[DÚVIDA] - Solavancos ao esticar marchas

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rpcdo
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[DÚVIDA] - Solavancos ao esticar marchas

Mensagem por rpcdo »

Oi galera, boa noite! Primeiramente, Feliz Natal para vocês! :)
Bom, é o seguinte: tenho um corsa sedan maxx 2003/2004 1.0, consequentemente, quando preciso fazer uma ultrapassagem ou atingir uma maior velocidade logo, eu preciso dar uma "esticada" em algumas marchas. Só que assim, quando eu preciso esticar muito na 3ª e na 4ª o carro dá uns "solavancos", tipo uns soquinhos, e depois para. O estranho é que isso geralmente acontece quando estico em subidas, em retas é muito raro. Sou leigo nesse assunto, mas algo "relacionado" a isso que poderia ser uma das causas, que seriam os coxins do câmbio (um frontal e dois traseiros, que formam um L) são novos, com 5 meses de uso, os antigos estavam muito ruins. Não sei se seria algo com o kit de embreagem ou com os coxins do motor, talvez o mesmo estivesse "pulando" quando forço as marchas e consequentemente o motor? O que é fato é que isso só acontece na 3ª e 4ª, quando forço na 1ª e 2ª, ele não "reclama". Só uma ressalva, quando digo "forçar", é trocar as marchas no recomendado pelo manual :B como a dona dele pela maior parte do tempo era uma mulher, acho que ela não utilizava o potencial todo, mas, resumindo, faço assim: 1ª 0-15; 2ª 15-30; 3ª 30-50; 4ª 50-70 e 5ª 70 ao infinito, huiehiuehiue! :D
Agradeço pela atenção e ajuda, pessoal!
raphael.mendes
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Mensagem por raphael.mendes »

pode ser inumeras falhas... a principio parece problema de queima ..vela..cabo..bobina..etc ou as vezes nao chega combustivel qd exige mais...


as velas e cabo de delas foram trocados faz qtos km?
rpcdo
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Mensagem por rpcdo »

raphael.mendes, sistema de injeção totalmente revisado em setembro... tem uns 2.000 km. Velas e cabos de vela bosch, limpeza em todo o sistema de injeção. Apesar da luz da injeção nunca ter acendido, de 2 em 2 meses eu levo pra passarem o scanner e ver se tem algo de anormal... PODE SER que seja a bobina mesmo, vou te ser sincero que nunca vi/revisei nada relacionado a ela... quanto a não chegar combustível quando precisa demais, nas outras marchas não acontece isso, teria como acontecer só nessas duas? Estico na 1ª, 2ª e vai de boa... :) Ele fica dando uns solavancos... se o ar tiver ligado, ele manifesta esses trancos "mais cedo" ainda, pq o carro fica mais pesado.
raphael.mendes
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Mensagem por raphael.mendes »

se vc tiver a oportunidade testa a bobina por uma outra... acredito que quando vc está forçando.. esticando e com ar ligado, a bobina nao consegue mandar a corrente certa ai falha na faísca la na vela
rpcdo
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Mensagem por rpcdo »

Semana que vem vou levar ele pra trocar correia dentada, tensionador e bomba d'agua. Vou ver se tem como testar uma outra... só acho estranho pq é somente nessas duas marchas, ao esticar a segunda isso não acontece... Mas realmente faz sentido ser algo na queima mesmo, é aquela mesma sensação de quando o carro vai falhar...
SemControle
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Mensagem por SemControle »

o q chama atenção é acontecer em subidas, a bomba ta pescando certo o combustível, não ta cavitando? já notou se tanque cheio ou vazio muda a condição?
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rpcdo
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Mensagem por rpcdo »

SemControle, essa cavitação seria, quando na ausência de combustível por causa do deslocamento, a bomba de combustível puxar ar? Esse ar enviado causaria esses sintomas? Bem, vou avaliar essa questão do tanque cheio mesmo, assim não teria perigo de cavitar, vou fazer o teste. É bem verdade que em descida eu não me lembro de ter feito isso e em reta é bem raro. Agora assim, geralmente acontece em 3ª e 4ª, mas com o A/C ligado, até de 2ª acontece.
SemControle
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Mensagem por SemControle »

sim cavitar é isso de puxar ar, imagina q a bomba fica enviando combustível por uma mangueira, do nada envia ar, falta combustível qnd esse ar chega no motor, isso causa danos a bomba tmb.....
ar ligado exige mais do motor, logo o problema pode aparecer até mais cedo tmb...
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Mensagem por rpcdo »

Ontem, andei nele de tarde, temperatura aqui em.fortaleza quente, o carro não apresentou o problema. Tanque abaixo de 1/4. Ele ficoy hj e amanhã ficará tbm parado, vou usar de noite. Vamos ver se o motor frio manifesta mais o problema aí posto aqui :D
Bange
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Mensagem por Bange »

rpcdo,

Eu coloco uma dúvida no sensor da borboleta...justificando...

Em subidas ou com o AC ligado, vc. pisa mais fundo para manter a velocidade desejada, podendo haver algum problema num ponto "X", de abertura da borboleta, fazendo a ECU se perder por alguns segundos, mas sem perdurar o suficiente para registro de defeito da injeção.

Acho que um teste simples seria deixar aquecer o motor e ir acelerando muito, muito devagar até o máximo...não pode dar nenhum engasgo, trepidação ou qualquer outra coisa diferente.

Uma outra sugestão, seria vc. calcular mais ou menos o ponto de aceleração X marcha em que o problema ocorre e tentar mantê-lo pelo maior tempo possível de modo a que a ECU tenha tempo pra registrar o problema e alarmar.

Outra é vc. se tiver e souber usar um voltímetro, com apenas a chave ligada, medir a tensão no ponto central do sensor, que com a borboleta fechada deve ser<= a 1,0V e a medida que vc. vai abrindo a borboleta (com a mão, atuando no eixo dela), a tensão vai subindo até +- 4,8V, quando ela tiver totalmente aberta. Esta variação deve ser feita bem devagar e não pode haver saltos, quedas ou sumiços da tensão...
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