[DÚVIDA] - Aceleração na saida, oscilando.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Em tempo. Se fosse um aditivo diferente... que tem recomendação pra 1 ano... 2 anos... aí seria diferente, logicamente eu teria trocado.
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Bange escreveu:Luciano,

Meu carro, mais no frio do que no calor, também oscila a ML...porém é tão pouco que não é perceptível pelo conta-giros...que fica paradinho nos 850RPM...mas percebo só pela vibração do carro.

Isto também só acontece quando na partida o giro não sobe acima de 1000RPM e vem caindo... ocorre quando na partida ele praticamente já pega acima de 700RPM...acho que tem a ver com o tempo que eu fico com a chave acionando o arranque...não sei...

No meu caso considero até normal, pois existem valores mínimos para a estabilização da ML...lembro que bem lá atrás, os carros tinha afogador...depois válvulas compensadoras e agora é a ECU que controla tudo.

No seu caso, sem acionar o acelerador, com que tempo ela estabiliza? E quando estabiliza, qual a temperatura no mostrador?
Bange,

Lembro desse afogador. Quando eu era mais novo tive uma parati 85 à álcool que para pegar de manhã era terrível. Quando pegava fazia aquele 'fumação' branco. Essa molecada de hoje nunca vai saber o que é um afogador! rsrs.

Voltando ao Corsa, o meu também não muda nada no mostrador da RPM, quase imperceptível. Também só percebo essa oscilação pelo barulho do motor e a sua vibração.

Ligo o carro, tiro ele da garagem e é o tempo do portão abrir e fechar totalmente que percebo que a aceleração já começa a estabilizar. Coisa de 1 minuto minuto. A temperatura fica normal, o ponteiro da temperatura só começa a mexer quando eu já estou a alguns km de casa.
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

awaked escreveu:
L U C I A N O escreveu:Quanto a recomendação de esperar 5 anos pra trocar, bom, cada tem uma opinião.

Mas acho muito longo esse tempo. Esse sistema tem que estar muito bem cuidado. Antes disso a água já não mais estará com a cor do aditivo, aí não será mais manutenção preventiva e sim corretiva...
Não é opinião, o meu está completamente limpo e e o teste do líquido refrigerante está perfeitamente em 50%... mesmo com 43.000 km e 3 anos de uso. Porque vou trocar?

Seu sistema tem vazamento, então, é provável que antes de comprar o carro ele já foi completado várias vezes com água. Por isso está com sujeira e por isso deve estar na proporção errada.

Isso NUNCA é opinião, é uma questão de avaliação.
Sim, mas só percebi isso há uma semana atrás. Como eu disse, o vazamento (pouca coisa) deve estar ocorrendo na tampa, pois fica um pouco molhado do lado de fora do reservatório na parte de fora.

Olhei por todo o sistema e não tem nenhum vazamento. As mangueiras são originais com as marcações de fábrica e tudo sequinho.

Não sei se você percebeu pela foto, mas o líquido ainda está com a coloração do aditivo, porém notei uma pequena sujeira grudada no reservatório.

O problema é que não sei se o líquido está na proporção correta. Talvez possa ser somente a tampa que não está vedando direito.

O que você acha? Trocar tudo, lavar o reservatório e por aditivo na proporção recomendada ou só trocar a tampa e esperar mais um pouco?

Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Pessoal,

Muito se tem falado em completar com água, fazer a mistura 50% x 50% de água e coisa e tal... mas não vi ninguém falando que a água deve ser DESMINERALIZADA...esqueceram?

Água desmineralizada é a água isenta dos diversos sais e minerais que ela contém...seja da fonte ou da Cia. de fornecimento (esta ainda é pior, pois tem cloro), pois tais componentes aceleram o surgimento de ferrugem...

Deixo aqui algumas dicas de como obter tal água, sem gastar muito, ou sem gastar nada...

Água do degelo da geladeira:
Sabe aquele gelo formado nas paredes internas do congelador ou freezer? Este gelo é formado pela umidade do ar dentro da unidade... e é isento de sais e minerais...

Água destilada ou de vapores de uma fervura de água limpa:
Quando se ferve a água em uma chaleira, capta-se os vapores e os condensa...essa água é isenta de sais e minerais...

Água do ar condicionado caseiro:
Sabe aquela água que pinga dos AC´s residenciais? Essa água também é isenta de sais e minerais...

Mas se vc. não tiver paciência, pode comprar alguns litros em algumas lojas de peças...
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

L U C I A N O, sim, sim... no seu caso, como tem vazamento melhor fazer o serviço. Limpar e e colocar aditivo na proporção correta. Pela foto dá pra ver que está começando a sujar.

A mangueira de retorno, no topo do reservatório costuma vazar. O meu veio vazando ali, já reclamei na primeira semana com o carro e colocaram outra abraçadeira e resolveu.

Tanto a tampa como o reservatório tem como testar com bomba de pressão, aí fica sabendo exatamente o que é.

Pra saber a proporção tem uma bombinha chamada termodensimetro. Ele mede a concentração de etilenoglicol. É difícil oficina ter isso.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Luciano,

Considero a sua descrição mais do que normal...se a coisa perdurasse mais é que poderia haver problema...

Se vc. morar em casa e sua garagem for aberta ou tiver muito boa ventilação, ligue o carro após terminar o café da manhã, vai escovar os dentes, pegar paletó ou pasta...isso deve demorar +- 5min. e na volta sua ML estará normalzinha...e dessa forma vc. estará contribuindo para uma maior longevidade de seu motor...

Vai gastar um tiquinho só a mai de combustível no final do mês...mas aí eu te lembro que "não há como fazer fritada sem quebrar os ovos"...heheheh
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

awaked escreveu:L U C I A N O, sim, sim... no seu caso, como tem vazamento melhor fazer o serviço. Limpar e e colocar aditivo na proporção correta. Pela foto dá pra ver que está começando a sujar.

A mangueira de retorno, no topo do reservatório costuma vazar. O meu veio vazando ali, já reclamei na primeira semana com o carro e colocaram outra abraçadeira e resolveu.

Tanto a tampa como o reservatório tem como testar com bomba de pressão, aí fica sabendo exatamente o que é.

Pra saber a proporção tem uma bombinha chamada termodensimetro. Ele mede a concentração de etilenoglicol. É difícil oficina ter isso.
Caramba! Carro zero vir com vazamento? Valeu pela dica. Vou chegar essa abraçadeira também..

Ok. Também pensei nisso. É melhor cuidar no início antes de começar a sujar, pois depois de tudo enferrujado não adianta colocar aditivo, muito pelo contrário!

Sobre o termodensimetro eu vi lá no ADG (High Torque), ele é da Wurth, mas não é muito barato. Pra somente eu usar no meu carro, não compensa o investimento.

Abraço!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

Bange escreveu:Luciano,

Considero a sua descrição mais do que normal...se a coisa perdurasse mais é que poderia haver problema...

Se vc. morar em casa e sua garagem for aberta ou tiver muito boa ventilação, ligue o carro após terminar o café da manhã, vai escovar os dentes, pegar paletó ou pasta...isso deve demorar +- 5min. e na volta sua ML estará normalzinha...e dessa forma vc. estará contribuindo para uma maior longevidade de seu motor...

Vai gastar um tiquinho só a mai de combustível no final do mês...mas aí eu te lembro que "não há como fazer fritada sem quebrar os ovos"...heheheh
:lol: :lol: :lol:

Sim. A garagem da minha casa é ampla e bem ventilada.O meu trajeto para o trabalho é de cerca de 3 km, e o motor não atinge a sua temperatura ideal (uso severo).Depois de 12hs volto pra casa pelo mesmo trajeto.

Apesar de ser engraçada a sua colocação, tecnicamente falando, os carros atuais tem gerenciamento eletrônico que faz o motor funcionar adequadamente mesmo frio, ao contrário dos veículos antigos.

Como diz o nosso amigo Awaked, tem que avaliar essa oscilação pois não são todos os modelos de veículos que fazem isso, os carros do meu trabalho, por exemplo, nunca notei essa oscilação na primeira partida....
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Mas esse gerenciamento está funcionando...pode não estar 100%, mas em curto espaço de tempo fica liso...se não tivesse, ia morrer na primeira acelerada ou ficar engasgando direto...o que não acontece.

Dá pra resolver isso? Dá, mas vc. tem que estar cercado de instrumental apropriado... ou sair trocando sensores e atuadores (Lâmbda, IAC, MAP/MAF, TPS, ACT, ECT)...uma hora dá certo...

Em tudo que se fabrica existe uma coisa chamada de tolerância...algum componente do seu carro pode estar nesse limite, tanto que nem é perceptível pelo medidor de RPM...como no meu...mas não é uma sangria desatada...relaxa...se não daqui a pouco vc. vai achar que tem que dar polimento com Kaol, no topo dos cilindros...rsrsrs!

Seu percurso é muito curto... mais uma razão pra vc. deixar o carro aquecendo um pouco mais antes de sair, pois certamente ele nem entra em regime normal de máxima eficiência...é possível que vc. nem perceba o gasto adicional de combustível...
Avatar do usuário
L U C I A N O
:: Classic ::
Mensagens: 1330
Registrado em: Sexta-feira 02 2009f Outubro 2009 01:38:41 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN PREMIUM 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011
Contato:

Mensagem por L U C I A N O »

KKKK! Menos, muito menos!!!
Bange escreveu:.mas não é uma sangria desatada...relaxa...se não daqui a pouco vc. vai achar que tem que dar polimento com Kaol, no topo dos cilindros...rsrsrs!
Não é pra tanto! rsrs!
Ex-Classic 2008 "pé de boi" motor de 1L (deixou saudades)
Ex- Corsa C Sedan "motor" de 1,4L (não deixou saudades)
Ex-Fiesta Sedan motor de 1,6L (maldito sistema de arrefecimento kkk!).
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”