[DÚVIDA] Economia de combustível e ajuda ao ambiente

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Avatar do usuário
rodrigo.marassa.ojeda
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo.marassa.ojeda »

Ramos escreveu:a idéia de desligar nem foi minha =P
mas... pense que isso não seria andar com dois cilindros desligados, apenas quando o motor esta na lenta, em sinaleiras etc... ai pouco importa a potencia do motor mesmo...

Exato Ramos, essa é a ideia.

Não quero rodar 100% do tempo com os bicos/cilindros/velas desligados. Queria só saber se existe uma forma de implementar uma programação na central ou alguma forma manual de desligar um ou dois cilindros em momentos que o carro não esteja necessitando de força, para poupar a gasosa... Será que algum desses formandos ai não está fazendo ou já fez uma central com programação semelhante? Se não fez, quem sabe até vc mesmo possa bolar um projeto assim futuramente, já que é aluno da Mecatrônica...

Andei lendo por cima sobre a ignição a laser! Acho que será uma boa, mas será que vai estar disponível pra carros antigos ou só sairá em motores especialmente preparados para ela?

Cara, quanto a universidade, me mantenha informado dos progressos nas pesquisas de vocês e da viabilidade de instalar no carro caso elas se comprovem efetivas... também não deixe de nos mandar e-mail ou pedir para o professor nos avisar, que daí também publicamos na Revista PUCRS Informação... o motor de Astra eu já tinha visto, inclusive fotografei em uma oportunidade, para ilustrar uma notícia... eu não vi o motor de Brava, só o carro inteiro (nem tanto, hehehe) ai pelos laboratórios...

Mas me diga, no que consiste o projeto de vocês?

Qualquer coisa, eu também fico aqui trabalhando o dia inteiro e podemos falar em algum intervalo...
_____________________________________

\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

hummmm, um sensor de posicao da alavanca de marcha ja ajudaria

gente vejam bem, outro dia li e destaque uma noticia, o pessoal fez umas melhorias num antigo motor de audi 1.6 la fora q chegou a fazer quase 27km/l deve poluir pouco......

temos as injecoes FSI tmb, q até em motores T chegam na casa de 10km/l.....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Sstefanello
:: Super ::
Mensagens: 62
Registrado em: Domingo 25 2009f Janeiro 2009 03:14:23 AM
Localização: Jaraguá do Sul - SC
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por Sstefanello »

Buenas...

Seguinte, em motores 4 cilindros, os pistões sobem e descem aos pares, só que em tempos diferentes, como é sabido. Em geral os pares são o 1 e 4 e o 2 e 3.

Para desativar 1 só, tanto faz, mas para 2, o ideal é que fossem de pares diferentes, ou seja, evitar de escolher os 2 centrais ou os 2 da extremidade.

Outra coisa: para desativar 2, como foi cogitado aí, ainda não fiz o teste em carro injetado, mas é muito provável que o motor apague. Para funcionar precisaria aumentar o volante, mas aí se tornaria inviável. Tem uma regra que diz que quanto mais cilindros, menor o volante, então o inverso tb se aplica.

Outro ponto: Para ter beneficios reais, precisaria evitar a compressão no cilindro desativado, pois consome potência (sim, eu sei que é pra situações em que não é exigida potencia... mas a central tentará manter o giro e enriquecer a mistura por causa das vibrações a que o motor estara apresentando). Uma forma de evitar a compressão é manter, pelo menos a valvula de escapamento aberta, pelo menos parcialmente, aí também se torna inviável o projeto, pois isso é feito com comandos variaveis.

Enfim, são pontos a considerar. Pode que na pratica funcione, teria que testar. Uma forma seria usar um galão ou uma pet como tanque (para poder medir com mais precisão) e deixar o motor funcionando por um tempo em cada situação, tipo uns 20 minutos na lenta ja da pra ter uma base.
Sedan Premium Econo.Flex


Avatar do usuário
rodrigo.marassa.ojeda
:: Super ::
Mensagens: 80
Registrado em: Quinta-feira 13 2008f Março 2008 01:37:15 PM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por rodrigo.marassa.ojeda »

Pois é SemControle, vou dar uma olhadinha para ver se acho algo sobre isso. Ainda não tive muito tempo para pesquisar, por isso iniciei primeiro pelos sites nacionais, asm com certeza a busca vai se expandir para os "gringos".

Sstefanello, obrigado pelas dicas. Como não tenho amplo conhecimento técnico de motores e IE, é importante contar com contribuições como as suas... faço as coisas só na curiosidade mesmo... O ideal mesmo seria aplicar o que você falou, pois acredito estar tudo tecnicamente correto... mas como nossa realidade não permite, temos que nos virar com os recursos disponíveis...

Hoje, depois do trabalho, dei uma passadinha na casa da minha mãe, que tem pátio com garagem e boa iluminação (ao contrário da garagem do meu prédio) para ver se conseguiria testar o que acontece desligando um ou dois injetores. Mas, como falei acima, sou só um curioso e não consegui identificar a forma correta de retirar os conectores. Fiquei com receio de quebrar algo e ficar sem carro a 20 min de buscar minha esposa na facul... ela me mataria e com razão... Enfim, não pude ver qual o comportamento, vou ficar devendo... se alguém que souber tirar os conectores quiser testar, não deixe de dizer como foi!

Bem, mas mesmo assim andei pensando em alguns pontos:

- Se desligar um ou dois conectores, provavelmente a luz da injeção acenderia acusando erro, pois o sinal desses bicos ficaria prejudicado... E o carro entraria em "Go Home"... Estou certo? Então acredito que a maneira mais segura de viabilizar isso não seria somente uma chave liga/desliga, mas sim a reprogramação da central ou então, o que acho mais viável, a instalação de algum equipamento entre a central do carro e os bicos, tipo esses kits flex que são vendidos por ai, que gerencie o desligamento seletivo da injeção e ao mesmo tempo enganasse a ECU do carro para ela pensar que está tudo ok com os injetores.

- O que aconteceria com o motor, velas e válvulas se a gente rodasse com a injeção desativada? Sei que, ao usar freio motor descendo uma serra, teoricamente acontece isso... Mas será que numa situação de desligamento parcial, as velas não dariam problema por não estarem queimando gasolina? Será que a lubrificação não ficaria um pouco prejudicada, uma vez que a gasosa ajuda nisso?

Bem, vamos todos pensando em alternativas e postando... até agora ninguém comentou nada ainda sobre motores elétricos, por exemplo...
_____________________________________

\\ Rodrigo Marassá Ojeda
\\ rodrigo_vnet@yahoo.com.br
\\ Corsa Wind Sedan 2000 - cinza pontal
_____________________________________


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

Sstefanello escreveu:Buenas...

Seguinte, em motores 4 cilindros, os pistões sobem e descem aos pares, só que em tempos diferentes, como é sabido. Em geral os pares são o 1 e 4 e o 2 e 3.

Para desativar 1 só, tanto faz, mas para 2, o ideal é que fossem de pares diferentes, ou seja, evitar de escolher os 2 centrais ou os 2 da extremidade.

Outra coisa: para desativar 2, como foi cogitado aí, ainda não fiz o teste em carro injetado, mas é muito provável que o motor apague. Para funcionar precisaria aumentar o volante, mas aí se tornaria inviável. Tem uma regra que diz que quanto mais cilindros, menor o volante, então o inverso tb se aplica.

Outro ponto: Para ter beneficios reais, precisaria evitar a compressão no cilindro desativado, pois consome potência (sim, eu sei que é pra situações em que não é exigida potencia... mas a central tentará manter o giro e enriquecer a mistura por causa das vibrações a que o motor estara apresentando). Uma forma de evitar a compressão é manter, pelo menos a valvula de escapamento aberta, pelo menos parcialmente, aí também se torna inviável o projeto, pois isso é feito com comandos variaveis.

Enfim, são pontos a considerar. Pode que na pratica funcione, teria que testar. Uma forma seria usar um galão ou uma pet como tanque (para poder medir com mais precisão) e deixar o motor funcionando por um tempo em cada situação, tipo uns 20 minutos na lenta ja da pra ter uma base.
Tdo o que tu falou foi o que imaginei e o que eu tentei falar... menos da parte do volante (não sabia do tamanho, e sobre a compressão não tinha pensado também

Agora pessoal vocês conseguem escrever mais que eu eim? gosto disso, ngm lê muito!

Testei, e como eu temia, não dá! a vibração é enorme do carro... não há o contra peso necessario desliguei 1 cilindro, 2 cilindros, no caso 3-4, e tambem tentei desligar dois que subiam juntos no caso 2-3 e 1-4, fiz de tudo em 2 minutos, a injeção não acusou anomalia, mas eu fiqeui com mal de parkinson... mas como foi dito, acho que por causa da existencia ainda da compressão nos cilindros, há o desbalanço no motor pela não detonação deles e pela exigencia de compressão...além do desbalanço, os cilindros restantes tem que compensar a força extra. Tiro uma teoria (sem estudar nada na net) que em carros que desativam cilindros há um comando de valvulas variavel, ou um acoplamento magnéticonas nas arvores de comandos... desativando por total os cilindros...


Rodrigo, também pensava na falta de lubrificação, mas pensado na descida de serra, retirei essa opção, mas não dá mesmo fazer aquilo. No meu carro sei que esses kit's flex não prestam... não ue não prestem, mas não sei, não gosto... penso que a conversão seria o ideal... a um tempo atras tinha um cara que fazia um chipp alcool e me pilhei de colocar, mas ele sumiu! conversão pra alcool, mudando a bomba a principio, segundo o proprio rahde não tem problema a conversão... e quanto aos bocos, ja ouvi falar que eles abrem 70% apenas para a vazão, no alcool mudaria para abertura maxima.

Bom motores elétrico! Antes de pensar nesse projeto era minha primeira opção realmente! pensei em colocar um motor elétrico numa das rodas traseira, pensando que em transito pesado apenas usar o motor elétrico... ou mesmo atingindo uma velocidade cruzeiro deixaria o motor a combustão na lenta... primeiramente ativaria o motor atraves de umpotenciometro mesmo... após pensaria em algum gerenciamento eletronico... e esse motor poderia ser revertido e utilizadocomo kers para carregar a bateria em uma ladeira.. ou na freiada da sinaleira... mas o custpo seria alto, além das baterias extras... que não poderiam ser ligadas junto do alternador. Achei mais viavel gerar hidrogênio...


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

SemControle escreveu:hummmm, um sensor de posicao da alavanca de marcha ja ajudaria

gente vejam bem, outro dia li e destaque uma noticia, o pessoal fez umas melhorias num antigo motor de audi 1.6 la fora q chegou a fazer quase 27km/l deve poluir pouco......

temos as injecoes FSI tmb, q até em motores T chegam na casa de 10km/l.....
Pois é... já li numa revista um loco que tem um hummer fazendo 30km/l de diesel (o motor ele remontou um diesel da GM e utiiza diretamnete com oleo de cozinha) e o pior que ia de 0-100 em 5 seg se não me engano.... e antes que duvidem dos dados, saiu na quatro rodas!!!!
o meu professor não acredita, eu até acredito...
não duvido que carros turbo façam essa média, alias, a principio carro turbo deveria ser mais economico dos que não são... estamos sobrealimentando ele, usando 100% da capacidade cilindrica, enquanto aspirando ele só enchemos a camara 70% da capacidae de ar! e o melhor, estamos fazendo isso reaproveitando energia! o punto t-jet(1.4t) é mais economico que o 1.9 e anda mais! sei que em motores de ciclo diesel o turbo tem maior rendimento


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

ramos, vc chegou no ponto onde o turbo bebe mais....
vc enche de ar as camaras, pra queimar esse ar vc precisa de uma qnt exata de combustivel, logo 30% a mais de ar, pede no minimo 30% a mais de combustivel, somado isso a alcool, onde vem de 30 a 40% a mais de combustivel, chegamos a algo em torno de 70% a mais de combustivel contando com turbo e conversao.....

meu carro, nao é regra, mas o consumo nao se alterou muito, tendo em vista q nao ando pressurizando direto..e nem acertado ainda esta.....cada hora aparece uma coisa q me atrapalha na visita ao GSI.....sabado proximo vem os pneus, e to vendo de legalizar urgentemente, ja to com o esquema tudo certo, mas preciso de uma folga no orcamento sem mecher na poupanca.....

gostei da ideia do motor eletrico, essa ideia esta em desenvolvimento pela VW, nao sei se ja esta em uso pratico.....
o problema pra fazer isso no modo caseiro, é a falta de tecnologia, com baterias extremamente pessadas, entre outras tantas dificuldades....

os caras tao muito avancados, ja querem fazer uso do kers, podem ver na F1, ja vai ser deixado de lado, alem de apenas 2 equipes usarem, devido tanto ao custo qnt ao peso, tao levando em conta o custo, mesmo na F1...

desativando o motor a combustao e mantendo o carro com o eletrico até coisa de 2K rpms, seria uma economia incrivel no transito de SP, no para e anda q ficamos, nunca passamos de 2K rpms mesmo.....gostei da ideia.....
mas nesse uso de motor eletrico teria q ter um acoplamento do motor a combustao suave, e praticamente a nova partida sem notarmos, entra motor de partida sendo muito desgastado, alem de pendurar na parte eletrica original do carro, com partidas constantes e pouco tempo de funcionamento pra carregar a bateria original.....

vou tentar ver alguma coisa sobre essa investida da VW pra ver em q pé anda e tentar ter alguma ideia de como funciona, eles nao contam nada, é pura especulacao mesmo

EDIT
ia esquecendo, mas os bicos originalmente nao deveriam trabalhar mais de 70% da abertura por questao de seguranca, pra nao travar mesmo....so q deveriam, tem carro por ai q original gasolina, vai muito alem desse limite com coisa de 80% do curso do acelerador
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

Poisé semcontrole, é raro mesmo um carro turbo fazer mais que um carro aspirado... mas o correto seria... eu entendo que tu tem um consumo maior de combustivel, mas também tem maior potencia!!! e para explicar o consumo menor vamos dizer que teu aumento de potência é maior do que se comparado com o aumento de combustivel, ou seja tu precissaria injetar menos combustivel pra andar como tu andava antes...

Mas isso não ocorre muito conosco pois normalmente a turbina só esta reaproveitando os gases (comprimindo) perto dos 2,5~3krpm, sendo que andando economicamente, num aspirado, essa é a rotação que andamos correto? por isso em alguns carro a turbina é feita pra comprimir em baixa rotação, ou é uma turbina variavel, que varia as aletas dela dependendo do regime que o motor trabalha(porshe). Fora isso, não no seu carro pq acompanho teus post, muita gente não faz a regulagem direito, e com medo de uma quebra do motor, toca combustivel pra dentro!

Agora dos bicos eu não sabia... uuma vez eu vi um cara falando aqui.. achoq ue um tal de leo.. não tenho certeza... mas me diz uma coisa... tanto faz nos estando com o pé no fundo ou não, a vazão não é sempre a mesma, mudando apenas o tempo de abertura do bico? no caso de mudança da vazão dos bicos, seja a troca dos mesmo, ou abrir o original, sou obrigado a colocar essa mudaça na injeção ou ela vai corrigir quando a sonda reparar a mistura mais rica?


Ramos
:: Moderador ::
Mensagens: 947
Registrado em: Segunda-feira 19 2007f Novembro 2007 10:23:33 AM
Localização: Porto Alegre - RS
Modelo do veiculo: CORSA HATCH 1 8 MPFI 8V 102CV
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por Ramos »

aa semcontrole, sobre o motor elétrico realmente o problema maior seria o das baterias pesadas, teria que se usar bateria de caminhão pelo custo mais barato perante as de gel e etc...
agora o kers, a formula 1 vai deixar de usar pq elas ganham muito peso, mais o não pelo reaoprofeitamento de energia na freiada, e sim pelo peso do comjunto, já que o mesmo motor faz o papel de dar potencia e carregamento das baterias. e eu imaginei de deixar o motor a combustão ligado, ainda mais por causa dos freios né, mas em marcha lenta! mas quem pensa em desligar e ligar o motor não viram o c3 gringo start & stop? ele após alguns segundos na sinaleira desliga o motor religando com o menor toque no acelerador. mas para isso mexeram na lenta dele 500rpm se n me engano. e o motor que da a partida é o proprio alternador!


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26799
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Ramos escreveu: Agora dos bicos eu não sabia... uuma vez eu vi um cara falando aqui.. achoq ue um tal de leo.. não tenho certeza... mas me diz uma coisa... tanto faz nos estando com o pé no fundo ou não, a vazão não é sempre a mesma, mudando apenas o tempo de abertura do bico? no caso de mudança da vazão dos bicos, seja a troca dos mesmo, ou abrir o original, sou obrigado a colocar essa mudaça na injeção ou ela vai corrigir quando a sonda reparar a mistura mais rica?
precisa entender os bicos, ele tem o furinho fixo e como se fosse uma agualha q entra e veda o furinho, o TI é definido pela abertura dessa agulha, logo a vazao esta em razao ao tempo de permanencia da agulha aberta, e tudo isso é mediante um sistema rudmentar eletrico de bobina e inducao
logo trabalhar com esse tempo de abertura muito alto é um risco de dano ao bico

mas pra entender ao certo precisa estudar bem pq tem N coisas pro real funcionamento do bico, isso ai é so o grosso do funcionamento
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”