau contato de aterramento ou bateria para o motor de arranque...
Se não fosse tão longe eu levaria ai pra você olhar...
Infelizmente nem todos os profissionais são tão detalhistas quanto você e acho até que deveria ter trocado este motor de partida por um outro (recondicionado num local de confiança).
Estava conversando com um colega hoje e ele teve um problema semelhante no GOLF que ele tinha e só foi resolvido com a troca do Bendix pois o mesmo estava com uma fissura e, quando para na posição dela, acontecia o mesmo que acontece com o meu hoje. E foi a mesma situação, deu problema no motor de arranque, trocou escovas, induzido e depois começou a dar o mesmo problema uma vez por semana.
Até agora está normal sem sobressaltos vamos ver até quando.
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