Sstefanello escreveu:Buenas...
Seguinte, em motores 4 cilindros, os pistões sobem e descem aos pares, só que em tempos diferentes, como é sabido. Em geral os pares são o 1 e 4 e o 2 e 3.
Para desativar 1 só, tanto faz, mas para 2, o ideal é que fossem de pares diferentes, ou seja, evitar de escolher os 2 centrais ou os 2 da extremidade.
Outra coisa: para desativar 2, como foi cogitado aí, ainda não fiz o teste em carro injetado, mas é muito provável que o motor apague. Para funcionar precisaria aumentar o volante, mas aí se tornaria inviável. Tem uma regra que diz que quanto mais cilindros, menor o volante, então o inverso tb se aplica.
Outro ponto: Para ter beneficios reais, precisaria evitar a compressão no cilindro desativado, pois consome potência (sim, eu sei que é pra situações em que não é exigida potencia... mas a central tentará manter o giro e enriquecer a mistura por causa das vibrações a que o motor estara apresentando). Uma forma de evitar a compressão é manter, pelo menos a valvula de escapamento aberta, pelo menos parcialmente, aí também se torna inviável o projeto, pois isso é feito com comandos variaveis.
Enfim, são pontos a considerar. Pode que na pratica funcione, teria que testar. Uma forma seria usar um galão ou uma pet como tanque (para poder medir com mais precisão) e deixar o motor funcionando por um tempo em cada situação, tipo uns 20 minutos na lenta ja da pra ter uma base.
Tdo o que tu falou foi o que imaginei e o que eu tentei falar... menos da parte do volante (não sabia do tamanho, e sobre a compressão não tinha pensado também
Agora pessoal vocês conseguem escrever mais que eu eim? gosto disso, ngm lê muito!
Testei, e como eu temia, não dá! a vibração é enorme do carro... não há o contra peso necessario desliguei 1 cilindro, 2 cilindros, no caso 3-4, e tambem tentei desligar dois que subiam juntos no caso 2-3 e 1-4, fiz de tudo em 2 minutos, a injeção não acusou anomalia, mas eu fiqeui com mal de parkinson... mas como foi dito, acho que por causa da existencia ainda da compressão nos cilindros, há o desbalanço no motor pela não detonação deles e pela exigencia de compressão...além do desbalanço, os cilindros restantes tem que compensar a força extra. Tiro uma teoria (sem estudar nada na net) que em carros que desativam cilindros há um comando de valvulas variavel, ou um acoplamento magnéticonas nas arvores de comandos... desativando por total os cilindros...
Rodrigo, também pensava na falta de lubrificação, mas pensado na descida de serra, retirei essa opção, mas não dá mesmo fazer aquilo. No meu carro sei que esses kit's flex não prestam... não ue não prestem, mas não sei, não gosto... penso que a conversão seria o ideal... a um tempo atras tinha um cara que fazia um chipp alcool e me pilhei de colocar, mas ele sumiu! conversão pra alcool, mudando a bomba a principio, segundo o proprio rahde não tem problema a conversão... e quanto aos bocos, ja ouvi falar que eles abrem 70% apenas para a vazão, no alcool mudaria para abertura maxima.
Bom motores elétrico! Antes de pensar nesse projeto era minha primeira opção realmente! pensei em colocar um motor elétrico numa das rodas traseira, pensando que em transito pesado apenas usar o motor elétrico... ou mesmo atingindo uma velocidade cruzeiro deixaria o motor a combustão na lenta... primeiramente ativaria o motor atraves de umpotenciometro mesmo... após pensaria em algum gerenciamento eletronico... e esse motor poderia ser revertido e utilizadocomo kers para carregar a bateria em uma ladeira.. ou na freiada da sinaleira... mas o custpo seria alto, além das baterias extras... que não poderiam ser ligadas junto do alternador. Achei mais viavel gerar hidrogênio...