Ontem ao retornar pra casa não deu pra ver direito, apesar do multiteste ter retro iluminação, ela não é constante...e também sem trânsito a temperatura mal chegou a 92°, 93°.
Hoje passou um pouco de 95°, mas a única coisa que comprovei foi que quando imagino entrar o cut off, realmente fica quase paradão no negativo... entre -0,2xx a -0,3xx... e não acontece nem de imediato de onde está o giro e nem chega a 1000RPM...normaliza antes.
Foi pouco tempo de teste, também não chegou a uma temperatura alta e nem deu nenhum soquinho ou solavancos...vou deixar o circo armado pra avaliar mais...
Peguei o primeiro orçamento: R$800,00, trocando todo o conjunto desde o coletor... marca Master (conhecem?). O cara disse que é uma das marcas que produzem para as fábricas?!?! Também disse que não há quilometragem definida, que tem que tirar e balançar pra ver?!?!
Acho que foi o Sergio, que em outro tópico disse que pode-se avaliar o catalizados pela temperatura antes e após ele...vou ver isso só pra acumular conhecimento, mas vou trocar de qualquer forma...
[DÚVIDA] - Carro dando "soquinhos". Pq isso acontece?
- José Leal
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A marca do escape não seria Mastra? Se for, realmente produz para montadoras.
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Não sei se seria bom abrir um tópico só para o catalisador, pois o assunto é vasto, interessante e é uma peça cara, mas vamos lá...
O que é, para que serve, dicas, testes etc........................> http://www.oficinabrasil.com.br/edicoes ... serve.html
Conformidade à legislação...tem que ter selo do INMETRO... > http://www.motonline.com.br/umicore-ale ... utomotivo/
Vídeo muito explicativo e feito pelo próprio fabricante......... > http://www.youtube.com/watch?v=4QXcvR4dHr0
Este vídeo desmistifica o limite de vida de um catalizador, pois se ele está cumprindo o seu papel, ele ainda está bom...e independe de idade ou quilometragem... gostei...
Porém o teste não é conclusivo em definitivo, pois existe um outro parâmetro que foi falado, mas não comprovado...que é o da vazão.
Recaptulando os testes:
1 - O da batidinha.......(qualquer martelinho ou peça de metal serve),
2 - O da temperatura...(termômetro infravermelho ou de contato servem),
3 - O da vazão............(só com manômetro próprio no lugar da sonda Lâmbda).
Repararam a contradição entre o material da Oficina Brasil e o da Mastra?
Em "Características", a Oficina Brasil afirma que "O catalisador não modifica o valor lambda da mistura admitida"...já em 3:40, o apresentador afirma exatamente o contrário...
Bom, primeiro que não é mistura admitida e sim gases de escape...até aí tudo bem...mas na minha concepção, realmente não pode haver erro de leitura, mas uma certa lentidão na passagem pela sonda, fruto de uma maior retenção pelo entupimento parcial (se total o motor não funciona), fará a sonda registrar com menor velocidade, a análise do oxigênio...apenas isso...tô muito errado?
Considerando esse aprendizado e que meu carro tem, e uso muito o GNV, é bem possível que meu catalizador esteja em perfeito funcionamento...farei os testes:
1 (como ainda é original, só poderá dar zebra se houver danos superficiais na estrutura física da unidade)
2 (como tenho um termômetro infra vermelho, esse é mole...)
3 (sem chance, pois não tenho um manômetro próprio... mas se passar no "2" e meu carro não apresenta queda de performance, acho que posso concluir que é desnecessário)
Mais tarde posto o resultado...
O que é, para que serve, dicas, testes etc........................> http://www.oficinabrasil.com.br/edicoes ... serve.html
Conformidade à legislação...tem que ter selo do INMETRO... > http://www.motonline.com.br/umicore-ale ... utomotivo/
Vídeo muito explicativo e feito pelo próprio fabricante......... > http://www.youtube.com/watch?v=4QXcvR4dHr0
Este vídeo desmistifica o limite de vida de um catalizador, pois se ele está cumprindo o seu papel, ele ainda está bom...e independe de idade ou quilometragem... gostei...
Porém o teste não é conclusivo em definitivo, pois existe um outro parâmetro que foi falado, mas não comprovado...que é o da vazão.
Recaptulando os testes:
1 - O da batidinha.......(qualquer martelinho ou peça de metal serve),
2 - O da temperatura...(termômetro infravermelho ou de contato servem),
3 - O da vazão............(só com manômetro próprio no lugar da sonda Lâmbda).
Repararam a contradição entre o material da Oficina Brasil e o da Mastra?
Em "Características", a Oficina Brasil afirma que "O catalisador não modifica o valor lambda da mistura admitida"...já em 3:40, o apresentador afirma exatamente o contrário...
Bom, primeiro que não é mistura admitida e sim gases de escape...até aí tudo bem...mas na minha concepção, realmente não pode haver erro de leitura, mas uma certa lentidão na passagem pela sonda, fruto de uma maior retenção pelo entupimento parcial (se total o motor não funciona), fará a sonda registrar com menor velocidade, a análise do oxigênio...apenas isso...tô muito errado?
Considerando esse aprendizado e que meu carro tem, e uso muito o GNV, é bem possível que meu catalizador esteja em perfeito funcionamento...farei os testes:
1 (como ainda é original, só poderá dar zebra se houver danos superficiais na estrutura física da unidade)
2 (como tenho um termômetro infra vermelho, esse é mole...)
3 (sem chance, pois não tenho um manômetro próprio... mas se passar no "2" e meu carro não apresenta queda de performance, acho que posso concluir que é desnecessário)
Mais tarde posto o resultado...
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tudo é relativo, estimar uma vida util de 100K km é uma media em condicoes normais, nada q nao possa chegar a 200K ou com 50K ja estar umlixo, igual pneu, depende de como e quem usa.......
as condicoes do motor sao fundamentias pra uma boa vida, mas de determinado tempo em diante ja é bom estar de olho.....
nao estao errados em falar de mistura admitida, os gases do escap sao resultado da misuta admitida, como vc sabe q a mistura esta rica? pela leitura da sonda lambda, do mesmo jeito q sabe da mistura pobre, vc obtem isso pelas partes dos gases, q sao o resultado do q é admitido, até mesmo uma faisca fraca q nao inflama a mistura mostra isso na lambda......
sao outros 500considerar a fluidez dos gases, vai variar de um entupimento parcial para um total, em vez de velocidade vai surgir pressao, a velocida varia com o trabalho do motor, cada explosao vai gerar um volume, esse volume vai mudar a velocida q passa pela lambda seja em lenta ou seja no corte, q vai ter volume empurando volume em cima de volume....é uma questao complicada limitar a questao de velocidade dos gases ali.....
entupido saturado a primeira coisa é a temperatura se elevar muito.....chegando a ficar incandescente......
esse teste de tirar e balancar nao serve nem pra ver se a crianca comeu, qnt mais testar um catalizador q vai sofrendo saturacao do material.....se for trocar com base nesse teste qnd a ceramica ja tiver quebrado e ser notado balancando, vida longa as pecas.....
as condicoes do motor sao fundamentias pra uma boa vida, mas de determinado tempo em diante ja é bom estar de olho.....
nao estao errados em falar de mistura admitida, os gases do escap sao resultado da misuta admitida, como vc sabe q a mistura esta rica? pela leitura da sonda lambda, do mesmo jeito q sabe da mistura pobre, vc obtem isso pelas partes dos gases, q sao o resultado do q é admitido, até mesmo uma faisca fraca q nao inflama a mistura mostra isso na lambda......
sao outros 500considerar a fluidez dos gases, vai variar de um entupimento parcial para um total, em vez de velocidade vai surgir pressao, a velocida varia com o trabalho do motor, cada explosao vai gerar um volume, esse volume vai mudar a velocida q passa pela lambda seja em lenta ou seja no corte, q vai ter volume empurando volume em cima de volume....é uma questao complicada limitar a questao de velocidade dos gases ali.....
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esse teste de tirar e balancar nao serve nem pra ver se a crianca comeu, qnt mais testar um catalizador q vai sofrendo saturacao do material.....se for trocar com base nesse teste qnd a ceramica ja tiver quebrado e ser notado balancando, vida longa as pecas.....
Rua não é disputa, é convivência.
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Putz...o treco é demorado... só em ML, não passa de 200°C...
Tive que colocar um calço no batente da borboleta, ficando fixo em 2k RPM...aí foi..
Teste 1 - aprovado
Tese 2 - aprovado
Teste 3 - não realizado
Como não levantei o carro, mirar o Laser só esticando o braço, ficou meio atrapalhado devido ao cano ficar meio escondido naquela vala (que em carros de tração traseira, seria para o Cardã), mas depois de várias tentativas consegui...272° na entrada e 287° na saída, o que comprova a eficiência.
Se a unidade fosse igual a do vídeo, eu tiraria pra ver alguma possibilidade de obstrução, mas é soldada ao cano que vem do coletor.
Verei o preço nas lojas de auto peças, se todo o conjunto não passar de R$500,00, vou eu mesmo trocar tudo...pois o último já precisa trocar, daqui a pouco será o intermediário...depois...
Tive que colocar um calço no batente da borboleta, ficando fixo em 2k RPM...aí foi..
Teste 1 - aprovado
Tese 2 - aprovado
Teste 3 - não realizado
Como não levantei o carro, mirar o Laser só esticando o braço, ficou meio atrapalhado devido ao cano ficar meio escondido naquela vala (que em carros de tração traseira, seria para o Cardã), mas depois de várias tentativas consegui...272° na entrada e 287° na saída, o que comprova a eficiência.
Se a unidade fosse igual a do vídeo, eu tiraria pra ver alguma possibilidade de obstrução, mas é soldada ao cano que vem do coletor.
Verei o preço nas lojas de auto peças, se todo o conjunto não passar de R$500,00, vou eu mesmo trocar tudo...pois o último já precisa trocar, daqui a pouco será o intermediário...depois...
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SemControle,
Eu prefiro dividir a coisa em mistura admitida (ante da explosão), e gases de escape (após a explosão)... de certo que a análise dos gases de escape é um indicador da mistura de admissão, mas isto é uma análise por resultado e não lá na admissão... que em alguns motores nem mais existe, pois a "mijada" é direto dendo do cilindro... é apenas uma questão de hermenêutica automotiva...rs!
Ao longo do tempo, vimos a mistura bem antes das válvulas, depois juntinho delas e agora o ar é antes e o combustível é até depois delas... mas concordamos que a fase ainda continua a se chamar de admissão.
Já joguei a informação da tensão negativa da sonda pra Delphi... vamos ver o retorno...
Eu prefiro dividir a coisa em mistura admitida (ante da explosão), e gases de escape (após a explosão)... de certo que a análise dos gases de escape é um indicador da mistura de admissão, mas isto é uma análise por resultado e não lá na admissão... que em alguns motores nem mais existe, pois a "mijada" é direto dendo do cilindro... é apenas uma questão de hermenêutica automotiva...rs!
Ao longo do tempo, vimos a mistura bem antes das válvulas, depois juntinho delas e agora o ar é antes e o combustível é até depois delas... mas concordamos que a fase ainda continua a se chamar de admissão.
Já joguei a informação da tensão negativa da sonda pra Delphi... vamos ver o retorno...
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Também concordo que algumas peças possam ser reavaliadas quanto a vida útil...o catalisador é uma delas...diferentemente da correia dentada que prefiro não arriscar...SemControle escreveu:tudo é relativo, estimar uma vida util de 100K km é uma media em condicoes normais, nada q nao possa chegar a 200K ou com 50K ja estar umlixo, igual pneu, depende de como e quem usa.......
as condicoes do motor sao fundamentias pra uma boa vida, mas de determinado tempo em diante ja é bom estar de olho.....
Acho que os valores (80K originais e 40K quando da troca), no caso dos catalisadores, servem para se fazer uma primeira avaliação, em situação normal ou a qualquer momento caso haja alguma suspeita, fora isso é relaxar...
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o maior problema é não ter como estudar a mistura antes da queima pra medir as partes e saber se realmente esta estequiométrica, (nem pense nisso com injeção flex então), e tudo influencia, muita coisa pode variar o ar admitido, assim como o combustível pulverizado, além da eficiência da faísca.....é mais fácil a central trabalhar com um único resultado de todas as variáveis, e com base no q conseguir alterar as entradas possíveis, no caso somente controla o combustívelBange escreveu:SemControle,
Eu prefiro dividir a coisa em mistura admitida (ante da explosão), e gases de escape (após a explosão)... de certo que a análise dos gases de escape é um indicador da mistura de admissão, mas isto é uma análise por resultado e não lá na admissão... que em alguns motores nem mais existe, pois a "mijada" é direto dendo do cilindro... é apenas uma questão de hermenêutica automotiva...rs!
Ao longo do tempo, vimos a mistura bem antes das válvulas, depois juntinho delas e agora o ar é antes e o combustível é até depois delas... mas concordamos que a fase ainda continua a se chamar de admissão.
Já joguei a informação da tensão negativa da sonda pra Delphi... vamos ver o retorno...
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