[DÚVIDA] - Fusível queimando toda hora. O q fazer?

Responder
Erick Japa
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Terça-feira 24 2006f Outubro 2006 12:59:32 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Fusível queimando toda hora. O q fazer?

Mensagem por Erick Japa »

Olá galera, estou com problemas... o fusível de 30 amperes do limpador do para brisa esta queimando constantemente. Já o substitui umas 5 vezes ,e ele sempre queima. Será que o motor do limpador está entrando em curto? detalhe...já faz um bom tempo que o modo temporizador deixou de funcionar, ficando só com a primeira e segunda velocidade. agradeço pela ajuda. FLW!!!!!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Tá mais pro relê, ainda mais se o temporizado já parou.
Talvez seja até ele que fica dando o curto.
Erick Japa
:: Millennium ::
Mensagens: 124
Registrado em: Terça-feira 24 2006f Outubro 2006 12:59:32 PM
Localização: João Pessoa - PB
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Erick Japa »

Olá, encontrei o problema. Eram os relês trocados. Agradecido pela ajuda.!!!!!!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Opa, valeu o retorno. Assim pode ajudar mais pessoas com o mesmo problema.
Abraço.
Adelmo
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Domingo 06 2014f Abril 2014 10:25:58 PM
Localização: Nova Cruz - RN
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Adelmo »

Olá rapaziada! Estou com um problema de queima de fusível do limpador de para-brisas, de inicio tava demorando a queimar o fusível mais agora e só trocar e ao dar meia chave o fusível da se parte.

Hoje irei dar uma olhada pra ver se pode ser os motores dos limpares em curto, o traseiro ou o dianteiro.
Vou desconectar um motor por vez e testar e finalmente se não resolver irei desconectar os dois pra ver.
Se alguém poder dar alguma dica ai agradeço.
AdelmoNC
Adelmo
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Domingo 06 2014f Abril 2014 10:25:58 PM
Localização: Nova Cruz - RN
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Adelmo »

Adelmo escreveu:Olá rapaziada! Estou com um problema de queima de fusível do limpador de para-brisas, de inicio tava demorando a queimar o fusível mais agora e só trocar e ao dar meia chave o fusível da se parte.

Hoje irei dar uma olhada pra ver se pode ser os motores dos limpares em curto, o traseiro ou o dianteiro.
Vou desconectar um motor por vez e testar e finalmente se não resolver irei desconectar os dois pra ver.
Se alguém poder dar alguma dica ai agradeço.
:D E ai galera como prometido acabo de realizar os procedimentos listados para tentar diagnosticar por qual motivo o fusível do limpador de para-brisas estava queimando:

- Inicialmente fui no motor do limpador traseiro e desconectei os seus fios, coloquei um fusível de 30A no seu devido lugar e dei meia chave e o fusível queimou! Então por dedução, não era problema desse motor. Deixei mesmo assim o plug do motor desconectado.

-Fui para o motor do limpador dianteiro, tirei o plug e novamente coloquei outro fusível, dei meia chave e o fusível veio a queimar novamente, então pude concluir que o problema não era nos motores.

Para minha alegria pude notar que um fio do plug do motor do limpador de para-brisas dianteiro estava descascado e estava entrando em contato com a lataria do carro e gerava um curto queimando o fusível do limpador de para-brisas. Passei fita insolante no fio, pluguei os plugs dos motores dos limpadores traseiro e dianteiro, coloquei um novo fusível, liguei o carro normalmente acionei ambos os limpadores e o fusível não queimou.

Graças a Deus era um simples problema que deu pra resolver.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
AdelmoNC
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Não havendo nenhuma manutenção anterior na parte elétrica, o que justificaria um erro do tipo descrito acima (troca de relés), o ponto de maior probabilidade é no próprio comando da coluna de direção.

Desconectar os motores é uma boa, pois se não forem eles, o problema persistirá e eu analisaria na seguinte ordem de probabilidade:
1 - comando
2 - relés
3 - fiação

Uma dica para não ficar queimando fusível até encontrar a causa, é colocar uma lâmpada no lugar do fusível (lâmpada de farol)...se houver um curto a lâmpada acenderá na intensidade máxima...quando normal, acenderá com intensidade menor devido a carga do(s) motor(es).

Imagem
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Ôps!...não vi que o problema já havia sido descoberto...fica só a dica para outros casos...
Adelmo
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Domingo 06 2014f Abril 2014 10:25:58 PM
Localização: Nova Cruz - RN
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Adelmo »

Bange escreveu:Ôps!...não vi que o problema já havia sido descoberto...fica só a dica para outros casos...
Valeu!
Obrigado pelas dicas.
AdelmoNC
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”