[DÚVIDA] - Como regular a altura dos faróis?

Responder
titonaespanha
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Terça-feira 23 2008f Dezembro 2008 02:44:01 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Como regular a altura dos faróis?

Mensagem por titonaespanha »

Amigos, fui trocar a lâmpada do meu Corsa (2009) e terminei mexendo no foco do farol. Alguém pode me orientar para eu alinhá-los?

Peço desculpa se estou sendo repetitivo com este tópico no forum, mas não fui consegui encontrar nada que me ajudasse na pesquisa. Se já existe um tópico sobre isso, por favor me mandem o link.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Pra ficar correto tem que usar um aparelho que fica a frente do carro.
Ou algumas oficinas tem uma escala graduada na parede.

Tem ajuste de altura e abertura.
A regulagem deve ser feita com pneus calibrados, tanque cheio e motorista sentado ao volante.
titonaespanha
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Terça-feira 23 2008f Dezembro 2008 02:44:01 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por titonaespanha »

awaked, então é algo mais complexo do que imaginei. Por coincidência o farol do outro lado queimou há 2 semanas atrás e o foco também ficou comprometido. O cara colocou o carro de frente para a parede e mexeu dentro do farol posicionando o foco na mesma altura do outro, tomando como referência uma linha pintada na parede da oficina. Foi muito simples, não durou 5 min. Quero saber o que foi que esse cara mexeu para subir ou descer o foco do farol, por acaso você sabe? Pelo menos melhoro o foco até ter condição de ir a outra oficina melhor.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Ele alterou a altura. Mas foi de achismo.
Tem carro com faróis mais altos e mais baixos em relação ao solo. Pra cada carro teria que te ruma linha diferente.

Se eu pegar o meu santana a 3 metros da parede o foco é uma altura. O do Corsa é mais baixo, na mesma condição.
E o alcance de ambos é praticamente igual.
O farol do Santana é mais alto o foco tem um angulo maior do que o do Corsa que é mais baixo.

Eles regula pra você de graça, auto elétrica, lojas que trabalham com vidros automotivos... algumas lojas de acessórios... nunca paguei pra regular.

É assim a máquininha:
Imagem
titonaespanha
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Terça-feira 23 2008f Dezembro 2008 02:44:01 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por titonaespanha »

Hummm... vendo a foto fica mais fácil entender. Mesmo assim queria saber como movimentar a altura, porque não sei quando poderei parar o carro para regular isso, então queria baixar o foco para não ofuscar os outros motoristas.

Ps: odeio quando o carro atrás de mim está com farol desregulado prejudicando minha visibilidade, então não quero fazer o mesmo com os outros.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Tem 2 parafusos de regulagem no farol.
Um é vertical e outro horizontal.

É o vertical que deve alterar.

Imagem

– A regulagem do farol é efetuada de acordo com a regulamentação, utilizando-se um regulador. Ao utilizar o regulador do farol,
certifique-se de que a superfície da estrada e a superfície onde será efetuada a regulagem sejam planas e paralelas.
– Os pneus do veículo devem estar calibrados de acordo com a pressão especificada. Lentes e espelhos do farol que apresentem
irregularidades, bem como lâmpadas escurecidas devem ser substituídas antes da regulagem.
– A regulagem é efetuada com o veículo com o peso em ordem de marcha mais uma pessoa ou 75 kg no banco do motorista. (Peso
em ordem de marcha = peso do veículo totalmente abastecido (tanque de combustível) bem como o peso de todos os
equipamentos utilizados durante a operação, por exemplo, roda de reserva, ferramentas, macaco, jogo de primeiros socorros,
triângulo de emergência, etc.).
– O interruptor de controle dos faróis deverá estar na posição "0" (posição para regulagem básica do farol).

USE A CHAVE CERTA. SE QUEBRAR OU ESPANAR SÓ TROCANDO O FAROL.
lulaf
:: Sport ::
Mensagens: 1177
Registrado em: Sexta-feira 18 2010f Junho 2010 09:50:07 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por lulaf »

Uma vez eu li em algum lugar que poderia ser regulado colocando o carro a tres metros de distância de uma parede, em lugar plano, e marcar 1,20 na parede à frente e regular o farol pra essa altura, só não me lembro a distância de um foco - horizontal - para o outro farol.
Eu fiz isso no meu e à noite noto que mesmo a uma certa distância o meu farol não incomoda ninguém, pois posso ver que a luz dele não chega no retrovisor do carro à frente e ilumina bem pra mim.
Experimente aí assim e veja se fica legal pra você.
lulaf - corsa sedan classic 1.6 - 01/02 completo/gnv
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

lulaf, dá errado.
Cada carro tem uma altura de farol diferente. Fisicamente falando.
A minha lampada está a uma distância X do chão. Que deve ser menos de 70 cm.
Se o foco ficar 1,20 na parede significa que o foco está a apontando pra cima. Isso ofusca.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

tem q usar aparelho mesmo, alguem alinha pneus no olho aki?
facil é, sao parafusos simples, porem o ajuste nao fica preciso, alinhar pneus tmb é facil, porem ficar certo no olho nao vai ficar nao.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
titonaespanha
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Terça-feira 23 2008f Dezembro 2008 02:44:01 PM
Localização: Salvador - BA
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por titonaespanha »

Obrigado a todos pelas dicas, principalmente a awaked. Vou baixar o foco do farol e logo que possível paro em uma oficina para posicioná-lo adequadamente.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”