[DÚVIDA] - CONSUMO DE COMBUSTÍVEL

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
icrgui
:: Wind ::
Mensagens: 7
Registrado em: Terça-feira 13 2015f Janeiro 2015 02:25:57 AM
Localização: Manaus - AM
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por icrgui »

Média de 12,5Km/L
Ando sempre com AR e não maneiro muito na direção.
Fiz a revisão dos 50mil e troquei velas e cabo de vela,
acho que ficou bom.
tiagosk
:: Wind ::
Mensagens: 19
Registrado em: Domingo 21 2016f Fevereiro 2016 09:04:07 PM
Localização: São José do Rio Preto - SP
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2009

Mensagem por tiagosk »

corsa maxx 1.4 2009

alcool cidade 7.5 ~ 7.7 estrada 10.5 ~10
gasolina cidade 9.5 ~ 10 estrada ainda nao testei
ainda to achando o consumo dele alto o oleo que ta no motor e um 10 40 quando chegar nos 5mil km vou usar o recomendado 5 30
cabos de vela e velas estao novos trocado recente, pretendo fazer uma limpeza nos bicos pra ver se consigo melhorar esse consumo.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

Muita coisa influencia no consumo, até alinhamento da suspensão e calibragem dos pneus.
Começa colocando o óleo correto e troca o filtro de ar - se tem certeza de que as velas são novas e que são as corretas.

Verificar se a válvula termostática não está travada aberta. O carro demora pra esquentar o motor? Isso tem que levar uns 5 ou 6 minutos na média.

Se você dirige em trajetos curtos menos de 5 km a média está ótima. Metade do trajeto está com motor frio fase em que ele consome mais combustível.
jusilva
:: Wind ::
Mensagens: 15
Registrado em: Quarta-feira 04 2015f Novembro 2015 10:13:28 AM
Localização: Abelardo Luz - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por jusilva »

killwinters escreveu:O meu ta do mesmo jeito Luis, foi todo refeito mas depois disso ficou muito beberrão c acredita que andei 450km com 1 tanque e um terço ... absurdo isso. com 250km andados ja tinha lambido meio tanque, certo que com ar ligado mas mesmo assim... O seu tem ar cond?
É isto mesmo. Lembro que fazia uns 9km/l na estrada. Passei alguns apuros para encontrar postos em rodovia. Depois de uns 30.000 kms já está lá pelos 14 km/l. O meu estava com 230.000 kms após a retífica, até que roubaram... Estava fazendo 17 km/l. Só usei óleo valora 5w30 BR até os 100.000 kms e depois 10w40 sintético ipiranga. Sempre trocando com 8.000 kms. Com 230.000 kms ainda não queimava óleo...
ganimedes
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Sexta-feira 29 2016f Abril 2016 01:19:37 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por ganimedes »

Corsa 1.0 Wind 1995

220.000 km rodados

Gasolina Shell

Consumo
Estrada: 16,5 km/l (1 passageiro, sem bagagem, pneus calibrados, andando a 100km/h, vidros fechados)
Cidade: 13,5 km/l

Óleo utilizo o Mobil 20w40 troco a cada 5.000 km juntamente com o filtro.
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

ganimedes escreveu:Corsa 1.0 Wind 1995

220.000 km rodados

Gasolina Shell

Consumo
Estrada: 16,5 km/l (1 passageiro, sem bagagem, pneus calibrados, andando a 100km/h, vidros fechados)
Cidade: 13,5 km/l

Óleo utilizo o Mobil 20w40 troco a cada 5.000 km juntamente com o filtro.
Campinas não tem congestionamento, não? Rs!
Se está medindo corretamente, de tanque cheio até tanque cheio e só até o automático, é uma bela média. Certamente tem trajetos privilegiados.
André Rocha Santos
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Terça-feira 03 2016f Maio 2016 10:04:36 AM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN WIND 1.0 MILLENIUM CLASSIC VHC
Ano de fabricação: 2002

Mensagem por André Rocha Santos »

Tenho um corsa sedan 2002 a gasolina, já tem 200 km rodados, uso muito ele pois diariamente percorro um trajeto de 50 km em média.
Bom enfim vamos ao caso.
O carro consumia na média de 5 litros por dia para 50 km na cidade em media 3 horas com o carro ligado entre trajeto e transito ida e volta, fazendo uma media de 10 km/l, para mim uma valor razoável. mas na semana passada ele deu para começar a dobrar o consumo do nada, coloquei em um dia 10 litros e depois dos 50 km já baixou para reserva.
Levei ele no mecânico e ele já resolveu o problema.
Era problema no pistão que estava furado, então a gasolina estava vazando e enchendo ele de gasolina e assim dobrando o consumo.
Mandei trocar os 4 pistões e as juntas vedantes, ai ficou 0 bala, agora tirei uma média do consumo e ta fazendo 13 km na cidade. O valor para troca dos pistões saiu por 200 reais.

Espero que ajude alguém que esteja passando pelo mesmo problema.
Vou postar ainda sobre porque o carro a gasolina partida elétrica demora a ligar pela manhã e porque o pistão faz barulho de vazamento.

Até mais.
ganimedes
:: Wind ::
Mensagens: 9
Registrado em: Sexta-feira 29 2016f Abril 2016 01:19:37 PM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995

Mensagem por ganimedes »

awaked escreveu:
ganimedes escreveu:Corsa 1.0 Wind 1995

220.000 km rodados

Gasolina Shell

Consumo
Estrada: 16,5 km/l (1 passageiro, sem bagagem, pneus calibrados, andando a 100km/h, vidros fechados)
Cidade: 13,5 km/l

Óleo utilizo o Mobil 20w40 troco a cada 5.000 km juntamente com o filtro.
Campinas não tem congestionamento, não? Rs!
Se está medindo corretamente, de tanque cheio até tanque cheio e só até o automático, é uma bela média. Certamente tem trajetos privilegiados.
Sim, tanque cheio até o automático sempre.

Não pego muito trânsito na cidade, trajetos como você citou, privilegiados.

A melhor média histórica máxima que consegui na estrada foram 17,5 km/L andando a 80km/h mas isso a muito tempo atrás quando eu estava fazendo testes...hoje a média geral oscila entre 16,5 km na estrada
Avatar do usuário
RenanBernei
:: Wind ::
Mensagens: 4
Registrado em: Quarta-feira 04 2016f Maio 2016 06:04:59 PM
Localização: Sorocaba - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.6 MPFI 2P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por RenanBernei »

Pessoal o meu corsa 96 GL 1.6 2p está fazendo 5 km com o litro, eu ando mais ou menos um trajeto de 6 km até o trabalho todo dia, ta osso o carro ta bebendo demais, eu to com a grana meio curta pois casei esse mês e não queria ir direto no mecânico sem ter uma ideia, até porque estou numa cidade nova ( Sorocaba) e não tenho nenhum mecânico de confiança!

Obrigado ;)
awaked
:: Moderador ::
Mensagens: 10832
Registrado em: Terça-feira 01 2011f Março 2011 02:26:17 PM
Localização: Curitiba - PR
Modelo do veiculo: CORSA HATCH MAXX 1.4 ECONOFLEX
Ano de fabricação: 2011

Mensagem por awaked »

RenanBernei escreveu:Pessoal o meu corsa 96 GL 1.6 2p está fazendo 5 km com o litro, eu ando mais ou menos um trajeto de 6 km até o trabalho todo dia, ta osso o carro ta bebendo demais, eu to com a grana meio curta pois casei esse mês e não queria ir direto no mecânico sem ter uma ideia, até porque estou numa cidade nova ( Sorocaba) e não tenho nenhum mecânico de confiança!

Obrigado ;)
O trajeto é curto, metade dele ou pouco mais o motor está frio, situação que gasta mais combustível.

Itens que atrapalham o consumo diretamente:
- Filtro de ar entupido.
- Bico injetor com problema.
- Falta de alinhamento da suspensão.
- Pneus não calibrados.
- Velas ruins.
- Escapamento obstruído (podre por dentro).
- Embreagem gasta.
- Falta de válvula termostática ou ela travada aberta (motor não atinge temperatura ideal).
- Sensor de temperatura da água errando (não adianta ver erro só, precisa ver o que ele informa - motor quente e ele diz que está 20ºC? Tem algo errado - só vai dar erro no scanner quando ele parar de vez.
- Sensor de oxigenio/sonda lambda travado. Ele tem que variar no scanner, um monte, loucamente. As vezes ele trava e também não apresenta erro pra central.
- Combustível ruim.
- Pé pesado.
- Óleo grosso demais (pessoal tem mania de acreditar em óleo pra alta kilometragem).

Enfim, bastante coisa.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”