[DÚVIDA] - MID vs buzina e cebolinha do óleo
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26799
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
O canseira é que desmontei os dois neblinas, para instalar o xenon e o fio lá é um pouco curto para testar fora do carro.
Mas já comprei o par de buzina novo (achei as Paquerinha da Bosch) e assim que montar tudo, retorno.
Sobre a cebolinha do óleo, voltou tudo ao normal. A luz do óleo está apagando completamente. Talvez bata um limpa-contatos só para garantir que não enferruje os plugs.
Mas já comprei o par de buzina novo (achei as Paquerinha da Bosch) e assim que montar tudo, retorno.
Sobre a cebolinha do óleo, voltou tudo ao normal. A luz do óleo está apagando completamente. Talvez bata um limpa-contatos só para garantir que não enferruje os plugs.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Retornando com o resultado, ainda permanece o problema, mesmo com as Paquerinha.
Na montagem "aranha", coloquei diodos para evitar o retorno de voltagem, mas sem solução. Até que em um momento, coloquei um diodo no chicote, ligando o + e o - . Buzinei e não deu o problema. Montei um chicote para as buzinas, com o diodo e ao montar tudo, voltou o problema.
Pelo que percebi, o MID apaga somente quando as buzinas estão montadas no suporte. Deste modo, estou pensando em fazer suportes de plástico em substituição aos de metal. Assim, isola-se qqer contato da carcaça da buzina com o aterramento do carro.
Aproveitando, depois de ser estuprado pela Receita Federal em 60%, instalei meus xenon nos faróis de neblina. As lâmpadas são H3C 3000K 55W. A H3C é mais curta que as lâmpadas xenon convencionais, então não precisei tirar o copinho que vai na frente da lâmpada, mantendo o foco do farol.
Não foi surpresa, apesar que não acontecia no meu Vectra (mas acontecia em Vectras de outros usuários), ao acender o xenon, o MID pisca. Tenho um relé para lâmpadas de 100W e ligando os reatores direto na bateria, resolve o problema.
Lirani, não ficou claro... vc resolveu o problema aí?
Na montagem "aranha", coloquei diodos para evitar o retorno de voltagem, mas sem solução. Até que em um momento, coloquei um diodo no chicote, ligando o + e o - . Buzinei e não deu o problema. Montei um chicote para as buzinas, com o diodo e ao montar tudo, voltou o problema.
Pelo que percebi, o MID apaga somente quando as buzinas estão montadas no suporte. Deste modo, estou pensando em fazer suportes de plástico em substituição aos de metal. Assim, isola-se qqer contato da carcaça da buzina com o aterramento do carro.
Aproveitando, depois de ser estuprado pela Receita Federal em 60%, instalei meus xenon nos faróis de neblina. As lâmpadas são H3C 3000K 55W. A H3C é mais curta que as lâmpadas xenon convencionais, então não precisei tirar o copinho que vai na frente da lâmpada, mantendo o foco do farol.
Não foi surpresa, apesar que não acontecia no meu Vectra (mas acontecia em Vectras de outros usuários), ao acender o xenon, o MID pisca. Tenho um relé para lâmpadas de 100W e ligando os reatores direto na bateria, resolve o problema.
Lirani, não ficou claro... vc resolveu o problema aí?
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26799
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
se o problema tem relacao com o aterramento das buzinas pelo suporte, é sinal q o problema esta ao longo do chicote, pq o suporte sempre foi esse e nao tinha o problema antes....
as buzinhas sao meio pesadinhas pra um suporte plastico hein
as buzinhas sao meio pesadinhas pra um suporte plastico hein
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Zé, se a buzina bebeu é provável que alguma junta acartonada ou algum cantinho tenha acumulado água e como ela vibra, cria um campo magnético que retorna pelos fios na forma de "AC" ou ruído, e pode interferir mais ou menos em qualquer componente eletrônico... incluindo a ECU...
Abrir e secar/substituir, pode dar certo... mas recalibrar é chato e funciona por pouco tempo, se não for dado um trato nos materiais que normalmente não tem nenhuma proteção contra oxidação.
Abrir e secar/substituir, pode dar certo... mas recalibrar é chato e funciona por pouco tempo, se não for dado um trato nos materiais que normalmente não tem nenhuma proteção contra oxidação.
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
Então vou ter que verificar o chicote delas inteiro... como o sinal que vem do botão no volante é negativo, passarei um fio por fora só para testar. O pior é que coloquei o par novo e continuou nessa lenga-lenga (apesar que gostei do som delas ). O mais engraçado é que não dá problema em mais nada, especialmente no som, que compartilha o mesmo positivo.SemControle escreveu:se o problema tem relacao com o aterramento das buzinas pelo suporte, é sinal q o problema esta ao longo do chicote, pq o suporte sempre foi esse e nao tinha o problema antes....
as buzinhas sao meio pesadinhas pra um suporte plastico hein
Pensei sim no peso delas e isso é mais um empecilho. Além do mais, tem o calor do motor, que pode amolecer o plástico. Até pensei em fazer um "sanduíche" com os suportes plásticos, e o recheio com um metal enrolado com fita isolante por dentro. Tá, é uma medida radical, mas provavelmente resolvia.
Bange, coloquei um par de buzinas novas. Então o problema com elas está descartado.Bange escreveu:Zé, se a buzina bebeu é provável que alguma junta acartonada ou algum cantinho tenha acumulado água e como ela vibra, cria um campo magnético que retorna pelos fios na forma de "AC" ou ruído, e pode interferir mais ou menos em qualquer componente eletrônico... incluindo a ECU...
Abrir e secar/substituir, pode dar certo... mas recalibrar é chato e funciona por pouco tempo, se não for dado um trato nos materiais que normalmente não tem nenhuma proteção contra oxidação.
Como disse anteriormente, testei com uma lâmpada e não deu BO. É esse campo magnético que não estou conseguindo isolar.
--
Sobre o xenon, nesta mesma chuva, o neblina esquerdo trincou a lente (estava aceso - choque térmico?). Mandei trocar, mas a lente ficou meio torta na carcaça. Não sei se por ser paralela ou erro de montagem, mas agora ele não encaixa direito no parachoques. Em compensação, o xenon ficou outra vida:
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Zé, avalie a pressão do soquete do fusível...pode estar frouxo e ser um complicador...
Vc. tem dois fusíveis envolvidos: o da alimentação da bobina do relé e um outro maior, que é o dos contatos e que suporta a alta corrente da buzina...vê os dois...
Vc. tem dois fusíveis envolvidos: o da alimentação da bobina do relé e um outro maior, que é o dos contatos e que suporta a alta corrente da buzina...vê os dois...
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 26799
- Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
- Localização: Santo André - SP
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
pensando k com meus botoes, avalie tudo q compartilha o chicote, pode nao ser na parte da buzina, mas como a demanda de corrente é maior nelas, o problema aparece, com a lampada a corrente é baixa nem apareceu o problema.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
-
- :: Moderador ::
- Mensagens: 4644
- Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
- Ano de fabricação: 1997
Tem um detalhe também... a lâmpada é uma carga apenas resistiva e a buzina, mesmo estando boa, é uma geradora de ruído que será problemático em alguma falha de conexão de terra ou bateria...
Aposto que se ligar um fio direto da bateria na buzina não aparecerá o problema... mas o terra dela tem que estar 100%.
Aposto que se ligar um fio direto da bateria na buzina não aparecerá o problema... mas o terra dela tem que estar 100%.
- José Leal
- :: Moderador ::
- Mensagens: 5905
- Registrado em: Quarta-feira 29 2012f Agosto 2012 05:50:56 PM
- Localização: Goiânia - GO
- Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
- Ano de fabricação: N/I
A questão é o seguinte: a buzina não possui relé. Até tem o lugar dele na cx de fusíveis, mas está vago. A ligação dela é um positivo direto (fusível 1 - 30A) e o aterramento é feito pelo botão no volante. Como os conectores da buzina nova são diferentes do original, acabei retirando o original e fazendo uma emenda. Ela foi soldada e isolada com espaguete termo retrátil. Nas buzinas, coloquei o terminal correspondente e isolei com termo retrátil tb. Mas como o problema tb acontecia com a buzina original, acredito que não seja problemas na emenda. O canseira é que o chicote dela é junto com o chicote principal da frente do carro. Para retira-lo, vai ser um parto.
Talvez tenha sido uma grande coincidência o problema aparecer depois dessa chuva, mas meu volante não é original. Será que tem influência? A pista de contato do cubo com o chicote da buzina está levemente danificado por ferrugem, mas a buzina nunca falhou.
Lembrando que passei o chicote para o sensor de temperatura externa do MID no mesmo conduíte do chicote principal. Vou desconectar o sensor para ver se não tem água no plug.
SemControle, saberia me dizer qual a corrente que as buzinas exigem? A lâmpada que testei era de 55W, que exige uma corrente de ~4,5A.
Pessoal, as dicas estão sendo muito valiosas para mim. Antecipadamente, obrigado pela ajuda e vamos debatendo aqui.
Talvez tenha sido uma grande coincidência o problema aparecer depois dessa chuva, mas meu volante não é original. Será que tem influência? A pista de contato do cubo com o chicote da buzina está levemente danificado por ferrugem, mas a buzina nunca falhou.
Lembrando que passei o chicote para o sensor de temperatura externa do MID no mesmo conduíte do chicote principal. Vou desconectar o sensor para ver se não tem água no plug.
SemControle, saberia me dizer qual a corrente que as buzinas exigem? A lâmpada que testei era de 55W, que exige uma corrente de ~4,5A.
Pessoal, as dicas estão sendo muito valiosas para mim. Antecipadamente, obrigado pela ajuda e vamos debatendo aqui.
Escort SW GLX 1.8 16V 97/98 - BANHEIRONA -
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 3 Respostas
- 1516 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 1659 Exibições
-
Última mensagem por Fernando 4100
-
- 2 Respostas
- 2950 Exibições
-
Última mensagem por FilipeEduardo
-
- 1 Respostas
- 2250 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 1 Respostas
- 1431 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 528 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 1 Respostas
- 8086 Exibições
-
Última mensagem por SemControle
-
- 3 Respostas
- 1255 Exibições
-
Última mensagem por sousaman
-
- 1 Respostas
- 2104 Exibições
-
Última mensagem por Bange
-
- 70 Respostas
- 9157 Exibições
-
Última mensagem por Manfio