[SOLUÇÃO] - Folga na roda fônica, me aborreci...

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Re: [SOLUÇÃO] - Folga na roda fônica, me aborreci...

Mensagem por Bange »

gtmski escreveu: Terça-feira 26 2022f Julho 2022 12:56:54 PM
Bange escreveu: Segunda-feira 25 2022f Julho 2022 09:13:19 PM Saída:
De Cil 1 para Cil 4 = 18,8 Kilo Ohm
De Cil 2 para Cil 3 = 20,4 Kilo Ohm

...comprei uma bobina da Magnet Marelli, tendo valores iguais e com 6,5 kilo Ohm nas saídas....
A apostila da Injel fala em 5k a 6k Ω.... bom, pelo menos ganhou uma bobina nova e dentro das especificações
É, mas estou notando que a ML está mancando... a partir de 1700, 2000RPM estabiliza... vou fazer uma série de testes, inclusive voltar a velha e comparar com a nova, isto no teste dinâmico, pois no estático já se viu a diferença... isso pode ser na relação N1:N2, relação entre primário e secundário...se fosse do mesmo fabricante, não justificaria, mas a minha é original GM (sem logo ou qq outra forma de identificar o fabricante original), e a nova é da Marelli (made in China).
Não tenho pontas de prova ou osciloscópio para medir a alta e pela simples diferença Ohmica eu acabei comprando uma nova, que tô achando estranho mancar a ML...


SemControle
:: Moderador ::
Mensagens: 26809
Registrado em: Sexta-feira 16 2004f Julho 2004 10:53:41 AM
Localização: Santo André - SP
Modelo do veiculo: CORSA (DEMAIS)
Ano de fabricação: N/I

Mensagem por SemControle »

Bange escreveu: Terça-feira 26 2022f Julho 2022 02:05:56 PM
SemControle escreveu: Terça-feira 26 2022f Julho 2022 10:40:50 AM esse conjunto de peças descartáveis me remete as buchas q são feitas pra moer sem estragar as peças caras mesmo....e qnt mais vc tentar travar pra q nao estrague ai, o estrago vai passando pras outras peças q estavam teoricamente protegidas pelo desgaste das mais baratas....
Depende... buchas são usadas onde não cabe um rolamento ou se requer silêncio... mas de fato são elementos baratos e com desgaste que precede o restante envolvido.
O momento de força alí é bem grande e quando dá o problema, estraga a dentada (mais barato) e a fônica (mais caro)... ao travar, o estrago ficou só na dentada... mas a raiz do problema deve ser mesmo o torque a menor... esse negócio de 95Nm + 30° + 15°... no final dá um valor em torque que ninguém sabe, mas tem.
Eu já colocava 100Nm (5Nm a mais pra compensar os 30° + 15°), e pelo visto não estava adiantando... coloquei 20% a mais e vou monitorar de tempos em tempos.
abra sua mente.....tem uma serie de utilidades em buchas, até nisso dela destruir pra não acabar c as peças mais caras, principalmente qnd não se pode ou não tem como manter uma polia/engrenagem completamente travada imóvel num eixo...
se a ponta do eixo não é cônica, vc pode dobrar o torque, não vai deixar mais firme...q já fica de dica pra vc q curte uma engenharia e tem torno...mas ai é aquilo, vc resolve ai o problema, e transfere pro próximo ponto mais fraco do conjunto....
Rua não é disputa, é convivência.
1929 motor chevrolet 6cil em linha 49cvs
2008 motor ducatti 2cil em v 150cvs


Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

A analogia com bucha, que é um elemento de máquina consumível, é um pouco "forçada", pois não há desgaste e sim a destruição de dois elementos (dentada + fônica), sendo que o terceiro normalmente fica íntegro (o eixo).
Mas o "por que" da destruição? A meu ver existem duas razões:
- Erro de montagem da arruela invertida (não é o meu caso).
- Aperto menor que o necessário (Não tenho medidor de ângulo de aperto ou goniômetro).
É possível que os 5Nm a mais dos 95Nm estejam insuficientes para compensar os 30°+ 15°, especificados para o caso... os 20% que coloquei a mais creio que pode resolver... além disso, hoje de manhã tive que ir próximo da Altesi e comprei lá um parafuso novo (o meu antigo era sextavado comum... esse novo é Torx e de encosto largo) e ainda por cima coloquei trava rosca químico.

O meu anterior
Imagem
O novo
Imagem

Quanto as avaliações dinâmicas das bobinas (velha e nova), nada conclusivo... a ML está mancando para ambas... descobri uma vela com aparente Flash Over e troquei o conjunto por outro mais velho (a faixa do atual é de 3,8 a 4,2K Ohm, o conjunto antigo é de 5,2 a 5,6K Ohm), ficou bem mais estável (não testei com a bobina nova).
Notei que o TBI está bem sujo de óleo e como ando direto no GNV, resolvi drenar o óleo do regulador de pressão do GNV... saiu um pouco, mas o óleo é bem diferente...abri a tampa dos tuchos pra ver o anti-chamas...sem sujeira ou borras.
Notei uma saída excessiva de vapores/vento, pelas mangueiras que ligam a tampa dos tuchos com a admissão...tanto a que vai antes como a que vai após a borboleta... pela tampa do óleo e pela vareta também.
Após motor quente e umas boas aceleradas, sai um pouco de fumaça clara pela descarga... meu carro está hoje perto de 250.000 Km e é possível um desgaste de anéis (que aliás faz tempo que programei a troca mas não executei...comprei até ferramental pra isso - brunidor, compressor de anéis...), mas cadê tempo, saco e disponibilidade do carro parado?
Bom, o problema inicial e principal foi resolvido e espero não ter surpresas quanto a isso... pro restante, vou ter que conviver por mais um pouco...


Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”