Queda na Voltagem do alternador no Corsa B. O q fazer?

Responder
Avatar do usuário
Ádamo.santana
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quinta-feira 03 2016f Novembro 2016 02:34:43 PM
Localização: São José - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Queda na Voltagem do alternador no Corsa B. O q fazer?

Mensagem por Ádamo.santana »

Meu Corsa GSI 1996 esta dando queda de Voltagem ao ligar o som (Modulo de 1200 + 2 6x9 + 1 subwoofer) e quando a ventoinha é acionada, quando as duas ligam cai para 12.89V e quando esta tudo desligado pelo scanner apresenta quedas as vezes também que chegam à oscilar a lenta, sera que é por causa do alternador que a lenta oscila?

De acordo com o carro vai aquecendo, a voltagem vai perdendo força (voltagem) com o passar do tempo.

Será defeito no alternador?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Com tudo desligado e mantendo-se a mesma rotação, seja lá ela qual for, a carga (ou consumo), é constante...não havendo razão para a tensão oscilar...se oscila, existem 3 possíveis problemas:

1 - Mau contato:
a) na malha do aterramento
b) na malha da tensão

2 - Alternador
a) bobina de campo com perda de isolamento
b) regulador perdendo características pela ação térmica

3 - Bateria - Como o alternador gera uma tensão pulsante, a bateria age como um filtro para as pequenas oscilações (razão pela qual o carro não deve funcionar sem ela e se funcionar, não se deve ligar nada sob pena de queima - calma, a ECU é protegida...e só)... então, se a bateria estiver com algum elemento entrando em curto, pode provocar uma alteração na carga, que consequentemente irá oscilar a tensão gerada pelo alternado. Embora que o normal deste defeito seja constante, existe a possibilidade de também ser intermitente.
Avatar do usuário
Ádamo.santana
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quinta-feira 03 2016f Novembro 2016 02:34:43 PM
Localização: São José - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Ádamo.santana »

Resposta 1:
Já verifiquei o aterramento e esta tudo OK.

Resposta 2:
Acredito eu que seja isso, pois não sei se o alternador tem 20 anos de uso e se nunca foi feito reparo antes. Talvez seja desgaste natural.

Resposta 3:
Antes eu usava uma bateria de 45A ad delco e agora tenho 60A excell selada. Mesmo com a troca de bateria o carro continua o mesmo.

As vezes o alternador funciona bem (carregando à 13.99V) e as vezes funciona mau (carregando à 13.30V). Mas ja percebi que de acordo com oque o carro vai esquentando, o alternador perde força. O consumo de combustível aparenta mudar também, devido ao mau funcionamento da corrente elétrica do alternador, os sensores dão uma certa"falha" elevando o mau funcionamento causando o consumo as vezes elevado de combustível.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Fora a ECU, a maioria os componentes elétricos (de consumo), automotivos são previstos para funcionar bem com 12V -10% a +15% (de 10,8 a 13,8V), assim se a variação que vc percebe estiver dentro desta faixa, não é razão para sua impressão de alteração no consumo...até porque, a tensão para todos os sensores (fora o da temperatura do painel e do medidor de combustível), é gerada/fabricada pela ECU, e esta tensão é estabilizada, desde que a entrada seja maior que 7V e menor que 20V (se não me engano). Assim, mesmo que a tensão do alternador flutue dentro da faixa especificada, isto não se altera para a ECU, que mantém os 5V para os sensores.

Se vc já eliminou 2 das 3 possibilidades, praticamente já descobriu o defeito.
Avatar do usuário
Ádamo.santana
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quinta-feira 03 2016f Novembro 2016 02:34:43 PM
Localização: São José - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Ádamo.santana »

Então... Bem provavel o alternador esta realmente com defeito mas não influencia no consumo de combustivel. Em relação ao consumo de combistivel deve ser outra coisa.

É isso?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sim, se mesmo variando estiver dentro do que comentei acima, o consumo excessivo tem outra causa...

É até possível que o problema com o alternador gere perturbações de curtíssima duração (chamados de espúrios), o que deixa qualquer equipamento eletrônico louco, mas creio que neste caso seja pouco provável...só verificando com equipamento mais preciso, tipo osciloscópio.
Avatar do usuário
Ádamo.santana
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quinta-feira 03 2016f Novembro 2016 02:34:43 PM
Localização: São José - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Ádamo.santana »

Obrigado... Vou comprar um alternador de 120A que sai o mesmo valor que mandar arrumar o meu alternador.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sugiro vc confirmar e comprar o adequado a sua necessidade, pois quanto maior a capacidade de um alternador em Amperes, mais ele rouba da potência do motor..não existe almoço grátis...
Avatar do usuário
Ádamo.santana
:: Wind ::
Mensagens: 27
Registrado em: Quinta-feira 03 2016f Novembro 2016 02:34:43 PM
Localização: São José - SC
Modelo do veiculo: CORSA GSI 16V
Ano de fabricação: 1996

Mensagem por Ádamo.santana »

mas meu carro tem som (Modulo de 1200 + 2 6x9 + 1 subwoofer) ar condicionado... nesses últimos dias o farol começou a piscar com a musica tocando no carro, acho que meu alternador por estar ruim, minha bateria esta perdendo "potencia". Um conhecido colocou um alternador de 120A e resolvel o problema. Ou uma de 100A esta bom? Oque você faria?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Bom, isso depende de valores...e de como vc usa o som...com motor ligado ou desligado, por quanto tempo...

O alternador, a bateria, fios, fusíveis, foram projetados para suprir toda a demanda do carro de forma original, considerando terem ou não acessórios de fábrica, e com reserva praticamente nula...ou seja, se vc ligar tudo, em tese não deveria ter perda de performance em nada, porém a probabilidade de ter tudo ligado e ao mesmo tempo é bem remota e se ocorrer será por pouco tempo e a bateria complementa este pouco tempo.

Se vc coloca um adicional há necessidade de recálculo do alternador e da bateria.

Ex.: Seu carro veio com um alternador de 54A e uma bateria de 54Ah, aí vc coloca um som de 400WRMS (200W/canal), cujo consumo é de aprox. 58A...

Com o motor ligado, só o som já consumiria mais do que o alternador é capaz de fornecer e a bateria iría complementar os 4A da diferença por 13,5 horas...e não se carregaria...a partir daí a performance do som vai caindo e o seu carro provavelmente não vai pegar se o motor for desligado.

Mas isso é teórico, na realidade tais valores entram no cálculo, mas...seu som não funciona o tempo todo consumindo 58A, pois isto depende da música, que nunca tem um sinal constante com nível máximo...mas já deu pra perceber que vc não terá nem um som legal, nem bateria e alternador por muito tempo, pois nem levamos em consideração que o próprio carro em seu funcionamento já tem algum consumo (12A cada ventoinha, 10A de faróis, 6A de lanternas, etc...).

Com o motor desligado, a bateria já sairia no prejuízo de 4Ah, e vc teria um som por menos de 1 hora...novamente partindo-se do cálculo teórico...mas não duraria muito não e o som iria perdendo gradativamente a potência...e vc não conseguirá ligar o carro com a bateria descarregada.

Então, para se ter um som potente, como parece ser o seu caso, há que se estabelecer parâmetros de uso e valores do tipo:

Consumo máximo (em Watts RMS ou em Amperes), do som.
Tempo de uso com o motor desligado (preferencialmente com uma ou mais baterias só para o som), para não correr o risco de descarregar a bateria e o carro não pegar.

Deve-se ter em mente também que quanto maior a capacidade do alternador, maior será o peso que ele fará no motor e consequentemente maior será o consumo de combustível...não tenho informação e nem dados práticos para o acréscimo, mas ele ocorrerá, pois como eu disse antes, não existe almoço grátis, e ele será pago sempre, mesmo que não se utilize o som.

Vc informou módulo de 1200 + 2 de 6x9 + 1 sub-woofer...estes dados nada representam para o cálculo...o fabricante do módulo tem que fornecer, dentre outros dados, a potência em RMS ou a amperagem, e quais os valores de impedância (resistência), dos falantes, pois estes tem peso significativo no consumo.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”