[DÚVIDA] - Tuchos batendo mesmo após a troca. O q fazer?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
romesrose
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 31 2008f Janeiro 2008 12:05:44 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

[DÚVIDA] - Tuchos batendo mesmo após a troca. O q fazer?

Mensagem por romesrose »

Olá Pessoal!

Tenho um Corsa 1.8 2003 com 118.000, que comprei a 6 meses mais ou menos, e que estava muito satisfeito até um mês atras mais ou menos quando começaram as batidas. Quando comprei dei uma geral desmontando o carter para ver se tinha borra, ou pescador entupido. Estava tudo limpinho. Como o carro era de um único dono o estado do motor mostrou o bom cuidado com a manutenção.
Coloquei um 15w40 semi-sintético, troquei filtro de oleo, ar, combustivel e velas. Tudo perfeito! Rodei assim até o mês passado quando resolvi trocar o oleo (cloloquei o Lubrax Tecno 15w40 SM) novamente com 4500km, pois utilizo o carro só em trajetos pequenos. Pronto: começou o tormento! O carro que até então não tinha nenhum barulho começou a apresentar uma batida metalica parecida com tucho na primeira partida, ou quando o carro ficava umas quatro horas desligado. O barulho começava depois que a marcha lenta estabilizava e durava 1 minuto mais ou menos. Pois bem, levei em um mecânico e ele me aconselhou a colocar um oléo mais fino já que o motor está com boa saúde. Colocamos o AcDelco 5w30 e piorou, as batidas ficaram mais altas. Procurei outro mecânico e ele me recomendou o Shell Helix 15w50, do frasco amarelo, ficando do mesmo jeito que com o Lubrax Tecno.
Como percebi que o óleo não resolveria levei em outro mecânico recomendado por amigos. Ele sugeriu a troca dos tuchos e a verificação do comando, balancins, e pressão da bomba. Concordei e paguei para ver! A bomba, comando e balancins estavam bons. Colocamos os 8 tuchos novos da DELPHI, R$234,00 colocados.
Resultado: Na primeira semana rodei feliz! Não escutei, aparentemente, nenhuma barulho preocupante. Entretanto, semana passada o barulho voltou! Da mesma forma que antes!

Agora, o que eu faço pessoal? o que pode ser isso??? Já estou triste com o carro! Gostei tanto do conforto, da potencia e da dirigibilidade do Corsa! É meu primeiro Chevrolet e quero muito deixá-lo como quando comprei: lisinho.

Se puderem me ajudar pessoal, fico muito grato!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Complicado.

Você descreveu que batia quando a marcha lenta estabilizava e parava 1 minuto depois.
Tuchos normalmente batem já no instante em que o motor pega. E para em alguns segundos,
se ele demora pra parar é porque está feia a coisa.

Deve ser alguma outra coisa.
As vezes faísca escapando de cabo de vela faz um tec, tec também. Pra descobrir
ligue o carro no escuro e olhe o motor, veja se pisca alguma luzinha pequena, mas não
coloque a mão. E já repare se o barulho acontece com o capô aberto.

Digo isso porque não sei como é o barulho. Tucho é metálico e bate forte.
De qualquer forma o mecânico que fez o serviço tem a obrigação de dar garantia.

E use o óleo conforme especificado no manual. Se for 15w40 no manual, use 15w40.
API se for SL pode usar SM que é melhor. Mas a viscosidade mantenha o indicado.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

esse oleo nao ta subindo, é estranho.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
romesrose
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 31 2008f Janeiro 2008 12:05:44 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romesrose »

É muito estranho mesmo! Agora tem dia que faz, tem dia que não faz, uma hora é mais baixo, outra hora é mais alto! Não sei mais o que pode ser! E é sempre em um cilindro só! (fiz o teste escutando com a chave de fenda)
Será que poderia ser batida de saia? Mas se fosse não deveria bater durante todo o tempo com o motor ligado?
Todos os meus carros sempre foram da Volks e nunca tive nenhum problema com motor, mas quando dei uma volta nesse corsa sedan me apaixonei! Ele é 1.8 completo! Muito confortavel e gostoso de dirigir! Muito torque! Mas já estou triste com esse problema.

Qualquer ajuda é bem vinda pessoal

Obrigado.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

pode ser tudo, nao necessariamente, desgasta por igual...
e pode ser apenas esse tucho com defeito
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
apiazi
:: Wind ::
Mensagens: 17
Registrado em: Segunda-feira 07 2008f Julho 2008 07:52:54 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por apiazi »

Romesrose,

Eu tenho um Corsa Maxxi 1.8 flex, só que hatch 2005. Lendo o seu tópico resolvi dar o meu depoimento pois quando comprei esse carro com 21.000 Km, passei a utilizar esse óleo também, LubraxTechno 15w40, pois usava esse mesmo no meu carro anterior, um palio 1.0 8v e que também atende a especificação do motor do corsa. Hoje meu carro tem 94000 km e o motor continua 100%. De acordo com o manual o óleo deve ser trocado com 7500 km ou 15000km e com alternancia de troca de filtro. Eu troco de 10000km em 10000km só que só compro filtro original na autorizada, e troco o filtro em toda a troca. Mas para mim, lógico que há o desgaste natural, aqueles segundinhos (1 ou 2) normais de batida dos tuchos na partida a frio não aumentaram desde que comprei o carro. Isso que está ocorrendo como o seu é realmente um pouco estranho....

Não tenho nada para reclamar do carro, exceto os faróis, que são fracos demais! Acho o carro excelente, o meu faz em torno de 9km/l na cidade na gasolina e uns 11,5 km/l na estrada. Não o acho beberrão, acho que bebe o quanto anda.

Não sei se pode te ajudar, porém vi um vídeo do Dr. Carro no youtube sobre um problema de rajada de motor, não sei se pode te ajudar, segue o link:
http://www.youtube.com/watch?v=_USFNoppUe8

Abs,

Andre
romesrose
:: Wind ::
Mensagens: 12
Registrado em: Quinta-feira 31 2008f Janeiro 2008 12:05:44 PM
Localização: Uberlândia - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por romesrose »

SemControle

Os tucho são todos novos!
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Mesmo novo pode ter defeito. O certo seria voltar ao mecânico que fez a troca e reclamar.
É seu direito... você pagou por uma solução e ela não veio.
Apache
:: Wind ::
Mensagens: 35
Registrado em: Segunda-feira 28 2011f Março 2011 10:27:36 AM
Localização: Vinhedo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Apache »

[quote="romesrose"]Olá Pessoal!

Tenho um Corsa 1.8 2003 com 118.000, que comprei a 6 meses mais ou menos, e que estava muito satisfeito até um mês atras mais ou menos quando começaram as batidas. Quando comprei dei uma geral desmontando o carter para ver se tinha borra, ou pescador entupido. Estava tudo limpinho. Como o carro era de um único dono o estado do motor mostrou o bom cuidado com a manutenção.
Coloquei um 15w40 semi-sintético, troquei filtro de oleo, ar, combustivel e velas. Tudo perfeito! Rodei assim até o mês passado quando resolvi trocar o oleo (cloloquei o Lubrax Tecno 15w40 SM) novamente com 4500km, pois utilizo o carro só em trajetos pequenos. Pronto: começou o tormento! O carro que até então não tinha nenhum barulho começou a apresentar uma batida metalica parecida com tucho na primeira partida, ou quando o carro ficava umas quatro horas desligado. O barulho começava depois que a marcha lenta estabilizava e durava 1 minuto mais ou menos. Pois bem, levei em um mecânico e ele me aconselhou a colocar um oléo mais fino já que o motor está com boa saúde. Colocamos o AcDelco 5w30 e piorou, as batidas ficaram mais altas. Procurei outro mecânico e ele me recomendou o Shell Helix 15w50, do frasco amarelo, ficando do mesmo jeito que com o Lubrax Tecno.
Como percebi que o óleo não resolveria levei em outro mecânico recomendado por amigos. Ele sugeriu a troca dos tuchos e a verificação do comando, balancins, e pressão da bomba. Concordei e paguei para ver! A bomba, comando e balancins estavam bons. Colocamos os 8 tuchos novos da DELPHI, R$234,00 colocados.
Resultado: Na primeira semana rodei feliz! Não escutei, aparentemente, nenhuma barulho preocupante. Entretanto, semana passada o barulho voltou! Da mesma forma que antes!

Agora, o que eu faço pessoal? o que pode ser isso??? Já estou triste com o carro! Gostei tanto do conforto, da potencia e da dirigibilidade do Corsa! É meu primeiro Chevrolet e quero muito deixá-lo como quando comprei: lisinho.

Se puderem me ajudar pessoal, fico muito grato![/quote]

Então mano, tambem tenho um corsa 1.8, flex ano 2004. Tambem tive que trocar tuchos, alias como o carro era da minha irma, ela mesma trocou e pagou. Só que como ela relaxava demais nas trocas de oleo entre outras coisas, tive que arrumar mais um monte de coisas e agora ta zero bala. Eu só quis arrumar tudo porque não paguei nada...rs. Na vardade ela me entregou o carro bem abaixo do valor e com a suspensão recem trocada. Mas te digo, esses oleos ai que vc usou...sei não. Na codive me recomendaram só o 20w50 e no mecanico que montou o motor tambem foi recomendado essa especificação. Aqui onde moro tenho uns mecanicos de confiança que foram direto no defeito e arrumaram certinho. Se vc conhecer um bom mecanico ele resolve isso na boa. Mas te digo, arruma esse carro, vale a pena. Hoje em dia pra vc ter um carro desse nivel só pagando uma fortuna. E sem contar que o bichinho é violento para andar hein. Valeu
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mesmo tuchos novos, ja vi saidos da caixa e montados nao cargarem...
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”