[DÚVIDA] - Solavancos ao esticar marchas

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
rpcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Quarta-feira 11 2013f Dezembro 2013 10:50:06 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rpcdo »

Bange escreveu:rpcdo,

Eu coloco uma dúvida no sensor da borboleta...justificando...

Em subidas ou com o AC ligado, vc. pisa mais fundo para manter a velocidade desejada, podendo haver algum problema num ponto "X", de abertura da borboleta, fazendo a ECU se perder por alguns segundos, mas sem perdurar o suficiente para registro de defeito da injeção.

Acho que um teste simples seria deixar aquecer o motor e ir acelerando muito, muito devagar até o máximo...não pode dar nenhum engasgo, trepidação ou qualquer outra coisa diferente.

Uma outra sugestão, seria vc. calcular mais ou menos o ponto de aceleração X marcha em que o problema ocorre e tentar mantê-lo pelo maior tempo possível de modo a que a ECU tenha tempo pra registrar o problema e alarmar.

Outra é vc. se tiver e souber usar um voltímetro, com apenas a chave ligada, medir a tensão no ponto central do sensor, que com a borboleta fechada deve ser<= a 1,0V e a medida que vc. vai abrindo a borboleta (com a mão, atuando no eixo dela), a tensão vai subindo até +- 4,8V, quando ela tiver totalmente aberta. Esta variação deve ser feita bem devagar e não pode haver saltos, quedas ou sumiços da tensão...
Bange, Caro Bange, obrigado pela atenção. Uma dúvida: esta 1ª opção de deixar o motor aquecer e ir acelerando bem devagar, seria com o carro parado?!
Quanto a segunda opção de buscar um ponto X na aceleração e manter, é uma ótima ideia, irei testar assim que possível, obrigado pela dica. Agora assim, o que ocorre... ao ligar o carro, a marcha lenta fica em 1100, por aí e algo em torno de um minuto depois ela baixa pra 850 e o motor estabiliza. GERALMENTE, eu ligo o carro e saio, ou seja, com o motor frio e ainda acontecendo essa estabilização da marcha lenta, onde geralmente o problema acontece... não sei se a temperatura do motor teria algo a ver com isso...
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Sim, a 1ª opção é com o carro parado...só o motor funcionando...

Bom, muitos problemas só ocorrem com o motor aquecido, pois os materiais vão dilatando... uma pequena fissura aumenta...o que está ligeiramente encostado, desencosta e por aí vai...

Eu fiz menção a deixar aquecer, pois vc. elevará a rotação ao máximo e é bom que o carro esteja aquecido...assim como é bom sair pela manhã ou quando o carro ficar mais de 6h parado, dar um tempinho até o óleo chegar em volume suficiente na parte alta do motor (eixo do comando). Esta prática contribuirá para uma maior vida útil do motor... sair, assim que liga, não dará problemas a médio ou curto prazo, mas contribui "homeopaticamente" falando, para acelerar o desgaste...

Quanto a demora estimada em 1 minuto para estabilizar, eu acho alta e um problema no sensor da borboleta pode sim contribuir...mas vai por partes... resolve os engasgos primeiro.
rpcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Quarta-feira 11 2013f Dezembro 2013 10:50:06 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rpcdo »

Só pra constar... hoje resolvi fazer alguns testes andando com o carro, tava sem muito trânsito também... percebi que o problema só se manifesta quando estou acelerando pra "obter velocidade", ou seja, se ele começar a dar os solavancos, mas eu segurar o acelerador na velocidade, ele para. E outra coisa, ainda relacionada a aceleração... se eu acelerar, por exemplo, acelerar forte e soltar o pé de uma vez do acelerador, ele apresenta os mesmos sintomas... ou seja, leigo como sou, me parece que o problema é relacionado com o uso do acelerador ;x
Hugo Janini
:: Piquet ::
Mensagens: 229
Registrado em: Segunda-feira 25 2012f Junho 2012 11:54:00 PM
Localização: Não Informado
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Hugo Janini »

Me corrijam se estou falando besteira, mas me parece que o problema do seu carro é o mesmo que o do meu. Segue o tópico:

http://corsaclube.com.br/viewtopic.php? ... highlight=

Pelo menos me parece que os sintomas são parecidos.
Corsa Hatch Milenium 4p Cinza Pontal 1.0 8v 2001
Fótos >> www.corsaclube.com.br/viewtopic.php?t=86687
rpcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Quarta-feira 11 2013f Dezembro 2013 10:50:06 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rpcdo »

Hugo Janini, Na verdade, até depois de ler seu tópico várias vezes a procura de uma dica que ajudasse no meu problema, por ser "semelhante", a diferença é que assim... quando você anda só "de leve" no acelerador, o seu dá esses "socos", como se fossem engasgos, né? Já o meu ocorrem os "engasgos", mas só quando eu estou acelerando pra subir o giro... de 2ª, 3ª e 4ª, há faixas de velocidade, quando você tá começando a "esticar" que ele dá esses engasgos... se eu andar só na casquinha, não aparece problema algum, é justamente quando eu tou acelerando forte pra subir o giro que o problema se manifesta no meu... Ou seja, o "problema" no seu é a receita pro meu andar liso, e a receita pro seu andar liso é o problema no meu, hehehe...
Assim Hugo, no meu eu já troquei as bases da caixa de marcha, que são três... o que não troquei foram os coxins do motor, mas não acredito que seja o motor balançando não... vi no seu tópico também sobre uns defeitos que falaram no vectra clube, parece... no meu ainda restam três alternativas: sensor de posição da borboleta, bomba de combustível cavitando (como o Sem controle já levantou) e lambda lendo errado... Sábado vou levar pra dar uma geral na correia dentada, esticador, bomba d'agua... vai que o problema "some do nada", caso não suma, vou ver mais o que pode ser, pq a injeção tbm não apresenta nenhuma falha...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

qnd eu tava acertando o carro logo q saiu da oficina, as vezes tinha isso, e era pressao da linha errada, hora muito pressao afogava, hora pouca pressao falhava por nao ter combustivel pra queimar
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rpcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Quarta-feira 11 2013f Dezembro 2013 10:50:06 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rpcdo »

SemControle, será que pode ser algo no sensor de posição da borboleta? O que percebo é que é algo intimamente relacionado a aceleração, em "faixas" específicas de velocidade de cada marcha, é coisa de 5 segundos, por exemplo... Eu acelero, estico a quarta até 70/80, quando o carro tá naquela transição dos 60/65, ele dá esses solavancos e estabiliza... E quase sempre em subidas, menos vezes em retas, parece que quando o motor tá sendo mais forçado, primeiro pelo fato de esticar uma marcha e depois pelo peso de fazer o carro subir, aí ele sente e dá esses engasgos... e se eu acelero forte e tiro o pé de uma vez do acelerador, dá uns 4,5 solavancos desse...
Outra coisa... há probabilidade de ser algo nos coxins do motor/suspensão?!
Obrigado!
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

o sensor de posição da borboleta ia repetir o problema em todas as marchas, exatamente na mesma posição, o funcionamento é igual de um botão de volume daqueles antigos de girar, se a trilha interna do sensor tiver avariada vc sempre tem o problema naquele ponto estando em ponto morto, engatado, andando, subindo, em qq forma, pq a injeção ia se perder na informação vinda do acelerador.....
coxins de motor tem chance, mas acho q o defeito apareceria mais na ocasião de tirar o carro do lugar do q já em movimento
esse tirar o pe e dar solavancos vai levando a crer em algo no cambio, se acontece com o freio motor, se acelera e solta mesmo em ponto morto e da isso, ai pode ser coxim, e pode ser algo difícil, q esteja rolando combustão espontânea em alguma ou varias camaras, tipo "uma faísca" totalmente fora de hora.....
uma folga absurda no cambio eu ainda acho q o problema seria absurdamente nítido e grande, qnd vem no freio motor e começa a acelerar, vc teria as engrenagens trabalhando apoiadas pra um lado, o motor girando pelo movimento das rodas, qnd acelera vc teria uma mudança de estado pras engrenagens irem se apoiar no lado oposto, a queima gerando movimento e o motor forcando as rodas agora...
são varias coisas q tem varias possibilidades, mas se juntando vao dando uma direção so....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
rpcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Quarta-feira 11 2013f Dezembro 2013 10:50:06 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rpcdo »

SemControle, É, isso não acontece de 1ª e nem de 5ª... então, o problema não se manifesta em todas as marchas.
Quantos aos coxins, se seria mais evidente ao tirar o carro da inércia, tbm pode ser descartado, já que de 1ª e subindo o giro pra arrancar, tbm não se manifesta...
Quanto a acelerar e soltar "de uma vez", o problema se manifesta de o carro tiver engatado, como por exemplo, de 4ª, acelera e solta, ele dá esse "tranco", mas se o carro tiver em ponto morto, o problema não se manifesta...
Ou seja, não há de ser algo nos coxins pq o motor "não balançaria" somente em faixas específicas de velocidade...
Quando ele dá esses solavancos, sabe quando o carro tá engasgando? Pronto, era como se ele tivesse engasgando, sendo que não é um engasgo pq não ha perda de potência ou algo do tipo, só uma chacoalhada que incomoda um pouco, mas só quando estico mesmo... Uma folga no câmbio seria possível, já que, se são em pontos específicos de velocidade, né?
Vou verificar a possibilidade de existência de folga...
rpcdo
:: Millennium ::
Mensagens: 157
Registrado em: Quarta-feira 11 2013f Dezembro 2013 10:50:06 AM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rpcdo »

SemControle, fui pesquisar no google e achei esse fórum no vectra clube:

http://www.vectraclube.com.br/forum/vie ... =4&t=42589

Achei interessante essas duas postagens:

"Tive problema semelhante e o mecânico me disse que a bobina que tava no meu carro (VCD 2.016v 96-97) não era realmente a dele e isso poderia contribuir para os pequenos "coices" que o carro dá ao se esticar mais.

Estou providenciando a troca, incluindo cabos e velas de uma só marca, para ver o que acontece."

E essa:

"relendo a explicacao agora, me lembrei que o meu carro fazia isso uma epoca..
depois de fuçar bastante, o culpado era o map muito sujo
dê uma olhada na sessão de how-to, tem um tutorial ensinando a limpar ele em algum lugar lá
é fácil de fazer"

Ou seja, por ser algo "pouco e passageiro", parece haver consenso de que é na injeção.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”