[DÚVIDA] - Solavancos ao esticar marchas

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Testa, pensar em abrir um cambio sem toda certeza do mundo seria um chute caro
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
HeitorKelm
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 11 2016f Outubro 2016 10:09:45 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por HeitorKelm »

rpcdo escreveu:
Bange escreveu:rpcdo,

Eu coloco uma dúvida no sensor da borboleta...justificando...

Em subidas ou com o AC ligado, vc. pisa mais fundo para manter a velocidade desejada, podendo haver algum problema num ponto "X", de abertura da borboleta, fazendo a ECU se perder por alguns segundos, mas sem perdurar o suficiente para registro de defeito da injeção.

Acho que um teste simples seria deixar aquecer o motor e ir acelerando muito, muito devagar até o máximo...não pode dar nenhum engasgo, trepidação ou qualquer outra coisa diferente.

Uma outra sugestão, seria vc. calcular mais ou menos o ponto de aceleração X marcha em que o problema ocorre e tentar mantê-lo pelo maior tempo possível de modo a que a ECU tenha tempo pra registrar o problema e alarmar.

Outra é vc. se tiver e souber usar um voltímetro, com apenas a chave ligada, medir a tensão no ponto central do sensor, que com a borboleta fechada deve ser<= a 1,0V e a medida que vc. vai abrindo a borboleta (com a mão, atuando no eixo dela), a tensão vai subindo até +- 4,8V, quando ela tiver totalmente aberta. Esta variação deve ser feita bem devagar e não pode haver saltos, quedas ou sumiços da tensão...
Bange, Caro Bange, obrigado pela atenção. Uma dúvida: esta 1ª opção de deixar o motor aquecer e ir acelerando bem devagar, seria com o carro parado?!
Quanto a segunda opção de buscar um ponto X na aceleração e manter, é uma ótima ideia, irei testar assim que possível, obrigado pela dica. Agora assim, o que ocorre... ao ligar o carro, a marcha lenta fica em 1100, por aí e algo em torno de um minuto depois ela baixa pra 850 e o motor estabiliza. GERALMENTE, eu ligo o carro e saio, ou seja, com o motor frio e ainda acontecendo essa estabilização da marcha lenta, onde geralmente o problema acontece... não sei se a temperatura do motor teria algo a ver com isso...



Bom dia!

Fui obrigado a reviver o tópico pois este problema está me deixando com os cabelos brancos.

Hoje ao ligar o carro a lenta foi la em 550 por uns 3 segundos e depois passou dos 1200 RPM, aguardei um pouco, desliguei o possante e religuei, sem problemas de lenta baixa, porém a lenta se manteve nos 1300 RPM por aproximados 3 minutos logo após isso estabilizou próximo dos 900 RPM.

Isto vem de alguns dias pois ao ligar o carro, a lenta é bem irregular, logo ao ligar ela varia de 1250 a 1300, um tempo depois oscila e vai parar em 850 - 900 conforme o RPCDO relatou.

Aguardo um pouco antes de sair para circular óleo pelo motor, pois o uso do carro não é diário e assim evito transtornos futuros. Ao andar com o carro, sinto que ao arrancar e se o giro for subindo devagar o carro da uma engasgada forte e logo isso vai normalmente pois o giro do motor está subindo.

Isto acontece na maioria das marchas, logo após a troca e a soltura total do pedal de embreagem o carro da um tranco e segue normalmente, e caso venha a soltar o acelerador visando a diminuição do giro o tranco volta e o carro dá uma segurada além do esperado, como se estivesse com o AC ligado e o motor estivesse forçado.

Semana passada a bobina de ignição foi pro saco ficando apenas dois cilindros em uso.
Troquei as velas e cabos por NGK supressivo e a bobina optei pela original DELPHI, problema resolvido.

O problema pode ser o atuador de marcha lenta, o sensor? Tendo em vista qu o TBI foi feito limpeza para ver se o problema era corrigido, porém sem sucesso.

OBS: O problema dos socos e da marcha lenta é de um tempo atrás, pensei que ao realizar a troca da bobina e a limpeza do TBI o problema seria resolvido.

O seu problema foi resolvido RPCDO? Preciso de um auxilio, pois antes de levar em algum mexânico picareta e ele me invente coisa além do necessário quero ter uma base do problema.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Qual o resultado dos testes sugeridos?
Avatar do usuário
HeitorKelm
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 11 2016f Outubro 2016 10:09:45 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por HeitorKelm »

Bange escreveu:Qual o resultado dos testes sugeridos?
Após feito isso a oscilação do motor deu uma melhorada, parou de variar tanto.
Porém a troca de marcha continua dando socos.
Próximo passo é fazer uma nova limpeza de tbi, já está fazendo 10mil km da última e trocarei a junta por uma original, farei também uma limpeza nos bicos. Espero resolver meu problema.
Avatar do usuário
HeitorKelm
:: Wind ::
Mensagens: 3
Registrado em: Terça-feira 11 2016f Outubro 2016 10:09:45 AM
Localização: Blumenau - SC
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC LIFE 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por HeitorKelm »

Apenas complementando.

Hoje ao chegar no meu trabalho, um colega me relatou que ao ligar o carro uma fumaça preta é expelida, não fumaça de queima de óleo e sim de mistura rica. Será que a sonda problemática poderia estar engasgando o carro com mistura rica?
Estarei levando meu carro no Mecanico pra aferir isso no scanner e logo volto com novidades
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A sonda só funciona após certa temperatura...até la o motor fica realmente com mistura rica.

Mas a fumaça preta pode indicar erro na queima...
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

motor parado e fumaça rápida na primeira partida tem tudo pra ser retentor de valvulas
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”