[DÚVIDA] - Falha no motor de arranque do Corsa. Como resolver?

Responder
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

[DÚVIDA] - Falha no motor de arranque do Corsa. Como resolve

Mensagem por sergio_santos11 »

Pessoal,

Estou com um daqueles problemas que deixam qualquer um maluco:

Mês passado num belo dia o carro estava com meu cunhado e quando chegou no mercado, desligou o carro por 5 minutos e depois ele simplesmente não quis pegar. Como eu não estava na hora fui pelas informações dele que disse que no dia a luz da bateria não acendia. Pois bem nunca vi isso. O socorrista do seguro recomendou testar a bateria pois ela poderia estar ruim.

Levei em um auto elétrico e na casa de baterias para fazer os testes de bateria e alternador: no auto elétrico condenaram a bateria e queriam me empurrar um meia boca. Na casa de bateria ele disse que ela estava mais ou menos e que eu poderia usar até acabar. Optei por trocar a bateria, mas pesquisando comprei uma da Cral em outro local que estava em oferta. Nos dois casos fizeram testes com aparelhos (no auto elétrico com o multímetro e na casa de bateria com aparelho específico que simula cargas variadas - lá testou com corrente de partida de 400A)

No dia seguinte a instalação da bateria nova, sai para trabalhar de manhã cedo e na hora de ligar o carro "tac"....."tac"......"tac" a cada vez que eu tentava a partida um único "tac" era a resposta. Chamei o seguro e levei no eletricista que teve de trocar escovas e induzido que estavam gastos.

Ai me senti aliviado pois agora estava com o motor de partida arrumado e bateria novinha...quando penso que não segunda feira desta semana, fui trabalhar normalmente, o carro ficou o dia todo parado, à tarde liguei normal e fui parei no posto onde o carro ficou uma hora desligado e ai "tac" nada de acionar o motor de partida. Novamente chamei o seguro e o socorrista (por sinal o mesmo que atendo da primeira vez usou o booster (carregador de baterias portátil para casos de emergência). E não é que o carro pegou de primeira?

Semana passada o carro ficou 4 dias parado e pegou na primeira.

O socorrista do seguro acha que é fuga de corrente. Eu simplesmente discordo pois não tem lógica alguma isso. Suspeito de que seja o famoso bendix que esteja ruim pois pelo que lembro na nota ele não consta...

Desculpem pelo longo texto mas precisava explicar a situação e que algo já foi feito mas o carro não está confiável.

Depois deste socorro até agora está tudo normal. Estou viajando desde terça e o meu cunhado liga todo o dia e pega normal.

Alguém já viu isso? Será que teria alguma outra coisa a se fazer?

Só para lembrar esse Corsa é do modelo novo com BCM...

Abraços.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sergio, vc. pode ter dois problemas, mas tem que atirar em um de cada vez...

Tac, plec ou clac...que não é seguido de nhem, nhem, nhem...é característico de motor de partida...Bendix, contatos de alta corrente... mas é lá ou o aterramento/positivo que tem que ser o melhor possível devido a alta corrente.

Tac, nhem, nhem, nhem, nhem, nhem...sem o vrummmm...já é caraterístico de bateria ou alternador que não a carrega...mas pode ser também motor afogado, fora de ponto, problemas de pressão do combustível ou parte elétrica da alta tensão (bobina, cabo de vela, vela, etc..).
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Bange escreveu:Sergio, vc. pode ter dois problemas, mas tem que atirar em um de cada vez...

Tac, plec ou clac...que não é seguido de nhem, nhem, nhem...é característico de motor de partida...Bendix, contatos de alta corrente... mas é lá ou o aterramento/positivo que tem que ser o melhor possível devido a alta corrente.

Tac, nhem, nhem, nhem, nhem, nhem...sem o vrummmm...já é caraterístico de bateria ou alternador que não a carrega...mas pode ser também motor afogado, fora de ponto, problemas de pressão do combustível ou parte elétrica da alta tensão (bobina, cabo de vela, vela, etc..).
Estou mesmo desconfiado de problemas nos contatos da bateria pois não é sempre que isso acontece tanto que agora o carro está normal ou na pior das hipóteses o bendix deverá ser o culpado.

Os terminais estão em bons aparentemente mas vou revisar e lixar todos e, em último caso, trocar o bendix.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sérgio,

Eu me referi aos contatos de alta corrente que ficam montados no eletroima do motor de partida...mas também é bom revisar os bornes da bateria...
Avatar do usuário
sousaman
:: Moderador ::
Mensagens: 16589
Registrado em: Sábado 12 2006f Agosto 2006 08:45:34 AM
Localização: Guarulhos - SP
Modelo do veiculo: CORSA GLS 1.6 MPFI 4P
Ano de fabricação: 2000
Contato:

Mensagem por sousaman »

sergio_santos11,

Não é o comutador de partida?

Faça umas pesquisas no fórum.

Abraços!
CC 20 ANOS - MAIOR SITE DE INFOS SOBRE CORSA DO BR! :shock:
NÃO ABANDONE O ZAP, INXTA E FOFOCABOOK, MAS PESQUISE ANTES DE POSTAR. AS RESPOSTAS ESTÃO AQUI. 8) ELEVE O PADRÃO NO PAPO DE BOTECO :agrue:
ENCONTROS? PROCURAMOS ESPAÇO! :cry:
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

sousaman escreveu:sergio_santos11,

Não é o comutador de partida?

Faça umas pesquisas no fórum.

Abraços!
Sousa, tudo bom? Há quanto tempo....

Acredito que não pois o comutador impede o acionamento do motor de partida e o que acontece nesse caso é um sintoma que dá a impressão que motor está travado pois ele estala e quando o comutador dá problema ele não dá sinal algum de partida (pelo que eu vi até hoje). Posso estar falando besteira mas um cunhado meu teve um problema de comutador do Corsa B e não dava sinal algum de partida e só voltou a pegar com a troca dessa peça.

O curioso é que quando isso aconteceu, com o booster (não sei se você conhece este equipamento) o carro deu partida como se tivesse faltando carga na bateria.

Até agora o carro está normal e vou aproveitar para lixar os contatos superiores da bateria (cabos positivo e negativo e os pontos de aterramento).

Um abraço.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Bange escreveu:Sérgio,

Eu me referi aos contatos de alta corrente que ficam montados no eletroima do motor de partida...mas também é bom revisar os bornes da bateria...
Então Bangue estes foram limpos (e estavam em ordem) quando o motor de partida foi desmontado para troca das escovas e do induzido.

Só não mexi nos terminais e contatos da bateria na parte superior.
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sergio,

O fato deles terem sido limpos e em primeira análise estarem em ordem, não os elimina...
O ideal é medir-se a tensão antes e depois dos contatos, quando a chave é acionada para dar a partida...

Se tensão antes e não depois: a armadura não se movimentou completamente para efetivamente fazer o contato ou eles não estão se unindo.

Se tensão antes e depois: algo errado na colocação das escovas, solda fria na bobina de campo etc...

Se a tensão some: mau contato de aterramento ou bateria para o motor de arranque...
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Bange escreveu:Sergio,

O fato deles terem sido limpos e em primeira análise estarem em ordem, não os elimina...
O ideal é medir-se a tensão antes e depois dos contatos, quando a chave é acionada para dar a partida...

Se tensão antes e não depois: a armadura não se movimentou completamente para efetivamente fazer o contato ou eles não estão se unindo.

Se tensão antes e depois: algo errado na colocação das escovas, solda fria na bobina de campo etc...

Se a tensão some: mau contato de aterramento ou bateria para o motor de arranque...
Olha,

Se não fosse tão longe eu levaria ai pra você olhar...

Infelizmente nem todos os profissionais são tão detalhistas quanto você e acho até que deveria ter trocado este motor de partida por um outro (recondicionado num local de confiança).

Estava conversando com um colega hoje e ele teve um problema semelhante no GOLF que ele tinha e só foi resolvido com a troca do Bendix pois o mesmo estava com uma fissura e, quando para na posição dela, acontecia o mesmo que acontece com o meu hoje. E foi a mesma situação, deu problema no motor de arranque, trocou escovas, induzido e depois começou a dar o mesmo problema uma vez por semana.

Até agora está normal sem sobressaltos vamos ver até quando.

Mas vou arrumar um tempo para checar isso antes de mais surpresas.

Abraços,
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Avatar do usuário
sergio_santos11
:: Champ ::
Mensagens: 462
Registrado em: Terça-feira 27 2009f Janeiro 2009 10:55:45 AM
Localização: Cotia - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2010

Mensagem por sergio_santos11 »

Bange escreveu:Sergio,

O fato deles terem sido limpos e em primeira análise estarem em ordem, não os elimina...
O ideal é medir-se a tensão antes e depois dos contatos, quando a chave é acionada para dar a partida...

Se tensão antes e não depois: a armadura não se movimentou completamente para efetivamente fazer o contato ou eles não estão se unindo.

Se tensão antes e depois: algo errado na colocação das escovas, solda fria na bobina de campo etc...

Se a tensão some: mau contato de aterramento ou bateria para o motor de arranque...
Olha,

Se não fosse tão longe eu levaria ai pra você olhar...

Infelizmente nem todos os profissionais são tão detalhistas quanto você e acho até que deveria ter trocado este motor de partida por um outro (recondicionado num local de confiança).

Estava conversando com um colega hoje e ele teve um problema semelhante no GOLF que ele tinha e só foi resolvido com a troca do Bendix pois o mesmo estava com uma fissura e, quando para na posição dela, acontecia o mesmo que acontece com o meu hoje. E foi a mesma situação, deu problema no motor de arranque, trocou escovas, induzido e depois começou a dar o mesmo problema uma vez por semana.

Até agora está normal sem sobressaltos vamos ver até quando.

Mas vou arrumar um tempo para checar isso antes de mais surpresas.

Abraços,
Nada na vida é por acaso. Então aproveite cada momento.
Antes Corsa 1.0 VHC: http://corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86553

Antes: Fiesta Class 1.6

Atual Corsa Maxx 1.4: http://www.corsaclube.com.br/viewtopic. ... 1&t=107010
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”