[DÚVIDA] - BARULHO NO COMANDO DE VÁLVULA VAI E VOLTA

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Vinicius Anterio
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 14 2023f Setembro 2023 03:04:49 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

[DÚVIDA] - BARULHO NO COMANDO DE VÁLVULA VAI E VOLTA

Mensagem por Vinicius Anterio »

Olá me chamo Vinicius comprei faz 5 meses um corsa classic 1.0 spirit e estou com uma enorme dor de cabeça relacionado ao comando de válvula e tudo que envolve, quando comprei o carro ele tava com o famoso "tec tec" mas a principio não parecia ser algo serio só se percebia de capô aberto, fiz o básico logo de começo troquei córrea, óleo, filtro de ar e etc, mas depois de um mês o barulho começou a aumentar e chegou em um ponto a ser insuportável e o carro estava muito ruim pra andar principalmente de primeira, levei em uma oficina do bairro, infelizmente daquelas que quer trocar tudo sem nem mesmo olhar direito o defeito e como estava sem tempo acabei pedindo pro meu pai falar com o pessoal da oficina pra mim e acabou que trocaram de tudo: comando novo, balancim novos, trocaram óleo vários sensores até retifica de cabeçote fizeram, a principio, apesar de ter gastado muito e desnecessariamente o problema se resolveu, entretanto apos uns 15 dias o barulho voltou e parecia ser até pior. Estava na garantia então levei novamente a oficina e trocaram novamente o comando e os balancins após essa segunda troca o problema parecia ter se resolvido, motor ficou caladinho mas, após mais ou menos um mês e meio depois tenho notado que o barulho voltou ainda baixo mas, já imagino que irá acontecer da mesma forma que da ultima vez, gostaria de saber qual a verdadeira raiz do problema se alguém puder me ajudar. OBS: eu sempre espero um tempo após ligar o carro justamente pra não danificar o comando nem as outras peças.


Vinicius Anterio
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 14 2023f Setembro 2023 03:04:49 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Vinicius Anterio »

Olá me chamo Vinicius comprei um corsa classic 1.0 spirit a mais ou menos uns 5 meses, em resumo quando comprei ele tinha o famoso tec tec no comando de válvula/ tucho que de começo não era muito alto só se percebia de capô aberto mas depois de um tempo o barulho aumentou muito e o carro estava falhando principalmente de primeira levei em uma oficina do bairro que me arrependo amargamente, pois trocaram inúmeras coisas e não resolveram o problema principal, na primeira vez trocaram tucho, balancim e comando de válvula após 15 dias o barulho voltou com mais força, fui la novamente e eles trocaram de novo o comando e etc e aparentemente havia resolvido mas depois de um mês e meio o barulho retornou baixo ainda mas voltou e estou querendo me prevenir logo antes que o pior aconteça queria saber se alguém poderia me dar uma dica do que pode ser a raiz do problema se é defeito cronico ou foi incompetência da oficina. OBS: assim que comprei o carro fiz todas as trocas básicas óleo correá filtro de óleo e etc e sempre tomo cuidado ao ligar e espero um tempo antes de acelerar para não danificar as peças do comando.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Os Corsas B são propensos mesmo a ter barulhos de máquina de costura no cabeçote. Um pouco é até normal. A raiz do problema? Várias. Desde óleo inadequado, trocas irregulares, dutos de lubrificação sujos, tuchos entupidos, folgas no comando, bomba de óleo, válvula de alívio do bloco (que o pessoal gosta de chamar de válvula de retenção), folgas no virabrequim ou casquilhos gastos, por aí vai... Descarbonizaram seu bloco e o cabeçote? Checaram a pressão do óleo? Trocaram a válvula de alívio do bloco? qual óleo está usando? qual filtro de óleo está usando? O carro consome quanto óleo?
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


Vinicius Anterio
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 14 2023f Setembro 2023 03:04:49 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Vinicius Anterio »

gtmski escreveu: Sexta-feira 15 2023f Setembro 2023 09:30:33 AM Os Corsas B são propensos mesmo a ter barulhos de máquina de costura no cabeçote. Um pouco é até normal. A raiz do problema? Várias. Desde óleo inadequado, trocas irregulares, dutos de lubrificação sujos, tuchos entupidos, folgas no comando, bomba de óleo, válvula de alívio do bloco (que o pessoal gosta de chamar de válvula de retenção), folgas no virabrequim ou casquilhos gastos, por aí vai... Descarbonizaram seu bloco e o cabeçote? Checaram a pressão do óleo? Trocaram a válvula de alívio do bloco? qual óleo está usando? qual filtro de óleo está usando? O carro consome quanto óleo?
Oi , amigo o cabeçote foi feito até mesmo sem eu pedir verificaram a pressão da bomba de óleo e disseram que estava boa, inclusive eu abri a tampa de cima com o carro ligado e aparentemente está lubrificando bem o óleo que estou usando é o 15W40 motrio a válvula de alivio tenho quase certeza que não foi trocada, até o presente momento o barulho se encontra suportável principalmente em movimento e em alta rotação é mais audivel quando está parado e assim que liga.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Quando liga é normal ter um pouco de barulho pois, ao contrário de outros GM , o Corsa B não tem válvula de retenção de óleo no cabeçote. Se o motor não está com folgas na parte de baixo que estão roubando pressão de óleo para a parte de cima, se acha que a lubrificação abaixo da tampa de válvulas está boa, que os dutos de lubrificação estão limpos, que os tuchos, comando e balancins são novos, não tem muito o que fazer senão testar outro óleo, usar um filtro de óleo que tenha membrana de retenção (para ele ficar cheio quando desliga o carro) e trocar a válvula de alívio do bloco no alojamento do filtro (esta, em condições normais, se abre rapidamente na partida do motor para lubrificar mais rápido o cabeçote). Seu carro já é VHC, deve ter balancins roletados. Experimenta usar um óleo mais moderno, API SP semissintético ou sintético. Você falou em balancins e comando novos, foram trocados por originais GM? Dos tuchos, não falou se foram trocados. Foram? Como está o arrefecimento do motor, ele está trabalhando na temperatura correta?
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

se esse barulho q fala, vem do desgaste do comando, ja pensou q deve estar trabalhando a seco sem óleo algum? se for, vai trocar mais algumas vezes sem resultado, precisa ser avaliado o problema e quem causa antes de sair trocando e pronto....se o comando nao tem ou tinha desgaste nao deveria nem ter trocado, por isso tem q entender a real situação de tudo envolvido
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Vinicius Anterio
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 14 2023f Setembro 2023 03:04:49 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Vinicius Anterio »

gtmski escreveu: Sábado 16 2023f Setembro 2023 10:43:41 AM Quando liga é normal ter um pouco de barulho pois, ao contrário de outros GM , o Corsa B não tem válvula de retenção de óleo no cabeçote. Se o motor não está com folgas na parte de baixo que estão roubando pressão de óleo para a parte de cima, se acha que a lubrificação abaixo da tampa de válvulas está boa, que os dutos de lubrificação estão limpos, que os tuchos, comando e balancins são novos, não tem muito o que fazer senão testar outro óleo, usar um filtro de óleo que tenha membrana de retenção (para ele ficar cheio quando desliga o carro) e trocar a válvula de alívio do bloco no alojamento do filtro (esta, em condições normais, se abre rapidamente na partida do motor para lubrificar mais rápido o cabeçote). Seu carro já é VHC, deve ter balancins roletados. Experimenta usar um óleo mais moderno, API SP semissintético ou sintético. Você falou em balancins e comando novos, foram trocados por originais GM? Dos tuchos, não falou se foram trocados. Foram? Como está o arrefecimento do motor, ele está trabalhando na temperatura correta?
Essa é a questão como eu trabalho o dia todo saio as 6:00 e só volto as 22:00 deixei na época a manutenção na mão do meu pai e ele levou numa oficina que foi indicação de um amigo, mas sinceramente nunca vi uma oficina tão desorganizada ( fora isso eles não abriam em dia de sábado ou seja no dia que eu estava livre não tinha como eu ir atras de resolver a situação tive muito estresse e no final não resolveram quase nenhum dos problemas do carro, em relação ao que você falou sobre o comando os balancins e os tuchos serem originais infelizmente eu tenho quase certeza que não são e eu não vou mais atras da oficina nem tentar recuperar o dinheiro, já tive estresse demais só quero me prevenir de passar novamente pela mesma situação, vou atras de saber das outras questões que vc falou sobre a valvula de alivio e a limpeza do bloco em relação ao óleo amigo você acha que o 15w40 é o ideal? teria alguma marca pra indicar nessas especificações que vc falou? se não for o 15w40 teria um melhor? Agradeço a atenção ja ajudou muito.


Vinicius Anterio
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Quinta-feira 14 2023f Setembro 2023 03:04:49 PM
Localização: Fortaleza - CE
Modelo do veiculo: CORSA SEDAN CLASSIC SPIRIT 1.0 FLEXPOWER
Ano de fabricação: 2008

Mensagem por Vinicius Anterio »

SemControle escreveu: Sábado 16 2023f Setembro 2023 02:10:42 PM se esse barulho q fala, vem do desgaste do comando, ja pensou q deve estar trabalhando a seco sem óleo algum? se for, vai trocar mais algumas vezes sem resultado, precisa ser avaliado o problema e quem causa antes de sair trocando e pronto....se o comando nao tem ou tinha desgaste nao deveria nem ter trocado, por isso tem q entender a real situação de tudo envolvido
a seco não está porque eu abri a tampa e vi que estava sendo lubrificado e a um bom tempo não havia barulho ( começou a surgir barulho a mais ou menos duas semanas não aumentou até agora) quero somente me prevenir de não estragar novamente.


Avatar do usuário
gtmski
:: Sport ::
Mensagens: 1089
Registrado em: Sábado 10 2010f Julho 2010 11:52:37 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA PICK-UP
Ano de fabricação: 2001

Mensagem por gtmski »

Vinicius Anterio escreveu: Terça-feira 19 2023f Setembro 2023 11:09:09 AM ...em relação ao óleo amigo você acha que o 15w40 é o ideal? teria alguma marca pra indicar nessas especificações que vc falou? se não for o 15w40 teria um melhor? Agradeço a atenção ja ajudou muito.
No manual do seu carro, a GM informa que ele vem abastecido com 5w30 e informa as seguintes viscosidades como opções: 15w40, 20w40 e 20w50. Já para os Classic modelo 2009, informa que também o veículo vem com 5w30 de fábrica mas apenas recomenda essa viscosidade. É de se supor que foi escolhido assim para economia de combustível.
Minha experiência pessoal, que já usei todas essas viscosidades: 20w50 é demais, desnecessário. 5w30 deixa o motor "solto", consome um pouco menos combustível, mas o motor fica mais ruidoso e consome um pouco mais óleo. Acho que um 10w40 ou 15w40 seriam opções interessantes para você. Infelizmente, o que eu considero como o melhor óleo de viscosidade a quente 40 que havia à venda no País, não se encontra mais: Valvoline Maxlife 10w40. A Valvoline tem um excelente óleo 5w30, o Advanced Full Synthetic SP, mas pode deixar seu motor mais ruidoso nessa viscosidade. Já os semi-sintéticos dela que estão à venda, são API SL ainda.
Restam, com API SP e viscosidade 40 (uma busca rápida na internet):
Mobil Super 10w40 Semissintético
Shell Helix HX7 10w40 Semissintético
Petronas Selenia K 15w40 Semissintético
Petronas Synthium 800 SE 15w40 Semissintético
Toyota 10w40 Semissintético

Mas não posso recomendar nenhum deles, pois não os testei e tampouco vi testes com rigor científico sobre eles. Talvez o Manfio possa te recomendar algo, ele andou testando alguns óleos 40
Apostila de Elétrica Corsa B 99-04 MPFI 8v: viewtopic.php?t=116339
Google Drive: https://drive.google.com/drive/folders/ ... qlYaVW-mYJ


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Vinicius Anterio escreveu: Terça-feira 19 2023f Setembro 2023 11:11:30 AM
SemControle escreveu: Sábado 16 2023f Setembro 2023 02:10:42 PM se esse barulho q fala, vem do desgaste do comando, ja pensou q deve estar trabalhando a seco sem óleo algum? se for, vai trocar mais algumas vezes sem resultado, precisa ser avaliado o problema e quem causa antes de sair trocando e pronto....se o comando nao tem ou tinha desgaste nao deveria nem ter trocado, por isso tem q entender a real situação de tudo envolvido
a seco não está porque eu abri a tampa e vi que estava sendo lubrificado e a um bom tempo não havia barulho ( começou a surgir barulho a mais ou menos duas semanas não aumentou até agora) quero somente me prevenir de não estragar novamente.
se o barulho surge por conta de desgaste, tem problema de lubrificação....em peças moveis normalmente o barulho vem de folgas, q surgem por desgaste....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”