[DÚVIDA] - Porque o Motor falha quando esquenta?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Rafael_1980
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 09 2015f Junho 2015 02:54:35 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rafael_1980 »

Quando deu esse problema, em abril, comprei outra bobina e coloquei, daí ficou show. Agora deu o mesmo problema de novo (a bobina ainda está na garantia). Qual a possibilidade de uma outra peça eletrônica ser a culpada disso acontecer?
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

então bem provável q seja novamente a bobina, mas precisa investigar pq ela esta sendo a vitima de algo....
é preciso conferir os cabos de vela e velas tmb....
qnd queimou uma saída da minha bobina o cabo estava quase partido, qnd fui tirar da vela partiu, ao tirar a vela ela estava 0km e as outras 3 destruídas, sinal q problema de cabo já era antigo, e não dava nem faísca direito....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Rafael_1980
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 09 2015f Junho 2015 02:54:35 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rafael_1980 »

Obrigado pela atenção, amigo!!

Os cabos e as velas também são novos (esqueci de mencionar isso)
Vou na loja fazer uso da garantia e colocar outra bobina.

Posto o resultado depois!

Mais uma vez, obrigado!
Rafael_1980
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 09 2015f Junho 2015 02:54:35 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rafael_1980 »

Troquei a bobina (estava na garantia) e aparentemente o problema foi resolvido, inclusive percebi que a luz da injeção está apagando ligeiramente mais rápido.
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

mas é o seguinte, de vilao essa bobina já se tornou vitima, não é a primeira exatamente com o mesmo problema, então sabemos q mais dia menos dia o mesmo defeito vai surgir......
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Rafael_1980
:: Wind ::
Mensagens: 5
Registrado em: Terça-feira 09 2015f Junho 2015 02:54:35 PM
Localização: Niterói - RJ
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Rafael_1980 »

Pois é... por isso que essa semana ainda pretendo levá-lo ao eletricista para um check-up!

Muito obrigado por ajudar!!
Avatar do usuário
guilhermee.pereira
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 12 2014f Agosto 2014 08:21:53 AM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por guilhermee.pereira »

Amigos, boa tarde!

Estou aproveitando esse tópico para não ter que abrir outro.

Meu corsa de uns tempos para cá começou a dar esses engasgos quando fico muito tempo no engarrafamento, ou faço viagens longas.

Passei um grande aperto na subida da serra para minas no inicio desse ano, o bicho começou a perder força e falhar, sorte que eu nao ando rapido e ja estava na pista do lado do acostamento.

Ai eu parei o carro e pesquisei aqui no forum pelo meu celular e vi que podia ser a bobina, peguei um pano molhei e resfriei ela (estava um pouco quente) e resolvi no momento e segui viagem. mas.... deu esse problema umas tres vezes na ida (230 km) . Ao chegar no meu destino, arranjei na casa dos meus parentes uns pedaços de azulejo e coloquei entre a bobina e o suporte, ate porque o suporte estava tao quente que nao conseguia encostar o dedo sem queimar! No trajeto de volta, o carro veio muito bem e nao falhou nenhuma vez. Empenhado em resolver a gambiarra, tirei ela mas o carro voltou da dar esse problema quando esquenta muito. Coloquei o azulejo de novo, mas mesmo assim quando aquece esse começa a falhar e querer morrer, fiz o teste de tirar os cabos da bobina e todos saiam faisca mesmo ele falhando.... esperei esfriar e voltei bem;
observei que o meu carro ( mesmo com o ar condicionado ruim) possuia o condensador do ar na frente do radiador e ele estava sujo assim o ar nao fluia bem da pista pro motor. desmontei o parachoque e o condensador arranquei ele fora (nao funcionava mesmo!) daí reparei que bate muito mais vento acredito que o motor nao aquece tanto quanto antes. aproveitei e troquei a agua do radiador. da mesma forma, coloquei algumas arruelas entre os parafusos da bobina e do suporte da mesma para distanciar. Minha duvida é, se a bobina possui na sua parte inferior um dissipador de alumínio, a temperatura do suporte, e da gaiola do comando de valvulas deveria ser baixa????? Ate agora nao peguei viagem ou engarrafamento, mas o carro esta andando bem, mas sera que resolvi?
Guilherme Pereira - RJ
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

não tem muito como definir sem uma peça pra teste....
o mais normal de aquecer e dar problema são bobina e bomba mesmo....
não me lembro bem se é dissipador a base, mas de qq forma com o motor funcionando o calor vindo do motor é maior q o produzido pela bobina....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Avatar do usuário
guilhermee.pereira
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Terça-feira 12 2014f Agosto 2014 08:21:53 AM
Localização: Duque de Caxias - RJ
Modelo do veiculo: CORSA SUPER 1.0 MPFI 4P
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por guilhermee.pereira »

SemControle, obrigado pela dica.

De fato a única forma conclusiva seria trocar por uma que esteja num corsa que não dá esses problemas... Enfim, vou procurar alguém que tenha essa bobina quadradinha e possa me ajudar.

Em baixo da bobina ela tem uma chapa de aluminio, acredito que seja para dissipar temperatura, mas posso estar errado também.

Essa bobina inclusive é relativamente nova, troquei assim que eu peguei o carro em 12/08/2014 ( 1 ano e pouco de uso) coloquei original da marca delphi, comprei na altese, eles marcaram a data de compra e até o nome deles na parte de trás da bobina, usando uma maquina de gravar em metais. Mas acho um absurdo a garantia ser só de 6 meses. Paguei 240,00 na época. Seria a vida útil dela tão baixa assim? Na época eu também troquei os cabos de velas e as velas ambos originais da NGK. Esse ano, Assim que começou a dar os problemas dos falhamentos, eu troquei o jogo de velas ( nao estavam ruins, mas eu troquei mesmo assim).

Na última inspeção que fiz esse mês, elas com 1 mês e pouco de uso estavam com um pouco daquela casca vermelha fosca na ceramica do eletrodo e vi na internet que isso é óxido de ferro devido a combustível contaminado. Mas acho que isso não teria muito a ver com o caso?

Então medi as resistências dos cabos e estão dentro dos parâmetros adequados, assim como os enrolamentos da bobina, tanto no primário quanto no secundário. A tensão de alimentação está em 12,5 V (carro desligado) e sobe para 13,8V ( carro ligado).

Já trabalhei com projetos de transformadores e bobinas, e sei que a temperatura dos núcleos e dos enrolamentos não pode ser alta, porque existe a saturação que faz com que a bobina comece a se comportar como um fio-resistencia, e não como indutor. Por isso pensei que a temperatura que poderia estar causando o problema.

Hoje vim para o trabalho de carro e tranquilo, um pouco de engarrafamento na Linha vermelha (RJ) mas o carro respondeu muito bem nas acelerações e quando pisava fundo ao retornar o fluxo novamente. Isso que me deixa mais intrigado, é como se não houvesse problemas!

Mas fico com medo de pegar viagem longa e passar por apertos novamente. Desmarquei a vigem pra Angra no feriado por causa disso!

Andei pesquisando muito e vi que, conforme você orientou pode ser a bomba de combustível. Estou querendo desmontar e ver o pré filtro ( nunca verifiquei) embora já tenha trocado o filtro pós bomba 2 vezes.

Existe uma possibilidade remota, de ser alguma coisa relacionada ao hidrovacuo? Vi casos que quando ele esta com problema o ar atmosferico passa pelo diafragma e dá passagem de ar, a mistura fica pobre ocasionando tal problema. Meu freio as vezes fica um pouco mais duro, as vezes macio, sinto que preciso trocar o oleo, já passou da hora. Já até comprei, só falta trocar.

Esqueci de mencionar, que com o carro em ponto morto, quando da esse problema, falha só em alta rotação, ou seja quando a borboleta está mais aberta ( entre 3000 a 4000 RPM ou mais). Em baixa fica em 850 rpm cravado e nem oscila. Com o carro engrenado a rotação não passa de 2000 ao tentar andar.....

Obrigado pela ajuda amigo.
Guilherme Pereira - RJ
SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26789
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

então o pre filtro já vive mergulhado no combustível, vale a pena olhar....
a bomba se tiver um manômetro vc poderia monitorar seu funcionamento principalmente qnd acontece a falha.....
tanto bomba como bobina são mais exigidos em altas, no momento q aparecem as falhas...

agora esse problema do freio ficar duro e macio chama atenção, mas essa passagem de ar pelo hidrovacuo seria uma entrada falsa de ar, a lenta ficaria oscilando, e não deveria "resolver" o problema e voltar aleatoriamente...na verdade deveria piorar ao passar do tempo, pq o possível furo/rasgo tem a tendência de aumentar....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”