[DÚVIDA] - Carro dando "soquinhos". Pq isso acontece?

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cacogomes
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Re: [DÚVIDA] - Carro dando "soquinhos". Pq isso acontece?

Mensagem por cacogomes »

cacogomes escreveu:
cacogomes escreveu:
Bange escreveu:
Explica isso melhor pra gente!
Seguinte! Quando comprei meu corsa percebi que ele não estava bem de motor, e ele além desse problema também apresentava esse outro defeito de ficar dando esses soquinhos, retifiquei o cabeçote e mesmo assim o problema dos soquinhos persistia, voltei no mecânico e expliquei o problema a ele, e ele me disse que ao retificar o cabeçote, notou que o comando de válvulas estava errado, pois cada comando trabalha com uma tabela de letra para cada carro. Por exemplo: o meu carro trabalha com o comando de válvulas da letra J, e o que estava em meu carro era de outra letra, causando essa incompatibilidade, consequentemente provocando o tal problema. A solução foi comprar um comando compatível com meu carro. Além do motor ter ficado sereninho, também parou os soquinhos. O carro ta lisinho. Isso tudo foi pq a pessoa que fez o motor antes pos o comando errado, sabe se lá o por que, e tava rodando com o carro desse jeito mesmo, sem se importar com a porcaria que estava!
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Bange
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Mensagem por Bange »

Interessante...vou pesquisar mais sobre o assunto, pois já tive dois eixos quebrados, um após o fim da garantia de uma retífica (2011), e outro anos após (acho q 2013)...este foi trocado por mim e pedi um igual a amostra....tá até hoje...mas como não sei qual o original, tem alguma maneira de saber alguma correlação entre eixo e demais peças do cabeçote ou motor?


cacogomes
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Mensagem por cacogomes »

Bange escreveu:Interessante...vou pesquisar mais sobre o assunto, pois já tive dois eixos quebrados, um após o fim da garantia de uma retífica (2011), e outro anos após (acho q 2013)...este foi trocado por mim e pedi um igual a amostra....tá até hoje...mas como não sei qual o original, tem alguma maneira de saber alguma correlação entre eixo e demais peças do cabeçote ou motor?
O eixo que vc diz é o comando de válvulas que eu citei?


Bange
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Mensagem por Bange »

Sim...


cacogomes
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Mensagem por cacogomes »

Bange escreveu:Sim...
Existe uma tabela na qual se vê o tipo de motor, modelo do carro, onde vemos a letra que corresponde ao seu. Essa letra esta gravada no proprio eixo.
Converse com seu mecânico de confiança, geralmente quando a oficina é séria, ela possui essa tabela. As vezes alguns eixos se encaixam em motores diferentes, mas não trabalha em uma sincronia desejável, que foi o meu caso.


SemControle
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Mensagem por SemControle »

meu corsa não usava o comando original, e não tinha isso de soquinhos não, era um comando agressivo que a marcha lenta precisou ser programada na casa dos 1200rpms pra não embaralhar tanto....mas sem socos....
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Bange
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Mensagem por Bange »

cacogomes escreveu:
Bange escreveu:Sim...
Existe uma tabela na qual se vê o tipo de motor, modelo do carro, onde vemos a letra que corresponde ao seu. Essa letra esta gravada no proprio eixo.
Converse com seu mecânico de confiança, geralmente quando a oficina é séria, ela possui essa tabela. As vezes alguns eixos se encaixam em motores diferentes, mas não trabalha em uma sincronia desejável, que foi o meu caso.
O mecânico do meu carro sou eu mesmo...só não mexo quando não tenho tempo ou ferramental...

Minha pergunta foi no sentido de saber o que as diferenças causam a um mesmo motor ou pra saber qual deve ser usado num caso em que não se tem ou não sabe se o que está é o correto...

As diferenças não devem ser nos ângulos dos cames, pois isto alteraria os ângulos de explosão (sincronismo)...creio que a diferença possa estar na ovalização dos cames.
Came.jpg
Veja que no desenho ambos os cames tem o mesmo raio, porém o da direita tem a parte oval 3 unidades maior, o que causaria um deslocamento maior da válvula.
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

nem sei se no cepchev aparece esse detalhe nos comandos...
acho muito pouco provável isso causar o tal defeito citado...
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Bange
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Mensagem por Bange »

Achei este material, onde realmente a diferença está nos cames...nem só pelo afastamento da parte oval (nariz/levante), mas também no seu raio e nos flacos (simétrico ou assimétrico). Mas já se percebe que as alterações refletem alterações na taxa de aceleração.

https://www.flatout.com.br/comando-de-v ... -do-motor/

Será que um comando tão diferente seria capaz de dar os tais "soquinhos"?

Achei também este site > http://www.kuir.com.br/ onde existem respostas para várias perguntas até hj não respondidas aqui sobre a quebra de eixos de comando.
Na aba "Info Tec" aparece uma tabela para Astra/Brazer/Monza/S10... mas não tem para Corsa...


SemControle
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Mensagem por SemControle »

continuo achando q não, e o problema foi corrigido sem querer no meio de tantas manutenções.....

q existem letras e mais letras, existem, agora seria necessário uma carta dos comando de diferentes letras pra ver o q existe de diferente se existe, e isso de socos serem resolvidos com comando foi a primeira e única vez q vejo em todos esses anos por aqui...

não tem como a montadora fazer comandos tao diferentes pro mesmo tipo de motor ainda mais se tratando de um propulsor comum, sem apelo esportivo ou algo do gênero, são anos e ano onde o q é 1.0 é 1.0 e tem seus dados todos iguais, o mesmo acontecendo com 1.4, 1.6 e 1.8, nem mesmo a tal versão SS foi modificada como décadas atrás....pq esses motores engessados se poderia surgir o comando X e dar 1cv a mais em época de guerras por cvs de potencia, até mesmo qnd a GM forneceu motores a FIAT, conseguiram tirar pelos a mais através de mapeamento da injeção, não foi trocando comando A por B
qnd 1.0 8V se tornou MPFI ele se manteve com seus 60CVs e torque até surgir 1.0 16V q mudou isso, ainda no sistema MPFI de 8V so veio mudar com o advento da taxa dinâmica interestelar, conheço MPFI 8V de 96 a 02 pelo menos...
por isso q digo q as alterações devem ser mínimas mesmo não causando qq transtorno....
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