[INFORMATIVO] - MOTOR 1.4/1.8 FLEX CORSA MONTANA MERIVA COM PROBLEMAS

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awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal, não deve trocar não, no álcool o carro fica meio estranho frio, na gasolina vai melhor.
Tem que ver se é isso mesmo ou outra coisa, normalmente a falha do acelerador eletronico dá entre 2000 e 3000 giros.

A boa notícia é que existe o sensor novo, uns 150 reais + ou -. Não precisa trocar todo o corpo.


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sergiod
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Mensagem por sergiod »

qual a diferença desse sensor novo pro antigo?
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SemControle
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Mensagem por SemControle »

reza a lenda q sofreu correcoes no q tanto dava problema........
parece até ter dado certo, pessoal q tem trocado pelo menos nao volta pra reclamar....
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Resgatando o tópico lá do fundo...

Ontem foi a gota d'água que faltava para trocar o atuador. Do nada o carro começou a engasgar e a luz da IE acendeu. Pisava no acelerador e não subia giro. Quando parava em uma esquina, a "marcha lenta" ficava em 1500.
Desliguei o motor, esperei alguns minutos e dei a partida novamente. Andou bem por uns 2 quarteirões e voltou a apresentar o problema. Cheguei na casa dos meus sogros e fiz uns testes. Ao socar o pé no acelerador, a borboleta fica inoperante. Pensei em forçar a abertura da borboleta, com a chave de fenda, mas fiquei com medo de estragar algo. Como era hora do rush, esperei o trânsito melhorar para chegar em casa. Com o motor frio, o problema não apareceu. Mas quando foi aquecendo, começou a engasgar novamente. Hj a tarde irei comprar o atuador novo. Já pedirei do modelo 2012.
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awaked
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Mensagem por awaked »

José Leal, fez bem em desistir de forçar a borboleta. Tem umas engrenagens plásticas que quebram a toa, e elas movimentam a borboleta.

Mas tem uma confusãozinha aqui. O problema é o potenciômetro que seria o sensor de posição da borboleta.


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Awaked, como disse antes, o meu motor é o VHCE, já com acelerador eletrônico.

Não tive como passar o scanner ontem. Quando voltar para casa verei qual erro está gravado na IE. Mas acredito que seja o atuador da borboleta mesmo.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Voltando com o resultado do escaneamento:

Imagem

O erro P0120 é muito estranho, pois fala em problemas no pedal e no corpo de borboleta... mas os códigos 1550 falam exatamente de problemas no corpo de borboleta, de acordo com a lista passada anteriormente:
"P1550 Electronic Throttle Control Reduced Power C-09
P1550 Electronic Throttle Control Forced Idle C-09
P1550 Electronic Throttle Control Power Management C-09
P1550 Electronic Throttle Control Engine Stop C-09"

Pelo visto, já está mais que confirmado o problema no atuador da borboleta. Vou comprar outro, já do modelo novo. Mas me tirem uma dúvida: devo pedir do 2009 mesmo ou do 2012? Não tenho certeza se pedindo o 2009 a peça já venha atualizada.
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awaked
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Mensagem por awaked »

Meu carro é 2011 e ela já veio atualizada.

A nova é mais quadrada:
Imagem
Imagem

A antiga é arredondada:
Imagem


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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Awaked, muito obrigado pelas fotos. Agora saberei diferencia-las.

De fato, a minha é essa arredondada. Mas hj já vou lá comprar outra.
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José Leal
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Mensagem por José Leal »

Recebi o atuador novo aqui. Só que ele não serve no meu carro! Imagem O novo veio com o encaixe na parte elétrica mais alto e por consequência a parte mecânica não alcança o eixo da borboleta. Usei o mesmo código da peça postada na página 4.

Para terminar de lascar mesmo, o TBI do meu carro foi mexido. O atuador já tinha a arruela gambiarra e os parafusos estavam frouxos. Não sei como não estava dando entrada de ar falsa...
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