Senhores,
Voltando pra casa, vejam como ele estava de manhã....
Só na moleza....
Mas vamos aos trabalhos:
Porém mal vocês sabem dos problemas que meu carro possue.....
Vamos abrir o capô:
Como?
Se o cabo de abertura está com defeito?
Ele "esgarçou" com o passar dos anos e já não cumpria o que deveria fazer....
Vejam ele desconectado:
Todas as vezes que tinha que abrir o capô tive que forçar aquela parte plástica do parachoque pra baixo e colocar a mão ali.... pouco espaço se tinha para movimentos, mas com cuidado, jeito e força você pode conseguir abrir o capô tranquilamente.
Aviso que algumas vezes me machuquei, mas nada que alguma escoriação não sarasse em uma semana depois de acontecida....
Vocês nem imaginam o trabalho que é pra trocar esse cabo, fiquei estudando a troca dele por três meses, conversando com muitos, mas ninguém aqui no fórum havia trocado esse "cretino" até que consegui ter uma noção do que fazer, após ver umas fotos do post da reconstrução do corsa do eduardo.sic e conversar com o Luciano Vermelho, resolvi desmonstar toda lateral esquerda por onde passam os chicotes de eletricidade, desmontar a caixa de fusíveis, e ver o cabo ali pronto para ser retirado:
Não tenho fotos do procedimento, mas posso orientar qualquer pessoa, pois não é dificil, o problema é só tirar a base de fixação do cabo que é de encaixe, e diga-se de passagem bem encaixada na fábrica.
1 - não adianta puxar pra soltar, pode se machucar;
2 - não adianta puxar pela alavanca, ela se solta e quebra;
3 - não adianta tentar cortar o suporte, vai perder tempo;
No cabo novo, tem a base a ser fixada, olhei muitas vezes pra ela e não conseguia entender como ela encaixaria no seu lugar, quando entendi vi que a extração não seria tão dolorosa, pois os "dentes" devem ser quebrados entre a base no carro e o suporte de plástico....
Mas como quebra-los?
Essa foi a pergunta de mais ou menos 15 minutos, pois deveria colocar a chave de fenda fina entre os objetos e com cuidado e paciência.....
Consegui!!!!!!
Foi fácil de soltá-lo, puxar o cabo velho e fazer o caminho inverso, depois foi só regular e vou-a-lá..... vida nova ao cabo...risis
Vamos a continuação....
Vejam ele com a boca aberta:
Aqui alguns problemas detectados visualmente:
Sujeira no reservatório de água do esguinchador
Pequeno vazamento na junta do cabeçote, esqueci de tirar a foto, mostro essa noturna:
Descoloração na lateral direita do capô, por "quebra" do verniz por exposição ao sol e efeito climáticos:
Vamos agora dar uma volta.....
O friso que insiste em deslocar...... enquanto uns querem tirá-lo e apanham para tirá-lo o meu se descola facilmente.....
Esta porta está com o módulo de acionamento do vidro elétrico com defeito, procuro a peça a mais de dois anos, mas não a encontro com um preço razoável, somente remanufaturadas ou em desmanches. Se alguém tiver uma idéia eu agradeço...
A porta do motorista, com uma pequena abertura da coluna, vítima de ladrões:
Mesmo consertada, vejam o estrago sem solução, pois qualquer funileiro recomenda que a porta seja trocada, pois o arrombamento afeta e muito a estrutura da porta.
Para fechar este lado a trava elétrica, que resiste com muitos barulhos e dificuldade de travamento, mas ainda cumpre o seu papel:
Pneus, todos com 25% de vida útil...... todos já apresentaram ao solo as marcas de segurança, onde informam o momento que o pneu deve ser trocado:
Dianteiro direito, com deformação interna preocupante....
Dianteiro esquerdo, com deformação interna, mas pequena....
Traseiro direito, o melhor de todos em matéria de banda de rodagem, mas desagregado não conseguia mais fazer balanceamento.
Traseiro esquerdo, esse já estava começando a deformar internamente....
Vejam nos vincos de escoamento de água, o detalhe que identifica que o momento de troca está chegando.....
Os pneus da frente avalio que durem mais 8000 km, os de trás uns 11000 km, pois rodaram muito tempo na frente que os de trás, mesmo fazendo os rodízios recomendados.
O traseiro direito sofreu um pouco mais, pois o carro andou certa parte do tempo desalinhado, o que contribuiu para o desgaste se acentuar, os dianteiros começam a mostrar indícios de que suas bandas internas estão se desgastando mais rapidamente, exigindo avaliação de cambagem nas rodas dianteiras, o mesmo acontecendo com as traseiras, pois não consigo encontrar uma oficina de alinhamento técnico confiável para fazer a cambagem das rodas traseiras.
Isso ainda é extermamente..... internamente tem muitas coisas a fazermos....
Minha esposa está me chamando.... é hora de dormir, mas logo estarei aqui para começarmos a colocar a mão na graxa e revigorarmos o Tiozinho.
Até lá!
Abraços!
Sousaman