Regulagem da marcha lenta, é a ie q regula ou parafuso?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Ariete

Regulagem da marcha lenta, é a ie q regula ou parafuso?

Mensagem por Ariete »

meu carro tem a marcha lenta com o motor quente a 400 rpm, quando liga a ventuinha cai para 200 rpm, e o carro fica chacoalhando todo no sinal, parece carro aspirado , fora q a IE fica tentando segurar a marcha lenta, as vezes ele fica no 0 rpm em marcha lenta as luzes do painel liga e ele volta para 400 rpm,

desmontei toda a TBI e limpei , notei q tinha um parafuso q regulava a borboleta,

quero saber se a marcha lenta quem controla é a central da injecao ou "mecanicamente" pelo parafuso?

queria deichar com 800 rpm

eu tenho q só mecher no parafuso ou tenho q levar para alguem q tenha o scanner para regular pelo scanner?

tive outros carros com IE q a regulagem era pelo parafuso, mais fiquei com medo de mecher naquele parafuso e estragar alguma coisa...


klaudio
:: ST ::
Mensagens: 938
Registrado em: Quinta-feira 12 2004f Fevereiro 2004 01:35:22 PM
Localização: Poá - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por klaudio »

mexe neste parafuso nao os tbi sao regulados eletronicamente se vc mexe neste parafuso vai ter mais tarde uam dor de cabeça enorme podeendo ate ter que trocar ele e mais facil e barato vc levar num mecanico quemexa com injençao e ele afzer um teste em seu atuadores atuadir de marcha lenta e posiçao de borboleta testa sansor de aquecimento da agua e do ar ai se vc qusier mexer vc quem sabe resolve hj mas depois vc ......
C.C.A.T Corsa Clube Alto Tiête 04 Anos de Muita Luta e Divertimentos Parabens a Toda Galera
De ferias

Imagem


willedu
:: Rodeio ::
Mensagens: 615
Registrado em: Segunda-feira 07 2006f Agosto 2006 07:57:29 AM
Localização: Campinas - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I
Contato:

Mensagem por willedu »

pedropaulo escreveu:meu carro tem a marcha lenta com o motor quente a 400 rpm, quando liga a ventuinha cai para 200 rpm, e o carro fica chacoalhando todo no sinal, parece carro aspirado , fora q a IE fica tentando segurar a marcha lenta, as vezes ele fica no 0 rpm em marcha lenta as luzes do painel liga e ele volta para 400 rpm,

desmontei toda a TBI e limpei , notei q tinha um parafuso q regulava a borboleta,

quero saber se a marcha lenta quem controla é a central da injecao ou "mecanicamente" pelo parafuso?

queria deichar com 800 rpm

eu tenho q só mecher no parafuso ou tenho q levar para alguem q tenha o scanner para regular pelo scanner?

tive outros carros com IE q a regulagem era pelo parafuso, mais fiquei com medo de mecher naquele parafuso e estragar alguma coisa...
É a central + atuador de marcha lenta. Esse parafuso tem outra função.

No seu caso pode estar obstruído o "caminho de ar" do atuador de marcha lenta, por borra de óleo, ou o atuador estar ruim, podendo ser que uma limpeza resolva, ou a troca do mesmo. O TPS pode estar ruim também, enviando um sinal errado para a central, que interpreta como borboleta semi-aberta e reduz a atuação.

Nada como um bom teste no atuador e no TPS. O Scanner não pegará esses erros, tem que ser teste nos componentes mesmo.

[]s
WillEdu

Vendo luz de porta-luvas, porta-malas e puxadores de teto
http://www.corsaclube.com.br/forum/view ... 510#245510

Meu blog (dicas mecânicas): http://willedu.wordpress.com


fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabriciogcbh »

Este parafuso que regula a posicao da borboleta é para regulagem da pressao interna da tbi, ele funciona juntamente com o sensor MAP (pressao absoluta) e é regulado somente com um scanner, com o scanner vc sabe qual esta sendo a pressao do ar aplicada na regulagem.

a regulagem da marcha lenta "NAO É" junto com o atenuador,
fica fixo na lataria, a imagem diz tudo, (o motor é um fumo q achei na net, hehehe), pela sua foto do carro, chutei q sua pickup é modelo antigo, se for modelo novo avise q te mostro onde fica.

So nao lembro o lado q fica o parafuso da regulagem (de plastico rente ao corpo, esse parafuso tem a fenda em triangulo).
Se mesmo assim tiver na duvida se é este ou nao, . ele tem uma mangueira q liga na tbi, remora ela , vera q a aceleracao vai subir. Esse ai é carburado, o q tem injecao, se nao me engano tem mais peças fixas na lata, so acompanhar as mangueiras.
boa sorte.

Imagem


Ariete

Mensagem por Ariete »

como eu faço o teste de atuadores?

meu corsa já é o MPFI 98/99 1,6 , o motor é totalmente diferente deste da foto

nao entendi aonde q tá esse parafuso q vc falou

valeu


MeTz
:: Millennium ::
Mensagens: 194
Registrado em: Sábado 21 2004f Agosto 2004 12:39:36 AM
Localização: Estrela - RS
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por MeTz »

pedropaulo escreveu:como eu faço o teste de atuadores?

meu corsa já é o MPFI 98/99 1,6 , o motor é totalmente diferente deste da foto

nao entendi aonde q tá esse parafuso q vc falou

valeu
O MAP não regula a lenta....na TBI tem 2 sensores, 1 que é de posição de borboleta, e outro que é o atuador de marcha lenta....tenta trocar o atuador e vê se resolve....a lenta é regulada pela central via atuador....
eu mi divirto!!


fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabriciogcbh »

pedropaulo escreveu:como eu faço o teste de atuadores?

meu corsa já é o MPFI 98/99 1,6 , o motor é totalmente diferente deste da foto

nao entendi aonde q tá esse parafuso q vc falou

valeu
esse motor é Opel a diesel, é diferente ate do antigo com carburador q tem aqui no BR.

a foto é para te mostrar o local onde a regulagem esta,

peça preta com 2 mangueiras

em cima dos bicos
Imagem

embaixo do cabo do acelerador
Imagem
Imagem
Imagem


Ariete

Mensagem por Ariete »

olha as fotos do meu motor

o parafuso q eu falei é esse ai
Imagem

cade a mangueira???? é a do servo freio?
Imagem

vista geral
Imagem

ps: taquei um solupan neste final de semana o ativado ficou bom hehehehe


fabriciogcbh
:: Champ ::
Mensagens: 529
Registrado em: Domingo 06 2006f Agosto 2006 01:17:58 PM
Localização: Belo Horizonte - MG
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por fabriciogcbh »

vc limpou a TBI e o atenuador tb?
quando vc liga (motor frio) ele sobe a rotacao a medida q esquenta a rotacao cai? ou nem altera?


Ariete

Mensagem por Ariete »

fabriciogcbh escreveu:vc limpou a TBI e o atenuador tb?
quando vc liga (motor frio) ele sobe a rotacao a medida q esquenta a rotacao cai? ou nem altera?
sim, limpei com querosene a tbi e o atuador tambem , estava bem sujo, nao ouve mudança nenhuma,

ai eu desliguei o atuador de marcha lenta, e liguei o motor, ai a marcha lenta ficou em 3000 rpm, ai eu liguei tudo denovo e desliguei o sensor tps ( nao sei se é tps mesmo o nome ), ai quando a marcha lenta ficou em 400 rpm, ai eu acelerava e o carro morria , intao creio eu q está tudo ok nesses sensores.

eu já ligo o motor e ele com frio ou quente é 400 rpm, 500 rpm as vezes, ligou a ventuinha cai para 200 rpm


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”