[DÚVIDA] - Hodômetro e kilometragem não funcionavam

Responder
Adelmo
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Domingo 06 2014f Abril 2014 10:25:58 PM
Localização: Nova Cruz - RN
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

[DÚVIDA] - Hodômetro e kilometragem não funcionavam

Mensagem por Adelmo »

E ai corseiros, desde que comprei meu corsinha super 97, ele não tava funcionando a marcação da quilometragem, assim como o hodômetro, o cabo do velocímetro e pinhão estavam ok, então por curiosidade resolvi da uma olhada, terei e desmontei o painel, retirei a parte que tem a marcação da quilometragem e com auxilio de uma chave encaixei no local onde pega o cabo do velocímetro e fiquei girando pra ver se o ponteiro do velocímetro mexia e se mexeu, mas a quilometragem e o hodômetro não.
Então percebi que tinha uma engrenagem (circulada de vermelho) que estava desalinha com uma outra (contornada de amarelo). Pressionei a engrenagem (circulada de vermelho) alinhando com a (contornada de amarelo), novamente com auxilio de uma chave que encachei onde pega o cabo do velocímetro e girei várias vezes e pra minha surpresa o hodômetro funcionou juntamente com a marcação da quilometragem.
Imagem


Imagem

Colocar uma chave e girar no local circulado de vermelho girando para ver se o hodômetro e a quilometragem funcionam.
Imagem
AdelmoNC
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

é isso aí...pesquisando com calma e com alguma habilidade se chega ao problema e resolve...

Olha certamente foi a engrenagem vermelha que escorregou pra frente...se vc. não colocou um pingo de superbonder no eixo, ela tem grande chance de sair novamente
Adelmo
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Domingo 06 2014f Abril 2014 10:25:58 PM
Localização: Nova Cruz - RN
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Adelmo »

É amigo Bange, pior que não coloquei um pingo de superbonder, mais valeu por essa dica, caso necessite abrir novamente o painel irei fazer isso. Valeu.
AdelmoNC
Avatar do usuário
ivanortjr
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Terça-feira 03 2014f Junho 2014 11:27:37 AM
Localização: Chapecó - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por ivanortjr »

Meu corsa está exatamente com o mesmo problema. Ainda não abri o painel por falta de tempo. Não gosto de começar e terminar outro dia. Então, vou abrir logo, estou bem curioso pra ver qual o problema do meu, mas, eu suspeito da engrenagem estar quebrada.

Consigo comprar apenas a engrenagem para repor?

Abraços.
"O sonho acabou, mas ainda temos pão doce".
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pode ter o mesmo resultado, mas a causa ser diferente...tem que abrir pra conferir.

Não sei onde vende partes do miolo mecânico...acho mais fácil comprar um idêntico nos desmanches
Adelmo
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Domingo 06 2014f Abril 2014 10:25:58 PM
Localização: Nova Cruz - RN
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Adelmo »

ivanortjr escreveu:Meu corsa está exatamente com o mesmo problema. Ainda não abri o painel por falta de tempo. Não gosto de começar e terminar outro dia. Então, vou abrir logo, estou bem curioso pra ver qual o problema do meu, mas, eu suspeito da engrenagem estar quebrada.

Consigo comprar apenas a engrenagem para repor?

Abraços.
Bem, no mercado livre tem, vc tem que abrir para ver se realmente é problema na engrenagem e ver de quantos dentes é essa engrenagem, quando e abri o meu não prestei atenção a respeito do nº de dentes, só que no mercado livre tem essas engrenagens com 16, 18, 19 dentes. Ou então vc pode procurar em ferro velho se o cara não tem por lá essas engrenagens.

Esse vídeo a baixo diz +- aos 1min 15 seg e 11min e 50 seg onde deve fazer o corte caso seja necessário trocar a engrenagem:
https://www.youtube.com/watch?v=gQZwRfnsCPg

Veja as engrenagens acesse o link: http://veiculos.mercadolivre.com.br/ace ... etro-corsa
AdelmoNC
Avatar do usuário
kexoloko
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 30 2014f Março 2014 01:40:59 PM
Localização: Barra Bonita - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kexoloko »

O do meu Corsa está com esse problema... Vou abrir ele nesse fim de semana pra checar essas engrenagens.
:)
Amo meu Corsa Hatch 97
Avatar do usuário
kexoloko
:: Wind ::
Mensagens: 2
Registrado em: Domingo 30 2014f Março 2014 01:40:59 PM
Localização: Barra Bonita - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por kexoloko »

:D Fiz agora pouco, e realmente era a bendita engrenagem que havia afastado, só empurrei na posição normal dela, pois ela está com aperto bom no eixo.
Testei conforme o Adelmo explicou.
Instalei e voltou a funcionar..

Muito obrigado Moçada.
Adelmo
:: Wind ::
Mensagens: 47
Registrado em: Domingo 06 2014f Abril 2014 10:25:58 PM
Localização: Nova Cruz - RN
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Adelmo »

kexoloko escreveu::D Fiz agora pouco, e realmente era a bendita engrenagem que havia afastado, só empurrei na posição normal dela, pois ela está com aperto bom no eixo.
Testei conforme o Adelmo explicou.
Instalei e voltou a funcionar..

Muito obrigado Moçada.
Valeu, que bom que pude te ajudar. É isso ai sempre é bom ser um pouco curioso. :D
AdelmoNC
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”