PQ O MOTOR ESTÁ SEM FORÇA E MORRENDO?

Tudo sobre motores em geral, injeção eletronica, etc.
Responder
prcorsagl95
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 19 2016f Dezembro 2016 06:21:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995
Contato:

PQ O MOTOR ESTÁ SEM FORÇA E MORRENDO?

Mensagem por prcorsagl95 »

Pessoal, alguém pode me ajudar?
Sou novo de corsa, peguei esse meu faz menos de 2 meses, de inicio tudo bem e agora começou uma dorzinha de cabeça, mas faz parte..

É o seguinte, o carro ta parecendo um cavalo doido.. Quando parado, preciso ficar acelerando pra não morrer, sai fraco e dando tranco parece que estou aprendendo a dirigir, preciso esticar a primeira de maneira grosseira para conseguir colocar uma segunda, coloco a segunda o carro começa a pular e perde força...para entrar na garagem, preciso subir a guia, esta tão fraco que morre e treme pra conseguir subir, nas ladeiras eu rezo pra ninguém me fazer parar kkk..foi trocado o "comum" vela e cabo, dei uma volta no quarteirão e tava perfeito, depois começou de novo..alguém tem uma luz por onde começo? Obrigado galera
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vamos falar de motor fraco primeiro...

Seu motor é bem veinho, mas não justifica estar tão fraco...tá fumando? Tá babando vela?

Motor fraco pode ser pouca pressão ou volume da bomba de combustível devido a própria bomba oi filtros obstruídos...ou algo na parte elétrica tipo bobina...ou ainda fora de ponto devido a folga na polia do VB, dente da correia sincronizadora pulado...

Vc tem que ir eliminando cada item.

Dê retorno...
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

prcorsagl95, o TBI está ok, fez a limpeza?
prcorsagl95
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 19 2016f Dezembro 2016 06:21:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por prcorsagl95 »

:o
Bange escreveu:Vamos falar de motor fraco primeiro...

Seu motor é bem veinho, mas não justifica estar tão fraco...tá fumando? Tá babando vela?

Motor fraco pode ser pouca pressão ou volume da bomba de combustível devido a própria bomba oi filtros obstruídos...ou algo na parte elétrica tipo bobina...ou ainda fora de ponto devido a folga na polia do VB, dente da correia sincronizadora pulado...

Vc tem que ir eliminando cada item.

Dê retorno...
Então o filtro de combustível foi substituído recentemente, inclusive o "mexânico" fez uma cagada durante a troca..quebrou o plugue onde se encaixa o filtro, cortou aponta da mangueira para remover o plugue original e adaptou um novo na base de enforca gato e braçadeira, tenho leve desconfiança que seja algo na linha de combustível..será que pode ser isso? Obs: Não vaza nada pela adaptação e aparentemente esta bem fixo.. engraçado que com a troca das velas dei uma volta e estava tinindo, mas a felicidade foi rápida..os cabos segundo o antigo dono foram substituídos recentemente, valeria a pena substituir? Vi um vídeo ensinando a testar vela, bobina e cabo..recomendaria fazer? O procedimento é ir retirando um cabo por vez e observando as centelha

Referente ao TBI havia limpado logo que peguei, mas não custa da uma nova olhada..

Galera obrigado, mandarei noticias
Avatar do usuário
Adrianno Sakamoto
:: GL ::
Mensagens: 1692
Registrado em: Terça-feira 02 2011f Agosto 2011 12:23:47 AM
Localização: São José dos Campos - SP
Modelo do veiculo: CORSA WIND 1.0 EFI 2P
Ano de fabricação: 1994
Contato:

Mensagem por Adrianno Sakamoto »

Cabo e vela é bom testar no multímetro, na escala de resistência. Esses dias peguei uma das velas sem funcionar.
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

prcorsagl95 escreveu::Então o filtro de combustível foi substituído recentemente, inclusive o "mexânico" fez uma cagada durante a troca..quebrou o plugue onde se encaixa o filtro, cortou aponta da mangueira para remover o plugue original e adaptou um novo na base de enforca gato e braçadeira, tenho leve desconfiança que seja algo na linha de combustível..será que pode ser isso? Obs: Não vaza nada pela adaptação e aparentemente esta bem fixo.. engraçado que com a troca das velas dei uma volta e estava tinindo, mas a felicidade foi rápida..os cabos segundo o antigo dono foram substituídos recentemente, valeria a pena substituir? Vi um vídeo ensinando a testar vela, bobina e cabo..recomendaria fazer? O procedimento é ir retirando um cabo por vez e observando as centelha

Referente ao TBI havia limpado logo que peguei, mas não custa da uma nova olhada..

Galera obrigado, mandarei noticias
Se não há vazamento no serviço feito, em princípio, o problema não é aí, mas ao cortar a mangueira ela foi diminuída e esticada (será que não amassou em algum lugar?)...mas existe um outro filtro...o pré filtro do pé da bomba...

O teste técnico de velas e cabos, é feito medindo-se a resistividade de tais componentes (como dito pelo Adriano, com ohmímetro), se estiver dentro das tolerâncias é puco provável que esteja aí o problema...porém, se tudo mais estiver certinho, acho que alguma variação, caso haja, deva ser considerada, pois o teste é estático...quando se põe no lugar (funcionamento dinâmico), a coisa muda um pouco de figura.

O teste de observação das centelhas, é feito desligando-se a bomba de combustível, retirando-se todas as velas, conectá-las a um bom terra (por um fio), reconectando-as aos cabos ...fazer girar o motor pela chave e observar a coloração das centelhas...azul esbranquiçada é a melhor...tal teste é obviamente empírico e não garante que os momentos certos de centelhar estejam ocorrendo (motor sincronizado).

Volto a perguntar: o motor tá fumando ou babando velas?
prcorsagl95
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 19 2016f Dezembro 2016 06:21:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por prcorsagl95 »

Bange escreveu:
prcorsagl95 escreveu::Então o filtro de combustível foi substituído recentemente, inclusive o "mexânico" fez uma cagada durante a troca..quebrou o plugue onde se encaixa o filtro, cortou aponta da mangueira para remover o plugue original e adaptou um novo na base de enforca gato e braçadeira, tenho leve desconfiança que seja algo na linha de combustível..será que pode ser isso? Obs: Não vaza nada pela adaptação e aparentemente esta bem fixo.. engraçado que com a troca das velas dei uma volta e estava tinindo, mas a felicidade foi rápida..os cabos segundo o antigo dono foram substituídos recentemente, valeria a pena substituir? Vi um vídeo ensinando a testar vela, bobina e cabo..recomendaria fazer? O procedimento é ir retirando um cabo por vez e observando as centelha

Referente ao TBI havia limpado logo que peguei, mas não custa da uma nova olhada..

Galera obrigado, mandarei noticias
Se não há vazamento no serviço feito, em princípio, o problema não é aí, mas ao cortar a mangueira ela foi diminuída e esticada (será que não amassou em algum lugar?)...mas existe um outro filtro...o pré filtro do pé da bomba...

O teste técnico de velas e cabos, é feito medindo-se a resistividade de tais componentes (como dito pelo Adriano, com ohmímetro), se estiver dentro das tolerâncias é puco provável que esteja aí o problema...porém, se tudo mais estiver certinho, acho que alguma variação, caso haja, deva ser considerada, pois o teste é estático...quando se põe no lugar (funcionamento dinâmico), a coisa muda um pouco de figura.

O teste de observação das centelhas, é feito desligando-se a bomba de combustível, retirando-se todas as velas, conectá-las a um bom terra (por um fio), reconectando-as aos cabos ...fazer girar o motor pela chave e observar a coloração das centelhas...azul esbranquiçada é a melhor...tal teste é obviamente empírico e não garante que os momentos certos de centelhar estejam ocorrendo (motor sincronizado).

Volto a perguntar: o motor tá fumando ou babando velas?
Fala galera, primeiramente obrigado pelo empenho e ajuda de vocês para com o meu problema...

Por não ter ferramentas e conhecimento necessário, acho que o melhor a ser feito é deixar o carro em uma boa mecânica, o problema é achar essa boa mecânica rs..

Referente ao motor, não esta fumando e quanto as velas retirei e não estão enxarcadas ou com sinais de óleo.. meu pai tem mais experiência que eu e disse que pelo que viu é o motor que esta fora de ponto, me aconselhou a levá-lo para "regular"...se o problema for só esse, sabem uma estimativa de preço para tal serviço?

Outra coisa que notei esta baixando agua, mas aparentemente encontramos o defeito..bomba de agua vazando....creio que esse segundo problema não tenha relação com o primeiro
Bange
:: Moderador ::
Mensagens: 4644
Registrado em: Terça-feira 29 2013f Outubro 2013 07:47:34 PM
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelo do veiculo: CORSA WAGON GLS 1.6 MPFI
Ano de fabricação: 1997

Mensagem por Bange »

Vc comprou esse carro a pouco tempo, mas não falou da manutenção básica quando se compra um carro usado...

Correia dentada + tensionador, velas, cabos de vela, ao menos revisão nas pastilhas e lonas de freio, troca do óleo de freio, inspeção do nível do óleo de caixa e DH (se tiver)...tem mais coisas a inspecionar, mas vamos ficar no básico do básico mesmo...

Motor fora de ponto, considerando que foi colocado na última troca de correia dentada, está ligado a dente que pulou pelo desgaste da correia + tensionador que perdeu a eficiência ou ainda folga na polia do VB, pois se uma destas situações não ocorreu, ele continuará sincronizado.

Motores com correia ou corrente para sincronismo do motor, só se permitem a um ajuste de ponto no caso de uma troca recente e que NÃO se posicionou devidamente o tensionador, fora isto o melhor conselho que te dou é a troca tanto da correia como do tensionador...e já que vc disse que a bomba d'água precisa ser trocada, aproveita e troca correia, tensionar e bomba, pois a mão de obra será única e obviamente mais barata do que se trocar tais peças em momentos diferentes.
prcorsagl95
:: Wind ::
Mensagens: 6
Registrado em: Segunda-feira 19 2016f Dezembro 2016 06:21:11 PM
Localização: São Paulo - SP
Modelo do veiculo: CORSA GL 1.4 EFI 2P
Ano de fabricação: 1995
Contato:

Mensagem por prcorsagl95 »

Pessoal, resolvido..deixei encostado até surgir uma graninha para levá-lo ate uma mecânica..foi trocado bomba de combustível, limpeza do tbi com troca de uma mangueira totalmente obstruída e troca das juntas do tbi, feito tbm regulagem do ponto do motor..tudo por 470,00, imaginei que gastaria menos, mas pelo menos o carro ficou bom..obrigado!
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Manutenção”