[DÚVIDA] - Porque o carro fica acelerado na partida?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
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Plinio Almeida
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[DÚVIDA] - Porque o carro fica acelerado na partida?

Mensagem por Plinio Almeida »

Olá, pessoal!

Tenho um Corsa Sedan 1.0 16V 2001. Quendo dou a ignição ele acelera bastante sozinho. Vai até 3000 rpm e depois vai descendo bem devagar até normalizar em 1000rpm. Mas é só quando ligado a frio. Depois fica ligando normal. O mecânico já olhou sensores, aterramento e caixa de comando da injeção, mas até agora não descobriu. Alguém já teve um problema parecido? Quem puder m ajudar vou ficar muito grato.

Valeu!


alcineu
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Mensagem por alcineu »

Como anda a bateria? Se estiver fraca afeta a parida. Muitos casos de aceleração lata na marcha lenta e probçemas na partida esta relacionada a bateria...retorne ai.
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weimar
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Mensagem por weimar »

Omeu fica assim so quando esta frio, na primeira partida de manha, se ligo ele logo depois nao fica tao acelerado, chega a 2500rpm e logo depois cai para 950rpm, acho que pode ser o sensor de temperatura ou algum outro sensor, mas o luz do check da injeçao nao acusa nada, valeu


Plinio Almeida
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Mensagem por Plinio Almeida »

Olha só, o sensor de temperatura foi testado. O mecânico colocou outro, mas continuou. Já o sensor de marcha lenta foi limpo e revisado e está perfeito. A bateria não está fraca e o rapaz também fez uma limpeza e revisou os aterramentos. hehehe Tá difícil... Será que pode ser alguma coisa com a alimentação de combustível? Algo na bomba?

Aguardo resposta!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

limpar somente o atuador de marcha lenta nao resolve nada
tem muita coisa a ser vista ai....
os respiros do carter, os dutos de ar do atuador de marcha lenta, e assim vai....
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Plinio Almeida
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Mensagem por Plinio Almeida »

Como juntamente com o problema da aceleração vinha a luzinha da injeção acesa no painel, passamos o teste eletrônico. Deu que era problema na válvula EGR. O mecânico tirou e percebeu que o eixo dela tava colado. Ele tem uma molinha. O cara passou o dia limpando com tinner para soltar. Soltou aí depois colocou de volta. Continua fazendo a mesma coisa. Parece que ele volta a travar. Se for esse mesmo o problema, talvez só outra...


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Ulisses®
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Mensagem por Ulisses® »

Senhores, sou leigo no assunto de mecânica, mas esta questão em especial eu posso dizer que não é um problema, mas sim uma configuração do módulo de injeção da maioria dos Corsa B fabricados entre 1996 até 2011, ou seja, todos os modelos equipados com injeção multiponto.
A presença dessa aceleração é ainda maior nos modelos flex ou só a álcool, já nos modelos à gasolina ela dura menos tempo.
Notem que o amigo disse que ele somente se mantem acelerado durante a primeira partida do dia, quando o motor ainda está frio. No meu é assim também, só que dura mais tempo porque meu carro é original a álcool.
Esta aceleração acontece pra que o motor não afogue, é como se fosse o antigo e extinto "afogador" usado em carros carburados, que tem a função de manter o motor com uma certa aceleração até que atinja uma temperatura que não permita mais seu desligamento.
Entretanto, por ser eletrônica, o próprio sistema desacelera o carro depois de um certo tempo, faça um teste em dias mais frios, vai notar que a aceleração pode durar alguns segundos ou até minutos a mais que em dias quentes.
De antemão posso dizer que não se preocupe, seu carro está perfeito, se este sistema ainda funciona é porque está tudo ok.
Epero ter ajudado.
Abraços,
Ulisses :)


caio resende
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Mensagem por caio resende »

Minha wagon tambem 1.0 16v faz isso na primeira partida do dia isso é normal sim!


SemControle
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Mensagem por SemControle »

gente, leiam....normal é ficar acelerado, mas nao la nos 3K rpms

se o normal de vcs é nos 3K rpms, vcs tmb tem problemas, com o motor acelerado na partida
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Plinio Almeida
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Mensagem por Plinio Almeida »

Gente, é assim: acelera SEMPRE que está frio. Não precisa ser na primeira partida do dia. Ficou desligado uma, duas horas, acelera na partida. E sempre vai até 3000 rpm´s e depois baixa devagar, levando quase 30 segundos para ficar em 950, 1000 rpm´s. E antes não fazia isso em hora nenhuma. Tem a questão da válvula EGR, que, segundo o mecânico, tem influência no defeito. Quanto à reconfiguração da injeção, já foi feita e nada...


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