Ferramentas para Manutenção Básica.

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Ferramentas para Manutenção Básica.

Mensagem por walter lacerda »

Caros Corseiros!



Estou a fim de manter em casa ferramentas para uma eventual necessidade. Como não sei ao certo a medida e o tipo de todas as chaves, gostaria da ajuda de vocês. O que preciso para:




Troca dosmortecedores dianteiros;
Troca dosmortecedores trazeiros;
Troca das pastilhas de freio;
Chaves para limpeza nos eletroinjetores;
Chaves para desmontagem de TBI.


Abraços.
CÉSAR DO RS
:: Millennium ::
Mensagens: 132
Registrado em: Domingo 27 2006f Agosto 2006 07:50:05 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por CÉSAR DO RS »

Vou tentar te ajudar.
Não sou profissional nessa área, mas na medida do possível, sempre fiz eu mesmo a manuntenção dos meus carros, pois possuo curso de mecânica de aeronaves de pequeno porte.
Sou uma espécie de "curioso", para mim a mecânica automotiva é um hobby.

Um bom kit de ferramentas começa pela escolha das peças. Peças de boa qualidade e origem conhecida ajudam muito, embora sejam mais caras que as ferramentas chinesas, duram muito mais e não apresentam folgas, desgastes ou encaixes imprecisos. Sem querer fazer propaganda para ninguém, mas Gedore ainda é uma das melhores marcas. A Tramontina já foi boa, mas ultimamente só importa coisas da China.
Comece com uma caixa grande, daquelas de metal, tenho uma de R$ 30,00 há quase 10 anos e está nova. Um bom kit de chaves de fenda, philips, Allen e o indispensável jogo de chaves Torx. Evite aquelas chaves Allen e Torx que vêm num chaveiro, todas juntas com um único suporte de plástico. Se não sabe o nome das ferramentas pesquise.
Alicates universal e de corte, e o mais caro, um bom jogo de cachimbos (ou soquetes) com catraca (um bom jogo Gedore ultrapassa os R$ 200,00, mas você compra uma vez só na vida) , chaves fixas e de estrias (ou combinadas). Nos carros da GM as mais usadas são de 8, 10 e 13 mm. É bom ter uma 21 para o parafuso do cinto de segurança, uma 24 fixa para os rolamentos traseiros e uma 17 para os parafusos de roda.
Ferramentas mais específicas: alicate para abraçadeira do sistema de arrefecimento e alicate para o engate rápido da linha de combustível.
São ferramentas dispensáveis, porém agilizam muito o trabalho, e bem baratas, porém nem sempre se encontra fácil, sei que tem na Ferramentas Gerais (em Recife, tem no bairro Santo Amaro se não me engano). Essa da linha de combustível vem em duas medidas, 8 e 10 mm, compre uma universal porque não sei que medida tem no Corsa. Para a desmontagem da TBI você precisa só de uma chave "biela" e uma "canhão" de 10 mm. Para a desmontagem dos bicos, uma Torx T25 e a chave para a linha de combustível. Dá pra tirar o engate rápido com um alicate comum de bico fino, mas corre-se o risco de demorar 10 minutos e ainda quebrar a presilha. Se quiser ir mais além compre um torquímetro de estalo (R$ 700,00 da Tramontina, sem os cachimbos). Na verdade foi o melhor investimento que fiz.
Quanto aos amortecedores, não conheci ninguém que conseguisse retirá-los sem uma ferramenta pneumática, portanto acho que não vale a pena fazer em casa, ainda mais que precisa de um macaco jacaré ou um elevador. Nunca use o macaco do carro para fazer serviços sob ele, é muito perigoso.
Qualquer coisa entre me contato. Abraços.
walter lacerda
:: Super ::
Mensagens: 75
Registrado em: Domingo 04 2007f Fevereiro 2007 03:49:30 PM
Localização: Recife - PE
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por walter lacerda »

Ótimas dicas César,


Vou começar com as Torx, as de fenda e as allen . Quanto aos amortecedores, não me expressei bem na minha menssagem, quero chaves apenas para retirar o conjunto amortecedor/mola juntos. Estou no começo ainda e não me arriscaria fazer algo sem domínio. Mas valeu por salientar os riscos. Aproveitando o tópico, você não teria os passos para limpeza dos eletroinjetores? Tô a fim de fazer uma limpeza, mas tô como medo de quebrar a bendida presilha da linha de combustível, além do mais meu carro tem GNV e tem os encaixes dos emuladores nos bicos que não sei bem como retirá-los. Mas valeu mesmo pelas dicas


Se quizer me add: walter_lacerda@hotmail.com
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”