Carro Desliga Após Tempo de Uso do Ar Condicionado

Responder
jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Carro Desliga Após Tempo de Uso do Ar Condicionado

Mensagem por jlocately89 »

Pessoal, bom dia.

Esse é o meu primeiro post aqui no fórum e já venho apresentar um problema cavernoso que está acontecendo com meu Corsa Hatch 07/07 Flex.

É o seguinte: algumas vezes quando estou andando com o corsa durante algum tempo com o ar condicionado ligado (se o carro tiver pesado, pior ainda), simplesmente o carro desliga do nada (motor e painel apagam).

Já aconteceram alguns casos diferentes:
1 - O motor e o painel apagaram com o carro em movimento (10km/h no trânsito pesado, em dia de calor). Nem mesmo virando a chave o painel não ligava (mas o rádio funcionava, por exemplo). Neste caso tive que aguardar alguns minutos até o painel ligar de novo.

2- O motor apagou com o carro em movimento(50km/h) e na mesma hora consegui ligar.

Obs 1.:[/b] Pelo que me lembro em quase todos os casos que isso aconteceu eu estava usando o ar-condicionado. Outra informação é que tenho reparado que o carro tem ficado muito fraco usando o ar.

Obs 2.:[/b] Levei o carro no mexânico e ele disse que estava tudo certo com as velas, injeção e gás do Ar Condicionado.

Obs 3.:[/b] Estou usando pouco o Ar Condicionado e o problema ainda não aconteceu.

Esse problema já aconteceu com algum de vocês?! Alguém saberia ajudar?!

Não estou podendo viajar com o Corsinha por causa desse problema.

Desde já, agradeço.

Grande Abraço.
jankefarias
:: ST ::
Mensagens: 950
Registrado em: Quarta-feira 24 2009f Junho 2009 05:45:13 PM
Localização: Pelotas - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jankefarias »

Pode não ter nada a ver como pode ser o problema, verifique o ponto do motor depois a parte eletrica
jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

jankefarias escreveu:Pode não ter nada a ver como pode ser o problema, verifique o ponto do motor depois a parte eletrica
O ponto juntamente com injeção e parte elétrica básica já foram verificados. Esse é o problema.

Ninguém consegue descobrir.
jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Galera, me ajudem!

Ainda estou com o problema. Efetuei a troca da bateria achando que iria resolver e nada.

Esses dias andei cerca de 1 hora com 4 pessoas no carro e no meio do percurso ví que alguma luzes estavam fracas. Tentei buzinar e a buzina estava fraquinha fraquinha.

Depois que parei o carro um tempo e quando saí de novo tudo funcionou perfeitamente. Tem 99,0% de chances de ser algo com o ar condicionado. Quando não uso ele tudo funciona certinho.

Esse problema já se tornou um assombro.

Obrigado!!
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Se o alternador estiver ok, aposto em algum aterramento falhando...
jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:Se o alternador estiver ok, aposto em algum aterramento falhando...
Bange, você saberia dizer como posso fazer o teste do alternador?

Seria somente medir a voltagem da bateria com o desligado e depois ligado? Qual a voltagem correta nesses casos?
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Verificação completa.

1 - 12V, é a tensão nominal, mas pode variar em até +- 1V (motor desligado e demais consumos também).

2 - Motor em ML, sempre maior que 12V...quando se acelera, pode chegar a 13,2..13,8 ou até 14V, dependendo do regulador que está no alternador (jamais deverá passar de 14V)

3 - A bateria estará boa se no momento do arranque a tensão não baixar de 9V...só no momento do arranque. Pro motor NÃO pegar de imediato e vc ter condição de medida, retire o conector da bobina ou os cabos das velas...tente 3 vezes por 3 segundos cada teste...nos 3 testes ela não pode chegar a menos que 9V, caso contrário, ela já estará descarregada ou não está acumulando carga.

4 - Pra definir a situação, só uma carga lenta (24h), e repetir o teste...se baixar de 9V, a bateria já deu o que tinha que dar, pois não está acumulando carga.

5 - Se ficar OK após a carga de 24h, e tiver passado nos teste dos 13,2...13,8 ou 14V, seu regulador/alternador, pode estar apresentando um problema durante o uso (não vai aparecer nos testes), com o aquecimento normal e merece uma inspeção/manutenção em um eletricista.

6 - Particularmente e antes de levar a um eletricista, eu ainda faço o seguinte teste...após retorno de uma saída de uns 30min, e sem desligar o carro, retiro o borne negativo (-) da bateria e refaço o teste 2 (não é aconselhável que o carro fique muito tempo sem bateria...neste caso faça o teste o mais rápido possível...e não ligue nenhum consumo adicional), normalmente se o alternador tiver com algum problema, não passará neste teste.
jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:Verificação completa.

1 - 12V, é a tensão nominal, mas pode variar em até +- 1V (motor desligado e demais consumos também).

2 - Motor em ML, sempre maior que 12V...quando se acelera, pode chegar a 13,2..13,8 ou até 14V, dependendo do regulador que está no alternador (jamais deverá passar de 14V)

3 - A bateria estará boa se no momento do arranque a tensão não baixar de 9V...só no momento do arranque. Pro motor NÃO pegar de imediato e vc ter condição de medida, retire o conector da bobina ou os cabos das velas...tente 3 vezes por 3 segundos cada teste...nos 3 testes ela não pode chegar a menos que 9V, caso contrário, ela já estará descarregada ou não está acumulando carga.

4 - Pra definir a situação, só uma carga lenta (24h), e repetir o teste...se baixar de 9V, a bateria já deu o que tinha que dar, pois não está acumulando carga.

5 - Se ficar OK após a carga de 24h, e tiver passado nos teste dos 13,2...13,8 ou 14V, seu regulador/alternador, pode estar apresentando um problema durante o uso (não vai aparecer nos testes), com o aquecimento normal e merece uma inspeção/manutenção em um eletricista.

6 - Particularmente e antes de levar a um eletricista, eu ainda faço o seguinte teste...após retorno de uma saída de uns 30min, e sem desligar o carro, retiro o borne negativo (-) da bateria e refaço o teste 2 (não é aconselhável que o carro fique muito tempo sem bateria...neste caso faça o teste o mais rápido possível...e não ligue nenhum consumo adicional), normalmente se o alternador tiver com algum problema, não passará neste teste.
Bange, obrigado pelas informações!

Irei efetuar o teste o mais rápido possível e volto com as informações pra cá para verificar oque pode ser.

Caso não seja o alternador, você suspeita de mais algum tipo de problema?

Obrigado!
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Como eu disse antes, pelo seu relato, parece mais coisa de aterramento frouxo ou oxidado, já que apaga painel, motor morre...também pode ser oxidação nos bornes da bateria ou lá no próprio alternador...
jlocately89
:: Wind ::
Mensagens: 29
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Março 2015 12:01:43 PM
Localização: Vitória - ES
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jlocately89 »

Bange escreveu:Como eu disse antes, pelo seu relato, parece mais coisa de aterramento frouxo ou oxidado, já que apaga painel, motor morre...também pode ser oxidação nos bornes da bateria ou lá no próprio alternador...
Fala Bange, bom dia!

Verifiquei a voltagem da bateria em algumas condições que vc me passou e parece que tudo está funcionando normalmente.

Sobre o aterramento, que inclusive também foi a aposta de um mecânico que eu conheço, tem como verificar isso em casa mesmo?

Abs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”